Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Impresa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Impresa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/6/2019 11:49

Bom comportamento hj.

Subida de perto de 7% com elevado volume a acompnhar. :clap:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 13/6/2019 11:31

Manuel_13 Escreveu:
ativo Escreveu:Sei que mais audiência significa mais receita e também sei, ao contrário de ti, que o aumento das audiências, para já, não vai impedir que a cotação da IMPRESA desça.


Porque tens essa certeza de que a cotação da Impresa vai baixar?
O aumento das audiências não antecipam um aumento dos lucros?
E em anos passados não foi essa antecipação dos lucros que fez escalar a cotação?
Grato.

Mais uma vez: no meu entender a cotação da IMPRESA tenderá a descer em virtude da situação financeira (aperto financeiro) da IMPRESA.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por Pereira1143 » 13/6/2019 11:18

Fica difícil investir numa empresa numa perpectiva de longo prazo se se constactar que ela não gera meios suficientes para remunerar os acionistas e ao assumi-lo tão claramente tornará mais difícil atrair compradores para as ações...
 
Mensagens: 18
Registado: 4/12/2018 16:19

Re: Impresa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/6/2019 11:08

Engraçado como uma empresa que nem está no psi 20 é a que está a gerar mais interesse no nosso forum! :clap:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Impresa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 13/6/2019 11:03

Pereira1143 Escreveu:Boas,

Um ponto interessante na emissão obrigacionista da SIC, a existência de uma condição que permite reembolso antecipado se a IMPRESA distribuir dividendos. Significa isto um claro desincentivo à remuneração dos acionistas, ou sejá, fica menos apelativo entrar numa empresa que está a afirmar que nos próximos 3 anos não vai distribuir dividendos...

Mas ninguem com dois dedos de testa aceditava que a ipr ia distribuir dividendos com aquela divida gigantesca pelo ebitda .....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Impresa - Tópico Geral

por Pereira1143 » 13/6/2019 10:46

Boas,

Um ponto interessante na emissão obrigacionista da SIC, a existência de uma condição que permite reembolso antecipado se a IMPRESA distribuir dividendos. Significa isto um claro desincentivo à remuneração dos acionistas, ou sejá, fica menos apelativo entrar numa empresa que está a afirmar que nos próximos 3 anos não vai distribuir dividendos...
 
Mensagens: 18
Registado: 4/12/2018 16:19

Re: Impresa - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 13/6/2019 10:40

Ativo,

A tua explicação para a queda acentuada que, segundo tu, a cotação da Impresa irá ter é a sua fragilidade financeira. Há uns meses atrás até poderias estar certo, mas com a redução continua da divida verificada nos últimos anos, com expetativa de mais EBITDA e mais lucros após passagem à liderança das audiências, com a TVI em queda livre, com a rentabilização dos conteúdos difundidos no Facebook, etcc.. diz-me quais os motivos para a queda acentuada da cotação? Apenas um aumento de capital pode fazer cair a cotação como prevês e isso e parece-me fora de hipotese caso o empréstimo obrigacionista corre bem.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: Impresa - Tópico Geral

por AAA_ » 13/6/2019 9:57

ativo Escreveu:Sei que mais audiência significa mais receita e também sei, ao contrário de ti, que o aumento das audiências, para já, não vai impedir que a cotação da IMPRESA desça.


Porque tens essa certeza de que a cotação da Impresa vai baixar?
O aumento das audiências não antecipam um aumento dos lucros?
E em anos passados não foi essa antecipação dos lucros que fez escalar a cotação?
Grato.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Impresa - Tópico Geral

por trend=friend » 13/6/2019 9:12

O empréstimo tem as condições que tem porque o último da Impresa não teve adesão e a coisa ficou crítica... agora muda-se o devedor e espera-se que o mercado responda...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Impresa - Tópico Geral

por Optimiza » 13/6/2019 0:01

Começo pela conclusão. Dada a premissa oficial que o endividamento vai continuar a sua redução trimestral, o efeito na cotação e valoração Impresa SGPS do empréstimo obrigacionista é Neutro a marginalmente positivo (apenas se poderá considerar positivo caso seja subscrito na totalidade). Numa análise puramente quantitativa, ao contrário do habitual em que a taxa de juro média do financiamento bancário é mais alta versus juro obrigacionista mais baixo, neste caso é marginalmente ao contrário: taxa oferecida (4,5%), é acima da taxa média do financiamento bancário Impresa (4,1%), o que originará um encargo adicional de 120.000 euros/ano.

