Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem é quem ou o quê dos traders do Caldeirão?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ajudante de cozinha caldeirao

por NELASamonta » 26/5/2011 2:48

cumprimentos a todos.
tenho 50 anos nome joao e moro no barreiro.
nao tenho habilitaçoes escolares ou academicas e desde que sai dos fuzileiros em 1982 tenho feito as senhoras e meninas felizes... gigolo....chulo em portugues vernaculo.
como ja emaginaram ultrapassei o prazo de validade(os jogadores de futebol e aos 30!)e estou na reforma da profissao lol.
estou a começar nestas andanças de produtos financeiros e acçoes onde espero colocar activos que tenho alocados a DP.procuro construir potfolio a 10 anos para ter alguma segurança na velhice.
obrigado a todos os participantes que ensinam e elucidam os maçaricos e menos conhecedores
 
Mensagens: 28
Registado: 4/5/2011 5:32
Localização: 17

por Ulisses Pereira » 25/5/2011 18:10

Deixem-me só dizer que ao ler este tópico fico com aquela sensação de missão cumprida de quando criámos o Caldeirão.

Que sensação boa. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Mais um aprendiz de cozinheiro no Caldeirão!

por Mike37 » 25/5/2011 16:58

Viva!
Descobri este tópico depois de quase dois anos a navegar pelos ingredientes do caldeirão!
Registei-me e aqui estou eu nas apresentações!
Tenho 43, vivo em Leiria e trabalho na área do Planeamento e Ordenamento do Território.
Como muitos de vós, li e reli as tácticas, técnicas, avisos e afins para quem se quer iniciar na Bolsa!
Falava de peito inchado em indicadores MACD, Bollinger's e Momentus em qualquer conversa de café...e garantia a pés juntos que isto de investir na Bolsa eram favas contadas, bastava "Study the case" com pormenor e venham de lá essas mais valias! Ingenuidade Franciscana...
Primeira participação no PSI20 em Abril do ano passado e... -20% !!! Nas primeiras impressões ainda usei a palavra "azar" para o descalabro! ;)
Segunda participação feita de raiva e... - 15%!!! Ahh, e tal...a conjuntura não era a melhor...!
Passei mais 6 meses a ler e a observar os mercados...
Agora, muito mais leve de pensamentos facilitistas (e de carteira!) estou quase a recuperar do "estrago" inicial, com 3 rentabilizações bem sucedidas! Aleluia!
Contada que está a "estória" da praxe, considero-me um aprendiz de caldeirão que todos os dias aprende qualquer coisa nesta casa, pelo que ficam os meus agradecimentos a todos os que aqui deixam a sua pitada de sal ou pimenta!
abx
A Journey of a thousand miles must begin with a single step!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2
Registado: 19/2/2010 15:48
Localização: Leiria - Portugal

por J9 » 25/5/2011 16:15

Boa tarde.

O meu nome é Jorge aka J9 aka Joker.

Sou formado em economia, trabalho na área comercial e já há cerca de 3 anos me dedico a esta vidinha de tentar ganhar algum na bolsa.

Os ganhos têm sido parcos e normalmente bem estourados em jantaradas com a malta e outros vícios afins! :lol:

Sobretudo tento divertir-me o que normalmente só acontece quando a coisa corre bem, porque quando a coisa começa a baixar... :x

Só tenho transaccionado a nível de acções do PSI20, quer por maior facilidade de conhecimento das empresas, quer por uma questão de custos por transacção.

O meu sector preferencial é a banca, o que já (especialmente ultimamente) me tem dado alguns dissabores, mas também boas oportunidades que nem sempre agarro!

Dito isto ponho-me ao dispor os meus parcos conhecimentos e espero vir a aprender muito por aqui!

Abreijos a todos! :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

Re: Apresentação

por GSPinto » 25/5/2011 16:03

Presa35 Escreveu:
GSPinto Escreveu:Já reparei no entanto que o Caldeirão é de facto um ou o melhor local em Portugal para se esclarecerem dúvidas sobre a Bolsa, já tenho lido e aprendido bastante com os tópicos existentes.
Gabriel Pinto


Seja benvindo.
Não te fies em tudo o que se diz. :mrgreen:

Presa35

Ah claro, nem aqui nem em qualquer outro sítio.
Obrigado pela dica :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9
Registado: 5/5/2011 13:08
Localização: Parchal

Re: Apresentação

por LOAMIL » 25/5/2011 15:55

Presa35 Escreveu:
GSPinto Escreveu:Já reparei no entanto que o Caldeirão é de facto um ou o melhor local em Portugal para se esclarecerem dúvidas sobre a Bolsa, já tenho lido e aprendido bastante com os tópicos existentes.
Gabriel Pinto


Seja benvindo.
Não te fies em tudo o que se diz. :mrgreen:

Presa35

...e se lê!

ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 325
Registado: 11/12/2007 13:34
Localização: Braga

Re: Apresentação

por Presa36 » 25/5/2011 15:45

GSPinto Escreveu:Já reparei no entanto que o Caldeirão é de facto um ou o melhor local em Portugal para se esclarecerem dúvidas sobre a Bolsa, já tenho lido e aprendido bastante com os tópicos existentes.
Gabriel Pinto


Seja benvindo.
Não te fies em tudo o que se diz. :mrgreen:

Presa35
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1008
Registado: 5/11/2002 0:25
Localização: Ponte de Lima

por mquinaz » 25/5/2011 15:40

artista1939 Escreveu:
mquinaz Escreveu:
FilRib Escreveu:
artista1939 Escreveu: Basicamente isto quer dizer que para o comum dos mortais sou um paz de alma, mas se as minhas artérias falassem diriam outra coisa bem diferente.


Há muito tempo que não me identificava tão bem como uma frase....!


:mrgreen: :mrgreen: Pensei axatamente o mesmo.

Engraçado este artista1939... Para além de me identificar com a frase anterior, o meu mecanográfico de serviço é o 1939 e também sou da casta de 79... há coisas do catano :)


Então toma lá mais uma, parte do meu "rico" percurso académico foi passado na Covilhã. :mrgreen:


Brutal... ainda não tinha visto :mrgreen:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Apresentação

por GSPinto » 25/5/2011 15:33

Bem hajam!

Chamo-me Gabriel, tenho 35 anos, sou casado e pai de um filho de 2 anos.
Tirei uma licenciatura em gestão de manutenção industrial (eng.electromecânica) mas trabalhei 10 anos numa fábrica de material eléctrico de média tensão como gestor de projectos/encomendas.
De momento estou desempregado e obviamente à procura de trabalho o que não tem sido nada fácil ou encorajador.

Financeiramente tenho algum dinheiro (~50000€) que pretendo gerir da melhor maneira possível através da sua diversificação em planos poupança, depósitos e futuramente em investimentos mais ou menos arriscados.

De momento e em relação ao tema principal deste fórum, estou a instruir-me sobre análise técnica (recebi hoje o Technical Analysis of Stock Trends) e tudo o que possa daí resultar para tentar investir com a maior segurança possível, só não sei é quando é terei coragem para me iniciar a sério.

Já reparei no entanto que o Caldeirão é de facto um ou o melhor local em Portugal para se esclarecerem dúvidas sobre a Bolsa, já tenho lido e aprendido bastante com os tópicos existentes.
Espero agora continuar com a minha aprendizagem e poder recolher frutos com a vossa companhia.

Gabriel Pinto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9
Registado: 5/5/2011 13:08
Localização: Parchal

por artista1939 » 25/2/2011 18:22

mquinaz Escreveu:
FilRib Escreveu:
artista1939 Escreveu: Basicamente isto quer dizer que para o comum dos mortais sou um paz de alma, mas se as minhas artérias falassem diriam outra coisa bem diferente.


Há muito tempo que não me identificava tão bem como uma frase....!


:mrgreen: :mrgreen: Pensei axatamente o mesmo.

Engraçado este artista1939... Para além de me identificar com a frase anterior, o meu mecanográfico de serviço é o 1939 e também sou da casta de 79... há coisas do catano :)


Então toma lá mais uma, parte do meu "rico" percurso académico foi passado na Covilhã. :mrgreen:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por barnabe619 » 25/2/2011 11:35

Bem também vou fazer a minha apresentação :)

Sou um filho de emigrantes, nasci e vivo na Suiça. Sempre falei português em casa e andei no que chamam aqui "a escola portuguesa" e por isso ao contrario de muitos outros que aqui vivem sou capaz de falar/escrever num português decente. :wink: (Se fizer erros por favor corrigem-me :oops: )

Tenho agora 19 anos e estou no primeiro ano de Universidade em economia e penso que vou reprovar este ano (Deveria ter dado mais atenção aos livros e menos ao mercado :roll: )

Comprei as minhas primeiras acções há seis anos (Brisa) (Deveria ter vendido...) mas só comecei a negociar mais a serio há uns seis meses. (Antes disso só tinha posições longas) Aprendi o pouco que sei em sites especializados e já consegui ganhar uns valentes 10% :P .
Por o instante penso que estou no bom caminho até se ainda tenho de corrigir uns defeitos que me impedem de ganhar mais (Por exemplo não consigo fechar uma posição no vermelho, até se sei que o titulo vai muito provavelmente cair mais...)

Abraços :wink:
 
Mensagens: 41
Registado: 16/12/2009 20:21
Localização: 16

por mquinaz » 25/2/2011 10:42

FilRib Escreveu:
artista1939 Escreveu: Basicamente isto quer dizer que para o comum dos mortais sou um paz de alma, mas se as minhas artérias falassem diriam outra coisa bem diferente.


Há muito tempo que não me identificava tão bem como uma frase....!


:mrgreen: :mrgreen: Pensei axatamente o mesmo.

Engraçado este artista1939... Para além de me identificar com a frase anterior, o meu mecanográfico de serviço é o 1939 e também sou da casta de 79... há coisas do catano :)
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por FilRib » 24/2/2011 18:12

artista1939 Escreveu: Basicamente isto quer dizer que para o comum dos mortais sou um paz de alma, mas se as minhas artérias falassem diriam outra coisa bem diferente.


Há muito tempo que não me identificava tão bem como uma frase....!
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por jcldsm » 24/2/2011 18:10

Tenho 53 formação na área de económicas e a minha maior experiência é em Auditoria. Comecei como escravo no privado e consegui fugir a tempo (talvez o meu melhor fecho de uma posição longa) para o Luxemburgo aonde trabalho numa grande organização internacional (vou na 3a neste país desde 1989). De mercados conhecia pouco e ainda conheço. Comecei há 2 anos com os primeiros ganhos o que me deu muito entusiasmo para continuar e tentar aprofundar os meu conhecimentos. O meu agredecimento a todos os co-foristas com quem tenho aprendido imen,so de uma maneira sempre descontraída.

Para acabar, espero ser trader numa outra vida em que não hajam líbias, portugais e outras m**** que só vêm complicar a vida de um aprendiz (de feiticeiro).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 152
Registado: 22/11/2010 12:43

por Blennius » 24/2/2011 17:44

Tenho 33, sou biólogo, doutorado, trabalho numa empresa de biotecnologia e para duas empresas de advogados em direito de propriedade intelectual.
sigo a bolsa desde os 18.
Desde 2003 até hoje passei pela Alemanha e pelos EUA com um período de 1 ano novamente em Portugal.
When the going gets tough, the tough get going...
 
Mensagens: 133
Registado: 30/9/2009 13:23
Localização: 16

por artista1939 » 23/2/2011 20:36

Olá.

Mas que bela cavaqueira para aqui vai.
Vou meter a colherada.

Com formação em EGI (mestradozinho de Bolonha que é para ficar bonito), estou a trabalhar em Informática. E a fazer de tudo (quase). Desde manutenção/aquisição de hardware, a manutenção/aquisição de software a desaguar no desenvolvimento e parametrização do ERP que a empresa utiliza, sem esquecer a gestão dos fornecedores relacionados (ISP's, hardware vendors etc...!). Posso dizer que Sistemas de Informação foi a área que sempre me puxou mais, apesar de gostar imenso, também, de Gestão de Operações.

Iniciei-me na bolsa o ano passado. Com a ajuda do Pedro Carriço ainda mandei umas patacuadas sobre a Altri. Antes disso tinha feito uns trades que em boa verdade não deram em nada (nem ganhos nem perdas), com excepção de um na EDPR que...enfim... e talvez outro agora com a pasta de papel. Sempre me vi como uma pessoa paciente mas nervosa. Basicamente isto quer dizer que para o comum dos mortais sou um paz de alma, mas se as minhas artérias falassem diriam outra coisa bem diferente.

Não tenho nenhum livro que me apoie. Caldeirão, JN, jornais generalistas e alguma, insípida, investigação na net é o que me vai guiando neste mundo. Já tive mais tempo para dedicar à bolsa, mas não desarmo.

Sou um da nova vaga de emigrantes Portugueses. Estou em Moçambique. Boas praias e óptimo marisco, apesar de dar cabo do colesterol. Estou por cá até não sei quando. Gostava de ver mundo; a ver vamos.

Ah, sou da bela casta de '79.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por Mares » 23/2/2011 17:54

xx
Editado pela última vez por Mares em 27/2/2011 14:14, num total de 1 vez.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por pdcarrico » 23/2/2011 14:30

fnabais.ferro Escreveu:Sempre que me lembro puxo este tópico ... tem relatos fantásticos :)

Abraço,


Dá-me ideia que és pouquinho cusco. Gostas é de saber da vida das pessoas ;) Brincadeira :)

Fizeste bem em repegar neste tópico. Eu pelo menos acho que ainda não tinha escrito nele, apesar de me ir apresentando aos poucos noutros tópicos.

Mas aqui dá para uma coisa mais consistente e organizada.

Então aqui vai:

Sou de 71 - este ano passo para a equipa dos quarentões- sou engenheiro químico de formação, de Coimbra (90-97 ... sim, eu sei, poderia ter demorado menos, mas andanças académicas têm custos).

Acho que desde sempre gostei de bolsa, finanças e economia, sendo que fui aprendendo aos poucos alguma coisa ao longo do tempo. Em 99 e em 2008 concluí duas formações complementares na área de finanças. Em 1999 foi uma pós-graduação em Análise Financeira num Instituto chamado IESFF, em Valadares, perto de Espinho. Em 2007, quando já vivia no Brasil, um MBA em Finanças Corporativas numa Universidade daqui.

Até 2004 sempre tive profissão ligada à minha formação-base, nesse ano, apresentei-me a um grupo de pequenos investidores e sugeri-lhes um modelo de investimento baseado em oportunidade de arbitragem que encontrava na negociação de forex com alguns intermediários que surgiam que nem cogumelos.

Nesse ano vim de férias ao Brasil, e como tinha as duas coisas importantes que normalmente faltam à classe dos que trabalham - rendimento bom e tempo para o gastar - decidi trazer o meu escritório, e passar a viver aqui, ao sol e à beira da praia.

Em 2007 quando já eram mais difíceis de encontrar as oportunidades de arbitragem que me sustentavam, e quando já fazia planos para regressar, porque antecipava dificuldades em seguir outra profissão aqui, conheci a mulher com quem me casei, e por isso por aqui fiquei.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por fnabais.ferro » 23/2/2011 10:45

Sempre que me lembro puxo este tópico ... tem relatos fantásticos :)

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por Pedro447 » 28/4/2010 12:54

Bem, agora que parece que o PSI está a querer recuperar e o ambiente desanuviou um pouco por aqui, vou aproveitar para me apresentar antes que isto vire outra vez :lol:

Frequento o Caldeirão de forma intermitente (tipo visitar todos os dias, para depois estar meses sem aparecer) desde há 1 ou 2 anos, mas só me registei ontem, para responder a uma dúvida sobre obrigações, já não me lembro qual era o tópico.

Tenho 33 anos (mas pareço mais novo 8-) ) e sou de Lisboa, e desde muito novo que me interesso pelos mercados financeiros. Apenas negoceio forex pois, na minha humilde opinião, é de longe o melhor mercado que existe, especialmente para o meu sistema. Tenho um sistema 100% mecânico, não há qualquer subjectividade ou análise da minha parte, pois psicológicamente tenho tendência a sabotar os sistemas com uma componente subjectiva. A psicologia é a minha grande falha como trader, por isso para mim tem de ser tudo mecânico.

Demorei muitooooo tempo a desenvolver e aperfeiçoar este sistema, desde os primeiros tempos que atirava dinheiro ao lixo a grande velocidade, até à sua versão actual, cujos testes de longo prazo me indicam um rácio risco/rentabilidade excelente, e sem falsa modéstia o melhor que já tenho visto noutros sistemas credíveis. Obviamente não falo daqueles "sistemas" que prometem 2500% por dia :lol:

Não faço daytrade, os meus trades duram de algumas horas (caso seja logo stopado) a 3-4 semanas (caso sejam trades excelentes) no subsistema de curto prazo, e 2-3 dias até uns 3 meses no subsistema de médio prazo.

Não vivo a 100% dos meus trades, até porque já há vários anos que trabalho por conta própria (internet), mas num futuro não muito longínquo planeio largar tudo e ficar só com o forex.

Assim sendo não vou escrever nada nos tópicos de acções, especialmente aqueles com os gráficos cheios de milhões de indicadores e linhas e bonecos, eu olho para aquilo e até fico de olhos em bico :lol: detesto indicadores...
Vou só mandar uns bitaites nos tópicos de economia em geral, produtos financeiros, caracóis com imperial :?: :mrgreen: (onde é mesmo que fica esse tópico?)...
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por Susana Amado_ » 27/4/2010 17:44

tonando Escreveu:
Quem sabe um dia ainda nos encontramos por lá e terei todo o gosto em pagar um cafezinho....



