Página 1 de 13

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 25/7/2023 18:55
por volvista
O meu comentário prende-se somente com a fragilidade da Empresa e na falta de volume negociado. O perigo será sempre para os acionistas como já aconteceu com outras cotadas, em ficaram a ZEROS!

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 24/7/2023 14:08
por TSF
volvista Escreveu:Mas o que é que uma Empresa destas está a fazer no Psi Geral? Bem pode esperar que lhe saldem as dividas e assim sendo não vejo outra solução do que a falência ou comprada por outra.


Caro Volvista,

A empresa já está na bolsa há muitos anos, claro que pode sair por não fazer sentido, mas acredito que uma empresa tem que saber utilizar as vantagens de ser cotada e não somente ver como um "fardo". Não me leve a mal, mas gostaria que os comentários tivessem mais substância, e que fossem mais construtivos, e não somente mandar "bitates" (podemos discordar, como é o caso, mas com base em argumentos sólidos, dissecando o R/C e ver o que tem lá, falando do mercado onde a empresa está, etc etc).

Em relação à dívida, baseio-me no seguinte:

1) a Reditus a 31.12.2021 colocou como dívida corrente da dívida do Estado alvo de reestruturação cerca de 16,2 milhões (ou seja, dívida a pagar em 2022):

2) A Reditus colocou também cerca de 2,7 milhões de dívidas aos trabalhadores como corrente (também alvo de PER)

3) Quanto À divida corrente bancária, uma vez que a 31.12.2021 ainda não havia acordo fechado, a dívida que neste momento é corrente é uma passagem automatica da dívida não corrente, mas que na prática a Reditus não está a pagar - só quando houver os ditos acordos - que preveem um haircut de 82,5% é que a Reditus irá fazer a devida contabilização entre corrente e não corrente - como fez para a dívida do Estado reestruturada e os créditos ao trabalhadores. No entanto, sobre o passivo bancário a Reditus escreveu o seguinte:

"Reestruturação do passivo bancário do grupo, nomeadamente a divida bancária com implementação de solução estruturante em curso, com base em acordos a 7 anos com redução significativa da divida, “haircut” de 82,5%. Foram concretizados e homologados os mecanismos PER para as sociedades TECHINFOR e GTO Consulting, que representam uma reestruturação de cerca de 50% deste passivo. Decorrem negociações avançadas para o remanescente da divida, admitindo-se neste momento, um “haircut” médio de igual montante ou superior"

Portanto, 50% do passivo bancário já está com acordo de reestruturação e o restante está em negociações avançadas, prevendo-se perdão de 82,5% e pagamento em 7 anos. Relembro que a dívida bancária atinge os 54 milhões.

4) O que me faz acreditar que a Reditus está a cumprir o plano de pagamentos ao Estado e aos trabalhadores é a a nota que o parecer de auditoria dá precisamente a isso, com a seguinte citação:
" Nos nossos procedimentos de auditoria e ao longo do período em exame e nos períodos subsequentes verificamos a calendarização dos compromissos com as entidades terceiras e confirmarmos documentalmente a regulazação das prestações acordadas com as entidades credoras (...)"

Ou seja, a Reditus terá pago em 2022 - para a dívida que se encontra reestruturada e com plano de pagamentos calendarizados - cerca de 19 milhões de euros em dívida (relembro que a Reditus até 31.12.2022 recebeu de Angola mais de 16 milhões, crucial para fazer face a estes pagamentos, prevendo-se receber os restantes 40 milhões ainda em 2023 - a ver vamos).

Só um detalhe para o facto de a Reditus ter um lucro operacional de 900k€ (não considerando outros rendimentos e ganhos, perdas líquidas com provisões e imparidades - este rubrica muito enviasada pelos recebimentos de Angola que estão a aumentar muito o lucro da Reditus - e outros gastos e perdas). Portanto operacionalmente falando a empresa dá lucro, e tem contratado imensos colaboradores (aumento de 610 em 2020 para 772 em 2021), o que mostra que há expectativas de negócio - sendo importante agora aumentar as margens do negócio.

