Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem é quem ou o quê dos traders do Caldeirão?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zezus » 20/7/2006 18:34

Tenho 45 anos, sou TOC (técnico de contas) . Ando nesta vida dos mercados desde 2002. Experimentei negociar futuros e agora não quero outra coisa.... emoções muito fortes :)

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 23/7/2004 12:57
Localização: porto

por ccarvalho » 20/7/2006 18:24

depois de analisar esta "estrondosa" participação fico com a sensação de que estamos todos à procura de emprego!!! eh!eh! bem hajam todos.
cc
 
Mensagens: 193
Registado: 14/7/2006 14:44

Info

por Cem » 20/7/2006 18:16

Sou veterano dos foruns sobre mercados, adoro a adrenalina do trading, sou muito disciplinado a seguir à risca as regras estabelecidas para compras e vendas e o meu hobby é a pesquisa do graal dos sistemas de negociação automáticos através de fórmulas matemático / estatísticas que consigam medir as vontades emocionais prevalecentes.
Tenho 49 anos, sou Engenheiro e adepto da Briosa.
Embora goste muito da profissão que exerço acho que os mercados são realmente o mundo fascinante por onde deveria ter enveredado se pudesse voltar atrás, embora a opção que fiz me deixe também satisfeito e realizado.
Se pudesse ter tempo disponível faria intraday trading como profissional no sector da especulação financeira, sem dúvida.
Não o faço porque felizmente exerço uma profissão bem remunerada a nível de Direcção da empresa onde trabalho e com uma actividade que nos dias que correm ainda me motiva bastante.
Como não me posso dar ao luxo de olhar durante o dia para os mercados, só os consigo espreitar de vez em quando, faço apenas position trading.
Gostava de me reformar antes da idade que agora andam para aí a discutir e dedicar-me ao profissionalismo como trader, mas para isso acontecer aindo preciso de capitalizar umas coroas durante mais uns 3 a 5 anitos.
O hobby dos mercados acabou contudo por me proporcionar maiores retornos pessoais nos últimos 10 anos do que a minha verdadeira profissão, embora já tenha tido um ano com retornos negativos.
A família queixava-se um bocado no início da minha obsessão ritual em perder cerca de 2 horas por dia a seguir ao jantar a preparar no computador as estratégias para a sessão do dia seguinte mas como os resultados globais têm sido compensadores nunca mais me contrariaram, lol.
Adoro a família, são pessoas impecáveis e extrovertidas, a minha mulher e a minha filha de 13 anos, uma sportinguista ferrenha :-( .
Adoro jantar fora com elas em bons restaurantes e descobrir permanentemente as boas iguarias da nossa cozinha portuguesa.
Sempre que tenho disponibilidade adoro ir com o pessoal passar umas boas férias para o estrangeiro, de preferência em praias para as Caraíbas ou para o Adriático. A parte chata é que costumo deixar umas posições abertas e apesar de longe de casa e do computador não consigo evitar que todos os dias à noite espreite a televisão para ver o que os mercados andam a tramar...
Isto já vai para aqui uma novela e ainda tenho de voltar ao trabalho, xau a todos!

Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

E o sexo ? amiga.

por Gaiolas » 20/7/2006 18:12

Cá vai..não sou careca e não ando de skates...mas lá pela altura do 25 de Abril, fazia patinagem artistica...

Ohh Vieira, não quer que entre em pormenores escabrosos tipo idade, pois não?


Olá amiga, hi hi hi, não sabes quem eu sou, mas eu tambem já fui vitima do teu nick, já falamos diversas vezes (outro nick) no café do JAS.

Digo do JAS não por ter visto a escritura mas por ter sido ele que levou lá.

Já reparas-te que nas apresentações ninguem refere o sexo, não que interesse, mas partimos quase todos do presuposto que somos homens, ERROR, ERROR, ERROR.

Elas andam por ai, danda cartas a muinto boa gente.

xau e beijinhos a todas as meninas e abraços aos meninos :wink:
Os preços não são previsíveis, mas as suas flutuações podem ser descritas pelas leis matemáticas do acaso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 28/5/2006 0:54

por Qualnhick » 20/7/2006 18:05

Tenho 36 anos, formação na area do Marketing, sou empresario nas areas do imobiliario e informatica e tenho aproximadamente 18 anos de experiencia na bolsa. Invisto principalmente nos mercados europeus (PSI, CAC e DAX) e TW.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

por charles » 20/7/2006 18:03

estou na area das vendas, tenho 10 anos de mercados, nos ultimos dois anos mais dedicado ao dax


a minha 1ª compra subscrita com papel e tudo no banco lolololo foram 500 contos de jmt que agora se ainda as tivesse estava rico hehehe :mrgreen: a minha pior compra como nao podia deixar de ser foi a pad

um abraço a todos
Editado pela última vez por charles em 24/10/2008 21:21, num total de 2 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por scpnuno » 20/7/2006 17:26

Ó scpnuno eu ainda não vi a tua apresentação...


