Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimpor - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luanova » 10/10/2012 18:12

SMALL1969 Escreveu:
ul Escreveu:ATM acusa de falta de igualdade no tratamento de accionistas

...a ATM sempre questionou o facto de a CMVM não ter permitido que, depois da OPA, a Camargo pudesse avançar com uma aquisição potestativa para comprar as participações dos investidores que não quiseram vender na oferta inicial, dizendo que, por isso, saíram prejudicados.



Podem ter muita razão no fundo da questão, mas invocar ou incluir numa queixa que a CMVM não permitiu a CAMARGO avançar com uma OPA potestativa é demais. :lol:

Então não venderam a 5,5 porque não quiseram, e queixam-se agora que a CMVM não deixou a Camargo lançar uma compra obrigatória a esses 5,5?

Isso normalmente é tudo os que pequenos investidores normalmente querem: Que não tendo aceite uma OPA, que não nos obriguem a aceitá-la numa OPA Potestativa.


SMALL
O assunto é:
Houve acionistas que acharam que o preço dos 5,50 estava baixo para o patrimonio da CIMPOR.
Com uma OPA potestativa o preço pode ser encontrado por um auditor independente e ser maior que o da OPA (que foi condicionada pela CGD (governo))
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 9:51
Localização: Aveiro

por SMALL1969 » 10/10/2012 16:17

ul Escreveu:ATM acusa de falta de igualdade no tratamento de accionistas

...a ATM sempre questionou o facto de a CMVM não ter permitido que, depois da OPA, a Camargo pudesse avançar com uma aquisição potestativa para comprar as participações dos investidores que não quiseram vender na oferta inicial, dizendo que, por isso, saíram prejudicados.



Podem ter muita razão no fundo da questão, mas invocar ou incluir numa queixa que a CMVM não permitiu a CAMARGO avançar com uma OPA potestativa é demais. :lol:

Então não venderam a 5,5 porque não quiseram, e queixam-se agora que a CMVM não deixou a Camargo lançar uma compra obrigatória a esses 5,5?

Isso normalmente é tudo os que pequenos investidores normalmente querem: Que não tendo aceite uma OPA, que não nos obriguem a aceitá-la numa OPA Potestativa.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Opcard » 10/10/2012 14:20

Pequenos investidores enviam carta a Vítor Gaspar a pedir audiência sobre Cimpor

10/10/2012

A associação de pequenos investidores ATM quer reunir-se com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, para encontrar soluções para os pequenos accionistas da Cimpor que, defende, saíram prejudicados da oferta pública de aquisição (OPA) da Camargo Corrêa à cimenteira.

Numa carta dirigida a Vítor Gaspar, a ATM (associação de investidores e analistas técnicos do mercado de capitais) deixa críticas à operação “opaca” que passou mais de 90% do capital da Cimpor para mãos brasileiras e que “colocou em causa a protecção dos pequenos accionistas”.

Os signatários, Octávio Viana e Joaquim Cardoso, presidente e conselheiro da ATM, respectivamente, questionam mesmo a “calorosa recepção à tomada de controlo de uma empresa portuguesa de capital aberto”. Essa posição deve-se, dizem, ao facto de a Caixa Geral de Depósitos, que era dona de 9,60% da Cimpor, ter logo anunciado a disponibilidade para vender na OPA por 5,50 euros, a contrapartida inicial oferecido pela Camargo.

“Uma decisão que fez todos os accionistas reféns da mesma, sendo que uns, por medo de maiores perdas, foram obrigados a vender na OPA e outros, resistentes, vêem-se agora sem possibilidade de reagir à perda de valor que tal venda inequivocamente originou à sociedade”, aponta a carta dirigida ao ministério do Terreiro do Paço. O facto levou os responsáveis da Caixa a discutirem o tema na Assembleia da República.

Os títulos da Cimpor, vendidos na OPA a 5,50 euros, estão a ser negociados em bolsa nos 3,26 euros na sessão de hoje, quarta-feira, depois de terem perdido terreno quando terminou a operação.

