Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC - Airbus Group (ex-EADS)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 21/2/2008 18:58

EADS com vontade de subir. Até onde irá? A resistência dos 20 euros é muito forte e deverá travar as aspirações taurinas. De qualquer forma o gráfico mostra que há interesse comprador e como hoje o título fechou a 18, isto dá um potencial de subida de 11%.

Será que tem forças para ir aos 20?
Anexos
ead2.PNG
ead2.PNG (28.39 KiB) Visualizado 13385 vezes
ead1.PNG
ead1.PNG (38.91 KiB) Visualizado 13362 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Airbus A380 experimenta combustível alternativo com sucesso

por ojardineiro » 3/2/2008 12:01

O gigante Airbus A380 tornou-se hoje no primeiro avião comercial a utilizar combustível alternativo, constituindo um marco na rota para os biocombustíveis no sector.

O construtor aeronáutico europeu assegura que não é necessária qualquer alteração técnica para que o aparelho possa utilizar gás de petróleo liquefeito (GPL), que é concebido para poder ser misturado com o combustível normal utilizado pelos aviões, o jet fuel.

A Airbus adianta ainda que esta aeronave, penalizada pelo atraso na entrada em produção, será um ponto de viragem na construção da nova geração de aviões movidos a combustíveis limpos, num momento em que a indústria se encontra sob forte pressão para reduzir as emissões de gases para a atmosfera.


http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1318401
 
Mensagens: 34
Registado: 29/11/2007 11:19
Localização: Algarve

por Elias » 21/1/2008 18:56

EADS em mínimos de mais de 4 anos. É preciso recuar até Outubro de 2003 para ver a EADS abaixo de 16 euros.
Anexos
ead1.PNG
ead1.PNG (45.76 KiB) Visualizado 9629 vezes
ead2.PNG
ead2.PNG (28.1 KiB) Visualizado 9627 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 16/1/2008 14:12

Mínimos de 18 meses na EADS.

Gráfico actualizado com o fecho de ontem.
Anexos
ead.PNG
ead.PNG (34.73 KiB) Visualizado 9642 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 19/11/2007 11:49

ljbk Escreveu:
ljbk Escreveu:Ola !

Eu só entraria na EADS neste momento após um fecho acima dos 23.03 e depois do cruzamento do MACD que ainda não aconteceu.

BN.


Hoje ficaram reunidas todas as condições para uma entrada na EADS excepto o cruzamento do MACD que deverá acontecer amanhã.
O primeiro objectivo deverá ser a zona dos 24 / 24.20 Euros.
Isto não quer dizer que amanhã vá subir ... :)

BN.


Após estes poucos dias de observação, parece que a zona de resistencia que tinha identificado à volta dos 23 Euros ainda era mais larga do que pensava inicialmente e aparentemente ainda não foi vencida.
Para quem entrou, penso que caso o titulo saia dessa zona para baixo (22.50/60), o melhor será não insistir.
Neste momento o titulo não parece ter força para subir acima dos 23.30.

BN.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 14/11/2007 19:31

ljbk Escreveu:A minha atitude seria exactamente a mesma que indicaste.
Acima de um determinado valor de subida ou descida na abertura não entraria numa lógica de risco / recompensa.


Bem, então estamos de acordo quanto à atitude. :lol:

Assim, o essencial a reter é isto: o que é determinante não é tanto o método utilizado, mas sim a atitude do investidor perante o sinal que lhe é apresentado.

Abraço.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 14/11/2007 19:26

Elias Escreveu:
ljbk Escreveu:Hoje ficaram reunidas todas as condições para uma entrada na EADS excepto o cruzamento do MACD que deverá acontecer amanhã.
O primeiro objectivo deverá ser a zona dos 24 / 24.20 Euros.


Olá ljbk,

Agora é a minha vez de te perguntar: considerando as condições de entrada que apresentaste, qual seria a tua atitude se depois do sinal dado hoje e na impossibilidade de teres comprado no fecho porque o preço só foi fixado as 16:34:50 ou porque não ficaram acções à venda entre as 16:35 e as 16:40, chegas à abertura de amanhã e encontra os titulos a subir 10% ou a descer 5%.
O que farias?