Pensei que o único que estava um bocado para o careca e não andava de skates era eu !!


Cá vai..não sou careca e não ando de skates...mas lá pela altura do 25 de Abril, fazia patinagem artistica...

Ohh Vieira, não quer que entre em pormenores escabrosos tipo idade, pois não?

Abraçinhos (uma beijoca solidária ao Clinico)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

.

por GRodri » 20/7/2006 17:19

Bem, parece que sou, por enquanto, o mais novo. O mais menino...eheheheh!
Ando nestas lides desde que entrei na faculdade. Tenho 21 anos, estudo Economia na FEUC e estou de partida(agosto) para os Estados Unidos no âmbito de um programa de intercambio, onde vou passar o primeiro semestre do proximo ano lectivo.
O meu "goal" é conseguir um dia trabalhar numa financeira tipo GSachs, Morgan Stanley, JPMorgan,...etc.
Em termos de formação gostava de conseguir um estágio muma empresa do tipo e tirar um MBA.

Abraço

GG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 7/5/2005 21:41
Localização: USA

por vieira » 20/7/2006 16:56

scpnuno Escreveu:Calma Clinico...

A "velha guarda" - eu, o Jas, o Ovos Moles, o Josema e mais alguns estamos caladinhos....
Da maneira como as coisas estão, ainda começam pra aí a falar de pedofilia, ou caraças :mrgreen:
Isto é tudo malta nova, desportos radicais, rap, etc :(

Abraços

P.S. Nós não somos velhos... somos melhorados pelo tempo, tal como o vinho do Porto (onde é que eu já ouvi isto?)


Ó scpnuno eu ainda não vi a tua apresentação... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1875
Registado: 9/12/2005 18:40

quem é quem

por Clinico » 20/7/2006 16:52

Ah Ilustre Senhora, já fico mais descansado!!! :lol: :lol: Pensei que o único que estava um bocado para o careca e não andava de skates era eu !!
:mrgreen:
Grato pelo apoio moral :roll: :lol: :lol:
Cumprimentos
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por scpnuno » 20/7/2006 16:44

Calma Clinico...

A "velha guarda" - eu, o Jas, o Ovos Moles, o Josema e mais alguns estamos caladinhos....
Da maneira como as coisas estão, ainda começam pra aí a falar de pedofilia, ou caraças :mrgreen:
Isto é tudo malta nova, desportos radicais, rap, etc :(

Abraços

P.S. Nós não somos velhos... somos melhorados pelo tempo, tal como o vinho do Porto (onde é que eu já ouvi isto?)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Rui A » 20/7/2006 16:40

Idade: 26 anos

Experiência: 9 anos (circa 1997 - desde as privatizações da EDP e PT; altura em que via as cotações no teletexto)

Primeiros títulos: EDP, PT, Telecel e Inparsa (1997 e 1998)

Habilitações: Lic. em Matemática Aplicada e Computação / Lic. em Engenharia dos Computadores e Telemática

Excelentes negócios: nada a salientar

Bons negócios: as primeiras duas semanas de negociação de warrants

Maus negócios: a bolha "tecnológica"

Péssimos negócios: terceira semana de negociação de warrants (Nokia, em Abril de 2004) - ainda não estou refeito dos danos e (ainda) continuo a recuperar (psicologicamente e financeiramente)
 
Mensagens: 304
Registado: 10/3/2004 17:35

quem é quem

por Clinico » 20/7/2006 16:39

QUER DIZER QUE O VELHO SOU EU ????? :evil: :evil:
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por CAFLX » 20/7/2006 16:39

25 anos, consultor financeiro de uma instituição financeira e a ver affluents a responderem a este topic he he
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 214
Registado: 1/2/2005 10:28

por guernica » 20/7/2006 16:11

Ando nisto da bolsa desde a 1ª OPV da EDP. Actualmente negoceio essencialmente forex mas por vezes dou uma perninha nas acções e cfd.
Iniciei-me, em AT, no bolsainvest lendo os saudosos César Borja e Pedro Miranda, designado xpeculator e outras vezes guerreiro da luz.
Uma nota é a de que acções só USA, pois fiquei muito descrente na bolsa portuguesa após aqueles anos negros nos quais não quero sequer pensar.
Quanto à profissão e habilitações: sou licenciado em direito e trabalho no sector público.
Saudações.
 