Mais uma vez: tenho perfeita noção do risco que esta acção tem, o meu investimento foi simbólico precisamente por causa desses riscos - mas também tenho noção dos passos positivos que estão a ser dados, pelo que a meu ver, dado o investimento simbólico, o risco de perda é limitado mas o potencial de subida é muito elevado - sendo esta a tese do investimento.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 22/7/2023 14:26
por volvista
Mas o que é que uma Empresa destas está a fazer no Psi Geral? Bem pode esperar que lhe saldem as dividas e assim sendo não vejo outra solução do que a falência ou comprada por outra.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 22/7/2023 10:21
por TSF
Eduardo R. Escreveu:Cheguei a ler os R&C desta empresa há um par de anos, na altura que andava à caça de borlas na bolsa no pós-Covid. Não tenho, portanto, grande conhecimento da atividade operacional da Reditus, mas há um par de comentários que posso fazer e que me parecem óbvios: em primeiro lugar, dada a situação financeira da empresa e o facto de valer 100k-200k em bolsa, qual a viabilidade de um aumento de capital? Qualquer quantia minimamente significativa que fosse levantada no mercado (que só seria possível via investidores previamente alinhados ou a equipa de gestão atual), iria diliuir os atuais acionistas para efetivamente 0; depois, a situação é tão complicada que mesmo com essas boas notícias todas, seria necessário ter uma equipa de gestão incrível para a empresa ter a mínima chance de sobreviver, e creio que uma equipa dessas mais facilmente montaria a sua consultora (que requer um investimento de quase 0) do que pegaria numa empresa neste estado.

Vou acompanhar com curiosidade, mas ficaria surpreendido se visse a situação a inverter.


Eduardo, nem mais. Um aumento de capital teria necessariamente de valer alguns milhões, sendo que ao preço actual a diluição era efectivamente total. No entanto, existem maneiras de injectar dinheiro fresco na empresa sem se recorrer ao método de aumento de capital, seja através de suprimentos de accionistas (que a Reditus praticamente não tem), prestações suplementares, a emissão de novas acções, mas com prémios de emissão muito elevados, permitindo não diluir a posição dos accionistas (mas este cenário com probabilidade quase 0, pois apesar de teoricamente ser possível, racionalmente não me parece ter muito sentido) ou até mesmo a emissão de obrigações convertíveis para um (vários) investidor(es) - sendo que neste última modalidade seria uma espécie de comprar "tempo" até a Reditus colocar as contas em ordem - caso não pagasse o empréstimo em determinados anos, aí sim havia a conversão em acções e diluição total dos accionistas actuais.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 22/7/2023 8:37
por Eduardo R.
Cheguei a ler os R&C desta empresa há um par de anos, na altura que andava à caça de borlas na bolsa no pós-Covid. Não tenho, portanto, grande conhecimento da atividade operacional da Reditus, mas há um par de comentários que posso fazer e que me parecem óbvios: em primeiro lugar, dada a situação financeira da empresa e o facto de valer 100k-200k em bolsa, qual a viabilidade de um aumento de capital? Qualquer quantia minimamente significativa que fosse levantada no mercado (que só seria possível via investidores previamente alinhados ou a equipa de gestão atual), iria diliuir os atuais acionistas para efetivamente 0; depois, a situação é tão complicada que mesmo com essas boas notícias todas, seria necessário ter uma equipa de gestão incrível para a empresa ter a mínima chance de sobreviver, e creio que uma equipa dessas mais facilmente montaria a sua consultora (que requer um investimento de quase 0) do que pegaria numa empresa neste estado.

Vou acompanhar com curiosidade, mas ficaria surpreendido se visse a situação a inverter.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 21/7/2023 16:00
por TSF
SalvaFP Escreveu:talvez o terem dado a esse preço seja sinal de algo estar para acontecer...
Julgo que apenas uma grande restruturação da divida com perda total para o acionista a poderá salvar.


