Re: Impresa - Tópico Geral
Enviado: 22/5/2024 11:24
Parceria
IMPRESA E NOVA IMS CRIAM PRIMEIRO LABORATÓRIO DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO AOS MEDIA
Iniciativa pretende desenvolver projetos para ajudar a combater a desinformação, através de soluções de Data Science e Inteligência Artificial. Será também lançado o primeiro curso em Portugal de jornalismo de dados.
O Grupo IMPRESA e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) anunciam a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa pioneira que une a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial ao setor dos Media. Este novo laboratório, localizado nas instalações do Grupo IMPRESA, ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
O acordo de colaboração agora assinado prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação - incluindo o primeiro curso de Data Journalism em Portugal - além de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo IMPRESA, ministrados por especialistas da NOVA IMS.
Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA, sublinha a relevância desta iniciativa: “Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de Ciência de Dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado. No Grupo IMPRESA, a integração destas tecnologias nunca será uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, mas sim uma extensão da sua capacidade jornalística”. O CEO da IMPRESA acrescenta: “Além do jornalismo, a parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios dos media hoje em dia, tais como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media”.
A mesma convicção é também partilhada por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS: “A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes. Além disso, estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”, acrescenta o responsável.
O protocolo, assinado durante a 2ª edição do Data With Purpose Summit, reforça assim a importância do estabelecimento de parcerias entre o mundo empresarial e académico para o desenvolvimento de soluções que permitam dar uma resposta aos desafios da sociedade atual.
IMPRESA E NOVA IMS CRIAM PRIMEIRO LABORATÓRIO DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO AOS MEDIA
Iniciativa pretende desenvolver projetos para ajudar a combater a desinformação, através de soluções de Data Science e Inteligência Artificial. Será também lançado o primeiro curso em Portugal de jornalismo de dados.
O Grupo IMPRESA e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) anunciam a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa pioneira que une a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial ao setor dos Media. Este novo laboratório, localizado nas instalações do Grupo IMPRESA, ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
O acordo de colaboração agora assinado prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação - incluindo o primeiro curso de Data Journalism em Portugal - além de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo IMPRESA, ministrados por especialistas da NOVA IMS.
Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA, sublinha a relevância desta iniciativa: “Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de Ciência de Dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado. No Grupo IMPRESA, a integração destas tecnologias nunca será uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, mas sim uma extensão da sua capacidade jornalística”. O CEO da IMPRESA acrescenta: “Além do jornalismo, a parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios dos media hoje em dia, tais como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media”.
A mesma convicção é também partilhada por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS: “A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes. Além disso, estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”, acrescenta o responsável.
O protocolo, assinado durante a 2ª edição do Data With Purpose Summit, reforça assim a importância do estabelecimento de parcerias entre o mundo empresarial e académico para o desenvolvimento de soluções que permitam dar uma resposta aos desafios da sociedade atual.