optimiza Escreveu:LISBOA_CASINO Escreveu:Sr, Presidente, Srs Administradores, Sr, Diretor Geral MESTRE Daniel Oliveira, Brilhante Sra da Apresentaçáo, Exma Sra D. Cristina Ferreira e a todos os colaboradores da SIC.
O meu obrigado
por este excelente ano de 2019 e só não direi fantástico porque o Presidente afirma que, fantástico. é o inicio de 2020!
Se o mercado reage ou não.
Quero lá saber !
Continuarei a ser acionista da empresa que irá duplicar os resultados semestrais a apresentar em Setembro de com maior crescimento de resultados em 2020 ( pelo menos até Julho de 2020 (Resultados semestrais a duplicar e acima dos 6 milhões).
Ps: obrigado optimiza, e InvestidorM pelas trocas de ideias sobre os números que temos avançado e que permitiram reforçar a confiança que temos nos mesmos. Provavelmente, poucos foram os posts que estiveram tão perto dos resultados a 6 meses de distância.
Embora as audiências não sejam muito relevantes no dia a dia da acão, ajudam a traçar projeccoes de resultados crediveis.
Alvaro, nunca foi fácil pregar no deserto, mas talvez seja compensador !
Bons negócios
Boa noite, resultados IPR foram de facto excecionais para um
primeiro ano que começou em 7 Fev (incompleto portanto) de crescimento e liderança do Sic1+6 canais (23,3% de MShare - consolidados apenas em Junho e nas tabelas comerciais apenas em Setembro), e das plataformas Expresso no digital/online/papel. Como já comentámos, o
mispricing Impresa atinge agora foros de irracionalidade (benchmark setorial, benchmark Psi20 e benchmark S&P500) e , capitalizando a 33M quando já deveria estar a capitalizar, pelo PER actual, pelo Passivo/Ebitda e pelo RL actual, hoje devia ter uma Capit. Bolsista de 116M/0,7€ por ação (máx. histórico acima de 1.000M/6€ ação), e isto sem qq pendor especulativo via parceria/OPA/fusão (lá em baixo vou expecular sobre RL2020 e outros factores adicionais de multiplicação da irrisória cotação).
O IFA actualizou continuamente informação sobre decisões, shares e estratégia IPR, enquanto Lisboa Casino e o Álvaro foram os únicos a alvitrar que o
PER Impresa era o melhor, globalmente, de todo o sector..e de facto é!
PER de 4.3 (=168M ações*0,202€/7.835€RL) , face a um PER médio de 14,8 no PSI, PER médio de 24,7% nos Media da Europa/Ásia e América do Norte (nem os Benchmarks Comcast, At&T Time Warner, TF1 ou RTL chegam sequer a 2/5 desta performance, de 18,9 no S&P500 e de 23,8 no Compx.
Investor M, projetou de forma irrepreensível os resultados (face aos "meus" 6M, os seus 7,6M de RL a
IPR deu 7,8M/ face ao "meu" PER estimado de 5,2, o "seu" PER de 4.6
a IPR deu 4.3 (PER/Price earnings ratio » define o nº de anos que demora a "pagar" as ações com o seu resultado líquido). Projeta um RL2020 de 11,3M face à minha projeção de 13,2M*.
Análise resumida dos Resultados financeiros e concorrenciais de 2019 e extrapolação para próximo ano 2020 (primeiro ano completo do novo grupo Impresa):
2 aspetos Insuficientes: 1/
Apenas 74,2% YoY de crescimento dos IVR (chamadas de valor acrescentado) para 11,2M, quando esperava 13,3M (desaceleração da subida no 3º e 4º trim. que deveria ter atingido os 100% de crescimento » receita mais sedutora de todas porque tem uma margem operacional única em termos empresariais » 94% de fillet mignon). Área vital para as projeções 2020 porque tem de atingir os 14M.
2/ O Ebitda negativo de 2,1M da sub-holding InfoPortugal, Incompreensível como é que a única sub-holding com perdas é a que fatura menos, a única que não está em força no Digital, a única que não é estratégica nem relevante para o Grupo (porquê este trash container?). Em 2020, esta área devia passar a rentável, fundida, vendida ou eliminada.
10 aspetos Muito Positivos:1/
Resultados líquidos da IMPRESA de 7,8 M€ (+150%), um aumento de 4,7 M€ relativamente ao período homólogo do ano passado(PER4,3).
