Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por C0rr3i4 » 6/4/2013 19:45

Drecksack Escreveu:Mas a minha questão mantem-se: se a BRISA vai sair da Bolsa, então todas as acções serão automaticamente vendidas ao preço estpiluado ?

Se decidir ficar com as minhas acções, irei receber dividendos nos próximos anos ?

Como se processa a venda de acções que já não estejam cotadas em Bolsa ?

Respondi-te à pergunta...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por MatildeSerrano » 6/4/2013 18:18

Mas a minha questão mantem-se: se a BRISA vai sair da Bolsa, então todas as acções serão automaticamente vendidas ao preço estpiluado ?

Se decidir ficar com as minhas acções, irei receber dividendos nos próximos anos ?

Como se processa a venda de acções que já não estejam cotadas em Bolsa ?
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por C0rr3i4 » 5/4/2013 22:58

Drecksack Escreveu:E quem tiver acções, são vendidas automaticamente ?


Um conselho: nem penses ficar com elas!

Se um dia decidires vendê-las terás de ser tu, pelos teus próprios meios, a procurar um comprador...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por MatildeSerrano » 5/4/2013 20:16

E quem tiver acções, são vendidas automaticamente ?
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por C0rr3i4 » 5/4/2013 18:31

BRISA SAI DE BOLSA A 11 DE ABRIL - CMVM
in economico.sapo.pt


contrapartida: 2,22€/acção
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Elias » 19/3/2013 13:37

Tagus quer pagar 2,10 euros para tirar Brisa de bolsa
Económico
14/03/13 08:36

Grupo Mello e fundo Arcus propõem o pagamento de 2,10 euros por acção para que a Brisa saia definitivamente de bolsa.

A Tagus, sociedade detém as participações do grupo José de Mello e do fundo Arcus na Brisa, terminou a instrução do processo junto da CMVM, que visa a saída de bolsa da concessionária de auto-estradas, propondo-se a pagar uma contrapartida de 2,10 euros por acção. Trata-se de um valor abaixo dos 2,76 euros pagos durante a OPA.

Este mecanismo de saída "destina-se a todos os titulares de acções da Brisa, que não se encontrem com a Tagus" (...) "independentemente do momento em que tais acções tenham sido adquiridas", lê-se no comunicado enviado à CMVM.

A Brisa terá de reunir mais de 90% do capital social para que a perda da qualidade seja deliberada em assembleia geral e a Tagus apenas passou a deter, depois da OPA, 84% do capital social.

A Tagus tem assim de comprar quase 44 milhões de acções que ficaram nas mãos de minoritários após a OPA concluída a 8 de Agosto, o que por a contrapartida proposta significa 92,4 milhões de euros.

Os títulos da Brisa seguiam a descer hoje 2,75% para 2,12 euros, acumulando uma perda de 0,93% desde o início do ano.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 2/3/2013 1:14

Tagus entregou proposta para a saída de Brisa de Bolsa
António Sarmento
01/03/13 19:56

A Tagus, veículo que reúne o Grupo José de Mello e o fundo Arcus, já entregou à CMVM a proposta para retirar a Brisa de bolsa.

A confirmação foi feita pelo porta-voz da Tagus, em declarações à Bloomberg, escusando-se a revelar mais pormenores. O comunicado deverá ser divulgado ao mercado entre esta sexta-feira, 1 de Março, e a abertura das bolsas da próxima segunda-feira, 4 de Março. A Tagus tinha até ao dia de hoje para responder à CMVM.

Neste momento, há duas soluções em cima da mesa dos advogados da Tagus. Uma delas é o recurso a um auditor independente para fixar a contrapartida a pagar aos accionistas minoritários.

Esta opção, contudo, tem riscos elevados. Em causa está o impacto que uma reavaliação em baixa da Brisa pode ter na cobertura dos empréstimos bancários do Grupo Mello. É que as acções da Brisa - as que foram compradas na oferta pública de aquisição (OPA), inclusive - foram dadas como colateral (garantia) de empréstimos bancários e a desvalorização desse colateral cria um problema significativo para o grupo liderado por Vasco de Mello.

