Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Impresa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/3/2020 15:47

Isto não será salmão a mais? Não será hora de os mandar hibernar? Então a concorrente Tvi divorciada com separação de bens e a Impresa a dormir à sombra do urso? Vão lá hibernar e deixem os touros avançar. :D
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/3/2020 21:39

optimiza, cuidado com as audiências... o que se passa com a Impresa é falta de dinheiro dos touros e muita nota nas garras dos ursos. Esse é que é o ponto.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Optimiza » 10/3/2020 19:58

Impresa -12 meses desastrosos de cotações em colapso em oposição a 12 meses de sucessos nos lucros liderança e faturação.gif
Impresa -12 meses desastrosos de cotações em colapso em oposição a 12 meses de sucessos nos lucros liderança e faturação.gif (26.97 KiB) Visualizado 10527 vezes
Grupo IMPRESA PER 3,5 / Capitalização bolsista de 26,88M similar ao EBITDA 2019 (nunca tinha visto isto)

Hoje não vou abordar a desastrada performance da Impresa nos últimos 12 meses, iniciado a 0,26 e com zénite nos 0,345 (ver gráf), até um novo mínimo 2019/2020 nos 0,15 (o nadir foi ontem). Sempre que aumentou liderança e market share, sempre que aumentou a faturação, sempre que reportou os passivos decrescentes e lucros crescentes estatelou-se em mínimos relativos, nem sequer ligando à sazonalidade (hoje estive quase a iniciar posição mas ordem não foi executada)

« Hoje falamos de publicidade »
55% das receitas do Grupo Impresa são oriundas publicidade
. A publicidade+sponsorização são essenciais para um Grupo de Media porque supera as receitas conjugadas de subscrições, híper-lucrativas chamadas de valor acrescentado (IVR), vendas de programas, licenciamentos/copyrights, merchandising, venda de jornais e revistas, receitas digitais extra-publicidade, venda de serviços a outras empresas, aluguer de espaços e equipamentos.

Estamos a viver uma recessão Coronada no 1º trim (na UE) e de uma redução acentuada do crescimento nos outros dois Grandes Blocos USA e China, provavelmente circunscrita a Fev e Março, em que a actividade económica sofre de perdas significativas provocadas pela Procura (redução da mesma em relação a bens e serviços). Esta conjuntura Macro CP é global! A redução da Procura (do consumo i.e.) é resultado de uma diminuição radical e repentina da Confiança dos Agentes no ambiente macro e na micro Economia. O CoronaVirus é um factor exógeno, um cisne negro, mas que se repercutiu com uma rapidez alucinante, ináudita e global. Em apenas 2 semanas no início de Fevereiro alterou o neo-paradigma do crescimento moderado assente em cash com custo próximo de zero, preços controlados nas commodities, inflação a roçar o zero e abundante liquidez. Enfim, travou, sem ABS, extemporaneamente a economia, obrigando centenas de milhões a isolarem-se, a ficarem em casa, a deixarem de produzir….e a consumirem menos bens duradouros!

O efeito disruptivo leva a que Setores expostos como barcos de cruzeiro (queda de faturação de 50%), hotelaria (queda de faturação de 15%), viagens aèreas (queda de faturação de 20%), vestuário (- 5%), consumo de gasolina/gasóleo decresce 6%, construção automóvel (quebra das encomendas de 8%), não impedem que o setor alimentar continue em crescendo (enquanto houver stocks). O risco de incumprimento de prestações de crédito aumenta na mesma proporção de pessoas que adiam a compra da sua casa (desvalorização do ativo subjacente).

questão fulcral: O investimento total B2C em publicidade nos Media cai nestas fases recessivas? Neste caso actual, mesmo em Macro-ambiente recessivo CP, o investimento publicitário B2C não deverá cair , apenas reduzindo o percentual de crescimento potencial 2020, que era de 4,2%.
Para além de circunstrita no tempo, esta pandemia obriga as pessoas a estarem mais tempo em casa, a consumir centenas de horas a mais de TV e streaming (bons augúrios para a liderança e monetização dos 7 canais SIC), leitura de jornais digitais (líder Expresso), a incrementar horas e page views nos sites digitais líderes como a SIC digital e o Expresso, para além do social media.
(**continua no ponto 2)
Risivelmente, na semana passada apenas, o setor que mais cresceu no investimento publicitário B2C apenas em TV USA foram as empresas de Cruzeiro (mais 120% para 4,6M nos USA/weekly), estão falidas e a pedir linhas de crédito bonificadas ao Gov. Federal, mas sabem que sem publicidade não vão voltar a ter clientes. Vão despedir 10% da workforce mas investem mais em publicidade para ver se já terão a normalização de clientes em Maio/Junho!

1 - Numa recessão normal e prolongada a publicidade cai no primeiro ano, recuperando logo de seguida uma trajetória ascendente em pleno desenrolar e frutificar da crise Macro.
a) Porque é que o Inv publicitário B2C cai 5 a 10% num primeiro ano de recessão? Porque muitas empresas abrem falência, deixam de ter liquidez ou entram em processos de revitalização. Em 2009, com a falência de milhares de bancos em todo o Mundo, do quasi-colapso de centenas de seguradoras e da fusão de milhares de corporações, reduziu-se o nº de Empresas com Oferta de bens e serviços e que tivessem a liquidez para os publicitar. A publicidade dos Bancos em Portugal e USA em % do espaço ocupado diminuiu mais de 20% até aos dias de hoje (do lehman, à Bear sterns, passando pelo BES e Banif, todos investiam à sua escala pesado em publicidade).
Ver gráfico, com especial atenção a 2009 vis a vis todos os outros anos.

b) Não caiu mais, porque para fazer face a uma Procura decrescente, a esmagadora maioria das empresas sobreviventes tiveram de reforçar o percentual do investimento publicitário para ganharem quota de mercado, lançarem novos produtos, não terem a loja às moscas ou para pura e simplesmente sobreviverem.

2) ** No caso atual, num life span de Fevereiro a Abril 2020, sem pré-avisos o Corona Virus provocou como vimos uma ferida automática global (não existiram estágios), na Confiança dos consumidores. Pânico mesmo. O consumo de bens duradouros, de entertenimento e de gastos sumptuários reduziu-se à sua expressão mínima, A procura cristaliza. O que se faz? Investe-se mais em publicidade e promoções » Quando se ganha menos é que dinheiro adicional faz mais falta.

Global Ad Trend Report » The group forecast last week that advertising spend would reach $660 billion this year, even with the CoronaVirus effect". Um crescimento de 4,2% anualizado.