1 abraço,
Elias


Ola Elias !

A minha atitude seria exactamente a mesma que indicaste.
Acima de um determinado valor de subida ou descida na abertura não entraria numa lógica de risco / recompensa.
Se durante o intraday, a cotacção voltasse à gama de valores pretendido, iria entrar.
Este tipo de atitude pode ser simulada informaticamente de forma a tentar obter umas percentagens de trabalho.
Da mesma forma, pode-se pegar nos valores do metodo Kagi para avaliar o risco recompensa face a uma possivel saida no valor ombro inferior anterior.
No caso da EADS, o limite para venda é actualmente de 22.28 Euros. Considerando o fecho nos 23.26 Euros, temos uma margem de risco de cerca de 4.2%.
Estando o primeiro objectivo que indiquei na zona dos 24.10, temos um potencial ganho de cerca de 3.6%.
Caberá a cada um decidir se vale a pena ou não.

BN.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 14/11/2007 19:10

ljbk Escreveu:Hoje ficaram reunidas todas as condições para uma entrada na EADS excepto o cruzamento do MACD que deverá acontecer amanhã.
O primeiro objectivo deverá ser a zona dos 24 / 24.20 Euros.


Olá ljbk,

Agora é a minha vez de te perguntar: considerando as condições de entrada que apresentaste, qual seria a tua atitude se depois do sinal dado hoje e na impossibilidade de teres comprado no fecho porque o preço só foi fixado as 16:34:50 ou porque não ficaram acções à venda entre as 16:35 e as 16:40, chegas à abertura de amanhã e encontra os titulos a subir 10% ou a descer 5%.
O que farias?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 14/11/2007 19:03

ljbk Escreveu:Ola !

Eu só entraria na EADS neste momento após um fecho acima dos 23.03 e depois do cruzamento do MACD que ainda não aconteceu.

BN.


Hoje ficaram reunidas todas as condições para uma entrada na EADS excepto o cruzamento do MACD que deverá acontecer amanhã.
O primeiro objectivo deverá ser a zona dos 24 / 24.20 Euros.
Isto não quer dizer que amanhã vá subir ... :)

BN.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 14/11/2007 15:59

Olá ljbk,

ljbk Escreveu:Como qualquer metodo mecanico, e neste caso até bastante simples, o método Kagi elimina o factor humano tal como já indiquei.


Vamos por partes.
O Kagi não é um método mecânico. É tão mecânico como usares um fecho acima da média móvel como sinal de compra e vice-versa.
Acima de tudo o Kagi é um método que te ajuda a seres disciplinado, o que, como sabes é um aspecto importantíssimo para ser bem sucedido nos mercados.

ljbk Escreveu:No entanto, já que estamos no tópico da EADS, pergunto qual seria a atitude de utilizador do método Kagi se depois do sinal dado ontem e na impossibilidade de ter comprado no fecho porque o preço só foi fixado as 16:34:50 ou porque não ficaram acções à venda entre as 16:35 e as 16:40, chega à abertura de hoje e encontra os titulos a subir 10% ou a descer 5%. Mecanicamente, teria sido efectuada a compra.


Não gosto muito de fazer considerações com base em hipóteses e em "ses". De qualquer forma respondendo à tua questão, só posso responder liminarmente: não, não teria sido efectuada qualquer compra.

Como referi, isto não é um método mecânico.

Se a oportunidade de entrar no fecho se perdeu (por exemplo por falta de vendedor), vejo quatro hipóteses:
1. Colocar a ordem de compra à mesma, porque às vezes o vendedor aparece
2. partir para outra (sem esquecer a velha máxima de que "as oportunidades são infinitas e o capital é finito")
3. entrar na manhã seguinte ao preço de fecho da véspera, se ele ocorrer no intraday
4. esperar pelo fecho do dia seguinte e ver se as condições se mantêm (por exemplo porque no dia seguinte fecha sem variação ou com uma variação pouco expressiva)
5. esperar pela formação de uma cintura, que definirá um novo ponto de entrada, com stop "melhorado".