Os advogados da Tagus estão, por isso, a analisar os contratos de empréstimos bancários para perceber se o recurso ao auditor independente - que, segundo a lei, é escolhido pela CMVM a expensas do oferente - pode desvalorizar os colaterais que estão a suportar empréstimos do maior accionista da Brisa.

A segunda opção, também em estudo pela Tagus, passa por deixar a Brisa cotada e convocar depois uma assembleia geral para deliberar a perda de qualidade de sociedade aberta. O artigo nº 27 do Código de Valores Mobiliários, no nº 1 alínea b) prevê que a perda da referida qualidade seja deliberada em assembleia geral da sociedade por uma maioria não inferior a 90% do capital social.

O certo é que a sociedade que reúne o Grupo Mello e o fundo britânico Arcus não quer de forma nenhuma pagar 121 milhões de euros (2,76 euros por acção) para comprar quase 44 milhões de acções que ficaram nas mãos de minoritários após a OPA concluída a 8 de Agosto. A falta de financiamento não é a razão para esta recusa, uma vez que decorre da OPA que a Tagus teria de ter o capital para comprar ao preço da OPA a totalidade das acções, pelo que sobra ‘cash' depositado no Banco Santander para fazer face a esta exigência legal.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ToManel45 » 1/3/2013 10:48

Tagus anuncia hoje solução para saída de bolsa da Brisa: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... brisa.html
 
Mensagens: 2
Registado: 26/9/2012 10:28

por Elias » 11/2/2013 10:49

Grupo Mello e Arcus têm mais 15 dias para tirar a Brisa de bolsa
Nuno Miguel Silva
11/02/13 08:33

A Tagus, sociedade que controla a Brisa, tem mais quinze dias úteis para retirar a empresa de bolsa.

Segundo comunicado hoje divulgado pela Tagus, sociedade detida pelo Grupo José de Mello e pelo fundo de investimento Arcus, a CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários informou a empresa que pode retirar a Brisa de bolsa desde que no prazo de quinze dias úteis apresente ao regulador do mercado de capitais "um mecanismo de saída adequado à protecção dos investidores que não venderam na OPA".

A contrapartida a oferecer pela Tagus terá de ser compatível com o exigido no Código dos Valores Mobiliários e o deferimento do pedido de perda de qualidade de sociedade aberta só se tornará eficaz após ratificação pela CMVM do mecanismo de saída e da sua concretização.

A Tagus reitera que "é contrária às leis de imposição pela CMVM de quaisquer
condições para o deferimento do seu pedido de perda de qualidade de sociedade aberta da Brisa, designadamente a sua sujeição à implementação de um mecanismo de saída dos accionistas da Brisa que não hajam vendido as suas acções na OPA".

"A Tagus encontra-se a analisar o conteúdo da decisão da CMVM supra referida, não tendo tomado qualquer decisão relativamente a eventuais formas de reacção contra essa decisão ou quanto à implementação de um mecanismo de saída para accionistas da Brisa", avisa o referido comunicado da sociedade que controla a Brisa.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Paulo68 » 28/1/2013 17:05

Rick Lusitano Escreveu:
Jornal de negócios Escreveu:Legislação da bolsa não protege investidores minoritários
27 Janeiro 2013, 23:30 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

A Deco não quer que os pequenos accionistas voltem a cair numa situação delicada como a que os minoritários da Brisa enfrentam. Por isso, a associação de defesa dos consumidores vai entregar à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um pedido de alteração do artigo do código de valores mobiliários que define as condições para as aquisições potestativas.

A Deco não quer que os pequenos accionistas voltem a cair numa situação delicada como a que os minoritários da Brisa enfrentam. Por isso, a associação de defesa dos consumidores vai entregar à Comissão ...


Legislação da bolsa não protege investidores minoritários (27 Janeiro 2013, 23:30)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... arios.html


Eu desfiz-me hoje das minhas que tinha adquirido a 1.96 após a OPA. Até posso ter feito uma asneira, mas depois da notícia da última reunião entre a CMVM e a Tagus, e atendendo à falta de confiança e transparência que sempre esteve presente neste processo decidi vender. Boa Sorte a quem continua dentro.
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

por Midas » 28/1/2013 16:48

Jornal de negócios Escreveu:Legislação da bolsa não protege investidores minoritários
27 Janeiro 2013, 23:30 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

A Deco não quer que os pequenos accionistas voltem a cair numa situação delicada como a que os minoritários da Brisa enfrentam. Por isso, a associação de defesa dos consumidores vai entregar à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um pedido de alteração do artigo do código de valores mobiliários que define as condições para as aquisições potestativas.

A Deco não quer que os pequenos accionistas voltem a cair numa situação delicada como a que os minoritários da Brisa enfrentam. Por isso, a associação de defesa dos consumidores vai entregar à Comissão ...


Legislação da bolsa não protege investidores minoritários (27 Janeiro 2013, 23:30)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... arios.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por EuroVerde » 25/1/2013 20:07

É uma pena esta empresa deste sector sair do mercado português.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Paulo68 » 25/1/2013 18:45

In Diário Económico

"...Tagus terá de gastar cerca de 250 milhões de euros se for obrigada a pagar o preço da OPA.
A Tagus, sociedade que controla o capital da Brisa, deverá entregar hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a resposta à decisão do regulador, que exigia que esta sociedade fosse obrigada a pagar 2,76 euros por acção aos investidores minoritários representativos de 7,94% do capital que não foi garantido na Oferta Pública de Aquisição (OPA), lançada a 29 de Fevereiro. O Diário Económico sabe que a Tagus irá recusar o preço exigido pela CMVM, no entanto aceita a fixação de um novo valor.
De acordo com fontes próximas do processo, o novo preço que a Tagus deverá aceitar pagar aos minoritários será superior à actual cotação das acções da Brisa - que encerraram a sessão bolsista de ontem a 2,08 euros -, porém inferior ao valor pago durante a OPA..."

Isto fez mexer a acção mas estava à espera de mais. Será que na 2ª feira a coisa acelera?
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

por mfsr1980 » 7/1/2013 20:45

Drecksack Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Caros Forenses,
Ninguém comenta? Devem estar a aparecer noticias a qualquer momento...
Só eu é que tenho Brisa? :shock:



Eu também tenho e não me tenciono desfazer delas.


Caro Dreck,
Hoje vendi as minhas Brisas a 2.08.
Podia ter vendido melhor? Podia mas estando o Grupo Melo com dificuldades em financiar-se, tendo a CMVM clarificado a sua posição não contemplando o meu caso (comprei as acções depois da OPA) e agora com o titulo a dar sinais de fraqueza, resolvi vendê-las ficando com um trade ainda assim positivo (comprei-as a 1.98).
Se o título descer novamente abaixo dos 2 euros talvez volte a comprar.
Abraço e boa sorte mfsr1980.

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20In ... lSA.aspx#5
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por MatildeSerrano » 5/1/2013 2:07

[quote="mfsr1980"]Caros Forenses,
Ninguém comenta? Devem estar a aparecer noticias a qualquer momento...
Só eu é que tenho Brisa? :shock:[/quote

Eu também tenho e não me tenciono desfazer delas.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por Elias » 4/1/2013 21:24

Decisão sobre retirada de Brisa da bolsa passa para 25 de Janeiro
Pedro Sousa Carvalho
04/01/13 19:38
economico

A CMVM aceitou o pedido de prorrogação da Tagus para responder às condições impostas pelo regulador para retirar a Brisa de bolsa.

O Diário Económico apurou que a sociedade detida pelo Grupo José de Mello e pelo fundo de investimento Arcus solicitou à instituição presidida por Carlos Tavares que prolongasse o prazo, que terminava hoje, para se pronunciar sobre as condições impostas para retirar a Brisa de bolsa. Esse pedido foi aceite e a Tagus tem agora até dia 25 de Janeiro para responder às imposições da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No passado dia 4 de Setembro, a CMVM comunicou à Tagus um projecto de decisão segundo o qual esta sociedade teria de pagar aos pequenos accionistas da Brisa um preço equivalente ao que foi oferecido durante a OPA que foi lançada sobre a concessionária de auto-estradas no ano passado, ou seja, 2,76 euros por acção.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 21/12/2012 19:33

Caros Forenses,
Ninguém comenta? Devem estar a aparecer noticias a qualquer momento...
Só eu é que tenho Brisa? :shock:
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por mfsr1980 » 19/12/2012 16:37

Caros,
Voltei a entrar na Brisa!
Penso que seja até dia 24 que os Mellos se irão pronunciar acerca das condições impostas pela CMVM para saída de bolsa, não é?
Abraço mfsr1980
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

Re: Stock split

por jcms » 18/12/2012 15:40

tubarinho Escreveu:Alguém me sabe dizer se alguma vez a Brisa teve um stock split? Se sim, quando foi?


Salvo erro em 2002/03.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por mfsr1980 » 18/12/2012 12:37

Há qualquer coisa no ar!
A Brisa está a arrebitar e por arrasto a Cimpor também sobe...
Espero que seja OPA à vista :)
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

Stock split

por tubarinho » 18/12/2012 11:38

Alguém me sabe dizer se alguma vez a Brisa teve um stock split? Se sim, quando foi?
 
Mensagens: 19
Registado: 5/8/2011 10:28
Localização: 16

por msp1978 » 15/12/2012 10:19

Storgoff Escreveu:
MSP78 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
MSP78 Escreveu:
Storgoff Escreveu:


Como mesmo assim continuavas de convicções fortes, não percebi porque mudaste radicalmente de opinião 2 dias depois.

:wink:


Achas q um comunicado da CMVM a clarificar q afinal o principal motivo que levava a comprar Brisa, já não ia acontecer, e outro comunicado da TAGUS a dizer q já tinha alertado para os riscos, e portanto a mostrar q não quer mesmo comprar, não chegam para mudar de opinião? :shock:




Claro que sim!
Ainda bem que mudaste de opinião.

Mas os argumentos que referes agora para mudar de opinião no essencial já se conheciam no dia 10 quando afirmavas exactamente o contrario.

Daí a minha ironia anterior.
:wink:


outro teimoso como eu :lol:

dia 10 o comunicado falava em obrigar a "justa compensação". nas FAQ publicadas dia 12 é que a CMVM recua e diz q é só pra quem tinha na OPA e não vendeu. e este pormenor é q me fez mudar de opinião :wink:



MSP ,

acho que não tenho estado a falar chinês.
:wink:

A decisão que tomaste dia 12 já a podias ter tomado dia 10, não surgiu nova informação depois.

Esse pormenor que referes, que te fez mudar de opinião, ja estava implicito no comunicado da CMVM de dia 10 e também fazia parte do projecto de decisão da CMVM enviado à Tagus no dia 5 Dez e divulgado também no dia 10 pela Brisa.

Dai eu ter dito no dia 10 que os investidores na Brisa se iriam estatelar ao comprido.
Tu em resposta disseste exactamente o contrario dai eu te ter picado no dia 12 com a minha ironia.

As FAQ´s divulgadas no dia 12 pela CMVM são apenas a intepretação, para os mais desatentos, dos documentos já publicados a dia 10.

Ficou mais claro assim ??