Mensagens: 170
Registado: 17/6/2005 19:43

por novo_nisto » 20/7/2006 15:53

Tenho 31 anos, sou engenheiro mecânico e até não há muito tempo mercados era coisa que me dizia muito pouco, accções era só para tubarões com grandes conhecimentos no mundo empresarial e o bloomberg era, de longe, o pior canal da televisão.

Mas na primavera de 2003 tive um click. Na capa do primeiro número da revista CARTEIRA (que a minha mãe, não eu, tinha comprado) vinha escrito em letras garrafais "Sabe que pode ganhar 20% ao ano". "Olá, isto interessa-me" pensei eu. Li com atenção, olhei para as rentabilidades dos fundos da caixa e no dia seguinte subscrevi um ou dois. Nesse mesmo ano abri conta no BEST e comecei a subscrever fundos internacionais. Em 2004 e 2005, para além de fundos, aventurei-me em acções do PSI20 sempre numa lógica de buy and hold.

Em setembro de 2005 o PSI20 não me chegava comecei a investir em acções europeias, e a partir de dezembro também em americanas. Tudo baseado em MACD e RSI.

Tirando a pararede, o pior negócio que já fiz até hoje, a coisa correu bastante bem. Até Maio passado. Aí percebi como ainda estou verdinho. Entretanto arranjei o Metastock, comecei a levar a AT mais a sério, a olhar também para índices para ver the big picture. E tenho-me dedicado a títulos americanos e franceses.

Nos próximos tempos tenho ideia de começar a simular futuros e CFD's para começar a ter posições sobre índices e poder, também, apostar no lado curto de forma a continuar a investir quando este bull market terminar (se é que não está já a terminar).

Como outros já disseram também me sinto fascinado, ou devia dizer viciado, nisto dos mercados.

Tenho aprendido muito aqui no caldeirão e fico impressionado com o nível de conhecimento e abrangência de alguns forunistas. E muitas vezes me pergunto também se não há aqui quem faça disto vida, dada a profundidade da pesquisa que mostram.

Obrigado pela partilha.

Espero com o tempo ir dando um contributo cada vez mais valioso.
 
Mensagens: 461
Registado: 30/8/2005 15:11

por ptmasters » 20/7/2006 15:44

Ora vivas. Como foi bem interessante ler este tópico.

É engraçado comparar a ideia que temos (tínhamos) dos membros com aquilo que agora nos revelam e respectivas idades :)

Excelente iniciativa!

Quanto a mim, se não escapou ninguém, sou de 1974 como o MA. 32 Primaveras portanto.

Sou tenho o curso de Contabilidade e Admn (Bac) e Auditoria (Lic).

Trabalho numa multinacional cotada no DJ30 onde sou responsável pala área de Tecnologias e Sistemas de Informação com o propósito de inovar.

Como actividade secundária, sou sócio gerente duma empresa de Contabilidade e Consultoria Fiscal (passe a publicidade, quando precisarem, contactem-me 8-) 8-) )

Bolsa, comecei entre 1994 e 1996, não me lembro precisamente, com as primeiras acções compradas da PT a 2520 escudos (onde meti a minha mãe, pai, irmã, cão, piriquito....).

Vejo a bolsa como um hobby onde pretendo "apenas" que me vá pagando a casa, o que me leva a ser tipicamente um trader de curto (curtíssimo prazo dias / semanas). Tempos a tempos, salto e só olho, medida anti-stress, e para poder focar noutras áreas.

Um abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por MMaduro » 20/7/2006 15:44

ora bem, eu sou controller numa empresa que se dedica à produção de biocombustíveis a partir de óleo vegetais, tenho 29 anos mas sou da "classe de 76" e o meu baptismo de bolsa foi com a Cofina em 2004, antes de cisão Cofina-Altri....
como todos, tive/tenho bons negócios e maus negócios....

mas de um coisa tenho a certeza, se não tivesse ocnhecido o Caldeirão, de certeza que não tinha apanhado o "bichinho" da bolsa...

bons negócios
 
Mensagens: 76
Registado: 21/6/2005 12:32
Localização: 16

..