Acho que já se pode dizer que houve perda total para o accionista, a cotação já caiu 99,99% independenpendente da referência histórica estejemos a falar. Portanto, a perda total para o accionista é se a empresa de facto falir - não estou a dizer que não possa acontecer, é esse precisamente o risco - mas por isso é que acho que se a empresa der a volta os retornos poderão ser interessantes. Quanto a ser um preságio, ou seja, alguém vendeu porque sabe alguma coisa que mais ninguém saiba, poderá ser, não digo que não, mas também se pode dizer que só há movimentos assim grandes na cotação porque a acção é ilíquida. O risco mais preemente neste momento é o aumento de capital, não acho que seja o risco de falência, porque o auditor confirmou que a 2023 o plano de pagamentos está a ser cumprido. O aumento de capital é assim a grande incógnita, mas mais uma vez, a acção já desceu 99,99%, vale uns míseros 172 mil euros, portanto o accionista já efectivamente perdeu tudo. A reestruturação da dívida já aconteceu e está a ser cumprida, falta só o acordo com os bancos. Pelo menos com o Estado já foi acordado (e valia 61 milhões, mais inclusive que os bancos), e para já está a ser cumprido. Se eventualmente Angola (e as perspectivas são positivas, porque o Costa e o Presidente de Angola anunciaram o reforço o seguro de exportações portuguesas para Angola na última visita estatal que fizeram, precisamente o seguro que a Reditus está a usar - e que garante o pagamento em Euros, não em Kwanzas) pagar os remanescentes 35 milhões (60 milhões multiplicado por 85% que é coberto pelo seguro deduzido dos 16 milhões que foram pagos), a Reditus poderá nem precisar de um aumento de capital - mas este cenário é o optimista, pelo que deve ser considerado com uma probabilidade mais cautelosa (mas a Reditus afirma no R/C de 2021 que irá receber o remanescente até ao final de 2023 - a ver vamos). Mais uma vez, é uma aposta muito arriscada, e o valor do investimento é simbólico, mas será interessante saber se será possível participar numa história de recuperação da nossa bolsa como aconteceu com a Martifer e está agora a acontecer na Inapa.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 21/7/2023 15:39
por SalvaFP
talvez o terem dado a esse preço seja sinal de algo estar para acontecer...
Julgo que apenas uma grande restruturação da divida com perda total para o acionista a poderá salvar.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 21/7/2023 15:30
por TSF
Boa tarde a todos!

Recuperando aqui este tópico geral, cuja última intervenção data de 2018 (!).

Alguém tem acções desta empresa? Sempre a achei perdida na nossa bolsa, pelo que fiquei curioso e há algumas semanas para cá comecei a analisá-la, sendo que acabei por colocar uma ordem de compra (um valor muito simbólico, nada de mais, não estivesse a empresa um pouco nas ruas da amargura). Pois ora, sem que nada avisasse, e já tendo eu me "esquecido" da minha ordem de compra, lá recebo a notificação que ela foi cumprida, por um valor inclusive bem inferior àquele da minha ordem (agradeço ao desconhecido que decidiu levar a toalha ao chão e vender 150000 acções). Portanto, agora posso dizer que sou accionista da Reditus. Não tenho a cabela enfiada no chão, tenho noção que a empresa está numa situação muito delicada (resultados transitados de 74 milhões negativos, capital próprio negativo de 42 mihões - isto referente a 2021, nem dados de 2022 temos). Portanto de facto os riscos são tremendos, inclusive sair de bolsa, como a Orey Antunes, aumento de capital (já previsto na última AG, mas adiada para depois da apresentação dos resultados de 2022 - quando sairão? ninguem sabe, a Reditus afirmou que seriam 60 dias após a divulgação dos resultados de 2021, portanto tencicamente seria no final deste mês de Julho). Então o que me fez investir? Quando li o relatório, fiquei esperançado com algumas notas:

1) em primeiro ligar, o resultado transitado é tão negativo, porque a CMVM obrigou a Reditus a constituir, ao fim de talvez mais de uma década, imparidade de dívidas de clientes angolanos no valor de quase 60 milhões - portanto, não fosse esta imparidade, o capital próprio era positivo, apesar de os resultados transitados continuarem a ser negativos). Depois de a Reditus muito argumentar nos seus R/C passados que ia receber esses milhões, a CMVM perdeu a paciência e obrigou-a a constituir imparidade. A questão é que de facto a Reditus lá tinha a sua razão, e em 2021, desses 60 milhões, recebeu os primeiros 5,35 milhões vindos de Angola (ao abrigo do seguro para as exportações entre Portugal e Angola). Portanto, um valor muito significativo para uma empresa como esta. No mesmo R/C de 2021, a Reditus já afirmou que recebeu em 2022 outros quase 11 milhões de euros de Angola. E ainda afirma que irá receber os restantes (não os 60 milhões, mas 85%, que é o que cobra o seguro) em 2023 (será?). Portanto, isto para dizer que pelo menos 16 milhões de imparidades constituídas estão revertidas a 31.12.2022, melhorando (pouco) o capital próprio)

