Olá ljbk,
ljbk Escreveu:Como qualquer metodo mecanico, e neste caso até bastante simples, o método Kagi elimina o factor humano tal como já indiquei.
Vamos por partes.
O Kagi
não é um método mecânico. É tão mecânico como usares um fecho acima da média móvel como sinal de compra e vice-versa.
Acima de tudo o Kagi é um método que te ajuda a seres
disciplinado, o que, como sabes é um aspecto importantíssimo para ser bem sucedido nos mercados.
ljbk Escreveu:No entanto, já que estamos no tópico da EADS, pergunto qual seria a atitude de utilizador do método Kagi se depois do sinal dado ontem e na impossibilidade de ter comprado no fecho porque o preço só foi fixado as 16:34:50 ou porque não ficaram acções à venda entre as 16:35 e as 16:40, chega à abertura de hoje e encontra os titulos a subir 10% ou a descer 5%. Mecanicamente, teria sido efectuada a compra.
Não gosto muito de fazer considerações com base em hipóteses e em "ses". De qualquer forma respondendo à tua questão, só posso responder liminarmente:
não, não teria sido efectuada qualquer compra.
Como referi, isto
não é um método mecânico.
Se a oportunidade de entrar no fecho se perdeu (por exemplo por falta de vendedor), vejo quatro hipóteses:
1. Colocar a ordem de compra à mesma, porque às vezes o vendedor aparece
2. partir para outra (sem esquecer a velha máxima de que "as oportunidades são infinitas e o capital é finito")
3. entrar na manhã seguinte ao preço de fecho da véspera, se ele ocorrer no intraday
4. esperar pelo fecho do dia seguinte e ver se as condições se mantêm (por exemplo porque no dia seguinte fecha sem variação ou com uma variação pouco expressiva)
5. esperar pela formação de uma cintura, que definirá um novo ponto de entrada, com stop "melhorado".
Como vês, há muitas opções possíveis a tomar numa situação dessas. Não concordo de todo com a ideia de que o factor humano desapareça.
Para ilustrar melhor a importância do factor humano, imagina que no fecho de hoje tens capital para entrar em dois títulos e quando chega o fecho vês que há cinco títulos a dar sinal de compra. Vais ter de escolher quais os títulos melhores para entrar (com base em critérios adicionais, seja eles objectivos, subjectivos ou puramente emocionais) e aí garanto-te que o factor humano pesa - e muito
1 abraço,
Elias