:wink: Obrigada.

Ao que parece ainda nos encontramos 1º no almoço em Maio :wink:

E... no Capitão Gancho também :mrgreen:

Beijinhos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 608
Registado: 5/11/2002 11:12

por Quico » 25/4/2010 9:33

Tosh5457 Escreveu:O meu interesse na bolsa começou quando vi um documentário sobre o crash da bolsa de 1929, pessoas desesperadas e a economia mundial despedaçada por causa da especulação ...


Começas mal!... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por ToshB » 25/4/2010 4:00

Boa noite, tenho 18 anos :oops: (o mais novo aqui? :) ) , e sou estudante no 12º ano. A minha participação no caldeirão começou há 2 ou 3 semanas.

O meu interesse na bolsa começou quando vi um documentário sobre o crash da bolsa de 1929, pessoas desesperadas e a economia mundial despedaçada por causa da especulação - mas houve uma parte em que diziam "Os traders mais inteligentes saíram no Verão, antes do crash". Logo percebi que os especuladores que percebem do mercado só podiam ficar a ganhar, enquanto a multidão "ignorante" é quem fica a perder . Este documentário despoletou-me o interesse e desde então tenho vindo a estudar isto.

O meu trading começou há alguns meses, as primeiras acções que comprei foram as da S.Costa. Foi antes da corecção de Outubro de 2009, felizmente os conhecimentos do que eu tinha estudado permitiu-me sair exactamente no pico do PSI20 :lol: . Agora concentro-me em todos os mercados Euronext e estou agora a tentar ir para as commodities, a testar um trading system.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 1/8/2009 18:09
Localização: Setúbal

por tonando » 24/4/2010 21:23

Susana Amado Escreveu:
Actual (e desde sempre) moradora na praia de Esmoriz (a 4 minutos a pé da da praia).


Olá!

Fico contente por "conhecer" uma quase vizinha! Sou de Paços de Brandão e também eu sou apaixonado pelo mar - também demoro pouco mais que os 4 minutos a chegar à praia....mas de carro! - e não há fim de semana que não tome o meu cafezinho numa esplanada na praia, seja verão ou inverno.

Sou um cliente assíduo do Capitão Gancho desde a sua abertura. Antes, frequentava uma esplanada em Miramar, mas desde que existe o Capitão Gancho fiquei fã (ainda hoje de tarde estive lá a comer uns tremoços e a beber uns fininhos com a minha esposa.

Quem sabe um dia ainda nos encontramos por lá e terei todo o gosto em pagar um cafezinho....

Bom fim de
Bons Negócios
Tó Nando
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 347
Registado: 29/11/2007 13:56
Localização: Santa Maria da Feira

por Centspark » 24/4/2010 20:30

Grande animação neste forum do caldeirão!

Não tenho grande jeito para apresentações, mas não posso deixar de a fazer, pois já me diverti qb a ler as algumas das muitas msg aqui colocadas!

Para resumir a história tenho formação em Engª Quimica e trabalho numa PME portuguesa de biotecnologia que produz leveduras e bactérias imobilizadas para o sector da enologia, especialmente para a produção de vinhos efervescentes. Estou também a fazer um doutoramento na optimização desse dito processo de imobilização.

Há pouco tempo (2 meses) que ando nestas lides da bolsa mas sem dúvida que já estou agarradinho. Aliás já perguntei a mim mesmo o que é que andei a fazer nos últimos 32 anos, para não prestar atenção nenhuma a esta fonte de adrenalina. Tudo começou com o jogo da bolsa do Jnegócios/Carregosa onde tive lucros razoaveis... mas ficticios. No fim do jogo pensei isto tem que deixar de ser virtual e tratei logo de abrir uma conta na gobulling e lá meti uns tostões. Ao mesmo tempo comprei o único livro português que conheço sobre a bolsa - Ganhar em bolsa. Confesso que tive algum pudor em comprar um livro sobre a bolsa escrito por um advogado e com titulo típico dos livros de auto-ajuda. No entanto, vencido esse (estúpido) preconceito devorei o livro. A simplicidade com que são apresentados muitas temas e conceitos, nem sempre fáceis de transmitir, é o ponto forte.
Para já a coisa não está a correr mal graças às dicas do Sr advogado e outras coisas que entretanto fui lendo. Claro que com isto tem sido a balda à redacção da tese de doutoramento... :?

Será que a bolsa é como o vinho? Para consumir com moderação?

cumprimentos

centspark
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1
Registado: 24/4/2010 19:03
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 141 visitantes