Como vês, há muitas opções possíveis a tomar numa situação dessas. Não concordo de todo com a ideia de que o factor humano desapareça.
Para ilustrar melhor a importância do factor humano, imagina que no fecho de hoje tens capital para entrar em dois títulos e quando chega o fecho vês que há cinco títulos a dar sinal de compra. Vais ter de escolher quais os títulos melhores para entrar (com base em critérios adicionais, seja eles objectivos, subjectivos ou puramente emocionais) e aí garanto-te que o factor humano pesa - e muito :wink:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 14/11/2007 12:42

Ola Elias !

O que chamei RSA é o Reversal Amount ou percentagem minima de variação face ao ultimo minimo ou máximo relativo para se considerar que temos um novo ombro ou seja um novo máximo relativo ou um novo minimo relativo.
Como qualquer metodo mecanico, e neste caso até bastante simples, o método Kagi elimina o factor humano tal como já indiquei.
No entanto, já que estamos no tópico da EADS, pergunto qual seria a atitude de utilizador do método Kagi se depois do sinal dado ontem e na impossibilidade de ter comprado no fecho porque o preço só foi fixado as 16:34:50 ou porque não ficaram acções à venda entre as 16:35 e as 16:40, chega à abertura de hoje e encontra os titulos a subir 10% ou a descer 5%.
Mecanicamente, teria sido efectuada a compra.
Mas o ser humano que vai dar a ordem vai ter de reavaliar o risco -> hesitações. Eventualmente até espera por um melhor spot no intraday e deixa fugir o titulo ou pelo contrário efectua a compra e o titulo cai em intraday.
No meu estudo a imposição de limites quer para a subida máxima ou descida máxima na abertura tambem melhorou o resultado final do método Kagi nem que daí resulte que a compra não seja efectuada.

Um abraço e BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 14/11/2007 12:08

ljbk Escreveu:Estas minhas palavras são baseadas num estudo que fiz sobre os ultimos 2 anos de todos os titulos do PSI e CAC e sobre os ultimos 15 anos da ALU.


Já agora o que estudaste? Comparaste o Kagi com que método?

ljbk Escreveu:Não existe nenhum RSA ideal. Em média para os titulos do CAC, o RSA ideal nos ultimos 2 anos situou-se entre o 1.5% e os 2%. Para o PSI, esse valor ficou próximo dos 1.2%.


O que é o RSA? Referes-te ao reversal amount (RA)?

ljbk Escreveu:Como qualquer metodo mecanico, a intervenção humana pode melhorar esses resultados, mas tambem os pode piorar porque intervêm hesitações, duvidas, medos, euforias ...


Uma das grandes virtudes do método Kagi é eliminar a margem para hesitações.

1 abraço,
Elias

P.S. - Por favor vê também o tópico da EDF
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 14/11/2007 11:45

Ola Elias !

Obviamente que não existe metodo sem risco.
Para limitar esse risco, devem-se utilizar um conjunto de vários métodos.
O método Kagi ignora o factor tempo. Uma ou 2 médias moveis resolvem esse problema.
O que aqui escrevi foi que o metodo Kagi sozinho tambem tem fragilidades e poderá dar falsos sinais nomeadamente em titulos que oscillem muito quer em lateralização, quer em subida, quer em descida sendo possivel ter prejuizo com o metodo Kagi num titulo que está a subir.
Estas minhas palavras são baseadas num estudo que fiz sobre os ultimos 2 anos de todos os titulos do PSI e CAC e sobre os ultimos 15 anos da ALU.
Não existe nenhum RSA ideal. Em média para os titulos do CAC, o RSA ideal nos ultimos 2 anos situou-se entre o 1.5% e os 2%. Para o PSI, esse valor ficou próximo dos 1.2%.
Da mesma forma um RSA constante ao longo dos 15 anos de estudo na ALU teria dado piores resultados que uma técnica de RSA variavel que desenvolvi.
Aliando este método mecanico à observação tambem mecanica de outros pequenos factores teria conseguido um ganho de 900% na ALU nesses 15 anos contra cerca de 200% com o metodo Kagi com RSA constante sozinho quando o titulo caiu cerca de 70% nesses 15 anos.
Como qualquer metodo mecanico, a intervenção humana pode melhorar esses resultados, mas tambem os pode piorar porque intervêm hesitações, duvidas, medos, euforias ...