Quais as possíveis razões, então, para Impresa (e todas as outras cotadas), optar por um empréstimo obrigacionista (com esse mini sobrecusto mais 3% de provável custo em comissões das entidades colocadoras e custos de marketing e administrativos):

1- Diversificação das fontes de financiamento (Obrigações a 3 anos, para 30M, com um tx juro fixa, remunerando em prazos pré-determinados e uma YTM controlada, imune a variações da Euribor, permite uma gestão de longo prazo para 1/5,5 da dívida total). Todas as cotadas no PSi20 e a quase totalidade no PSI geral usa um mix obrigações/empréstimos bancários em rollover. Excepções: Sad do Benfica opta apenas por financiamento obrigacionista zerando financiamento bancário (isto porque usa o factoring como fonte substitutiva), ou Jerónimo martins e Sonae cuja fonte substitutiva(das obrigações) de financiamento são os fornecedores (credores comerciais chupados nas margens e nos prazos de pagamento).

2- Os bancos não emprestam a corporações por prazos longos, dada a incerteza e riscos aliados aos movimentos especulativos e dos ciclos económicos corporizados na Euribor e nas Fed rates. Com obrigações temos prazos e maturidades longas (e a YTM permite aferir a gestão da empresa face ao macro ambiente).

3 - Razão mais forte: Os bancos credores, liderados pelo BPI, por uma questão de Risk management Universal e de princípios de Auditoria do B Portugal e BCE, detestam assumir a 100% a dívida de qualquer empresa, quase exigindo aos clientes que diversiquem as fontes de financiamento.

4 - Possibilidade de obter grandes financiamentos com um nível inferior de controlling por parte das entidades de supervisão bancária.

5 - Obtenção de economias de escala e de praticalities no financiamento; Alterar uma estrutura de financiamento demasiado conservadora (apenas empréstimos bancários), para uma postura mais dinâmica com este futuro mix de financiamento 1 euros em obrigações por cada 4,5 euros em dívida bancária (a média no Psi20 ronda 1/4)

6 - Cláusulas Taylour Made, que no caso Impresa dão-nos uma medida da confiança dos Administradores na Impresa ímpar (e aos acionistas também):

a) Reembolso antecipado pode ser pedido caso a família Francisco Balsemão deixe de ter a maioria do capital da SIC (a parceria ou venda a um operador media ou telecom em 2020 possibilitaria o reembolso antecipado);

b) Reembolso antecipado pode ser pedido caso a Impresa passe a distribuir dividendos.

c) Reembolso antecipado pode ser pedido caso o desempenho financeiro Impresa seja inferior a um rácio da Div. financeira Líquida/ Ebitda que espelha uma reforçada saúde financeira (um mix entre maior rentabilidade operacional e menor dívida financeira líquida).
racio de divida finaceira líquida vs EBITDA.png
racio de divida finaceira líquida vs EBITDA.png (47.13 KiB) Visualizado 4648 vezes

Quanto a expectativas sobre resultados trimestrais/enquadramento semestral, concordo com a Citação do TraderMoraisBravo:
".... Ficaria desiludido se os mesmos fossem apenas 3M€, o que daria 1,8M€ no semestre. Esses 3M€ seria abaixo dos 3,1M€ alcançados em 2018 no 2ª T. Bem sei que as amortizações comerão pelos menos 1M€ a mais que em 2018, mas a subida das receitas de publicidade e IVR poderão superar o impato das amortizações. Resta à administração controlar os custos operacionais, terão que andar num valor menor ou igual a 78M€ no semestre. As minhas previsões são 90/91M€ de receitas operacionais, 78M€ de custos operacionais, EBITDA de 12/13M€, amortizações/resultados financeiros = -7,5M€ ; EBIT - 4,5/5,5M€, impostos = 2M€ ; Lucro semestre = 2,5/3,5M€"
Como indica o TMBravo, ainda existem outros factores Estruturais que podem incrementar a esse cenário realista (crescimento das chamadas de Valor acrescentado, Sponsors, Vendas de programas e subidas exponenciadas das receitas de publicidade.

nota - Impensável em toda a história da SIC (e sobretudo nos últimos 13 anos em que a liderança era da TVI), ver programas estruturais a representarem sózinhos mais do que a concorrência junta - programa da Cristina e Olhó baião, ou a triplicarem o share da TVI (ex: prog. Júlia http://www.zapping-tv.com/quer-quer-nam ... ima-lopes/). Como dizem "Chi la dura la vince" para esta Impresa qui dove essere un "Vulcano" música da Francesca https://www.youtube.com/watch?v=pkN_APXy8TE

