- Grupo Impresa não pretendeu que o desempenho operacional e o Growth se traduzissem na recuperação da cotação.gif (196.55 KiB) Visualizado 6366 vezes
A pedido de "várias famílias", e com um atraso de 1 mês, abordo os semestrais do Grupo Impresa:
Estes resultados conseguiram a
rara proeza, de simultaneamente, serem
EXCECIONAIS nas principais métricas - caracterizados por uma palavra
GROWTH (na receita publicitária, nas receitas de circulação e de IVR, finalmente estabilizando receitas de subscrição que já vão crescer no 2º semestre, na margem operacional) e
DECECIONANTES numa métrica decisiva e nas nuances especulativas, causando uma queda de mais de 30% na cotação da ação e no não reconhecimento do Streaming OPTO como a Flagship futura do Grupo.
Omissão inaceitável nos Resultados do 1º Semestre (incompreensível) » Sabendo que o
Streaming (e sobretudo os 300M€ em conteúdos para streaming OPTO+SIC Holding) é essencial para recuperar a capitalização bolsista do Grupo Impresa » Se no Grupo Disney o streaming catapultou mais 150B$ na capitalização bolsista, no Grupo IMpresa podia recuperar mais de 600M€ da capitalização bolsista perdida. Sabendo que existem 14 majours streamers em língua Inglesa e apenas a OPTO para 500 milhões de lusófonos, esperava-se dados concretos do primeiro semestre de sempre desta Streamer » ora, o Grupo Impresa omitiu completamente dados sobre a plataforma de streaming, desprezou os acionistas acerca de nºs iniciais OPTO (volume dos primeiros clientes/receitas/investimento em conteúdos).
I Resultados Excecionais /
Dinâmica de 1 verdadeira Growth Stock: Contemplando no semestral, um
1º trimestre recessivo (publicidade em redução de 30% YoY), o 2º trimestre publicitário (receitas) e os IVR's foram espetaculares.
A)
Ebitda cresceu 30% para 10,8M€, apesar do traumático 1º trim. (extrapolando para 3º e 4º trimestres expansionistas podemos especular um EBITDA anual acima dos 30M€).
B)
Resultado líquido cresceu 1.776% YoY, apesar do traumático 1ºtrim. (extrapolando para 3º e 4º trimestres expansionistas podemos especular um RL acima dos 12M€).
C) Importante/
EV Enterprise value (Dívida líquida de 154M€+Capitalização de 40,5M€) abaixo da Receita anual (projeção 200M€) » Única empresa de Streaming, de Digital e de TV a conseguir essa proeza no Mundo Ocidental. Netflix, que cresceu 3x menos que Impresa, tem um relação 68 EV para 1 receita anual (isto também demonstra a grotesca sub-avaliação Impresa).
D)
Receita semestral cresceu 17% YoY, apesar de contemplar o 1ºtrim. recessivo vs 1º semestre 2020 que apenas teve recessão em Maio e Junho.
E)
Plataformas digitais em Alta: Os websites SIC obtiveram a média mensal mais elevada de sempre com 2.578.691 Visitantes Únicos, e os websites da marca EXPRESSO registaram uma média de 2.566.653 Visitantes Únicos mensais.
Publicidade digital aumentou mais de 60% YoY. F) A market leader
SIC generalista corresponde a 46% das audiências dos canais generalistas e a 50,3% da receita publicitária entre eles.
G) Os 7 canais temáticos (SIC noticias, Sic Mulher, Sic Radical, Sic Caras, Sic K, Sic Internacional e novo SIC Advnce) cresceram penetração conjunta em 4% de espetadores médios.
H) a
margem EBITDA do publishing disparou 163% (isto nunca se tinha visto)
I)
Redução de encargos Financeiros » Pelo facto de agora ser um Grupo rentável, os custos com impostos, IRC, aumentaram 85,5%, mas como os encargos financeiros a reduzirem-se 23,6% (menor perímetro de dívida consolidada e juros menos altos), o que permitiu que o RL explodisse 1776%.
J) IVR's subiram 38% - para 9.38M€ no semestre » deduzo margem líquida de 3/4.