2) A Reditus está encharcada em dívida - 54 milhões dos bancos (mas agora, com o tal recebimento Angola, detem agora 6 milhões em caixa, portanto pode dizer-se que a dívida líquida baixou de 2020 para 2021 - calma, eu sei que o cenário continua negro, mas também se deve cebebrar as pequenas vitórias) mais 3,6 milhões aos trabalhadores, e esta sim, impressionante, 61 milhões ao Estado, sendo que a grande parte desta dívida ao Estado são juros que estão a capitalizar pelo não pagamento da dívida - portanto uma autêntica bola de neve. Como é que uma empresa destas consegue dar a volta à situação? É difícil sem dúvida. Mas a Reditus já tem duas subsidiárias em PER, sendo que os mesmos preveem o perdão de 85% dos juros do Estado e planos de pagamento durante 12,5 anos às prestações (os PER preveem também a mesma reestruturação para a dívida bancária, sendo que de acordo com o R/C de 2021, estão já em fases finais de acordo com os bancos). E está a ser cumprido? Ora segundo o parecer do auditor da Reditus, podemos ler que os planos de pagamento estão a ser cumpridos, sendo que o auditor, como analisou as contas de 2021 só em 2023, é obrigado a provar que o plano de pagamentos está a ser cumprido com referência não a 2021, mas o período em que audita - portanto, em resumo, os PER foram aprovados em 2021 (referente às dívidas ao Estado e colaboradores) sendo que em 2023 estão a ser cumpridos - excelente indicador, a que não é alheia a injecção de fundos dos já mencionados pagamentos de dívidas de Angola.

3) De resto, apesar de ser muito difícil analisar as contas de Reditus porque eles estão impregnadas de ajustamentos não recorrentes, lá se conseque aferir que a actividade recorrente da Reditus, expurgugada desses factores não recorrentes, subiu 21% - o que é de salutar, visto que a Reditus em 2020/2021 começoou a recrutar muito (previsão era de 200, o que segundo o R/C se verificou - ver a evolução do número de colaboradores), mas o importante agora é aumentar as margens da empresa.

Em resumo, eu sei que o futuro ainda é muito incerto na Reditus, pelo que o investimento que fiz é meramente simbólico. Mas é nestas empresas que estão no precípicio da falência, mas que não chegam realmente a falir, que se consegue ter retornos explosivos, mas sempre numa visão de muito longo prazo - e eu acredito agora que a Reditus conseguirá dar a volta, pois o dinheiro de Angola em concumitância com a reestruturações dos PER poderão dar nova vida à empresa.Adoraria a quem tivesse acções, ou mesmo quem não as tem, mas que está a par da realidade da empresa desse a sua opinião e assim conseguirmos ter um debate maduro e construtivo sobre esta empresa.

Bons investimentos!

Re: Reditus - Tópico Geral "uma opinião"

MensagemEnviado: 14/8/2018 12:23
por Aqui_Vale
E agora,... :shock: :oh:

CumPrim/
ValeAquilino

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 21/7/2018 18:55
por MNPTLIS
A sangria de Tecnicos a muito que esta a ser feita.
Quando isso acontece ......

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 1/5/2018 9:56
por Eurobrexit
Artista Romeno Escreveu:
zenden Escreveu:Depois de meterem o guito na TDU e na Martifer, os bancos tiveram de meter o bedelho, cheira-me que aqui também se vai passar o mesmo.

esperavas o que? se não fosse na roménia ah mais de 5 anos que já tinham metido o bodelho nessas duas...... :lol:


estes banqueiros do costume....
BPI SANTANDER...

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 1/5/2018 8:42
por Artista Romeno
zenden Escreveu:Os resultados acabaram de sair.

Goodwill ali firme e hirto, mais nada, a divida subiu, esta treta a meu ver continua na lama mesmo com mais ebitda, reconheceram do que li umas perdas em clientes mas hao de ter muitas mais.....por assumir :mrgreen:

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 1/5/2018 1:25
por zenden
Os resultados acabaram de sair.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 30/4/2018 22:23
por Artista Romeno
zenden Escreveu:Depois de meterem o guito na TDU e na Martifer, os bancos tiveram de meter o bedelho, cheira-me que aqui também se vai passar o mesmo.

esperavas o que? se não fosse na roménia ah mais de 5 anos que já tinham metido o bodelho nessas duas...... :lol:

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 30/4/2018 21:21
por zenden
Depois de meterem o guito na TDU e na Martifer, os bancos tiveram de meter o bedelho, cheira-me que aqui também se vai passar o mesmo.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 30/4/2018 20:10
por GaussSLB47
As empresas portuguesas têm pouco respeito pelos accionistas.
Além da pouca informação ... são 20 horas e dos resultados nada .... devem ser maus ....