ATM acusa de falta de igualdade no tratamento de accionistas

Para a ATM, houve um tratamento diferenciado dos investidores nesta OPA lançada pela InterCement, da Camargo, mas a cuja participação estava imputada a posição da Votorantim (já que estava acordada uma troca de activos para depois da oferta). Assim, a empresa ficou com 94,11% da cimenteira após a oferta.

“Estamos convencidos que o valor dos activos da Cimpor a entregar na troca com a Votorantim é superior ao valor da contrapartida oferecida, o que a verificar-se, demonstrará imediatamente a assimetria de tratamento e informação gerada nesta Oferta, para além da inequívoca retirada de valor aos accionistas que aceitaram ("forçadamente") a oferta”, salienta a carta da associação. Os activos da Cimpor estão a ser avaliados pelo Morgan Stanley e pelo Rothschild para determinar a transacção entre a empresa, a Camargo e a Votorantim (e, assim, esta última deixar de ser accionista da Cimpor).

Além disso, a ATM sempre questionou o facto de a CMVM não ter permitido que, depois da OPA, a Camargo pudesse avançar com uma aquisição potestativa para comprar as participações dos investidores que não quiseram vender na oferta inicial, dizendo que, por isso, saíram prejudicados. A reguladora responde com o código de valores mobiliários.

Aviso de protestos na rua

Na carta em que pede um encontro com Gaspar, a associação de pequenos accionistas abre espaço para se manifestar publicamente na rua.

“A única forma de partilhamos este descontentamento dos nossos associados e de outros investidores é através de uma manifestação pública, na rua, em frente da CMVM e da Assembleia da República e que só esse executivo poderá travar procurando que a legalidade seja reposta”, avisam Octávio Viana e Joaquim Cardoso.

Esta não foi a primeira acção da associação presidida por Octávio Viana relativa à OPA à Cimpor, que avançou, na semana passada, com uma providência cautelar contra a troca de activos acordada entre a Votorantim, Cimpor e Camargo.
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

por SMALL1969 » 10/10/2012 10:07

3 palavras chave: "BES", "poderão", "2009"

E se investigassem a BRISA chegavam a conclusão idêntica. Depois dizem que nós (pequenos investidores) estamos sempre a imaginar coisas....

in negocios.pt
"DIAP acusa dois gestores do Grupo Espírito Santo de "insider trading" na OPA sobre a Cimpor. Prisão pode ser comutada em multa. Carlos Beirão da Veiga e o sobrinho, ambos quadros do Grupo Espírito Santo (GES), poderão ser condenados a uma pena de prisão de cinco anos. Em causa está um conjunto de transacções suspeitas com acções aquando da OPA da CSN sobre a Cimpor, em 2009"
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

Notícia de 01/10/2012 do JN

por HOPE » 1/10/2012 4:10

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos (ATM) pretende impedir que a troca de activos da Cimpor entre a Camargo Corrêa e a Votorantim se concretize. Octávio Viana, presidente, e Joaquim Cardoso, o conselheiro jurídico da ATM, entregaram uma providência cautelar que, caso seja aceite pelo tribunal, poderá congelar a operação.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

OPAS sobre a Brisa e Cimpor...

por HOPE » 28/9/2012 17:24

Boas tardes.
Em função do resultado final destas 2 Opas, não consideram que na Cimpor há MAIS hipóteses de ter que haver uma acção potestativa (a 6,50€/acção) por parte do oferente na retirada do estatuto de Sociedade aberta, uma vez que este ficou com mais de 90% do capital e do controle...do que no caso da Brisa, em que um destes princípios não foi atingido/conseguido?

A hesitação da CMVM sobre a situaçao da Brisa não deveria catapultar as acções da Cimpor para uma valorização superior do que às acções da Brisa?

Se alguém estiver bem informado sobre esta problemática, agradecia comentário (aqui não há gráficos-lol). Obrigado
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por Renegade » 28/9/2012 15:56

É a adrenalina :lol:

No dia em que tiver um stop a 5.33 da CPR e fôr disparado, fico feliz 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 685
Registado: 12/9/2011 14:15
Localização: Porto

Re: Ok!

por luanova » 28/9/2012 15:36

rasteiro Escreveu:Não deu.
foram a 5.30
entrada a 5.22
abraços



rasteiro Escreveu:Já chega para mim.
STOP, a 5.33€, que é mesmo para mas levarem.
Lá vou eu que ir outra vez ao leitão á mealhada, outra vez! :mrgreen: :mrgreen:

Abraços


Este post não deve ser daqui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 9:51
Localização: Aveiro

por rasteiro » 28/9/2012 14:50

Ok, OK...............
é a adrenalina
Desculpem

Abraços



Ulisses Pereira Escreveu:rasteiro, dizeres que vais entrar a y e sair a X não é aquilo que queremos no Caldeirão. Se quiseres colocar argumentos, tudo bem. Se colocares só entradas e saídas, teremos que apagar os teus posts pois violam as regras do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 28/9/2012 14:48

rasteiro, dizeres que vais entrar a y e sair a X não é aquilo que queremos no Caldeirão. Se quiseres colocar argumentos, tudo bem. Se colocares só entradas e saídas, teremos que apagar os teus posts pois violam as regras do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Ok!

por rasteiro » 28/9/2012 14:42

Não deu.
foram a 5.30
entrada a 5.22
abraços



rasteiro Escreveu:Já chega para mim.
STOP, a 5.33€, que é mesmo para mas levarem.
Lá vou eu que ir outra vez ao leitão á mealhada, outra vez! :mrgreen: :mrgreen:

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Ok!

por rasteiro » 28/9/2012 14:31

Já chega para mim.
STOP, a 5.33€, que é mesmo para mas levarem.
Lá vou eu que ir outra vez ao leitão á mealhada, outra vez! :mrgreen: :mrgreen:

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por rasteiro » 27/9/2012 16:41

não deves estar a falra para mim, pois não?
é que tu como o resto do pessola do caldeirão sabem que eu jogoa ao CÉNTIMO.
por isso nunca estou á espera de POTES DE OURO.
e depois á uma ferramenta na bolsa que se chama:STOP.

abraços :mrgreen:


SMALL1969 Escreveu:Pois. E mais tarde, o que ganham numa vão perder noutra.......e assim vão os pequenos perdendo cada vez mais dinheiro, ao tentar descobrir potes de ouro em vez de analisarem outros títulos.
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por SMALL1969 » 27/9/2012 16:36

Pois. E mais tarde, o que ganham numa vão perder noutra.......e assim vão os pequenos perdendo cada vez mais dinheiro, ao tentar descobrir potes de ouro em vez de analisarem outros títulos.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

Re: bem!!!!

por Renegade » 27/9/2012 16:22

rasteiro Escreveu:Ok, eu explico
Com estas subidas malucas de um momento para o outro, nestas duas cotadas e sem noticias publicadas que justifiquem estas subidas, poderá sempre haver muitos investidores nos cofres finais a entrar, para no caso de haver noticias após o fecho de mercado, estarem dentro, OK

Abraços

Renegade Escreveu:
rasteiro Escreveu:os cofres finais nesta menina e na BRISA, prometem
á que estar atento

Abraços


Não percebi, podes explicar?


Assim espero. Estou dentro também e isto não "ata nem desata"...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 685
Registado: 12/9/2011 14:15
Localização: Porto

Re: bem!!!!

por rasteiro » 27/9/2012 16:18

Ok, eu explico
Com estas subidas malucas de um momento para o outro, nestas duas cotadas e sem noticias publicadas que justifiquem estas subidas, poderá sempre haver muitos investidores nos cofres finais a entrar, para no caso de haver noticias após o fecho de mercado, estarem dentro, OK

Abraços

Renegade Escreveu:
rasteiro Escreveu:os cofres finais nesta menina e na BRISA, prometem
á que estar atento

Abraços


Não percebi, podes explicar?
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: bem!!!!

por Renegade » 27/9/2012 16:14

rasteiro Escreveu:os cofres finais nesta menina e na BRISA, prometem
á que estar atento

Abraços


Não percebi, podes explicar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 685
Registado: 12/9/2011 14:15
Localização: Porto

bem!!!!

por rasteiro » 27/9/2012 16:12

os cofres finais nesta menina e na BRISA, prometem
á que estar atento

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Cimpor

por rasteiro » 27/9/2012 15:52

Já estava á espera disto :mrgreen: :mrgreen:
E O BURRO SOU EU!!!!!!!!!!!!