G) [
Redução YoY em quase 10% da dívida líquida para 154M€ (mas com uma nuance manhosa, face ao 4º trimestre 2020 não se reduziu nada, devido ao exorbitante aumento de custos).
II Resultados DECECIONANTES:
A)
Inacreditável: O que mais surpreendeu nestes resultados foi o
disparo dos custos operacionais do Grupo em 16% (Holding SIC foi o grande responsável). Inacreditável subida de custos que come 90% da subida de receitas, e em que o CAPEX (para novos conteúdos OPTO) apenas explica 50% do problema. Se não controlarem esta pesada dinâmica o Grupo coarta gravemente a recuperação bolsista do Grupo.
B)
Falhas de comunicação: Desrespeito pelos acionistas. Não desenvolveram planos, não esclareceram factos nem comunicados sobre a estratégia futura, sobre os brutais acréscimos de custos, sobre as expectativas de crescimento, sobre o plano comercial. Pior empresa na comunicação face às empresas cotadas no PSI20 (nem poderia voltar a fazer parte do PSI20 com a negligência comunicacional que transpõe para o mercado).
C)
Inoperância comercial: O facto de não existirem vendas de conteúdos significativos (mais de 10M€ por semestre), quando existem
operadores norte americanos de streaming a comprar conteúdos/direitos na Europa e América Central e do Sul (e 2 estiveram a sondar conteúdos do Grupo), por preços inflacionados como nunca na história (ex: 0€ receita de "o Clube" vs 280 M€ de direitos e 1ª série "Casa de Papel), o facto de colocarem o esforço das vendas nos canais tradicionais e de não atuarem perante os gigantes do streaming mostra uma
péssima estratégia comercial e péssima execução da Equipa (na escala, nos sectores e face ao potencial de conteúdos, pelos resultados obtidos, é a pior que identifico). D) Mais importante na Deceção »
Semestre inaugural Streaming OPTO foi ocultado/omitido/anulado PONTO CRÍTICO para a recuperação bolsista do Grupo » Avaliação das dezenas de milhares de Conteúdos, Produção de novos conteúdos e custos associados,
evolução do nº de Subscritores de streaming, receitas totais e receitas previstas, vendas e parcerias nos conteúdos de Streaming. Quando está em jogo uma
facílima decuplicação da avaliação do Grupo (de 40M€ para 400M€), a quase ausente promoção internacional da OPTO, a inoperância comercial, a falta de informação e de estratégia aos mercados, revela desprezo total pelos investidores e pelos trabalhadores do Grupo (nem sequer 2 Diretores do Grupo sabem os nºs efetivos e completos da plataforma de streaming).
A receita OPTO no semestre inaugural até poderá ter ficado nos 800 mil euros (minha expectativa inaugural era de 1M€ semestral), para custos em conteúdos novos de 7M€ e 600m€ em promoção, mas tudo era justificado por ser um projeto novo, com CAPEX elevadissimo, de crescimento a longo prazo e fortemente gerador de valor » receitas de subscrição e sobretudo de vendas de conteúdos (dezenas de milhões potenciais) a outras plataformas streamers. Desprezo comercial por um target potencial de 500 milhões de clientes internacionais da lusofonia, cingindo-se a consumidores atuais da quase dezena de canais SIC e SIC internacional (má targetização, marketing/promoção digital e ausência de agressividade comercial multi plataformas.
Solução sugerida »
Comuniquem trimestralmente informação completa sobre Streamer OPTO e autonomizem a empresa (outra Holding para além da SIC, do Publishing e do infoPortugal/intersegmentos).
notas - Na ação a que por laços estou mais ligado e que apenas por pura sorte não adquiri (que seria 1 volume insuportável de ações) no pré-resultados. Isto porque as minhas ordens estiveram durante 2 semanas, com intervalos abaixo dos 0,289€ e ninguém lhes pegou. Mantenho nano posição IPR e só volto a investir depois de informação completa OPTO, estratégia global e estratégia de vendas (exceção nos resultados 3º e 4º trim. em que provavelmente só vou especular por 5/10 sessões cada). Na ação Portuguesa com pior desempenho de 2000 até agora (sim, pior que BCP), exige-se um mínimo de abertura estratégica, informação e de preocupação com os acionistas presentes e futuros!