Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - sistema; análise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Filipe » 29/1/2003 15:59

Atenção ao volume, que destes 10,7 milhões feitos, 6 milhões foram duas passagens de 3 milhões cada de manhã.

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

ptc

por Tennis » 29/1/2003 15:29

Pois bem,

A Ptc continua a sua caminhada descendente.

A média móvel de 200 dias (a preto no gráfico) e a LTascendente (a verde no gráfico) não aguentou o título, e, naturalmente, no intraday, foi subindo.

Ademais, quebrou intraday a MM de 50 dias, o que também é bom sinal para os curtos.

A PTC só encontrou suporte intraday nos 6.50 (correspondente aos mínimos da cotação entre os dias 2.1 e 4.1.).

A tendência continua a ser bear.

Um fecho abaixo da MM de 50 dias dá ainda mais força a este downtrend.

O volume, para estas horas, está fortíssimo, o que revela que há mãos fortes a ver-se livre do papel.

Continuo bear.

Alterei o valor do trailing stop (comprei puts wctptc8 a 0.83 e coloquei o stop de lucro a 0.96). A cotação dos warrants actualmente está a 1.01/1.02.

O sistema ainda não deu sinal de saída da posição curta.

Bons negócios.

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

obv

por Tennis » 28/1/2003 23:40

Logo no 1º post, referi que ainda não tinha tido oportunidade de analisar o OBV.

Não parece indicar distribuição nem acumulação, mas venda pura e dura.

Bons negócios.

Tennis
Anexos
obv.ptc.28.1.2003.gif
obv.ptc.28.1.2003.gif (9.82 KiB) Visualizado 1037 vezes

sistema vip money

por Tennis » 28/1/2003 20:36

Ok, Vip Money,

Quando tiveres mais disponibilidade (oxalá que sim porque sentimos a falta da tua presença mais assídua), é só apitares, e, querendo, poderemos trocar umas opiniões sobre sistemas.

Até lá, um abraço, e, essencialmente, bons negócios/trades.

Tennis

por vipmoney » 28/1/2003 20:17

Compreendo inteiramente o não queres revelar o teu sistema... o mesmo se passa comigo... ;-)

terei muito gosto em trocar emails contigo, ou mesmo no msn... Mas confesso-te que nesta altura não tenho muita disponibilidade (hoje foi um dia de excepção), pelo que será melhor daqui a umas semanas, altura em que deverei voltar em força aos espaços cybernéticos.

um abraço e parabéns pela tua postura !
Vip Money

Registado: 6/11/2002 12:47

Para Vip Money

por Tennis » 28/1/2003 19:48

Obrigado pelo elogio Vip Money, mas, sinceramente, não o mereço, ainda sou um simples caloiro, ao contrário do Vip que já tem provas dadas ao longo de muito tempo.

De facto, a referência à MM 50 dias (a 6.70), é bastante importante. Na ptc, costuma suportar por muitas vezes o título, ou, no inverso, funcionar como resistência.

Quanto ao sistema, nunca o divulguei aqui, e, perdoem-me, não o tenciono fazer, pois, como dizem alguns, o segredo é a alma do negócio :wink:

No entanto, posso adiantar que é muito simples (nada de grandes fórmulas matemáticas).

Baseia-se em dois ou três indicadores técnicos.

Posso também adiantar que, na ptc, tem dado resultado, ou seja, já transaciono com ele há bastante tempo, e não me posso queixar.

No "test" do metastock, a rendibilidade do sistema (com início em 95, sem alavancagem e sem stops e só para acções) pssa de um capital inicial de 1000 euros para um capital actual de cerca de 30000 euros (deixo gráfico em baixo).

No entanto, a rentabilidade é superior, uma vez não invisto em acções (só warrants), costumo alavancar 2/3 dos ganhos e uso stops loss e trailings stops o que potencia os lucros.

Ou seja, quando o meu sistema, por exemplo, num uptrend, dá sinal de saída e entrada curta, normalmente, já estou fora do mercado, à espera de um outro sinal. Quero dizer, saí mais acima e, como tal, o lucro foi superior.

Outro exemplo, como referi no meu último post, amanhã tenho como stop de lucro os 6.88/6.89. Caso esperasse que o sistema desse sinal de inversão (passagem de curto para longo), certamente que venderia os meus puts mais acima e, assim, ficaria com uma ligeira perda ou em "casa". Assim, pelo menos, garanto sempre algum lucro. Se continuar a ptc a descer por aí abaixo, é só ir subindo de forma inteligente os stops de lucro dos puts.