IPR Graficamente nada de novo (50% da posição inicial). Continua lateralização (volumes irrisórios face à M3M e M5Y o que desvaloriza qualquer variação cp na cotação), em cima da preponderante MMS50 e com a chave de qualquer Bull LP na ultrapassagem da LTD3Y actualmente nos 0,32 (linha azul clara no anexo).
IPR SF 0,223   MMS50 0,23   RF 0,26   LTD3Y 0,32 D.gif
IPR SF 0,223 MMS50 0,23 RF 0,26 LTD3Y 0,32 D.gif (28.07 KiB) Visualizado 4671 vezes
redução progressiva do passivo IPR.jpg
redução progressiva do passivo IPR.jpg (64.49 KiB) Visualizado 4671 vezes
Bonds-James Bond.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 12/6/2019 23:58

ativo Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:
ativo Escreveu:Pode ser que a cotação da IMPRESA, durante o período de subscrição das obrigações que a IIMPRESA pretende emitir, seja mais ou menos "controlada", de modo a não descambar. Seria difícil subscrever essas obrigações com a cotação da IMPRESA a descer acentuadamente ...


Ativo,
Quais os motivos para descer acentuadamente? Com audiências e receitas a subir, investimento já realizado, divida a cair, com uma avaliação de menos de 40M€. Parece-me é que queres comprar mais barato.

Estamos sempre a dizer ou a ter que dizer o mesmo. :roll:

Penso que a cotação da IMPRESA tenderá a descer devido à situação de aperto financeiro em que a IMPRESA está.

Porque é que a IMPRESA recorre ao mercado retalhista em vez de recorrrer à banca? Será porque a banca lhe faria um manguito? Ou será porque a banca a emprestar mais dinheiro à IMPRESA cobraria uma taxa de juro muito mais alta por considerar elevado o risco de empréstimo de dinheiro à IMPRESA?

Fiem-se apenas nas audiências e depois queixem-se. :-"

Quanto a comprar, quando compro, procuro comprar mais barato, naturalmente. :mrgreen:

Podes ficar com todas as ações da IMPRESA que quiseres, presentemente estou mais voltado para outras coisas ... :mrgreen:

Já agora, explica lá, porque é que escrevendo o que escrevi isso me ajudaria a comprar ações da IMPRESA por um preço mais barato. :mrgreen:

tradermoraisbravo Escreveu:Ativo,
Mais uma resposta sem nada a acrescentar. Dizes que a cotação vai cair porque te apetece. Se a situação fosse assim tão má, nao existia investimento na renovação de equipamentos, na contratação da Cristina Ferreira, etc. As empresas estudam as melhores opções de financiamento e os bancos até lutam por arranjar clientes e se for preciso renegociam e perdoam dividas para garantir que recebem algo. Caso não saibas mais audiência significa mais receita de publicidade, mais receita com IVR, etc. Bem gerida a Sic com esta audiência consegue facilmente mais de 10M€ de lucro anual. Estou dentro e para ficar.

Escreveres que o meu comentário não acrescentou nada, além de ser fácil e não acrescentar nada ( :mrgreen: ), não é verdade. :mrgreen: Não te agradou,? Paciência, meu caro. :mrgreen:

Também não é verdade que tenha dito que a cotação da IMPRESA vai cair porque me apetece. :shame: Não tenho esse poder! :lol:

Sei que mais audiência significa mais receita e também sei, ao contrário de ti, que o aumento das audiências, para já, não vai impedir que a cotação da IMPRESA desça. A evolução da cotação da IMPRESA não está apenas dependente das audiências, como de resto o mercado tem mostrado. No entanto, como já hoje afirmei, pode ser que durante o período de subscrição das obrigações, que a IMPRESA pretende emitir, a cotação da IMPRESA se mantenha mais ou menos "controlada", pois a descida acentuada da cotação da IMPRESA prejudicaria a subscrição das referidas obrigações.
Editado pela última vez por Ativo em 13/6/2019 0:08, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/6/2019 23:22

tradermoraisbravo Escreveu:Ativo,
Mais uma resposta sem nada a acrescentar. Dizes que a cotação vai cair porque te apetece. Se a situação fosse assim tão má, nao existia investimento na renovação de equipamentos, na contratação da Cristina Ferreira, etc. As empresas estudam as melhores opções de financiamento e os bancos até lutam por arranjar clientes e se for preciso renegociam e perdoam dividas para garantir que recebem algo. Caso não saibas mais audiência significa mais receita de publicidade, mais receita com IVR, etc. Bem gerida a Sic com esta audiência consegue facilmente mais de 10M€ de lucro anual. Estou dentro e para ficar.

