Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vista Alegre -Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 16/3/2018 14:54

O que me parece fazer sentido é haver aqui uma operação do tipo da que ocorreu com a Sonae Indústria. E vejo que possa ser o Ikea a comprar uma posição. O compromisso que a Ikea tem com a Vista Alegre em termos futuros faz-me supor que poderá haver aqui entendimento aproveitando a VAA para baixar a dívida e passando a Ikea a ter peso decisório na VAA. Mas parece-me cedo para perceber o que poderá vir a acontecer.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 16/3/2018 13:19

Artista Romeno Escreveu:
Garf Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:sinceramente é um per disparatado, por muito que isto esteja melhor isto não é a hermes, nem a remy cointreau..... os lucros sinceramente aumentaram menos do que pensava, se virmos bem os resultados do terceiro trimestre até ai o resultado operacional tinha subido quase 3.5 M€ e agora no fim do ano so sobe 2.1M, quer dizer que o Q4 operacionalmente foi pior que o ano passado em 1.4 M euros :shock:

Uma comparação :mrgreen: entre a VAA e a RMS ou RCO ... seria no mínimo surreal :shock: .

Eu ainda não tive oportunidade de olhar para o balanço com "olhos de ver", mas de uma maneira geral foram muito bons, tendo em conta o histórico da empresa. O que mais me preocupa no momento é o domínio total da Visabeira e o motivo da colocação em bolsa das novas ações só após a divulgação dos resultados :-k .

De qualquer forma, parece que algumas "Small Caps" e "Very Small Caps" :mrgreen: vão dando surpresas positivas com relação aos resultados de 2017, umas mais outras menos. Seguirão agora a Estoril Sol, Ibersol e Toyota. Vamos ver qual delas ficará em primeiro lugar no "pódio" :mrgreen: das "Small Caps" portuguesas.

BN

pois seria surreal, é que o PER é o mesmo e o free float é ridiculamente escasso, a meu ver tão a puxar pela cotação para fazer a OPV

Apesar das três terem um PER em torno de 40, elas ao meu ver não são comparáveis:
* A RMS é de um setor de consumo cíclico e as outras de não cíclico.
* As RMS e RCO são excelentes empresas já consolidadas, bem diferente da Vista Alegre que parece estar num processo de "turnround", ou seja tem muito mais por onde crescer/consolidar que as outras.
* Quanto a Liquidez, as francesas estão no STOXX600, enquanto a VAA cota no PSI Geral com dois leilões diários :mrgreen: . Nesse caso o PER perde força de referência.
* Quanto à capitalização (a):
RMS - 47.500 M€
RCO - 5.700 M€
VAA - 204 M€
* Quanto ao PL (a):
RMS - 4.500 M€
RCO - 1.300 M€
VAA - 32 M€

(a) valores aproximados

Sinceramente não entendo o por que comparastes essas duas cotadas francesas com a Vista Alegre :shock: .

Concordo contigo em relação à OPV, mas estaremos aqui para avaliar as condições da OPV, a situação e os objetivos da empresa :wink: . De qualquer forma não vejo problema algum na Visabeira abrir uma OPV para aumentar a liquidez ... desde que a intenção seja mesmo para reestruturar a empresa, como por exemplo a redução do passivo :roll: .
Se vir que o risco de entrada é razoável e depois me decepcionar com as diretrizes e atuações da administração, como ocorreu com os CTT, saio tranquilo como entrei, e provavelmente com lucro para investir em outras :mrgreen: .

Como referi, é a verdadeira intenção da Visabeira que me preocupa, mas essas dúvidas certamente irão sendo esclarecidas até a próxima AG e/ou ao anúncio da eventual OPV. Penso que o mais coerente e prudente é aguardar para então com os elementos disponíveis avaliar :wink: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2018 22:00

OPV? E porque não entrada do IKEA na VAA?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2018 20:23

Garf Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:sinceramente é um per disparatado, por muito que isto esteja melhor isto não é a hermes, nem a remy cointreau..... os lucros sinceramente aumentaram menos do que pensava, se virmos bem os resultados do terceiro trimestre até ai o resultado operacional tinha subido quase 3.5 M€ e agora no fim do ano so sobe 2.1M, quer dizer que o Q4 operacionalmente foi pior que o ano passado em 1.4 M euros :shock:

Uma comparação :mrgreen: entre a VAA e a RMS ou RCO ... seria no mínimo surreal :shock: .