Um abraço,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 14/11/2007 10:36

Viva ljbk,

ljbk Escreveu:As "perdas" teriam sido menores ganhos já que o método Kagi estava a indicar uma venda na zona dos 70 Euros devido ao ultimo ombro inferior ter sido muito ligeiramente ultrapassado..


Não devemos confundir perdas com ganhos cessantes. São coisas completamente diferentes.

ljbk Escreveu:já que o método Kagi estava a indicar uma venda na zona dos 70 Euros devido ao ultimo ombro inferior ter sido muito ligeiramente ultrapassado.. Quem tivesse efectuado essa venda só voltaria a entrar no ultrapassar do ombro superior anterior. Ou seja esta venda e recompra teriam prejudicado o lucro global no periodo no caso do sinal de venda indicado na zona dos 70 ter sido ignorado.


responderei a esta parte no tópico da EDF - detesto "contaminações" :wink:


ljbk Escreveu:No caso da EADS, podes ter com agora um sinal de compra por alguns centimos. Agora imagina que a seguir a cotação desce e ultrapassa o ultimo minimo relativo. Consequentemente, tens um sinal de venda e perdas..


Duvido que encontres um critério de análise técnica - seja ele qual for - em que o risco de perdas não existe. Mas se encontrares avisa :wink:

ljbk Escreveu:O que estou a querer dizer é que pode tambem haver "falsos" sinais no metodo Kagi que os restantes indicadores podem ajudar a desmascarar.


Tens algum estudo feito sobre isso? Que sinal se deve usar em conjunto com o sinal de entrada Kagi que neutralize os falsos sinais?

ljbk Escreveu:Isto não significa que a EADS não vá subir, obviamente ...


para já parece animada. Mas vamos aguardar pelo fecho, como sabes o Kagi ignora as variações intraday.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por jony_cash » 14/11/2007 10:12

ljbk Escreveu:Ola !

Eu só entraria na EADS neste momento após um fecho acima dos 23.03 e depois do cruzamento do MACD que ainda não aconteceu.

BN.


Eu acho que ela não irá subir muito acima dos 23,30€ e que qualquer má noticia a trás de volta aos 21,70€. Vou esperar por melhores dias e por juntar algum $$$ :wink:

Abraço
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por ljbk » 14/11/2007 9:05

Ola !

Eu só entraria na EADS neste momento após um fecho acima dos 23.03 e depois do cruzamento do MACD que ainda não aconteceu.

BN.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por jony_cash » 13/11/2007 22:41

ljbk Escreveu:Ola Elias,

As "perdas" teriam sido menores ganhos já que o método Kagi estava a indicar uma venda na zona dos 70 Euros devido ao ultimo ombro inferior ter sido muito ligeiramente ultrapassado. Quem tivesse efectuado essa venda só voltaria a entrar no ultrapassar do ombro superior anterior.
Ou seja esta venda e recompra teriam prejudicado o lucro global no periodo no caso do sinal de venda indicado na zona dos 70 ter sido ignorado.

No caso da EADS, podes ter com agora um sinal de compra por alguns centimos. Agora imagina que a seguir a cotação desce e ultrapassa o ultimo minimo relativo. Consequentemente, tens um sinal de venda e perdas.
O que estou a querer dizer é que pode tambem haver "falsos" sinais no metodo Kagi que os restantes indicadores podem ajudar a desmascarar.
Isto não significa que a EADS não vá subir, obviamente ...

Um abraço,
ljbk.


Olá amigo Ljbk

Estou a pensar entrar na EADS mas não consigo encontrar o ponto ideal de entrada quando penso ter encontrado ela começa a subir e troca-me as voltas. Não percebi muito bem no teu grafico qual o ponto de entrada podes por favor ajudar.

Eu acho que uma entrada entre os 20€ e 21,50€ é uma boa aposta mas não sei tens alguma ideia visto que parece acompanhares esta acção?