As camaras sao novas nao há qualquer perigo...a sorte e ser na sic e nao na holding de controlo que voces tanto gostam, mas que tem um balanco tao mas tao horrivel que ninguem lhe pegaria..a sic parece melhorzinha o lixo esta acima, mas numa romenia operacoes mafiosas intraholding nunca se podem excluir
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Impresa - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 12/6/2019 21:48

Ativo,
Mais uma resposta sem nada a acrescentar. Dizes que a cotação vai cair porque te apetece. Se a situação fosse assim tão má, nao existia investimento na renovação de equipamentos, na contratação da Cristina Ferreira, etc. As empresas estudam as melhores opções de financiamento e os bancos até lutam por arranjar clientes e se for preciso renegociam e perdoam dividas para garantir que recebem algo. Caso não saibas mais audiência significa mais receita de publicidade, mais receita com IVR, etc. Bem gerida a Sic com esta audiência consegue facilmente mais de 10M€ de lucro anual. Estou dentro e para ficar.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/6/2019 20:27

Caros ursos na Impresa, não sei o que irá acontecer nos próximos dias, se parte em alta até à próxima resistência, se corrige mas, se a operação for bem sucedida e houver forte procura pelas obrigações, a probabilidade da empresa ganhar valor é muito elevada.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 12/6/2019 18:55

ativo Escreveu:
(…)
Porque é que a IMPRESA recorre ao mercado retalhista em vez de recorrrer à banca? Será porque a banca lhe faria um manguito? Ou será porque a banca a emprestar mais dinheiro à IMPRESA cobraria uma taxa de juro muito mais alta por considerar elevado o risco de empréstimo de dinheiro à IMPRESA?

Fiem-se apenas nas audiências e depois queixem-se. :-" (...)

Ulisses Pereira Escreveu:
Porque é que a IMPRESA recorre ao mercado retalhista em vez de recorrrer à banca?


Porque consegue taxas mais baratas. Mas isso não tem a ver com a situação financeira da empresa, é assim na esmagadora maioria dos casos.

Abraço,
Ulisses

Pois, não sei se é por a banca se recusar a emprestar mais dinheiro à IMPRESA ou se é porque a taxa de juro de empréstimo do banco seria muito mais alta.

No mercado retalhista a taxa de juro de empréstimo tende a ser mais baixa do que a praticada pelos bancos porque o mercado retalhista não tem a informação que a banca tem relativamente a uma determinada empresa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 12/6/2019 18:28

Porque é que a IMPRESA recorre ao mercado retalhista em vez de recorrrer à banca?


Porque consegue taxas mais baratas. Mas isso não tem a ver com a situação financeira da empresa, é assim na esmagadora maioria dos casos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 12/6/2019 18:09

tradermoraisbravo Escreveu:
ativo Escreveu:Pode ser que a cotação da IMPRESA, durante o período de subscrição das obrigações que a IIMPRESA pretende emitir, seja mais ou menos "controlada", de modo a não descambar. Seria difícil subscrever essas obrigações com a cotação da IMPRESA a descer acentuadamente ...


Ativo,
Quais os motivos para descer acentuadamente? Com audiências e receitas a subir, investimento já realizado, divida a cair, com uma avaliação de menos de 40M€. Parece-me é que queres comprar mais barato.

Estamos sempre a dizer ou a ter que dizer o mesmo. :roll:

Penso que a cotação da IMPRESA tenderá a descer devido à situação de aperto financeiro em que a IMPRESA está.

Porque é que a IMPRESA recorre ao mercado retalhista em vez de recorrrer à banca? Será porque a banca lhe faria um manguito? Ou será porque a banca a emprestar mais dinheiro à IMPRESA cobraria uma taxa de juro muito mais alta por considerar elevado o risco de empréstimo de dinheiro à IMPRESA?

Fiem-se apenas nas audiências e depois queixem-se. :-"

Quanto a comprar, quando compro, procuro comprar mais barato, naturalmente. :mrgreen:

Podes ficar com todas as ações da IMPRESA que quiseres, presentemente estou mais voltado para outras coisas ... :mrgreen:

Já agora, explica lá, porque é que escrevendo o que escrevi isso me ajudaria a comprar ações da IMPRESA por um preço mais barato. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 12/6/2019 16:55

ativo Escreveu:Pode ser que a cotação da IMPRESA, durante o período de subscrição das obrigações que a IIMPRESA pretende emitir, seja mais ou menos "controlada", de modo a não descambar. Seria difícil subscrever essas obrigações com a cotação da IMPRESA a descer acentuadamente ...


Ativo,
Quais os motivos para descer acentuadamente? Com audiências e receitas a subir, investimento já realizado, divida a cair, com uma avaliação de menos de 40M€. Parece-me é que queres comprar mais barato.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: Impresa - Tópico Geral

por ALGACA » 12/6/2019 15:30

 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 12/6/2019 15:22

Pode ser que a cotação da IMPRESA, durante o período de subscrição das obrigações que a IIMPRESA pretende emitir, seja mais ou menos "controlada", de modo a não descambar. Seria difícil subscrever essas obrigações com a cotação da IMPRESA a descer acentuadamente ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ativo » 12/6/2019 15:22

("Post" repetido)
Editado pela última vez por Ativo em 12/6/2019 15:28, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Impresa - Tópico Geral

por pattern » 12/6/2019 13:58

Ulisses Pereira Escreveu:Pattern, não quero saber se és ou não trabalhador da Impresa. O que quero é que respeites o fórum.

Fica o aviso que não voltaremos a tolerar faltas de respeito e provocações aqui no f´órum. Quem não cumpre as regras do fórum, não é bem-vindo e tem muitos outros espaços na Internet onde pode dizer tudo o que bem lhe apetecer.

Abraço,
Ulisses


Caro administrador, são intrepretações que obviamente respeito.
Fica registado.

Cumprimentos
 
Mensagens: 308
Registado: 1/3/2018 16:46

Re: Impresa - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 12/6/2019 11:47

ALGACA Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:Pattern,

Por caso verificaste os rácios que têm que ser cumpridos pela Impresa para que os aderentes ao empréstimo obrigacionista não peçam reembolso antecipado? O pagamento de juros teria que ser feito com este empréstimo ou com os outros que estão vigentes, é o dia a dia das empresas, pagar juros sobre os empréstimos. O timing terá sido analisado e mais vale lançar agora com a liderança incontestada nas audiências do que em outra altura. Penso que não irão cometer o mesmo erro que em 2017, onde o empréstimo não avançou por falta de procura.



Caro Morais,

Acha que se a Impresa não tivesse a intenção de cumprir os racios se lançava neste tipo de operação, já a de deixar de ter maioria qualificada por parte da familia Balsemão pode trazer a tona a possivel entrada de um novo acionista de peso ou uma fusão com uma empresa de telecomunicações.


Caro Algaça,

Referi os rácios para contestar o comentário do pattern. A tendência será a de reduzir a dívida, a Impresa já percebeu que tem que avançar nesse sentido.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 12/6/2019 11:39

Pattern, não quero saber se és ou não trabalhador da Impresa. O que quero é que respeites o fórum.

Fica o aviso que não voltaremos a tolerar faltas de respeito e provocações aqui no f´órum. Quem não cumpre as regras do fórum, não é bem-vindo e tem muitos outros espaços na Internet onde pode dizer tudo o que bem lhe apetecer.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por ALGACA » 12/6/2019 11:17

tradermoraisbravo Escreveu:Pattern,

Por caso verificaste os rácios que têm que ser cumpridos pela Impresa para que os aderentes ao empréstimo obrigacionista não peçam reembolso antecipado? O pagamento de juros teria que ser feito com este empréstimo ou com os outros que estão vigentes, é o dia a dia das empresas, pagar juros sobre os empréstimos. O timing terá sido analisado e mais vale lançar agora com a liderança incontestada nas audiências do que em outra altura. Penso que não irão cometer o mesmo erro que em 2017, onde o empréstimo não avançou por falta de procura.



Caro Morais,

Acha que se a Impresa não tivesse a intenção de cumprir os racios se lançava neste tipo de operação, já a de deixar de ter maioria qualificada por parte da familia Balsemão pode trazer a tona a possivel entrada de um novo acionista de peso ou uma fusão com uma empresa de telecomunicações.
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 371 visitantes