Eu ainda não tive oportunidade de olhar para o balanço com "olhos de ver", mas de uma maneira geral foram muito bons, tendo em conta o histórico da empresa. O que mais me preocupa no momento é o domínio total da Visabeira e o motivo da colocação em bolsa das novas ações só após a divulgação dos resultados :-k .

De qualquer forma, parece que algumas "Small Caps" e "Very Small Caps" :mrgreen: vão dando surpresas positivas com relação aos resultados de 2017, umas mais outras menos. Seguirão agora a Estoril Sol, Ibersol e Toyota. Vamos ver qual delas ficará em primeiro lugar no "pódio" :mrgreen: das "Small Caps" portuguesas.

BN

pois seria surreal, é que o PER é o mesmo e o free float é ridiculamente escasso, a meu ver tão a puxar pela cotação para fazer a OPV
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2018 12:25

Hum... tinha de haver aqui mais qualquer coisa. Esta ligação com o Ikea dá visibilidade à empresa e é bem provável que venha a atrair investidores. Se o sentimento do mercado em geral for bull não me surpreenderia uma puxada à moda antiga.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por maturidade » 15/3/2018 12:09

Vista Alegre Atlantis reforça contrato com Ikea
O contrato inicial ia até 31 de Dezembro de 2021.
Agora foi estendido até 2026. E com mais negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... NegociosTV
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por maturidade » 15/3/2018 12:06

Boas.
estou analisando o gráfico, e diz-me que a curto prazo têm tudo para ir aos 0.23(+-), e depois se os passar, só para nos 0.40€.
eu sei que é estar muito optimista, mas o gráfico assim o diz.

abraços
Anexos
vista alegre.png
vista alegre.png (32.15 KiB) Visualizado 11828 vezes
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por maturidade » 15/3/2018 11:43

Boas.
no espaço de 2 dias já leva de ganhos mais de 15%.
Os resultados animaram a cotação.
até onde pode ir este sentimento positivo na cotação?
Estou fora.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2018 9:12

A Vista Alegre é uma daquelas acções para o bull market. Esta valorização provavelmente resulta do efeito resultados, mas se o bull market vier a declarar-se com expressão de outros tempos estas valorizações não são coisa nenhuma para esta pequena capitalização com um free float reduzidíssimo. E esse é um problema porque em bull fica díficil entrar e em mercado bear fica difícil sair. Consta que futuramente esse problema da liquidez será resolvido. Falta saber é como e quando. Aí veremos.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 14/3/2018 22:51

Artista Romeno Escreveu:sinceramente é um per disparatado, por muito que isto esteja melhor isto não é a hermes, nem a remy cointreau..... os lucros sinceramente aumentaram menos do que pensava, se virmos bem os resultados do terceiro trimestre até ai o resultado operacional tinha subido quase 3.5 M€ e agora no fim do ano so sobe 2.1M, quer dizer que o Q4 operacionalmente foi pior que o ano passado em 1.4 M euros :shock:

Uma comparação :mrgreen: entre a VAA e a RMS ou RCO ... seria no mínimo surreal :shock: .

Eu ainda não tive oportunidade de olhar para o balanço com "olhos de ver", mas de uma maneira geral foram muito bons, tendo em conta o histórico da empresa. O que mais me preocupa no momento é o domínio total da Visabeira e o motivo da colocação em bolsa das novas ações só após a divulgação dos resultados :-k .

De qualquer forma, parece que algumas "Small Caps" e "Very Small Caps" :mrgreen: vão dando surpresas positivas com relação aos resultados de 2017, umas mais outras menos. Seguirão agora a Estoril Sol, Ibersol e Toyota. Vamos ver qual delas ficará em primeiro lugar no "pódio" :mrgreen: das "Small Caps" portuguesas.

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Artista Romeno » 14/3/2018 20:54

sinceramente é um per disparatado, por muito que isto esteja melhor isto não é a hermes, nem a remy cointreau..... os lucros sinceramente aumentaram menos do que pensava, se virmos bem os resultados do terceiro trimestre até ai o resultado operacional tinha subido quase 3.5 M€ e agora no fim do ano so sobe 2.1M, quer dizer que o Q4 operacionalmente foi pior que o ano passado em 1.4 M euros :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 14/3/2018 19:46

Garf Escreveu:
fitas Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Faz algum sentido, mas sem essas acções estarem disponíveis para negociação não creio que a liquidez aumente.


Boas...

Nada de novo em relação a esta cotada, nomeadamente a disponibilidade das novas ações?
Agradeço feedback.

BN

Fitas

O motivo da movimentação hoje foi esse:

https://vistaalegre.com/investidores/UP ... io2017.pdf

O resultado consolidado em 2017 subiu 142% :clap: . Ainda não tive oportunidade de olhar com mais detalhe para os resultados, mas a princípio foram muito bons.
Com relação a disponibilidade das novas ações devem em breve comunicar algo. Já era previsível que só o fizessem após os resultados de 2017 :wink: .

BN


Boas...

Na realidade tudo prespetiva algo de novo na empresa/grupo.
Tem vindo a recuperar no seu desempenho e este resultado, em principio, promete muito.
É bom ver este produto nacional reconhecido. Trata-se de uma referência Portuguesa de elevada arte e requinte.

Vamos ver o impacto desta divulgação :clap:

BN
Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 14/3/2018 19:31

fitas Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Faz algum sentido, mas sem essas acções estarem disponíveis para negociação não creio que a liquidez aumente.


Boas...

Nada de novo em relação a esta cotada, nomeadamente a disponibilidade das novas ações?
Agradeço feedback.

BN

Fitas

O motivo da movimentação hoje foi esse:

https://vistaalegre.com/investidores/UP ... io2017.pdf

O resultado consolidado em 2017 subiu 142% :clap: . Ainda não tive oportunidade de olhar com mais detalhe para os resultados, mas a princípio foram muito bons.
Com relação a disponibilidade das novas ações devem em breve comunicar algo. Já era previsível que só o fizessem após os resultados de 2017 :wink: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 14/3/2018 16:55

Àlvaro Escreveu:Faz algum sentido, mas sem essas acções estarem disponíveis para negociação não creio que a liquidez aumente.


Boas...

Nada de novo em relação a esta cotada, nomeadamente a disponibilidade das novas ações?
Agradeço feedback.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 21/1/2018 15:12

Faz algum sentido, mas sem essas acções estarem disponíveis para negociação não creio que a liquidez aumente.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 20/1/2018 22:40

A VAA está a se afirmar num setor de mercado que tem crescido a nível internacional, valorizando assim a sua marca. A sua consolidação vai depender da continuidade do trabalho que a administração tem feito. Essa notícia sobre a VAA saiu em vários meios de comunicação a propósito da feira que está a decorrer em Paris e mostra a evolução da marca VAA no mercado externo. Em Setembro o ME representava 68% e hoje já representa 72% do volume de negócios da VAA.

Colocando a qualidade do produto e o trabalho da administração de parte, e com relação a dispersão em bolsa, penso ser necessário ter em conta o seguinte:
a) Se vier a se concretizar, ninguém sabe quando será e quanto será, como a própria administração já referiu. Eu ainda acrescentava o "como será" :?: .
b) Coincidência ou não :-k , o prazo para o pedido de negociações das novas ações em bolsa ocorre em Março, mês em que sairá os resultados consolidados de 2017, já incluído o AC de Dezembro 2017.
c) No 3T2017 apresentou um Resultado líquido de 1,868M€, ou seja 0,0016 (0,002)/Ação (+227% no homólogo). Apesar dessa notável evolução, a VAA tinha na altura um PER ao meu ver bastante alto. Com a concretização do último AC, que na realidade foi para transformar dívida em capital e fortalecer a posição da Visabeira :-k , como será que ficaram os resultados de 2017 :?: :-k .
d) Praticamente no último semestre a cotação tem variado entre os 0,13-0,15, sendo a cotação predominante os 0,14 que também, coincidência ou não :-k , foi o valor do AC.
A VAA tem potencial e melhorou bastante, mas é preciso olhar com bastante cautela, pois não me admirava nada, tendo em conta os últimos acontecimentos relativamente ao AC, a cotação ser "puxada", para então dispersar parte do capital em bolsa.

