Re: Impresa - Tópico Geral
Enviado: 3/3/2020 17:14
70 acções a 0.2020 num único negócio… estes valores deveriam ser proibidos… 14€...
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Àlvaro Escreveu:O Povo é sereno, mas claro que a subida foi rápida e expressiva. Um olho nu burro e outro na cotação faz bem ao coração.
Candelstick Escreveu:Enquanto não houver investidores a sério nada feito!. Quando temos negócios de 5€ e menos o que se pode esperar...
LISBOA_CASINO Escreveu:Sr, Presidente, Srs Administradores, Sr, Diretor Geral MESTRE Daniel Oliveira, Brilhante Sra da Apresentaçáo, Exma Sra D. Cristina Ferreira e a todos os colaboradores da SIC.
O meu obrigado
por este excelente ano de 2019 e só não direi fantástico porque o Presidente afirma que, fantástico. é o inicio de 2020!
Se o mercado reage ou não.
Quero lá saber !
Continuarei a ser acionista da empresa que irá duplicar os resultados semestrais a apresentar em Setembro de com maior crescimento de resultados em 2020 ( pelo menos até Julho de 2020 (Resultados semestrais a duplicar e acima dos 6 milhões).
Ps: obrigado optimiza, e InvestidorM pelas trocas de ideias sobre os números que temos avançado e que permitiram reforçar a confiança que temos nos mesmos. Provavelmente, poucos foram os posts que estiveram tão perto dos resultados a 6 meses de distância.
Embora as audiências não sejam muito relevantes no dia a dia da acão, ajudam a traçar projeccoes de resultados crediveis.
Alvaro, nunca foi fácil pregar no deserto, mas talvez seja compensador !
Bons negócios
Candelstick Escreveu:Com estes resultados qual é o PER da IMPRESA?
InvestorM Escreveu:É o meu primeiro comentário no Caldeirão da Bolsa, espero que de alguns que se possam seguir. Venho comentar a Impresa, a cotada que me parece ter maior potencial de subida nesta nossa pacata Bolsa. E porquê:
1. Lídera em todos os segmentos
A Impresa fechou ano com liderança total em audiências com a SIC, SIC Notícias (canais de informação) e no conjunto de todos os canais. Também na imprensa o Expresso lidera, embora este mercado de publicações valha hoje muito pouco no total do negócio do grupo (13% em VN e 1% em EBITDA no acumulado entre Jan e Set 2019).
A SIC terminou o ano com um share médio anual de 19.2%, o que compara com 18.6% em 2018. Em Dezembro, o share médio é de 20% e em Janeiro continua a crescer de forma surpreendente. Por comparação, a TVI termina o ano com share médio de 15.6% (22.4% em média em 2018) e em Dezembro baixa para 14.2% (em Janeiro continua a cair e está praticamente ao nível da RTP).
O crescimento da SIC vai continuar, muito motivado por toda a dinâmica de programação e goodwill gerado por quem passa a dominar, o que leva qualquer bom comunicador ou artista a preferir estar onde quem lhe paga mais e onde tem mais glamour (no limite onde tem mais audiência).
2. Publicidade: 2019 foi bom e 2020 vai ser…
Excelente para a Impresa. As receitas de publicidade da SIC cresceram 6.2% no acumulado dos primeiros 9 meses do ano. Mas não nos esqueçamos que a liderança só aparece em 2019 e o mercado publicitário tende a reagir com algum atraso face às audiências já que as negociações de GRP’s são feitas com base em audiências antigas e não com audiências futuras. Nessa medida, o maior impacto da liderança só agora se começa a fazer sentir. Outras três razões para se prever um excelente 2020:
• Crescimento económico vai continuar a animar mercado publicitário
Parece certo que o crescimento económico vai continuar em Portugal e, como todos sabemos, a publicidade é dos sectores que mais reage a ciclos económicos. Com a economia a crescer, as empresas vão querer continuar a ganhar quota de mercado e por isso vão aumentar os seus orçamentos de publicidade.
• Dois grandes eventos trazem receitas extraordinárias relevantes
Rock in Rio e Euro 2020. São dois eventos que alavancam grandes investimentos. No caso particular do RiR, a SIC é sempre a principal beneficiária porque, como parceira do evento, consegue grandes investimentos das empresas patrocinadoras do festival.
• Efeito Cofina
Apesar de bem gerida, a Cofina tem alguns anti-corpos (bacocos) no mercado (efeito CMTV). E daí que , tal como tem acontecido com grandes figuras que têm abandonado a TVI (Judite de Sousa e mais recentemente o Ricardo Araújo Pereira), julgo que também haverá anunciantes sem grande simpatia pela Cofina. Associado ao efeito liderança, este facto levará com grande certeza a um reforço do investimento na SIC
3. Estrutura financeira a melhorar
O grande problema da Impresa teve sempre um nome: Dívida remunerada. A empresa tinha uma dependência perigosa da banca. No entanto, a recente emissão obrigacionista que todos se recordam do enorme sucesso (colocados 51M€ em mais de 10 mil investidores), somados à enorme redução de dívida que a empresa está a abater todos os anos, retiram à Impresa este constrangimento muito forte. Nos últimos 8 anos a Impresa reduziu a dívida remunerada em praticamente 80 milhões de euros e, com a melhoria operacional que está a ter, a somar ao facto de praticamente já não ter necessidade de grandes investimentos (a mudança de sede e os grandes investimentos tecnológicos estão feito), levam-me a acreditar que a dívida ficará abaixo de 175 milhões de euros no fim de 2019 e no próximo ano reduz em cerca de 15 milhões (e passa essa a ser a redução recorrente atendendo ao EBITDA e redução de taxas de financiamento).
Previsão de resultados
Pelas razões que já referi, e tal como o Lisboa_Casino, também tenho boas expectativas sobre a evolução de resultados. No meu caso estou a acreditar que vai repetir o resultado líquido do segundo trimestre (4.6M€). O último trimestre do ano é tradicionalmente o melhor do ano num grupo de Media e por isso parece-me que há condições para lá chegar. Caso assim seja, o RL2019 será de 7.6 M€ (seguramente deverá fechar o trimestre acima de 3M€). Com esse valor, e à cotação de fecho de hoje, a Impresa fecha o ano com um PER de 4.6 (!). Para 2020, prejo um RL de 11.3 M€ (principalmente alavancado pelo crescimento da publicidade mas também de IVR e receitas de subscrições), o que à cotação actual dará um PER de 3.1...
Os meus pressupostos valem o que valem. O Excel tem este dom maravilhoso de nos permitir brincar com os números. Independentemente disso, parece certo que os resultados vão crescer, e bem... E, por isso, na minha modesta opinião, o reconhecimento nas cotações é uma questão de tempo. Se irá a 0.4€, 0.6€, 0.8€, não sei... Mas, o caminho será para cima, muito provavelmente antes ainda de conhecidos os resultados anuais (não venha um coronavírus atrasar estes planos). Bons negócios!
LISBOA_CASINO Escreveu:Àlvaro Escreveu:Conseguiram os ursos na Impresa o que queriam? Só em parte, digamos que tiveram meio sucesso, pois a sua estratégia foi malharem na empresa quando os índices ainda subiam para, numa inevitável queda dos mercados, a derrubassem para mínimos. Não conseguiram, ficaram pelos 19 mas, como disse ao Ifa e a outros forense há muito tempo, a ideia foi exatamente essa. Acontece que começaram a surgir evidências trás de evidências e a Impresa segurou-se mesmo nos 19. Poderá ser mesmo um chão para a inevitável recuperação. Na volta cá os esperamos
Não acredito muito em empresas em contraciclo, muito menos num sector de media.
O que eu acredito e que a performance operacional da empresa no ultimo ano foi fantástica e a evolucão deste ano, ainda é mais forte, traduzindo-se em lucros crescentes e que serão reforçados no corrente ano.
(15 milhões é bem possível serem alcançados porque as audiências realmente são fundamentais para os resultados.
Acredito que a concorrência ainda irá afundar mais nos próximos meses, situação que obriga a uma enorme pressão sobre as receitas publicitarias e IVR´ conduzindo a retracção de investimento futuros em grelha. (parece já ser uma evidencia)
A aposta total da concorrencia no BB2020, será um fiasco total, pois ninguém trocará os sucessos semanais no horário nobre para ver algo que se encontra esgotado ( galas) ( Quem conhece bem o meio não arriscou apresentar o programa ) .e ao domingo talvez seja possível a malta não trocar o RAP pelo BB2020 !
Este cenário reforça ainda mais a share da SIC que, ao mesmo tempo, carrega ainda mais a sua grelha com programas competitivos.
A SIC está imparável,,,,,,,,,,,,,,,,,,...............
mas,,,,,,
se a economia abrandar , implica automaticamente cortes significativos na publicidade e esse facto poderá originar variações consideráveis nos resultados das empresas de media.
Bons negócios a todos e com o mínimo de alavancagem possível, são os votos deste velho combatente.
Àlvaro Escreveu:Conseguiram os ursos na Impresa o que queriam? Só em parte, digamos que tiveram meio sucesso, pois a sua estratégia foi malharem na empresa quando os índices ainda subiam para, numa inevitável queda dos mercados, a derrubassem para mínimos. Não conseguiram, ficaram pelos 19 mas, como disse ao Ifa e a outros forense há muito tempo, a ideia foi exatamente essa. Acontece que começaram a surgir evidências trás de evidências e a Impresa segurou-se mesmo nos 19. Poderá ser mesmo um chão para a inevitável recuperação. Na volta cá os esperamos
InvestorM Escreveu:LISBOA_CASINO Escreveu:optimiza.
Apenas acrescento um pequeno comentário de não concordância, quanto à comparação sectorial.
Para mim o PEER da Impresa é TF1, Mediaset, Astromedia e em relação aos seus pares a situação desde 2019 é mais positiva.
A entrevista reforça , as nossas convicções em relação a números de negócio, permitindo validar a ideia geral de resultados superiores aos de 2014 e dívida, consideravelmente abaixo daquele ano.
Sem Aumentos de capital pelo caminho e uma liderança consolidada, o mercado paga quase dez vezes menos!
Bons negócios
LISBOA_CASINO, concordo totalmente com essa comparação. Tens análise feita de performance dessas empresas? Nomeadamente alguns indicadores, PER, Var%, qualquer outra que faça sentido. Seria interessante partilhar (eventualmente já o terás feito:)
LISBOA_CASINO Escreveu:optimiza.
Apenas acrescento um pequeno comentário de não concordância, quanto à comparação sectorial.
Para mim o PEER da Impresa é TF1, Mediaset, Astromedia e em relação aos seus pares a situação desde 2019 é mais positiva.
A entrevista reforça , as nossas convicções em relação a números de negócio, permitindo validar a ideia geral de resultados superiores aos de 2014 e dívida, consideravelmente abaixo daquele ano.
Sem Aumentos de capital pelo caminho e uma liderança consolidada, o mercado paga quase dez vezes menos!
Bons negócios
Flav Escreveu:Só mesmo um Corona ou outra treta do género para tornar o Ativo ... um pouco mais ativo, lol. Quando a Impresa sobe pela melhoria dos seus fundamentais e com a normalização dos mercados (que virá mais tarde ou mais cêdo) conseguir valores de acordo com as suas melhorias, vamos novamente ver o Ativo menos ativo nos comentários, penso eu de que.