Artista Romeno Escreveu:Thoth Escreveu:Artista Romeno, quanto vale para ti a airbus?
Cumprimentos e bons negócios
metade da cotação atual no maximo dos maximos
https://www.bloomberg.com/gadfly/articl ... order-booksobre o order book ser maior que o da boeing, a Airbus tem vendas elevadas mas a margem operacional é baixa, logo não se deixem enfeitiçar que for verdadeiro investidor por estas tretas, como na Europa não há amazon nem netflix é esta a boeing ter um per 24 esta tem mais do dobro porque é especial de corrida não
A boeing vale o dobro pois vale mas os lucros sao bem melhores e do cash flow não se fala... naquilo que interessa lucros e cash flow a Boeing dá 15-0 á airbus, é isso que paga as contas, no bull market é so vendas o pior é no bear, então numa empresa ciclica o que é agora cor de rosa, depois é tudo cor encarnada......mesmo que os jatos da bombardier deem um boost
Artista Romeno,
Tens razão na comparação dos cash flows e margens da Boeing. No entanto acho que há mais coisas para avaliar a empresa do que apenas isso. Não considero de todo a Airbus uma bolha. Eu próprio estou longo à uns bons meses e pretendo continuar. Os resultados de hoje reafirmaram essa minha posição. Acho que está corretamente avaliada pelo mercado. Não está barata, mas para mim está mais barata que a Boeing.
Este mercado vive num duopólio, e acho que assim continuará por muito mais anos. Por isso é um dos casos em que a análise comparativa faz todo o sentido. Encontro pros e contras nas duas.
Resultados das duas em 2017:
Air-
http://www.airbus.com/newsroom/press-releases/en/2018/02/full-year-2017-results--airbus-overachieved-on-all-key-performan.htmlBA-
http://investors.boeing.com/investors/investor-news/press-release-details/2018/Boeing-Reports-Record-2017-Results-and-Provides-2018-Guidance/default.aspx Vantagens Boeing vs AirbusMelhor cashflow da Boeing. No question about it.
PER
era mais competitivo. Com os resultados de 2017 ficaram ao mesmo nível no PER:
Vantagens da Airbus vs Boeing1- Vale 72B (já com a subida de 10% hoje) vs Vendas de 67B. Antes da subida de hoje valia tanto quanto aquilo que vendia.A Boeing vale 205B para vendas de 93B. Ou seja estamos a comprar um P/S de 1 para um de mais de 2. Com múltiplos parecidos este é o principal fator que me faz achar a Boeing bem mais cara.
2- O backlog garante o funcionamento da empresa para uma série de anos. Se deixarem de vender hoje, daqui a 10 anos continuam a fazer entregas nonstop. Acho que nada melhor que isto para evitar problemas quando os ciclos económicos são negativos.
3- Acho muito mas fácil aumentar as margens na Airbus do que na Boeing. A Boeing parece já estar altamente otimizada, enquanto que a Airbus pode ganhar bastante dinheiro se o fizer. Mais potencial para a Airbus portanto.
4- A Airbus está aos anos a fazer sharebuy back. Diminuindo o número de ações e aumentando o lucro o EPS melhora. Honestamente não vi se a Boeing tem feito o mesmo.
5- Guidance para 2018 ligeiramente mais otimista no lucro que a da Boeing, o que pode refletir a minha teoria do ponto 3.
Perspectivas macro gerais para o setorAcho que um mercado em duopólio favorece sempre estas empresas. Acho normal terem múltiplos superiores a um qualquer outro construtor de outra coisa qualquer. São eles que controlam os preços de mercado, pois não há outros a quem recorrer. Acho que isto lhes vai a longo prazo ter margens maiores. Aqui acho que neste ponto a Airbus pode beneficiar ainda mais disso do que a Boeing.
Dito isto, percebo em parte o teu comentário , mas para mim AF é mais do que mapas de lucro e cashflow. É perceber como vai ser cada uma das empresas em 2020 ou até em 2030.
Outro exemplo fora do setorAinda ontem estive a analisar um setor que acho que pode crescer muito num futuro próximo que nada tem a ver com aviação, que é o Caas (communication as a service ). Há 3 empresas cotadas nesse setor. Dessas 3, achei muito interessantes duas delas, a Twilio e a Bandwith. A primeira é mais cool (origem Silicon Valley), vende mais, cresce mais, tem investidores firmes e um P/S de 6 ou 7. A segunda vende menos, cresce menos, tem rede própria,é lucrativa e um P/S de 2 (baixo para este tipo de setor). Olhando só a números a segunda sem dúvida. Olhando para a big picture, estou tentanto a entrar nas duas e por motivos diferentes.