Abraços


rasteiro Escreveu:será que vai arrancar também?
a brisa já leva 7.22% de ganhos, e esta menina nada.
á que entrar e ver se a brisa influência esta menina.

abraços


luanova Escreveu:Alguem tem novidades sobre a Cimpor?
Isto de dia para dia cai mais.
Deve estar para sair alguma coisa.
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Cimpor

por rasteiro » 27/9/2012 14:20

será que vai arrancar também?
a brisa já leva 7.22% de ganhos, e esta menina nada.
á que entrar e ver se a brisa influência esta menina.

abraços


luanova Escreveu:Alguem tem novidades sobre a Cimpor?
Isto de dia para dia cai mais.
Deve estar para sair alguma coisa.
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Cimpor

por luanova » 27/9/2012 9:39

Alguem tem novidades sobre a Cimpor?
Isto de dia para dia cai mais.
Deve estar para sair alguma coisa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 9:51
Localização: Aveiro

por reis2009 » 18/9/2012 18:11

A diferença é que hoje teve mais volume...
Estou optimista para os próximos dias.

Infelizmente os investidores racionais são os que sofrem mais, não há volta a dar.
 
Mensagens: 69
Registado: 26/3/2009 23:02
Localização: 14

por Renegade » 18/9/2012 17:08

reis2009 Escreveu:Vai ser o costume.... Um salto no fecho da sessão e depois sairá a notícia.

Alguém já comprou 80.000 hoje e vai ganhar €€€...
Esclareço que estou dentro e estou à espera de vender ao preço da OPA. Os ultimos dias não têm sido fáceis, mas acho que há luz ao fundo do tunel.


Para já, acabou sem grande ganho, quase na linha de água...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 685
Registado: 12/9/2011 14:15
Localização: Porto

Re: Teimosamente: contra os canhões...marchar marchar! :)

por HOPE » 18/9/2012 16:06

HOPE Escreveu:
reis2009 Escreveu:Vai ser o costume.... Um salto no fecho da sessão e depois sairá a notícia.

Alguém já comprou 80.000 hoje e vai ganhar €€€...
Esclareço que estou dentro e estou à espera de vender ao preço da OPA. Os ultimos dias não têm sido fáceis, mas acho que há luz ao fundo do tunel.



Realmente Reis, não têm sido nada fáceis, a vê-la a descer dia após dia, sem tréguas. Também estou longo. Já por diversas vezes me senti tentado a vender e assumir as perdas, esquecer e partir para outra. Mas também ambiciono vender na ação potestativa, ao preço da OPA. A ver vamos. Cumprimentos




Por outro lado, penso o seguinte: o que impede os "Opeiros" de estar a comprar tranquilamente (para não as fazerem subir) no mercado as acções sobrantes e desvalorizadas...em vez de as adquirirem pelo dobro do preço a uns quantos investidores privados e isolados, sem poder nenhum?
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Teimosamente: contra os canhões...marchar marchar! :)

por HOPE » 18/9/2012 15:29

reis2009 Escreveu:Vai ser o costume.... Um salto no fecho da sessão e depois sairá a notícia.

Alguém já comprou 80.000 hoje e vai ganhar €€€...
Esclareço que estou dentro e estou à espera de vender ao preço da OPA. Os ultimos dias não têm sido fáceis, mas acho que há luz ao fundo do tunel.



Realmente Reis, não têm sido nada fáceis, a vê-la a descer dia após dia, sem tréguas. Também estou longo. Já por diversas vezes me senti tentado a vender e assumir as perdas, esquecer e partir para outra. Mas também ambiciono vender na ação potestativa, ao preço da OPA. A ver vamos. Cumprimentos
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JAAMC, jcovas77, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 370 visitantes