Isto é preciso olho-vivo !!
:lol:



no ponto 24 aquilo q li, e agora reli, fala "em accionistas remanescentes da sociedade" agora confrontados com a "decisão concreta e definitiva do oferente" de fechar o capital da sociedade, que só agora aconteceu, e em nenhum ponto abre distinções entre os que são accionistas desde antes ou depois da OPA.

mas admito que o texto final refere "pelo menos aos accionistas a quem foi dirigida a OPA", e admito que não lhe prestei a devida atenção. provavelmente a CMVM devia ter inserido essa informação no ponto 24 e não nas "despedidas", e não usando expressões dúbias como "pelo menos aos accionistas".
mas felizmente muitos outros estiveram desatentos (e pelas compras dos últimos dias alguns ainda estarão) e acabei por sair a ganhar, e só reentrarei (pela 3 vez desde a OPA :lol:) abaixo de 2,00 euros, sempre assumindo o risco de passar a ser "socio" dos mellos...

mas parabens pela tua atenção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

por Storgoff » 14/12/2012 18:22

MSP78 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
MSP78 Escreveu:
Storgoff Escreveu:


Como mesmo assim continuavas de convicções fortes, não percebi porque mudaste radicalmente de opinião 2 dias depois.

:wink:


Achas q um comunicado da CMVM a clarificar q afinal o principal motivo que levava a comprar Brisa, já não ia acontecer, e outro comunicado da TAGUS a dizer q já tinha alertado para os riscos, e portanto a mostrar q não quer mesmo comprar, não chegam para mudar de opinião? :shock:




Claro que sim!
Ainda bem que mudaste de opinião.

Mas os argumentos que referes agora para mudar de opinião no essencial já se conheciam no dia 10 quando afirmavas exactamente o contrario.

Daí a minha ironia anterior.
:wink:


outro teimoso como eu :lol:

dia 10 o comunicado falava em obrigar a "justa compensação". nas FAQ publicadas dia 12 é que a CMVM recua e diz q é só pra quem tinha na OPA e não vendeu. e este pormenor é q me fez mudar de opinião :wink:



MSP ,

acho que não tenho estado a falar chinês.
:wink:

A decisão que tomaste dia 12 já a podias ter tomado dia 10, não surgiu nova informação depois.

Esse pormenor que referes, que te fez mudar de opinião, ja estava implicito no comunicado da CMVM de dia 10 e também fazia parte do projecto de decisão da CMVM enviado à Tagus no dia 5 Dez e divulgado também no dia 10 pela Brisa.

Dai eu ter dito no dia 10 que os investidores na Brisa se iriam estatelar ao comprido.
Tu em resposta disseste exactamente o contrario dai eu te ter picado no dia 12 com a minha ironia.

As FAQ´s divulgadas no dia 12 pela CMVM são apenas a intepretação, para os mais desatentos, dos documentos já publicados a dia 10.

Ficou mais claro assim ??

Isto é preciso olho-vivo !!
:lol:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por Elias » 14/12/2012 11:10

Fechem a bolsa e deitem fora as chaves
14/12/12 00:35 | Pedro Sousa Carvalho

A OPA da Brisa transformou-se numa autêntica comédia. O atropelo aos direitos dos accionistas, sejam eles pequenos investidores ou especuladores

A OPA da Brisa transformou-se numa autêntica comédia. O atropelo aos direitos dos accionistas, sejam eles pequenos investidores ou especuladores, ameaça matar de vez aquilo que resta do mercado de capitais português. Que já não é grande coisa. O que a CMVM e a Tagus (José de Mello e o fundo Arcus) estão a dizer aos investidores é simples: ‘Tem acções da Brisa? Comprou-as depois da OPA? Azar o seu!'. Mas o problema é que o azar não é só de quem vai perder dinheiro. É da própria CMVM que está a contribuir para descredibilizar o mercado de capitais que regula e da própria Brisa que daqui a uns anos, quando a crise passar, vai querer regressar aos mercados para se financiar e captar a poupança dos aforradores. Aforradores que hoje estão a ser tratados como uma espécie de ‘investidores descartáveis'.