*2020 » De uma forma
puramente conjetural, assumindo um crescimento de 5% e de aumento de custos em 1,4% (apesar de os custos financeiros se reduzirem ano após ano), remontando o Forward PE 12M a) pela evolução explícita do RL 4ºtrim 2018 para 4ºtrim 2019; b) pela evolução % do RL do 3º trim. 2019 para o 4º trim. 2019; c) pela projeção histórica 2018/19/20 de 1,1 RL 1ºtrim (2º melhor trim. anual porque beneficia da facturação efectiva da maioria do cash publicitário Natalício de Novembro e Dezembro), face ao 4ºtrim, d) considerando a redução do RL noutros 12,8M e a redução dos encargos financeiros em 8% face a 2019,
chegariamos a 13,2M RL 2020 e a um forward PE 2020 de 2,57 (para a cotação actual).2/ O EBITDA superou os 25,1 M€, registando uma
melhoria de 38,6% face ao EBITDA de 2018. A melhoria no desempenho operacional da
SIC ficou patente no aumento de 35% do EBITDA que alcançou os 27 M€.* 2020 - sem os pesados investimentos de 2019, com a redução continuada do passivo e maior receita, o EBITDA tem de alcançar "OtoPatamar" » 35M.
Iniciar também programa de recompra de ações de forma a reduzir free float a 25%.3/Os canais SIC, ou seja, a SIC generalista e os 6 canais por cabo, terminaram o ano de 2019 a liderar com uma
quota de mercado de 23,3%, um
crescimento de 2.5 p.p. quando comparado com o ano de 2018. Domínio nos targets comerciais que dão o fulcro da receita publicitária (A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54).
*2020 - Projeta-se a manutenção dos 25% de market share dos 7 canais alcançado na 2ª quinzena de Dezembro e mantida até final de Fevereiro.
4/ DIGITAL Topmanagement1/ Agregado de sites da SIC apresentou, em 2019, uma assinalável melhoria face aos resultados obtidos no ano anterior, +71,2%, tendo registado uma média de 16.324.691 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
5/ DIGITAL Topmanagement2/
Número de leitores e assinantes digitais EXPRESSO volta a crescer O EXPRESSO é também a publicação portuguesa líder na circulação digital paga, vendendo, em média, em 2019, mais de 27 mil exemplares por edição. Receita média por assinante baixa no digital mas aumentou o nº de assinantes e aumentou a receita publicitária do publishing via digital.
* 2020 - aumento dos assinantes digitais em 5% e aumento de 80% na receita publicitária digital.
6/ DIGITAL Topmanagement3/ • O agregado de sites do Expresso apresentou uma melhoria de 19,6% em termos de média mensal de visitas em 2019 face à média mensal do ano 2018, tendo registado uma média de 11.836.363 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
7/ Resultados financeiros 2019 de -7,3M, terão de melhorar 2,7M em *2020 (acréscimo contextualizado em 2019), fruto da redução consecutiva de 8/9% na dívida líquida e do seu menor custo médio (-40bp?)
8/
As receitas totais do Grupo IMPRESA atingiram 181,9 M€, um
crescimento de 5,6%, relativamente ao volume de negócios de 2018. Para este valor contribuíram, em particular, os
aumentos nas receitas de publicidade (+7,4%) e de IVR’s (+74,2%).*2020 - O crescimento das receitas terá de atingir no mínimo 5% tendo por base renegociações da distribuição internacional, Nos e Vodafone, explosão da receita publicitária digital (+80%?), exportação de programas e novelas, nova parceria empresarial em streaming com a Altice (outra?), IVR´´ com crescimento mandatório de 18%, crescimento marginal da publicidade tradicional (2%).
9/
Excelente controlo de custos operacionais que aumentaram apenas 1,8%, resultante do aumento da actividade e da melhoria no desempenho da empresa. Em 2020 os custos operacionais só deviam aumentar 1,4%.
10/A dívida remunerada líquida diminuiu 12,8 M€, em termos homólogos, situando-se em 166,4 M€ , o valor mais baixo desde 2005, ano da tomada de controlo de 100% da SIC.
*2020 - Com dívida e serviço de dívida cada vez menor, com RL+facturação cada vez maiores, no final de 2020 a
dívida líquida terá de estar abaixo dos 150M (menos 17M de dívida)Buzzwords 2020 (a reforçar): Estratégia Digital (bombar na publicidade, monetização, page views)/Direção de programas e entretenimento (Daniel O. é a chave de todo o projeto)/ Liderança no Publishing e nos 7 canais SIC/Vendas Internacionais/
Parceira 50/50 oficial no streaming e parceria 100% conteúdos e publicidade com rádios G Renascença/Reentrada media no PSI20 com Cofina em Nov./
atingir 80% CB Cofina pós-AC/Qualidade ímpar nos Estúdios+régie (25M), câmaras Hd/equipamentos gerais (20M) , instalações (40M)e terrenos sede (30M)/motivação dos RH/+ venda de packages publicitários integrados da Sic generalista e 6 canais cabo até às subholdings do digital e publishing.
Apresentação1.jpg
Adicionar a esta lista de canais SIC uma nova empresa de streaming em parceria com Altice.png
IPR triple Bear em inversão na MMS50+RF0,218 RF0,264D target prim no máx12M 0,344.gif