Mas, que ninguém pense que não tenho trades perdedores. Aliás, pelos gráficos dá para ver que tenho alguns. No entanto, os trades perdedores são de perdas diminutas, enquanto os ganhadores têm ganhos exponenciais.

Ainda quanto ao sistema Vip Money, talvez possa deixar-me o seu mail e, então, poderíamos falar mais detalhadamente sobre o assunto, ou então, através do MSN.

Abraços e bons negócios.

Tennis
Anexos
lucro.gif
lucro.gif (7.92 KiB) Visualizado 1173 vezes

Caro Tennis

por vipmoney » 28/1/2003 19:27

Gostei bastante da forma como referiu a sua estratégia ;-)

Realmente a sessão de hoje pode ter várias intrepretações de acordo com a forma como cada um traça o seu suporte... Todas válidas se cada um agir em conformidade com a sua estratégia. ;-)

Aproveito para adicionar algo que me esqueci de referir no meu update, que é a mm50 da PTC, actualmente nos 6.70. É um valor demasiado técnico, mas que muitas vezes suscita reacção em PTC.

Agora uma questão, que não sei se quer responder ou se já se referiu a ela no passado. Mas como não tenho lido o forum não sei.
O seu sistema, já o divulgou aqui ? ou é secreto ?
Teno bastante interesse neste tema, já que desenvolvo um sistema exclusivamente para PTC há alguns anos.
Obviamente que se não quiser falar sobre isso, compreendo perfeitamente ;-)

um grande abraço,
Vip Money

Registado: 6/11/2002 12:47

ptc

por Tennis » 28/1/2003 19:18

Só uma pequena correcção.

Como bem refere o Vip Money, a LT ascendente, sobe todos os dias um bocado.

Assim, para amanhã, o suporte dessa LT está por volta dos 6.78/6.79.

Bons negócios.

Tennis

PTC - sistema; análise

por Tennis » 28/1/2003 19:14

Como referi ontem em post aqui deixado, a ptc no meu sistema tinha dado sinal de entrada curta há cerca de 3 ou 4 dias, mais específicamente, em 20.1.2003.

Ontem, tive oportunidade de referir que, com a vela negra de ontem, a ptc tinha confirmado o sinal de entrada curta.

Hoje, a ptc ainda deu mais sentido a esse sinal com o marobuzzo negro, e com forte volume.

No entanto, é preciso ter cuidado com este trade.

Com efeito, se repararem, hoje, a ptc fechou em cima de dois fortes suportes, a saber:

1º - Média móvel de 200 dias (linha preta no gráfico);

2º - LT ascendente (linha verde no gráfico);

Ao contrário do que escreveu infra o Vip Money, entendo que a ptc ainda não quebrou esse suporte da LT ascendente. Mas, isto também é relativo, porque, depende, como cada um pinta essas linhas (eu normalmente faço-o pelas bases e não pela base dos corpos da velas).

Um sinal também é inequívoco, a ptc hoje, quebrou com forte volume o suporte que a vinha suportando no curto prazo, designadamente nos 6.87.

Como referi, é preciso ter cuidado com este trade.

Não obstante o RSI e o SO ainda não terem entrado em zona sobrevendida, é preciso ter atenção os já referidos dois suportes.

Uma quebra amanhã dos 6.76, atira definitivamente a PTC para baixo, com target nos 6.26 (linha azul no gráfico) - quem dera que lá fosse :) (obviamente, para quem está curto como eu, e com o devido respeito pelos que têm posições longas).

Obviamente, o meu sistema ainda não me deu sinal para fechar a posição curta.

Para amanhã tenho como estratégia um stop ligeiramente acima do meio da vela negra de hoje (por volta dos 6.88/6.89).

Caso quebre em baixa os 6.76, é deixar correr os lucros e ir metendo sucessivamente os trailings stops.

Só uma pequena nota: ainda não tive oportunidade de verificar o OBV para averiguar se há de facto venda impulsiva ou acumulação por volta dos 6.76.

Bons negócios,

Tennis
Anexos
tennisptc28.1.2002.gif
tennisptc28.1.2002.gif (12.79 KiB) Visualizado 1266 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, iniciado1, latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao e 240 visitantes