A história é simples de contar: o grupo José de Mello e o fundo Arcus lançaram uma OPA sobre a Brisa em Março deste ano. Quem achou que o preço era justo ou precisava de dinheiro vendeu. Quem não quis vender tinha esse direito, e não vendeu. No dia 9 de Agosto foram apurados os resultados da oferta e o grupo José de Mello e o fundo Arcus não conseguiram comprar acções suficientes para lançar uma OPA potestativa, que na prática obrigava quem não vendeu antes a vender compulsivamente as suas acções.

Como tal, as acções da Brisa continuaram a negociar livremente em bolsa e muitos especuladores aproveitaram para comprar. Entretanto, chega o dia 4 de Setembro e quem lançou a OPA pede à CMVM para que a empresa perca a qualidade de sociedade aberta, o que implicava que a Brisa deixasse de estar cotada em bolsa.

Até aqui tudo bem. O problema é que a lei e o código de valores mobiliários são omissos, subjectivos, contraditórios e interpretativos em relação à contrapartida que se deve pagar aos accionistas quando uma empresa pede para perder a qualidade de sociedade aberta. O próprio presidente da CMVM, Carlos Tavares, já veio admitir que a lei não é clara. Azar ou incompetência de quem fez a lei.

Para resolver o problema entre a Tagus, que não quer pagar nada a ninguém, e os accionistas da Brisa que continuam na posse das acções, a CMVM prepara-se para tomar uma decisão, no mínimo, bizarra: quem comprou acções até 9 de Agosto e não vendeu na OPA vai receber uma contrapartida igual ao preço da OPA ou o preço que for fixado por um auditor independente. Mas os desgraçados que compraram as acções depois dessa data vão ficar a ver passar navios. Vão ficar com acções em carteira, sem possibilidade de serem transaccionadas em mercado, ou seja, acções que não vão valer nada. Só vão servir de lembrete para não voltarem a investir no mercado de capitais português.

Mesmo quem tenha comprado acções entre 9 de Agosto e 4 de Setembro - período em que ainda não era certo que a Brisa iria pedir a perda de qualidade de sociedade aberta (no prospecto da OPA dizia apenas que ‘ponderava') - vai ficar de mãos a abanar.

Mas a Brisa esteve a negociar depois da OPA com um asterisco a dizer ‘atenção, se comprar acções arrisca-se a perder todo o seu dinheiro'? O argumento de que foram os especuladores que entraram depois da OPA para tentar ganhar dinheiro fácil também não é válido. Os especuladores não devem ser demonizados pois têm os mesmos direitos de que qualquer outro accionista. Aliás, o seu papel deve ser valorizado: são eles que dão liquidez às acções. São eles que estão do lado da compra quando uma acção está a afundar e são eles que estão do lado da venda quando a euforia se instala. Às vezes ganham, às vezes perdem. Se não os querem cá fechem a bolsa e deitem fora as chaves.

http://economico.sapo.pt/noticias/feche ... 58502.html
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por msp1978 » 14/12/2012 9:56

Storgoff Escreveu:
MSP78 Escreveu:
Storgoff Escreveu:


Como mesmo assim continuavas de convicções fortes, não percebi porque mudaste radicalmente de opinião 2 dias depois.

:wink:


Achas q um comunicado da CMVM a clarificar q afinal o principal motivo que levava a comprar Brisa, já não ia acontecer, e outro comunicado da TAGUS a dizer q já tinha alertado para os riscos, e portanto a mostrar q não quer mesmo comprar, não chegam para mudar de opinião? :shock:




Claro que sim!
Ainda bem que mudaste de opinião.

Mas os argumentos que referes agora para mudar de opinião no essencial já se conheciam no dia 10 quando afirmavas exactamente o contrario.

Daí a minha ironia anterior.
:wink:


outro teimoso como eu :lol:

dia 10 o comunicado falava em obrigar a "justa compensação". nas FAQ publicadas dia 12 é que a CMVM recua e diz q é só pra quem tinha na OPA e não vendeu. e este pormenor é q me fez mudar de opinião :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, cali010201, CORTIÇA, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JFDIL, Jmdm, Kooc, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 277 visitantes