optimiza Escreveu:O abrupto e agressivo golpe de curto prazo sofrido pela SIC (fortemente anti-ético e anti-comercial) da saída de Cristina Ferreira aporta 7 consideráveis vantagens de médio e longo prazo que em muito ultrapassam os problemas imediatos.
1ª Vantagem SIC/Impresa (médio prazo) Como anualmente Cristina F recebia pouco mais de 1 milhão de euros diretos da SIC, o contrato só terminava em setembro de 2022 (a rescisão unilateral origina automaticamente uma indemnização de 2,5m a pagar à SIC. Mas pelo facto de publicidade+sponsors exclusivos do programa da Cristina pagarem à SIC 3M anuais, esta rutura de contrato devia originar indemnização de 6M+2,5M »
8,5M, para não mencionar a plausível indemnização por má fé/perdas e danos a exigir à MediaCapital (ou seja, os 10M da caução pagos pela Cofina à MC vão diretamente para a SIC)
2ª Vantagem SIC/Impresa (médio prazo);
A) Liderança SIC1 é de 1/3 face a TVI1 (21,2% vs 14,4% de market share) e no
cômputo diário, Programa da Cristina só vale 1,4% dessa diferença. Na diferença de Mshare entre Grupos aí a diferença é abissal: de 26% da SIC para 17,8% do Grupo TVI.
B) Depois de há dois anos
Cristina F ter sido instrumental na liderança SIC1canal e SIC7canais, retomada após 13 anos de 2º lugar no ranking por canal e por grupo de canais, a realidade é que o Programa de Cristina tem normalmente um spread de apenas 8% face ao programa do Goucha/TVI, logo muito próxima da distãncia normal entre canais (Audiências matinais são menos de metade das audiências de prime time).
C) Quando João Baião substituiu nas férias Cristina F as audiências subiram com o primeiro. Nesses dias aumentou em 15% as cruciais chamadas de valor acrescentado SIC (IVR: 12 milhões projetados este ano). Agora imaginem um João Baião adicionando a 3ª vantagem.....
3ª Vantagem SIC: Venham caras "novas", jovens, bonitas e simpáticas:
Pelo facto de Cristina Ferreira fazer 43 anos em Setembro e estar desgastada ao fim de 15 anos no ar (esteticamente au pair com a idade mas "alguns" furos abaixo vis a vis a beleza de uma Diana Chaves, de uma Cláudia Vieira ou de uma Andreia Rodrigues) e o facto de Goucha estar com 65 anos, a SIC1 vai certamente juntar um João Baião a um perfil tipo Andreia Rodrigues para o programa das manhãs e manter a liderança nesse horário, embora de forma apertada (até pelo facto de as vozes de ambos serem claramente mais suaves e audíveis)
4ª vantagem SIC (a vantagem dúbia): Deixa de pagar um salário+ prémio anual de 1,2 milhões passando a 2 salários que não ultrapassarão os 800.000€. Também a nível do produtor, realizador e equipa técnica poupará acima de 700.000 por ano.
5ª vantagem SIC canal1 - A) reforço nos 16 líderes de audiência do prime time e da hora de almoço dos dias de semana e fins de semana
Deixando de ser a imagem CF a omnipresente do canal 1 da SIC, dá liberdade de reforço nos mais lucrativos
líderes dos Telejornais (de todos), do programa da Júlia (% mais líder do que o de Cristina), Alta definição, dos 3
programas de Humor da SIC (todos em prime time e com diferenças avassaladoras para a concorrência), das 4 novelas Líderes, duas delas Portuguesas e líderes na exportação para 80 países, no casados à primeira vista, no Noivo é que sabe, no Domingão e no João Baião.
nota - 80% do cacau publicitário é investido no prime time e a rodear a hora de almoço.
B) reforço Impresa do gap tecnológico, das câmaras, dos estúdios, do magnífico edifício sede, do sistema digital revolucionário vis a vis um velho edifício abarracado e labirintico da TVI em Queluz de Baixo, com estúdios pequenos, mal insonorizados, redações atarracadas em que se ouve tudo (2 pisos numa zona com 4,5 metros de altura), e sempre com tectos baixos e corredores apertados, salas de maquilhagem, dificuldade nos acessos interiores e exteriores para mais do que 2 pessoas.
A diferença atual de instalações, de localização, de áreas funcionais, de equipamentos e de estúdios deverá valer 120 milhões de euros.
6ª
Vantagem SIC (a maior) O segredo do sucesso e liderança a longo prazo da SIC1 e dos 7 canais SIC resulta em 60% do Diretor de entertenimento e programação, o motivador e brilhante Daniel Oliveira , em 35% do terra a terra Francisco Pedro Balsemão e em 5% de Cristina F (porque só influenciava o seu programa).
ERRO CRASSO da MediaCapital em levar a madura responsável pelo sucesso de 3 horas da manhã SIC1 e esquecer-se do responsável por 24 horas de programação Líder do canal SIC1 e do SIC3 e 4 (e ganha pouco pelo que impõe-se um aumento salarial para evitar que daqui a 3 anos quando Cristina F sair em litígio da Mediacapital, venham sacar o "dono de todo o entertenimento").
7ª Vantagem SIC (
a segunda maior vantagem)Gastar ainda mais milhões para ter uma Prima Donna plenipotenciária e acionista, serve para secar os cofres da Mediacapital e para secundarizar/menorizar/desmotivar todos os restantes apresentadores e diretores. O Grande público vai decidir se esta mudança foi por "amor à TVI" ou uma "mercenária por amor aos milhões".
Cristina F como Diretora de entertenimento e programação (em contraponto a Daniel Oliveira) é receita provável para a TVI manter o segundo lugar distante, para projetos atabalhoados, para mais intrigas palacianas, fomentar os atuais salários baixos dos jornalistas e staff, para incremento de novas invejas e de ciumes obsessivos (e hoje em dia a MediaCapital já tem um ambiente inóspito), e para escolhas humanas e de tópicos mal sucedidas.
Resumindo e concluindo, estas 7 vantagens SIC são tão robustas que multiplicam no CP, MP e LP, "por 100x," as perdas de curtissimo prazo desta saída abrupta. Reforça a confiança que já tinha no projeto do Grupo Impresa no digital e nos 7 canais SIC.
p.s. Caso a Cofina fracasse no controlo da mediacapital, surgirá no LP, inevitavelmente, uma pequena 8ª vantagem, a "aliança pró-activa" de Paulo Fernandes/Cofina ao Grupo Impresa por contraponto à Prisa/Mediacapital (10 milhões de caução, pressão e litigância pesada) e a Mário Ferreira (antagonismo e deslealdades).
https://expresso.pt/sociedade/2020-07-1 ... para-a-TVIO Ficheiro daniel oliveira-o fulcro do sucesso presente e futuro de qualquer grupo de media e entertenimento.jpg não está disponível