por Razao_Pura » 20/7/2006 15:43

Formação em gestão com p.g. em Marketing.
Trabalho na gestão financeira de projectos num Grupo Industrial.
Estou na bolsa desde mil novecentos e noventa e troco-passo. Comecei como 99% dos portugueses, a comprar acções nas pivatizações. Aprendi algumas noções na faculdade numa cadeira que tive sobre mercados financeiros e desenvolvi o pouco que sei nos foruns da net, nos chats, começando nos saudosos bolsa.pt, no portaldebolsa e noutros por onde fui passando, no emerging trade, no dif, etc... passando pelo bolsainvest, pelo forum da sic e agora no caldeirão.
Ah, e não sou de 1977! Sou de uns anos antes. Mas sou portista para compensar. :mrgreen:

R.P.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Laraujo » 20/7/2006 15:39

Bom tópico!!! Excelente ideia!!

35 anos!!

Sou licenciado em Merketing e Director comercial de uma empresa de comunicação.
Ando nisto desde 2000 (fica o Histórico), mais a sério desde 2004. Nas acções safo-me bem. Nos TW conseguem facilmente identificar o ano em que comcei!!! :cry:
Este ano já tinha recuperado 9000€, só acções e fundos, nos primeiros 3 meses, quando comecei novamente nos TW.

Gosto especial pela AT.


2000 1.092,96 € 1.092,96 €
2001 593,97 € 1.686,93 €
2002 227,13 € 1.914,06 €
2003 -202,08 € 1.711,98 €
2004 4.361,03 € 6.073,01 €
2005 -10.736,22 € -4.663,21 €
2006 2.120,97 € -2.542,24 €

Cumprimentos
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 336
Registado: 22/3/2005 17:04
Localização: Lisboa

por f00tsie » 20/7/2006 15:34

Olá a todos,

Tenho 35 anos, sou finalista de Gestão Financeira e trabalho na área dos sistemas de informação. Cheguei ao mercado nos finais de 98 e fiquei até a Bolha rebentar em Março de 2000. Não guardo ressentimentos daquela época por que, na verdade, não fui muito atingido. Naquela altura a euforia do mercado não permitia exposições prolongadas e era fácil entrar no papel num dia e largá-lo no dia seguinte com uma mais-valia apreciável.

Regressei em 2003 e para além do PSI negoceio no DAX.

Por último quero apenas deixar uma palavra de reconhecimento para o Ulisses e para os restantes administradores do fórum. Afinal é graças a eles que nos encontramos diariamente neste espaço.

Bem hajam & um abraço a todos.

F00tsie
«Não há maior risco do que não assumir risco nenhum.»
 
Mensagens: 33
Registado: 12/5/2006 21:53
Localização: Portugal

por Elias » 20/7/2006 15:32

Olá a todos,

Tenho 38 anos, sou eng. electrotécnico e de computadores (IST, 1991) e trabalho no sector das telecomunicações.

As primeiras acções que tive foram as EDPs da primeira fase de privatização que foram para o mercado em 1997. A partir desse ano comecei a investir regularmente. Já vivi um bull barket e um bear market, o que é como dizer que já tive anos muito bons e outros em que a coisa deu para o torto. Considero as perdas que tive como um custo de aprendizagem, que me permitiram saber aquilo que sei hoje e me levam a não repetir certos erros básicos.

Inicialmente investia apenas no PSI-20, actualmente ando também no CAC-40, pois tem bastante mais liquidez e volatilidade. Nas horas vagas compro uns turbos do DAX. 8-)

Saudações,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Quico » 20/7/2006 15:26

Deixa lá scpnuno. Nós eu tb fui vítima do teu avatar... :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por scpnuno » 20/7/2006 15:22

E "estrografias" (como diz o meu filho mais novo) - estrografias do pessoal? frente, perfil e fato de banho?
É que assim a coisa fica um pouco crua...
e evitavam-se erros como o que cometi com o Ulisses de pensar que o moço tinha pra aí 60 anos e uma barba tipo Pai Natal..acho que fui influenciada pelo avatar.
Mas deste facto já pedi desculpas ao próprio, que me perdoou, mas como retaliação, cortou o subsidio ao Mech.
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 20/7/2006 15:17

Tenho 32 anos e os mercados são uma fonte de rendimento adicional.

Faço poucos negócios por ano (não é essa a razão de não viver dos mercados no entanto) e os meus investimentos visam o médio-prazo. O valor da carteira é modesto.

Comecei a interessar-me pelos mercados em 1997 mas a dedicar-lhes só uma parcela de tempo significativa a partir de 99/2000. Formado em Engenharia Electrotecnica e de Computadores.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 413 visitantes