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 3/4/2018 6:57
por Artista Romeno
Rui Sa Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/reditus-confiante-que-recebe-50-milhoes-de-angola-no-prazo-maximo-de-30-meses-288202
ups 50 milhões a receber do bento kanganba :lol:


Bento Kanganba? A dívida é sobre "entidades públicas angolanas".

É muito estranho que dum projeto de 59 M€ começado há 9 anos, só tenha começado a receber (9 M€) ao fim de 4 anos e que há 5 anos não receba nada! Dá ideia de algo do género, experimentem lá isto, se gostarem depois pagam...

Se a dívida for reconhecida pelo cliente, pode ser que tenha sorte com o seguro de crédito da COSEC. Mas era preciso que fosse reconhecida pelo cliente, o que não fica nada claro do comunicado, pelo contrário, há indícios de que não é, e aí a coisa fica preta!

Se o Gatta saiu em dezembro, ele lá saberá porque foi...

era ironia obviamente o bento........

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 3/4/2018 6:16
por Rui Sa
Artista Romeno Escreveu:http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/reditus-confiante-que-recebe-50-milhoes-de-angola-no-prazo-maximo-de-30-meses-288202
ups 50 milhões a receber do bento kanganba :lol:


Bento Kanganba? A dívida é sobre "entidades públicas angolanas".

É muito estranho que dum projeto de 59 M€ começado há 9 anos, só tenha começado a receber (9 M€) ao fim de 4 anos e que há 5 anos não receba nada! Dá ideia de algo do género, experimentem lá isto, se gostarem depois pagam...

Se a dívida for reconhecida pelo cliente, pode ser que tenha sorte com o seguro de crédito da COSEC. Mas era preciso que fosse reconhecida pelo cliente, o que não fica nada claro do comunicado, pelo contrário, há indícios de que não é, e aí a coisa fica preta!

Se o Gatta saiu em dezembro, ele lá saberá porque foi...

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 2/4/2018 22:08
por Artista Romeno
Dr Tretas Escreveu:Que granda calote...

quando eu disse que esta empresa tinha problemas, quiseram censurar-me e agora como é? :mrgreen:

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 2/4/2018 21:44
por Dr Tretas
Que granda calote...

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 2/4/2018 19:27
por Artista Romeno
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ses-288202
ups 50 milhões a receber do bento kanganba :lol:

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 11/1/2018 21:36
por Artista Romeno
zenden Escreveu:Agora foi a vez do Miguel Paes do Amaral renunciar ao cargo de Administrador...

Está aqui um filme bem montado está.

é tão boa mas tão boa, que deve ficar po porteiro :mrgreen:

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 11/1/2018 21:11
por zenden
Agora foi a vez do Miguel Paes do Amaral renunciar ao cargo de Administrador...

Está aqui um filme bem montado está.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 9/1/2018 22:38
por zenden
zenden Escreveu:HCC1,

Isto recuperou uns cêntimoszecos desde o mínimo, se te queres por ao fresco vai estando atento.

Acho que isto deve mesmo ir para PER, aumento de capital via cash ou via conversão de dívida, só não sei quando. Será que se aguentam até à próxima apresentação de resultados?

Com a venda do Gatta, alguns bancos podem pedir o reembolso antecipado de empréstimos, só que não há guita para pagar-lhes.

Até lá, a animação do PSI permitiu à cotação descolar dos mínimos, mas nada de especial.

Eu continuo com uns trocos apenas numa de brincadeira especulativa para relembrar velhos tempos.

Re: Reditus - Tópico Geral

MensagemEnviado: 9/1/2018 22:37
por zenden
HCC1,

Isto recuperou uns cêntimoszecos desde o mínimo, se te queres por ao fresco vai estando atento.

Acho que isto deve mesmo ir para PER, aumento de capital via cash ou via conversão de dívida, só não sei quando. Será que se aguentam até à próxima apresentação de resultados?

Com a venda do Gatta, alguns bancos podem pedir o reembolso antecipado de empréstimos, só que não há guita para pagar-lhes.

Até lá, a animação do PSI vai permitiu a cotação descolar dos mínimos, mas nada de especial.

Eu continuo com uns trocos apenas numa de brincadeira especulativa para relembrar velhos tempos.