BN
Anexos
VAA SGPS - Resultado Consolidado 3T2017.pdf
(1017.23 KiB) Transferido 254 Vezes
Editado pela última vez por Garf em 21/1/2018 18:02, num total de 2 vezes.
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 20/1/2018 15:01

A maior dúvida reside no facto de irem dispersar capital em bolsa. Porém não sabem quando, nem quanto:
http://observador.pt/2018/01/20/vista-a ... fevereiro/
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 19/1/2018 21:32

O pedido de negociação das novas ações à Euronext será feito num prazo de 90 dias após à emissão das mesmas, que no meu entender, e apesar de não estar claro no comunicado :? , seria 90 dias a partir de 21 de Dezembro, ou seja o prazo vai até 21 de Março :roll: . É necessário confirmar se as novas ações foram mesmo emitidas naquela data.
Depois é aguardar o parecer favorável da Euronext :mrgreen: .

Ver pontos 15, 16 e 17 do comunicado em anexo.

BN
Anexos
VAA - Vista Alegre Atlantis - Exercício Direitos Subscrição - 2017.12.04.pdf
(328.87 KiB) Transferido 267 Vezes
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 19/1/2018 17:42

Gratuito que não tem liquidez todos sabemos, a questão colocada pelo fitas é a propósito das novas acções, pois é provável que o título ganhe outra vida com essas acções em negociação. Se continuar assim também não se percebe o sentido de estar cotada na bolsa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 19/1/2018 17:37

Boas...
Parece resposta fora do contexto pretendido :?
Existe um objetivo ao que a resposta nada acrescenta.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Ogratuito » 19/1/2018 17:02

Boa tarde,
Segundo o site da Euronext esta cotada hoje fez uma transação.
Ou seja, é um título sem liquidez.
Com tantos títulos para comprar porquê escolher um sem liquidez ?
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 19/1/2018 14:41

Também espero por essa decisão que na verdade parece tardar. Supunha que seria quase imediato, mas o facto é que nada se sabe sobre isso. A menos que exista algo menos comum não compreendo a que se deve a demora. Se houve aumento, se o aumento decorrer regularmente porque razão não são as novas acções admitidas à negociação? :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 19/1/2018 14:24

Boas...
Novidades sobre esta cotada?
Quando é que são admitidas à negociação as novas ações :?

Agradeço feedback.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 7/1/2018 0:23

Parece que há mesmo vontade de pôr algumas à solta. Há que ver primeiro as condições, mas abaixo de 0.14 parece tentador. Veremos... até à entrada das novas acções em negociação não deveremos ter novidades.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 6/1/2018 20:25

Mais uma novidade divulgada :mrgreen: antes das novas ações serem admitidas à negociação no mercado :?: :?: ...

http://observador.pt/2018/01/04/visabei ... -em-bolsa/

Será que a próxima novidade será a colocação no mercado de uma fatia considerável da posição da Visabeira para aumentar o "free float" :roll: :-k . Penso que a Visabeira pode aproveitar o bom momento para "arrecadar umas massas" :mrgreen: e assim reduzir sua dívida. Nesse negócio fora da bolsa ela adquiriu 125M de ações ao preço unitário 0,0983, ou seja com um desconto de 30% :shock: sobre os 0,14 estipulados no AC :!: :?: ...

Depois do que tem ocorrido nos últimos 2 meses, eu acredito nessa hipótese, contudo a forma como isso está a ser delineado pela administração não é nada transparente. :shame:

Caso se confirme as "intenções" da Visabeira em colocar no mercado uns 20%»30% (por exemplo), resta saber :-k como será e a que preço :?: :?: ...

BN e Bom Ano a todos!
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Google Feedfetcher, m-m, nfaz, Olhar Leonino, papamericano, Phil2014, PMP69 e 357 visitantes