“Advertising’s relationship with GDP is strong, but a slowdown in economic output as a result of the virus will not necessarily translate into reduced advertising investment" porque "....If people are spending more time at home, they would instead be spending more time on TV, streaming services, social media and mobile games, which could all see increased ad investment".

Leitmotiv » "Food producers, Main consumer Brands, Car manufacturers, Banks, Tourism Agents, Casinos and gaming providers, cruise corporations, streaming providers and delivery services such as Domino´s or Uber Drive+Uber Eats might amp up advertising if people end up spending more time indoors."

“Advertising is an easy [area] to potentially cut in a time where there’s uncertainty or volatility.” e acrescentaria em que a Procura é reduzida e por isso tem de se ganhar quota de mercado para manter o volume de vendas.

“Of course, marketers able to avoid making cuts will generally fare better given what will likely be relatively favorable pricing and reduced competition for consumer attention. Longer-term brand-building will benefit from a sustained media presence, albeit with appropriately modified messaging.”

"As coronavirus cases continue to sweep the globe, the advertising industry is keeping a close eye on what impacts the spread will have on ad spending amid volatile economies, changing consumer habits and affected supply chains.
Investimento publicitário dos massacrados Cruzeiros da Carnival “Our ships are mobile, sailing to more than 700 ports around the world, so we are able to quickly move our cruise ships as needed to alternate destinations,” a spokesman said. “We have thousands of guests sailing with us each and every day. We continue to advertise and promote cruising through all our channels with all our brands.”

Em recessões, contrações e depressões Macro o investimento publicitário B2C é contra-cíclico (excepto na primeiríssima fase) porque é Indutor de Procura, e esse é o fator-chave para qualquer empresa de bens e serviços » atingir o máximo possível de clientes-alvo para ter o máximo possível de clientes-efetivos, quando o mercado se expande e mais ainda quando o mercado se retrai!

nota- A realidade Portuguesa é similar dos dados alusivos aos USA (3,7% em 2020 versus 4,2%) e no último gráf. vejam o crescimento publicitário em 2010 e 2011 e depois a velocidade de cruzeiro do crescimento anual que este ano não se deverá alterar (mesmo com o CoronaBear).
MAIS VISTOS 2019.png
MAIS VISTOS 2019.png (24.57 KiB) Visualizado 10527 vezes
Audiências-jan-20_Top-15-canais 2.jpg
advertisement growth  2000 to 2022.jpg
advertisement growth 2000 to 2022.jpg (90.23 KiB) Visualizado 10527 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/3/2020 19:09

A Impresa tem oscilações brutais e sem a menor racionalidade. Se o suporte para o Psi forem os 4200 pontos, como espero que sejam, a recuperação não será difícil. :-k
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 9/3/2020 10:21

J_Investidor Escreveu:Boas.

Triste comportamento desta cotada. Depois da apresentação de bons resultados, a Impresa cai como se não houvesse amanha.
Tenho uma pequena posição que não venderei a estes valores porque acredito no futuro da empresa, mas que este comportamento é medíocre, lá isso é.

Abraço e bons negócios


Boas
Tal como estão os mercados estão, não há cotada que resista, muito menos a impresa que esta em fase de recuperação.

A mim cheira-me que o "shaik" da Arábia Saudita apanhou-se com aquela "montanha" de dinheiro da aramco, aproveitou a desculpa do covid-19 e mandou os mercados todos ao charco. agora vai comprar muitas posições em empresas estratégicas ao preço da uva mijona.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Impresa - Tópico Geral

por J_Investidor » 9/3/2020 10:12

Boas.

Triste comportamento desta cotada. Depois da apresentação de bons resultados, a Impresa cai como se não houvesse amanha.
Tenho uma pequena posição que não venderei a estes valores porque acredito no futuro da empresa, mas que este comportamento é medíocre, lá isso é.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/3/2020 17:35

Ifa, mas o Paulo Fernandes precisa destes resultados? Imagina se uma notícia destas saisse para o lado da Impresa, caia também o Carmo e a Trindade: :D
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... iro-554560

Claro que os ursos querem vê-la em mínimos, mas não acreditam que o consigam. :mrgreen:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por lfa » 5/3/2020 13:58

InvestorM Escreveu:
optimiza Escreveu:
LISBOA_CASINO Escreveu:Sr, Presidente, Srs Administradores, Sr, Diretor Geral MESTRE Daniel Oliveira, Brilhante Sra da Apresentaçáo, Exma Sra D. Cristina Ferreira e a todos os colaboradores da SIC.

O meu obrigado
por este excelente ano de 2019 e só não direi fantástico porque o Presidente afirma que, fantástico. é o inicio de 2020!
Se o mercado reage ou não.
Quero lá saber !
Continuarei a ser acionista da empresa que irá duplicar os resultados semestrais a apresentar em Setembro de com maior crescimento de resultados em 2020 ( pelo menos até Julho de 2020 (Resultados semestrais a duplicar e acima dos 6 milhões).
Ps: obrigado optimiza, e InvestidorM pelas trocas de ideias sobre os números que temos avançado e que permitiram reforçar a confiança que temos nos mesmos. Provavelmente, poucos foram os posts que estiveram tão perto dos resultados a 6 meses de distância.
Embora as audiências não sejam muito relevantes no dia a dia da acão, ajudam a traçar projeccoes de resultados crediveis.
Alvaro, nunca foi fácil pregar no deserto, mas talvez seja compensador !
Bons negócios


Boa noite, resultados IPR foram de facto excecionais para um primeiro ano que começou em 7 Fev (incompleto portanto) de crescimento e liderança do Sic1+6 canais (23,3% de MShare - consolidados apenas em Junho e nas tabelas comerciais apenas em Setembro), e das plataformas Expresso no digital/online/papel. Como já comentámos, o mispricing Impresa atinge agora foros de irracionalidade (benchmark setorial, benchmark Psi20 e benchmark S&P500) e , capitalizando a 33M quando já deveria estar a capitalizar, pelo PER actual, pelo Passivo/Ebitda e pelo RL actual, hoje devia ter uma Capit. Bolsista de 116M/0,7€ por ação (máx. histórico acima de 1.000M/6€ ação), e isto sem qq pendor especulativo via parceria/OPA/fusão (lá em baixo vou expecular sobre RL2020 e outros factores adicionais de multiplicação da irrisória cotação).

O IFA actualizou continuamente informação sobre decisões, shares e estratégia IPR, enquanto Lisboa Casino e o Álvaro foram os únicos a alvitrar que o PER Impresa era o melhor, globalmente, de todo o sector..e de facto é! PER de 4.3 (=168M ações*0,202€/7.835€RL) , face a um PER médio de 14,8 no PSI, PER médio de 24,7% nos Media da Europa/Ásia e América do Norte (nem os Benchmarks Comcast, At&T Time Warner, TF1 ou RTL chegam sequer a 2/5 desta performance, de 18,9 no S&P500 e de 23,8 no Compx.
Investor M, projetou de forma irrepreensível os resultados (face aos "meus" 6M, os seus 7,6M de RL a IPR deu 7,8M/ face ao "meu" PER estimado de 5,2, o "seu" PER de 4.6 a IPR deu 4.3 (PER/Price earnings ratio » define o nº de anos que demora a "pagar" as ações com o seu resultado líquido). Projeta um RL2020 de 11,3M face à minha projeção de 13,2M*.

Análise resumida dos Resultados financeiros e concorrenciais de 2019 e extrapolação para próximo ano 2020 (primeiro ano completo do novo grupo Impresa):

2 aspetos Insuficientes: 1/ Apenas 74,2% YoY de crescimento dos IVR (chamadas de valor acrescentado) para 11,2M, quando esperava 13,3M (desaceleração da subida no 3º e 4º trim. que deveria ter atingido os 100% de crescimento » receita mais sedutora de todas porque tem uma margem operacional única em termos empresariais » 94% de fillet mignon). Área vital para as projeções 2020 porque tem de atingir os 14M.
2/ O Ebitda negativo de 2,1M da sub-holding InfoPortugal, Incompreensível como é que a única sub-holding com perdas é a que fatura menos, a única que não está em força no Digital, a única que não é estratégica nem relevante para o Grupo (porquê este trash container?). Em 2020, esta área devia passar a rentável, fundida, vendida ou eliminada.

10 aspetos Muito Positivos:
1/ Resultados líquidos da IMPRESA de 7,8 M€ (+150%), um aumento de 4,7 M€ relativamente ao período homólogo do ano passado(PER4,3).
*2020 » De uma forma puramente conjetural, assumindo um crescimento de 5% e de aumento de custos em 1,4% (apesar de os custos financeiros se reduzirem ano após ano), remontando o Forward PE 12M a) pela evolução explícita do RL 4ºtrim 2018 para 4ºtrim 2019; b) pela evolução % do RL do 3º trim. 2019 para o 4º trim. 2019; c) pela projeção histórica 2018/19/20 de 1,1 RL 1ºtrim (2º melhor trim. anual porque beneficia da facturação efectiva da maioria do cash publicitário Natalício de Novembro e Dezembro), face ao 4ºtrim, d) considerando a redução do RL noutros 12,8M e a redução dos encargos financeiros em 8% face a 2019, chegariamos a 13,2M RL 2020 e a um forward PE 2020 de 2,57 (para a cotação actual).
2/ O EBITDA superou os 25,1 M€, registando uma melhoria de 38,6% face ao EBITDA de 2018. A melhoria no desempenho operacional da SIC ficou patente no aumento de 35% do EBITDA que alcançou os 27 M€.
* 2020 - sem os pesados investimentos de 2019, com a redução continuada do passivo e maior receita, o EBITDA tem de alcançar "OtoPatamar" » 35M. Iniciar também programa de recompra de ações de forma a reduzir free float a 25%.
3/Os canais SIC, ou seja, a SIC generalista e os 6 canais por cabo, terminaram o ano de 2019 a liderar com uma quota de mercado de 23,3%, um crescimento de 2.5 p.p. quando comparado com o ano de 2018. Domínio nos targets comerciais que dão o fulcro da receita publicitária (A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54).
*2020 - Projeta-se a manutenção dos 25% de market share dos 7 canais alcançado na 2ª quinzena de Dezembro e mantida até final de Fevereiro.
4/ DIGITAL Topmanagement1/ Agregado de sites da SIC apresentou, em 2019, uma assinalável melhoria face aos resultados obtidos no ano anterior, +71,2%, tendo registado uma média de 16.324.691 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
5/ DIGITAL Topmanagement2/ Número de leitores e assinantes digitais EXPRESSO volta a crescer O EXPRESSO é também a publicação portuguesa líder na circulação digital paga, vendendo, em média, em 2019, mais de 27 mil exemplares por edição. Receita média por assinante baixa no digital mas aumentou o nº de assinantes e aumentou a receita publicitária do publishing via digital.
* 2020 - aumento dos assinantes digitais em 5% e aumento de 80% na receita publicitária digital.
6/ DIGITAL Topmanagement3/ • O agregado de sites do Expresso apresentou uma melhoria de 19,6% em termos de média mensal de visitas em 2019 face à média mensal do ano 2018, tendo registado uma média de 11.836.363 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
7/ Resultados financeiros 2019 de -7,3M, terão de melhorar 2,7M em *2020 (acréscimo contextualizado em 2019), fruto da redução consecutiva de 8/9% na dívida líquida e do seu menor custo médio (-40bp?)
8/ As receitas totais do Grupo IMPRESA atingiram 181,9 M€, um crescimento de 5,6%, relativamente ao volume de negócios de 2018. Para este valor contribuíram, em particular, os aumentos nas receitas de publicidade (+7,4%) e de IVR’s (+74,2%).
*2020 - O crescimento das receitas terá de atingir no mínimo 5% tendo por base renegociações da distribuição internacional, Nos e Vodafone, explosão da receita publicitária digital (+80%?), exportação de programas e novelas, nova parceria empresarial em streaming com a Altice (outra?), IVR´´ com crescimento mandatório de 18%, crescimento marginal da publicidade tradicional (2%).
9/ Excelente controlo de custos operacionais que aumentaram apenas 1,8%, resultante do aumento da actividade e da melhoria no desempenho da empresa. Em 2020 os custos operacionais só deviam aumentar 1,4%.
10/A dívida remunerada líquida diminuiu 12,8 M€, em termos homólogos, situando-se em 166,4 M€ , o valor mais baixo desde 2005, ano da tomada de controlo de 100% da SIC.
*2020 - Com dívida e serviço de dívida cada vez menor, com RL+facturação cada vez maiores, no final de 2020 a dívida líquida terá de estar abaixo dos 150M (menos 17M de dívida)

Buzzwords 2020 (a reforçar): Estratégia Digital (bombar na publicidade, monetização, page views)/Direção de programas e entretenimento (Daniel O. é a chave de todo o projeto)/ Liderança no Publishing e nos 7 canais SIC/Vendas Internacionais/Parceira 50/50 oficial no streaming e parceria 100% conteúdos e publicidade com rádios G Renascença/Reentrada media no PSI20 com Cofina em Nov./atingir 80% CB Cofina pós-AC/Qualidade ímpar nos Estúdios+régie (25M), câmaras Hd/equipamentos gerais (20M) , instalações (40M)e terrenos sede (30M)/motivação dos RH/+ venda de packages publicitários integrados da Sic generalista e 6 canais cabo até às subholdings do digital e publishing.
Apresentação1.jpg
Adicionar a esta lista de canais SIC uma nova empresa de streaming em parceria com Altice.png
IPR triple Bear em inversão na MMS50+RF0,218 RF0,264D target prim no máx12M 0,344.gif


Excelente análise do Optimiza. Parabéns! Confesso que já tinha passado os olhos e, só depois de fazer a minha própria análise, voltei a ver. Que curioso, muito parecidas! Talvez tenha sido influenciado mas sinceramente os dados são os que acredito. Deixo então as minhas notas, depois de uma leitura mais cuidada ao Relatório enviado à CMVM:

• Evolução muito positiva das receitas: 182 M€ Vs 172 M€ - uma clara melhoria operacional muito relevante
• Aumento das amortizações: (5.8)M€ Vs (3.5M)€ - demonstram o aumento do investimento (estúdios+material). Não distingui no Balanço os valores de investimento, talvez já tenham sido explicados em R&C anteriores. Vou estar atento ao R&C quando for apresentado aos accionistas.
• Aumento dos custos financeiros: (7.6)M€ Vs (6.4) M€ - apesar da enorme redução do passivo, os custos financeiros aumentam, o que pode estar relacionado com os custos com comissões com o empréstimo obrigacionista. Apenas como exemplo, caso tenha pago uma comissão de colocação aos bancos de 3%, gera um custo de 1.5M€, valor que não se repete em 2020. Também a taxa de juro associada a esse financiamento obrigacionista é superior a outros financiamentos bancários (4.5% vs taxas abaixo de 2% em vários financiamentos bancários) mas reduz a pressão nos passivos correntes e diversifica as fontes de financiamento, o que melhora a capacidade de negociação de todo o restante passivo.
• Enorme redução do passivo corrente: 120M€ Vs 163M€ - redução de 43M€ no passivo de curto-prazo, o que induz uma tranquilidade muito grande na gestão da tesouraria e permite definitivamente focar-se no desenvolvimento do negócio, não estando tão dependente das «boas vontades» do sistema financeiro
• Aumento do passivo não corrente: 128M€ Vs 108M€ - fruto do financiamento obrigacionista, permite aumentar os prazos de financiamento, o que reduz a pressão sobre a tesouraria
• Aumento dos capitais próprios: 133M€ Vs 125M€ - direto dos RL e por não haver distribuição de dividendos.
• Aumento robusto da Autonomia Financeira: 35% Vs 31.6% - aumento da solidez financeira, a Impresa que está cada vez menos dependente de capitais alheios para financiar o seu ativo
• Fortíssima redução da dívida remunerada: 166M€ Vs 179M – talvez o melhor dado destes resultados. A Impresa está cada vez menos dependente de capitais remunerados.

Com tudo isto, mais uma vez, Parabéns a todos! Equipa de gestão, programação, informação e todo o staff. Para serem melhores ainda, só falta tornarem-se accionistas! :D

Revisão das minhas previsões para 2020 (muito em linha com Optimiza):

• Aumento das receitas em 5% para 191M€. Depois do crescimento de 5.6% em 2019, é de prever que o crescimento das audiências da SIC vai permitir capturar uma importante fatia do mercado publicitário, o qual continuará a crescer em Portugal, caso a evolução do covid-19 não entre em níveis «fora de controlo» . De relembrar que a SIC deverá ter o primeiro ano completo com liderança mensal (em 2019 conquistou liderança em Fev.). Também de recordar três grandes eventos com grande impacto publicitário: Rock in Rio, Euro2020 e Jogos Olímpicos. Também as receitas com IVR deverão continuar a crescer, particularmente com o efeito da numeração 761 (1€+IVA) a fazer-se sentir em pleno em 2020. Outras, veremos…
• Aumento dos custos operacionais em 2% para 160M€
• Aumento do EBITDA em 24% para 31M€
• Manutenção das Amortizações em (5.9)M€
• Redução dos custos financeiros para (6)M€
• Redução da Dívida remunerada em cerca de 20M€ para a ordem de 140M€. Concluídos os principais investimentos (edifício e tecnologia na SIC), praticamente todo o EBITDA gerado em 2020, descontando os custos financeiros e IRC, será para continuar a reduzir passivo remunerado
• Aumento da Autonomia Financeira para 40%
• RAI aumenta para 19M€
• IRC:6M€
• RL: 13M€
• PER2020: 2.6

Apesar dos excelentes resultados, o impacto foi praticamente nulo na cotação. Razões? Ninguém sabe. Aponto algumas possíveis:
• Pode dizer-se que parte já estava descontado depois de ter sido a segunda acção que mais cresceu em 2019 (+54%). Mas não me parece.
• O sector dos Media gera alguma desconfiança aos investidores? Talvez. Mesmo assim, a diferença de rácios, nomeadamente o PER é demasiado alto.
• Há investidores que precisam de vender e não compensam algum interesse comprador. Exemplo, será que a Newshold/outro está vendedora? Também ninguém sabe.
• Fraca visibilidade junto de investidores institucionais. Parece-me ser a razão mais forte. O facto da Impresa não ter neste momento qualquer banco de investimento a segui-la, associado ao facto de não integrar qualquer índice relevante, retira visibilidade e nessa medida não há praticamente investidores profissionais a investir na Impresa. É verdade que temos uns «carolas» como o Optimiza (acabo de comparar a minha avaliação com esta do Optimiza e estão muitos parecidas, interessante!), Lisboa_Casino, IFA, Àlvaro. O que já não é nada mau... Mas quando alguém com peso institucional compreender este diamante, é deixar este nosso tesouro subir…

Ao ver as cotações de alguns grupos de Media semelhantes (anteriormente sugeridos pelo Lisboa_Casino) , de facto não têm a vida fácil. Genericamente, cotações de empresas como a TF1, Mediaset ou RTL têm caído ao longo dos últimos anos, embora em alguns casos estejam aos níveis de 2014 mas sempre com oscilações menores do que a Impresa. Os resultados, genericamente têm subido mas muito pouco ao longo dos últimos anos, o que não é o caso da Impresa que tem crescido muito e tem potencial para muito mais. Novamente, os PER são muito superiores, o que leva este benchmark a estar claramente sobrevalorizado relativamente à Impresa. Sem grandes razões especulativas (a Impresa chegou ter um investidor hostil, a Ongoing), devia cotar facilmente nos 0,4-0,6€, para não dizer mais.

Nesta medida, o que fazer? Da minha parte, tenho um valor de investimento muito em linha com a cotação atual e tenho aproveitado todas as quedas abaixo de 0.19€ para reforçar e assim continuarei a fazer. Encaro este investimento, enquanto estiver claramente sub-avaliado, como o meu PPR. Para mim, depois de ter sido a segunda maior subida em 2019, quero acreditar que será, de longe, o melhor investimento em 2020. Quem quiser, acompanha. Quem não quiser, faz outros investimentos (eu próprio tenho alguns outros investimentos numa lógica de trading). Bons negócios!


Caro InvestidorM,

Quero felicitar-te pelo magnifico trabalho que tens feito desde à cerca de 1 mês e tal quando colocastes o teu primeiro post.

Englobo também nestas felicitações os estudos feitos pelo Optimiza,Casino_Lisboa e o sempre combatente Álvaro que defende as suas ideias até ao fim.

Não o faço por ter ideias semelhantes às vossas mas porque sei respeitar o trabalho e o esforço dos outros e o seu mérito.

O diagnóstico está feito e o trabalho da Administração da Imprensa é fabuloso no campo da Programação(ver o trabalho do Daniel de Oliveira) e na reestruturação financeira pois ainda há pouco tempo a Impresa estava em pré falência.

Ando no mercado de capitais há ´uns largos anos e consegui sobreviver,

Destaco o teu parágrafo para o comentar e diagnosticar com 2 ideias,

Fraca visibilidade junto de investidores institucionais. Parece-me ser a razão mais forte. O facto da Impresa não ter neste momento qualquer banco de investimento a segui-la, associado ao facto de não integrar qualquer índice relevante, retira visibilidade e nessa medida não há praticamente investidores profissionais a investir na Impresa. É verdade que temos uns «carolas» como o Optimiza (acabo de comparar a minha avaliação com esta do Optimiza e estão muitos parecidas, interessante!), Lisboa_Casino, IFA, Àlvaro. O que já não é nada mau... Mas quando alguém com peso institucional compreender este diamante, é deixar este nosso tesouro subir…

Comentário:

Aqui está o cerne da questão o grupo Impresa descura totalmente a comunicação pois poderia ter acordos com 2 ou 3 bancos de investimentos que fossem acompanhando e opinando sobre a evolução da empresa.

Outra área onde poderiam actuar seria na compra de acções próprias de forma clara e objectiva e com algumas nuances.

Já viram o que seria sempre que contratassem alguém pôr ao dispor desse alguém alem da remuneração que seria sigilosa uns milhares de acções e dizer ao mercado isso mesmo.

Na última contratação do RAP que efeito isso teria na cotação?

Estas 2 ideias foram transmitidas ao CFO da empresa já há um certo tempo e atá ver caíram num saco talvez roto?

Por isso não me abstenho de criticar o que tenho de criticar pois não sou um "yes man". e tudo o que digo aqui digo por email e directamente cara a cara a quem de direito.

Várias vezes lhes disse para utilizem armamento pesado contra a concorrência e não combater com fisgas as bazuca.

O que faria o Paulo Fernandes se tivesses estes resultados?

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Impresa - Tópico Geral

por tami » 5/3/2020 13:35

Ok, obrigado pelo "esclarecimento".
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/3/2020 13:23

tami, agora que o Papa está constipado faz sentido andar em Rma e não ver o Papa. É o mercado, senhor, é o mercado! :mrgreen:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por tami » 5/3/2020 12:33

Àlvaro Escreveu:Investidor M, 0.19 é um forte suporte que só será quebrado se o índice despencar de novo para mínimos. O que referes parece óbvio, mas há uma clara pressão que já dura há muito para forçar Balsemão a deixar de ter maioria. É aquela ideia de fazer televisão com menos dinheiro que só será possível afastando a velha raposa. Mas isso aí... o mais provável é ele fazer uma coisa com piada na Impresa antes de partir deste Mundo. Há uma tríade que está a funcionar na perfeição: Balsemão, Daniel Oliveira, Cristina Ferreira. Hoje mesmo, quem produz o Programa da Cristina foi buscar uma figura de relevo que recentemente foi afastado da Tvi.


Bom dia Álvaro, pressão de quem? Interna? Em que medida é que isso pode estar relacionado com a cotação?
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/3/2020 12:17

Investidor M, 0.19 é um forte suporte que só será quebrado se o índice despencar de novo para mínimos. O que referes parece óbvio, mas há uma clara pressão que já dura há muito para forçar Balsemão a deixar de ter maioria. É aquela ideia de fazer televisão com menos dinheiro que só será possível afastando a velha raposa. Mas isso aí... o mais provável é ele fazer uma coisa com piada na Impresa antes de partir deste Mundo. Há uma tríade que está a funcionar na perfeição: Balsemão, Daniel Oliveira, Cristina Ferreira. Hoje mesmo, quem produz o Programa da Cristina foi buscar uma figura de relevo que recentemente foi afastado da Tvi.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por InvestorM » 5/3/2020 1:57

optimiza Escreveu:
LISBOA_CASINO Escreveu:Sr, Presidente, Srs Administradores, Sr, Diretor Geral MESTRE Daniel Oliveira, Brilhante Sra da Apresentaçáo, Exma Sra D. Cristina Ferreira e a todos os colaboradores da SIC.

O meu obrigado
por este excelente ano de 2019 e só não direi fantástico porque o Presidente afirma que, fantástico. é o inicio de 2020!
Se o mercado reage ou não.
Quero lá saber !
Continuarei a ser acionista da empresa que irá duplicar os resultados semestrais a apresentar em Setembro de com maior crescimento de resultados em 2020 ( pelo menos até Julho de 2020 (Resultados semestrais a duplicar e acima dos 6 milhões).
Ps: obrigado optimiza, e InvestidorM pelas trocas de ideias sobre os números que temos avançado e que permitiram reforçar a confiança que temos nos mesmos. Provavelmente, poucos foram os posts que estiveram tão perto dos resultados a 6 meses de distância.
Embora as audiências não sejam muito relevantes no dia a dia da acão, ajudam a traçar projeccoes de resultados crediveis.
Alvaro, nunca foi fácil pregar no deserto, mas talvez seja compensador !
Bons negócios


Boa noite, resultados IPR foram de facto excecionais para um primeiro ano que começou em 7 Fev (incompleto portanto) de crescimento e liderança do Sic1+6 canais (23,3% de MShare - consolidados apenas em Junho e nas tabelas comerciais apenas em Setembro), e das plataformas Expresso no digital/online/papel. Como já comentámos, o mispricing Impresa atinge agora foros de irracionalidade (benchmark setorial, benchmark Psi20 e benchmark S&P500) e , capitalizando a 33M quando já deveria estar a capitalizar, pelo PER actual, pelo Passivo/Ebitda e pelo RL actual, hoje devia ter uma Capit. Bolsista de 116M/0,7€ por ação (máx. histórico acima de 1.000M/6€ ação), e isto sem qq pendor especulativo via parceria/OPA/fusão (lá em baixo vou expecular sobre RL2020 e outros factores adicionais de multiplicação da irrisória cotação).

O IFA actualizou continuamente informação sobre decisões, shares e estratégia IPR, enquanto Lisboa Casino e o Álvaro foram os únicos a alvitrar que o PER Impresa era o melhor, globalmente, de todo o sector..e de facto é! PER de 4.3 (=168M ações*0,202€/7.835€RL) , face a um PER médio de 14,8 no PSI, PER médio de 24,7% nos Media da Europa/Ásia e América do Norte (nem os Benchmarks Comcast, At&T Time Warner, TF1 ou RTL chegam sequer a 2/5 desta performance, de 18,9 no S&P500 e de 23,8 no Compx.
Investor M, projetou de forma irrepreensível os resultados (face aos "meus" 6M, os seus 7,6M de RL a IPR deu 7,8M/ face ao "meu" PER estimado de 5,2, o "seu" PER de 4.6 a IPR deu 4.3 (PER/Price earnings ratio » define o nº de anos que demora a "pagar" as ações com o seu resultado líquido). Projeta um RL2020 de 11,3M face à minha projeção de 13,2M*.

Análise resumida dos Resultados financeiros e concorrenciais de 2019 e extrapolação para próximo ano 2020 (primeiro ano completo do novo grupo Impresa):

2 aspetos Insuficientes: 1/ Apenas 74,2% YoY de crescimento dos IVR (chamadas de valor acrescentado) para 11,2M, quando esperava 13,3M (desaceleração da subida no 3º e 4º trim. que deveria ter atingido os 100% de crescimento » receita mais sedutora de todas porque tem uma margem operacional única em termos empresariais » 94% de fillet mignon). Área vital para as projeções 2020 porque tem de atingir os 14M.
2/ O Ebitda negativo de 2,1M da sub-holding InfoPortugal, Incompreensível como é que a única sub-holding com perdas é a que fatura menos, a única que não está em força no Digital, a única que não é estratégica nem relevante para o Grupo (porquê este trash container?). Em 2020, esta área devia passar a rentável, fundida, vendida ou eliminada.

10 aspetos Muito Positivos:
1/ Resultados líquidos da IMPRESA de 7,8 M€ (+150%), um aumento de 4,7 M€ relativamente ao período homólogo do ano passado(PER4,3).
*2020 » De uma forma puramente conjetural, assumindo um crescimento de 5% e de aumento de custos em 1,4% (apesar de os custos financeiros se reduzirem ano após ano), remontando o Forward PE 12M a) pela evolução explícita do RL 4ºtrim 2018 para 4ºtrim 2019; b) pela evolução % do RL do 3º trim. 2019 para o 4º trim. 2019; c) pela projeção histórica 2018/19/20 de 1,1 RL 1ºtrim (2º melhor trim. anual porque beneficia da facturação efectiva da maioria do cash publicitário Natalício de Novembro e Dezembro), face ao 4ºtrim, d) considerando a redução do RL noutros 12,8M e a redução dos encargos financeiros em 8% face a 2019, chegariamos a 13,2M RL 2020 e a um forward PE 2020 de 2,57 (para a cotação actual).
2/ O EBITDA superou os 25,1 M€, registando uma melhoria de 38,6% face ao EBITDA de 2018. A melhoria no desempenho operacional da SIC ficou patente no aumento de 35% do EBITDA que alcançou os 27 M€.
* 2020 - sem os pesados investimentos de 2019, com a redução continuada do passivo e maior receita, o EBITDA tem de alcançar "OtoPatamar" » 35M. Iniciar também programa de recompra de ações de forma a reduzir free float a 25%.
3/Os canais SIC, ou seja, a SIC generalista e os 6 canais por cabo, terminaram o ano de 2019 a liderar com uma quota de mercado de 23,3%, um crescimento de 2.5 p.p. quando comparado com o ano de 2018. Domínio nos targets comerciais que dão o fulcro da receita publicitária (A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54).
*2020 - Projeta-se a manutenção dos 25% de market share dos 7 canais alcançado na 2ª quinzena de Dezembro e mantida até final de Fevereiro.
4/ DIGITAL Topmanagement1/ Agregado de sites da SIC apresentou, em 2019, uma assinalável melhoria face aos resultados obtidos no ano anterior, +71,2%, tendo registado uma média de 16.324.691 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
5/ DIGITAL Topmanagement2/ Número de leitores e assinantes digitais EXPRESSO volta a crescer O EXPRESSO é também a publicação portuguesa líder na circulação digital paga, vendendo, em média, em 2019, mais de 27 mil exemplares por edição. Receita média por assinante baixa no digital mas aumentou o nº de assinantes e aumentou a receita publicitária do publishing via digital.
* 2020 - aumento dos assinantes digitais em 5% e aumento de 80% na receita publicitária digital.
6/ DIGITAL Topmanagement3/ • O agregado de sites do Expresso apresentou uma melhoria de 19,6% em termos de média mensal de visitas em 2019 face à média mensal do ano 2018, tendo registado uma média de 11.836.363 visitas por mês em 2019.
* 2020 - aumento das visitas mensais em 10% e de 80% na receita publicitária digital (em desenvolvimento no último quadrimestre 19).
7/ Resultados financeiros 2019 de -7,3M, terão de melhorar 2,7M em *2020 (acréscimo contextualizado em 2019), fruto da redução consecutiva de 8/9% na dívida líquida e do seu menor custo médio (-40bp?)
8/ As receitas totais do Grupo IMPRESA atingiram 181,9 M€, um crescimento de 5,6%, relativamente ao volume de negócios de 2018. Para este valor contribuíram, em particular, os aumentos nas receitas de publicidade (+7,4%) e de IVR’s (+74,2%).
*2020 - O crescimento das receitas terá de atingir no mínimo 5% tendo por base renegociações da distribuição internacional, Nos e Vodafone, explosão da receita publicitária digital (+80%?), exportação de programas e novelas, nova parceria empresarial em streaming com a Altice (outra?), IVR´´ com crescimento mandatório de 18%, crescimento marginal da publicidade tradicional (2%).
9/ Excelente controlo de custos operacionais que aumentaram apenas 1,8%, resultante do aumento da actividade e da melhoria no desempenho da empresa. Em 2020 os custos operacionais só deviam aumentar 1,4%.
10/A dívida remunerada líquida diminuiu 12,8 M€, em termos homólogos, situando-se em 166,4 M€ , o valor mais baixo desde 2005, ano da tomada de controlo de 100% da SIC.
*2020 - Com dívida e serviço de dívida cada vez menor, com RL+facturação cada vez maiores, no final de 2020 a dívida líquida terá de estar abaixo dos 150M (menos 17M de dívida)

Buzzwords 2020 (a reforçar): Estratégia Digital (bombar na publicidade, monetização, page views)/Direção de programas e entretenimento (Daniel O. é a chave de todo o projeto)/ Liderança no Publishing e nos 7 canais SIC/Vendas Internacionais/Parceira 50/50 oficial no streaming e parceria 100% conteúdos e publicidade com rádios G Renascença/Reentrada media no PSI20 com Cofina em Nov./atingir 80% CB Cofina pós-AC/Qualidade ímpar nos Estúdios+régie (25M), câmaras Hd/equipamentos gerais (20M) , instalações (40M)e terrenos sede (30M)/motivação dos RH/+ venda de packages publicitários integrados da Sic generalista e 6 canais cabo até às subholdings do digital e publishing.
Apresentação1.jpg
Adicionar a esta lista de canais SIC uma nova empresa de streaming em parceria com Altice.png
IPR triple Bear em inversão na MMS50+RF0,218 RF0,264D target prim no máx12M 0,344.gif


Excelente análise do Optimiza. Parabéns! Confesso que já tinha passado os olhos e, só depois de fazer a minha própria análise, voltei a ver. Que curioso, muito parecidas! Talvez tenha sido influenciado mas sinceramente os dados são os que acredito. Deixo então as minhas notas, depois de uma leitura mais cuidada ao Relatório enviado à CMVM:

• Evolução muito positiva das receitas: 182 M€ Vs 172 M€ - uma clara melhoria operacional muito relevante
• Aumento das amortizações: (5.8)M€ Vs (3.5M)€ - demonstram o aumento do investimento (estúdios+material). Não distingui no Balanço os valores de investimento, talvez já tenham sido explicados em R&C anteriores. Vou estar atento ao R&C quando for apresentado aos accionistas.
• Aumento dos custos financeiros: (7.6)M€ Vs (6.4) M€ - apesar da enorme redução do passivo, os custos financeiros aumentam, o que pode estar relacionado com os custos com comissões com o empréstimo obrigacionista. Apenas como exemplo, caso tenha pago uma comissão de colocação aos bancos de 3%, gera um custo de 1.5M€, valor que não se repete em 2020. Também a taxa de juro associada a esse financiamento obrigacionista é superior a outros financiamentos bancários (4.5% vs taxas abaixo de 2% em vários financiamentos bancários) mas reduz a pressão nos passivos correntes e diversifica as fontes de financiamento, o que melhora a capacidade de negociação de todo o restante passivo.
• Enorme redução do passivo corrente: 120M€ Vs 163M€ - redução de 43M€ no passivo de curto-prazo, o que induz uma tranquilidade muito grande na gestão da tesouraria e permite definitivamente focar-se no desenvolvimento do negócio, não estando tão dependente das «boas vontades» do sistema financeiro
• Aumento do passivo não corrente: 128M€ Vs 108M€ - fruto do financiamento obrigacionista, permite aumentar os prazos de financiamento, o que reduz a pressão sobre a tesouraria
• Aumento dos capitais próprios: 133M€ Vs 125M€ - direto dos RL e por não haver distribuição de dividendos.
• Aumento robusto da Autonomia Financeira: 35% Vs 31.6% - aumento da solidez financeira, a Impresa que está cada vez menos dependente de capitais alheios para financiar o seu ativo
• Fortíssima redução da dívida remunerada: 166M€ Vs 179M – talvez o melhor dado destes resultados. A Impresa está cada vez menos dependente de capitais remunerados.

Com tudo isto, mais uma vez, Parabéns a todos! Equipa de gestão, programação, informação e todo o staff. Para serem melhores ainda, só falta tornarem-se accionistas! :D

Revisão das minhas previsões para 2020 (muito em linha com Optimiza):

• Aumento das receitas em 5% para 191M€. Depois do crescimento de 5.6% em 2019, é de prever que o crescimento das audiências da SIC vai permitir capturar uma importante fatia do mercado publicitário, o qual continuará a crescer em Portugal, caso a evolução do covid-19 não entre em níveis «fora de controlo» . De relembrar que a SIC deverá ter o primeiro ano completo com liderança mensal (em 2019 conquistou liderança em Fev.). Também de recordar três grandes eventos com grande impacto publicitário: Rock in Rio, Euro2020 e Jogos Olímpicos. Também as receitas com IVR deverão continuar a crescer, particularmente com o efeito da numeração 761 (1€+IVA) a fazer-se sentir em pleno em 2020. Outras, veremos…
• Aumento dos custos operacionais em 2% para 160M€
• Aumento do EBITDA em 24% para 31M€
• Manutenção das Amortizações em (5.9)M€
• Redução dos custos financeiros para (6)M€
• Redução da Dívida remunerada em cerca de 20M€ para a ordem de 140M€. Concluídos os principais investimentos (edifício e tecnologia na SIC), praticamente todo o EBITDA gerado em 2020, descontando os custos financeiros e IRC, será para continuar a reduzir passivo remunerado
• Aumento da Autonomia Financeira para 40%
• RAI aumenta para 19M€
• IRC:6M€
• RL: 13M€
• PER2020: 2.6

Apesar dos excelentes resultados, o impacto foi praticamente nulo na cotação. Razões? Ninguém sabe. Aponto algumas possíveis:
• Pode dizer-se que parte já estava descontado depois de ter sido a segunda acção que mais cresceu em 2019 (+54%). Mas não me parece.
• O sector dos Media gera alguma desconfiança aos investidores? Talvez. Mesmo assim, a diferença de rácios, nomeadamente o PER é demasiado alto.
• Há investidores que precisam de vender e não compensam algum interesse comprador. Exemplo, será que a Newshold/outro está vendedora? Também ninguém sabe.
• Fraca visibilidade junto de investidores institucionais. Parece-me ser a razão mais forte. O facto da Impresa não ter neste momento qualquer banco de investimento a segui-la, associado ao facto de não integrar qualquer índice relevante, retira visibilidade e nessa medida não há praticamente investidores profissionais a investir na Impresa. É verdade que temos uns «carolas» como o Optimiza (acabo de comparar a minha avaliação com esta do Optimiza e estão muitos parecidas, interessante!), Lisboa_Casino, IFA, Àlvaro. O que já não é nada mau... Mas quando alguém com peso institucional compreender este diamante, é deixar este nosso tesouro subir…

Ao ver as cotações de alguns grupos de Media semelhantes (anteriormente sugeridos pelo Lisboa_Casino) , de facto não têm a vida fácil. Genericamente, cotações de empresas como a TF1, Mediaset ou RTL têm caído ao longo dos últimos anos, embora em alguns casos estejam aos níveis de 2014 mas sempre com oscilações menores do que a Impresa. Os resultados, genericamente têm subido mas muito pouco ao longo dos últimos anos, o que não é o caso da Impresa que tem crescido muito e tem potencial para muito mais. Novamente, os PER são muito superiores, o que leva este benchmark a estar claramente sobrevalorizado relativamente à Impresa. Sem grandes razões especulativas (a Impresa chegou ter um investidor hostil, a Ongoing), devia cotar facilmente nos 0,4-0,6€, para não dizer mais.

Nesta medida, o que fazer? Da minha parte, tenho um valor de investimento muito em linha com a cotação atual e tenho aproveitado todas as quedas abaixo de 0.19€ para reforçar e assim continuarei a fazer. Encaro este investimento, enquanto estiver claramente sub-avaliado, como o meu PPR. Para mim, depois de ter sido a segunda maior subida em 2019, quero acreditar que será, de longe, o melhor investimento em 2020. Quem quiser, acompanha. Quem não quiser, faz outros investimentos (eu próprio tenho alguns outros investimentos numa lógica de trading). Bons negócios!
 
Mensagens: 11
Registado: 26/1/2020 22:58

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/3/2020 22:54

Como é ponto e não ponto parágrafo, respondo dando o assunto por definitivamente encerrado. Ponto parágrafo. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/3/2020 17:04

Acabei de te explicar o porquê na última mensagem. Ponto.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/3/2020 17:00

Disseste que a Impresa já tinha incorporado na cotação ser líder destacada de audiências. Ou não escreveste aqui isto quando a Impresa cotava a pouco mais de 20 e sou eu a sonhar? Eu não sonho contigo, estou é acordado por se tratar de um dos administradores deste fórum. Só por isso. Não tem nada a ver com pessoa que, aliás, exceptuando o que me diz o Google, nem faço a menor ideia quem é.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/3/2020 23:35

Disse o que disse, para evitar que todos os dias deixassem as audiências no fórum. E pelos vistos tinha razão.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/3/2020 22:07

Ulisses, não só não sonho como não sinto necessidade de ir ao divã tentar lembrar-me de tempos passados. Excluíndo o que não disseste da Cofina, porque disseste então o que disseste da Impresa? Ou será pesadelo?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/3/2020 21:11

Já agora, Álvaro, onde é que eu disse que a avaliação da Cofina era uma boa avaliação? Tu deves sonhar comigo, só pode. :mrgreen:

Nunca disse que a Cofina, a Impresa ou qualquer outra acção fora do PSI 20 estava cara ou barata.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/3/2020 21:01

Álvaro, eu não disse que teria tudo incorporado. A única coisa que disse sobre a Impresa, há alguns meses atrás, era que não seria pelas audiências subirem ou descerem 2 ou 3 % que a cotação variaria, porque já era claro para todos que a Impresa tinha conquistado a liderança. Sou incapaz de dizer se está sub avaliada ou sobre avaliada.

Hoje apenas escrevi no tópico porque dizer que a acção não sobe porque a querem deitar abaixo é a argumentação que há 17 anos sempre rebato no Caldeirão, seja de que acção se trate.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/3/2020 19:55

Ulisses, suponho que as acções vão num sentido, ou noutro, de acordo com o movimento mais forte. Isso penso que dispensará grande argumentação. Mas o que eu ainda não consegui peceber é porque é que consideraste que a Impresa, quando cotava pouco acima do valor máximo de hoje estaria com tudo de positivo incorporado, isso é que me pareceu surpreendente, ainda mais vindo de quem considera a avaliação da Cofina uma boa avaliação. Essa abissal diferença de percepção é que me leva a fazer a pergunta.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Goya777 » 3/3/2020 19:38

Candelstick Escreveu:70 acções a 0.2020 num único negócio… estes valores deveriam ser proibidos… 14€...


Podem ser restos de outra transacção.

Embora há duas semanas o meu pai tenha vendido a posição dele que era ainda menor que isso. :lol:
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Impresa - Tópico Geral

por Candelstick » 3/3/2020 17:14

70 acções a 0.2020 num único negócio… estes valores deveriam ser proibidos… 14€...
 
Mensagens: 349
Registado: 29/11/2007 2:25
Localização: No Where

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/3/2020 14:54

lfa, esse discurso de que querem levá-la para baixo é algo normal quando as cotações não seguem a direcção que os investidores esperam, mas faz pouco sentido.

Quem é que tem interesse em que a Impresa baixe? ELa não sobe bem por falta de compradores. Isto muda rapidamente e há algumas razões para isso, apesar do excelente comportamento da SIC. Uma coisa é tu achares que ela devia subir, deixares aqui argumentos para isso, como alguns tão bem têm feito. Outra coisa é dizer que não sobe porque a querem deixar cair.

Um clássico.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por lfa » 3/3/2020 14:39

Àlvaro Escreveu:O Povo é sereno, mas claro que a subida foi rápida e expressiva. Um olho nu burro e outro na cotação faz bem ao coração. 8-)


Caro Àlvaro,

Uma coisa tiveram os resultados da Impresa conseguiram silenciar os detractores da Impresa até agora.

Estão a afinar as estratégias para voltar ao costume tentar e levá-las novamente a patamares mais baixos.

Isso a acontecer será devido à inépcia da Administração da Impresa em não jogar com armas iguais às da concorrência.

Claro se isto fosse uma bolsa a sério hoje ela estaria a subir muito mais mas é o que temos

Por mim é igual se descer compro como fiz há dias quando ela foi perto dos 0,18 se subir vendo.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], cali010201, Ferreiratrade, Garfield, hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, slbnnbobadela e 145 visitantes