Muito Obrigado!
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por ljbk » 13/11/2007 20:23

Ola Elias,

As "perdas" teriam sido menores ganhos já que o método Kagi estava a indicar uma venda na zona dos 70 Euros devido ao ultimo ombro inferior ter sido muito ligeiramente ultrapassado. Quem tivesse efectuado essa venda só voltaria a entrar no ultrapassar do ombro superior anterior.
Ou seja esta venda e recompra teriam prejudicado o lucro global no periodo no caso do sinal de venda indicado na zona dos 70 ter sido ignorado.

No caso da EADS, podes ter com agora um sinal de compra por alguns centimos. Agora imagina que a seguir a cotação desce e ultrapassa o ultimo minimo relativo. Consequentemente, tens um sinal de venda e perdas.
O que estou a querer dizer é que pode tambem haver "falsos" sinais no metodo Kagi que os restantes indicadores podem ajudar a desmascarar.
Isto não significa que a EADS não vá subir, obviamente ...

Um abraço,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 13/11/2007 19:34

ljbk Escreveu:Ola Elias !

Muito cuidado com a precisão com as indicações Kagi.
Na minha perspectiva é preferivel falar de zona de preços correspondente ao ultimo máximo relativo.
Essa zona engloba a MM200 e é limitada pelo ombro inferior antigo que aparece no gráfico.
Como alguns dos indicadores clássicos, nomeadamente o MACD, ainda estão negativos, eu não entraria sem a MM200 ter sido vencida.

Relativamente ao KAGI, fica aqui o gráfico recente da EDF, em que uma leitura demasiado precisa das indicações teria conduzido a perdas.

BN.


ljbk,

Não percebo muito bem como concluis que no caso da EDF o método Kagi conduz a perdas, de qualquer forma parece-me mais apropriado analisar esse caso no tópico da EDF e não neste que tem a ver com a EADS.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 13/11/2007 19:27

Ola Elias !

Muito cuidado com a precisão com as indicações Kagi.
Na minha perspectiva é preferivel falar de zona de preços correspondente ao ultimo máximo relativo.
Essa zona engloba a MM200 e é limitada pelo ombro inferior antigo que aparece no gráfico.
Como alguns dos indicadores clássicos, nomeadamente o MACD, ainda estão negativos, eu não entraria sem a MM200 ter sido vencida.

Relativamente ao KAGI, fica aqui o gráfico recente da EDF, em que uma leitura demasiado precisa das indicações teria conduzido a perdas.

BN.
Anexos
edf_kagi.gif
edf_kagi.gif (0 Bytes) Visualizado 9811 vezes
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 13/11/2007 18:06

Sinal de compra na EADS com Kagi a 2%
Anexos
ead-k2.GIF
ead-k2.GIF (0 Bytes) Visualizado 9824 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 6/11/2007 11:24

ljbk, acho que acertaste na mouche.

A EADS continua aos trambolhões e se calhar só vai parar na zona dos 20 euros (onde valerá a pena procurar sinais de compra).

Gráfico actualizado
Anexos
eads.png
eads.png (0 Bytes) Visualizado 9861 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ljbk » 1/11/2007 0:19

Na minha opinião, a correcção irá continuar.
Os indicadores técnicos, nomeadamente o DMI ADX indicou ontem, dia 30/10, claramente que no curto prazo a subida acabou tal como tinha indicado no dia 22/08 que a descida de médio prazo tinha acabado.
É claro que haverá que descontar o efeito que o corte da FED poderá ter.

BN.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 31/10/2007 23:23

Continua a correcção na EADS (já corrigiu mais de 6% desde que tocou nos 25 euros).

Em minha opinião está no ponto crítico: ou arranca novamente para atacar os 25 (e eventualmente para os quebrar) ou então continua a corrigir e aí fica tudo estragado (especialmente se quebrar os 23).
Anexos
eads.GIF
eads.GIF (0 Bytes) Visualizado 9877 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 28/10/2007 12:48

tal como se previa, a cotação recuou nos 25 euros.

Se houver uma consolidação nestes valores, isso pode ser um bom sinal de que a ruptura está iminente. No entanto, o padrão de envolvente ursina (*) sugere o início de uma retracção. Aguardemos.


(*) - bearish engulfing
Anexos
ead1.GIF
ead1.GIF (0 Bytes) Visualizado 9905 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado: