Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vista Alegre -Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Nyk » 4/1/2018 19:13

A VAA-Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA informa sobre Participação Qualificada da Portugal Capital Venture - Sociedade de Capital de Risco, SA.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66941.pdf


A VAA-Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA informa sobre Participação Qualificada da Visabeira Indústria, SGPS, SA.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66940.pdf
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 29/12/2017 22:42

Todas as ações adquiridas no AC foram a 0,14. Creio que esse ágio a que refere o Álvaro é em relação ao valor nominal das ações e não ao valor de mercado no dia da divulgação do AC.
Como para mim o que interessa é o valor de mercado, o preço de 0,14 não representou nem ágio e nem desconto. Foi simplesmente um AC feito a "medida e no interesse" do maior "acionista" :mrgreen: .
Desde que foram aprovados os termos desse AC, e agora com a aquisição da totalidade da participação da Cerutil pela Visabeira num "negócio entre dirigentes, ficou certo para mim que esse AC foi elaborado apenas para aumentar a participação e controle da VAA por parte do Grupo Visabeira " :roll: :-k .
Vamos aguardar para ver quando as novas ações serão admitidas à negociação no mercado, pois ainda não foi definida uma data :roll: , ou então para ver se é divulgada alguma outra novidade :!: .
Não me estranhava nada se também a retirassem da Bolsa :-k . Será essa mais uma Sumol+Compal :mrgreen: :?: ...

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 29/12/2017 13:26

Boas...
Pois para quem exerceu os seus direitos houve o ágio de 0,06 €, mas as ações compradas não foi a 0,14 €?

BN
Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 28/12/2017 15:19

Fitas, as novas acções foram compradas pelo accionista maioritário a 0.14, mas para quem tinha acções o preço não terá sido 0,14. Se foi mais abaixo também me parece possível que essas acções venham a cotar abaixo de 0.14. Não me parece provável que esse accionista aumente mais uma posição que está próxima de 90%.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 28/12/2017 13:10

Boas...

Pelos vistos não :? .
Vamos ver o que vai dar aquando da autorização da sua negociação em bolsa :?
Penso que pelo meio desta estratégia deverão haver interesses a que iremos assistir em episódios seguintes.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 28/12/2017 0:38

https://vistaalegre.com/investidores/UP ... gentes.pdf

Ainda não é possível saber quando estarão em negociação as novas ações?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 20/12/2017 22:02

84% do capital? Começa a ser uma percentagem demasiado grande e provavelmente daqui a algum tempo tenderá para 100%. Se as acções pouco negociavam provavelmente daqui para a frente ficará mesmo adormecida.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 20/12/2017 21:33

Já foi comunicado o resultado do AC.
A Cerutil foi "obrigada" :mrgreen: a subscrever os 57% direitos não exercidos. Dessa forma a Cerutil vai ficar com 84% do capital :-" .

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... uto_outros.

Agora vamos ver o que vai ocorrer quando as novas ações forem admitidas à negociação no mercado. Não definiram data, apenas colocaram um "oportunamente" :mrgreen: no comunicado :shock: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 14/12/2017 19:09

Concordo com o que referes. Lá mais para o Natal talvez seja a melhor altura para perceber.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 14/12/2017 18:26

A conversão de dívida em ações foi/será feita no mesmo valor do AC (0,14) e não no seu valor nominal (0,08).

Como referi atrás, esse AC, na minha opinião, foi elaborado apenas para converter dívida em ações do maior acionista, aumentando assim a sua participação. Não sabemos o que vai acontecer depois que esse AC estiver concluído (pelo menos eu não sei). Por o achar muito pouco transparente, preferi ficar na retaguarda (com a minha posição fechada) e ver o que a administração vai fazer depois de concluído :-k .

Todos os direitos, na minha opinião, serão adquiridos pela Cerutil aumentando assim sua participação para perto dos 85%. Se esse AC tivesse outro interesse, não teria sido proposto/aprovado nesses termos. O melhor é aguardar a finalização do AC e saber o que administração vai fazer depois 8-) :-" .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 14/12/2017 15:10

Não me surpreende que não haja negociação pois o grande comprador irá ficar com as acções a 0.14. Se percebi bem esse comprador compromete-se a comprar tudo o que sobre do aumento de capital a 0.14. Assim é bem provável que quem tem direitos não os venda. E os accionistas talvez nem cheguem para encher um táxi.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por maturidade » 14/12/2017 14:54

cali0102 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?! :shock:


Ontem e hoje não foi possível dar ordem de venda dos direitos (ao melhor, ou com valor estipulado), pelo que os direitos vão para a Cerutil. De facto esta operação de aumento de capital é estranha, pois os pequenos acionistas teriam que comprar as ações a 14 cêntimos, valor superior à cotação de mercado. Por outro lado, parece que a Cerutil irá converter créditos em ações a 8 cêntimos...
Esta operação está no grau zero da transparência



Boas.
No BPINET não apareçem lá os direitos desta menina cotarem.
alguém está com o mesmo problema, Ou é o JE que já não vê vêm?

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por cali010201 » 14/12/2017 14:46

Àlvaro Escreveu:Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?! :shock:


Ontem e hoje não foi possível dar ordem de venda dos direitos, na CGD (ao melhor, ou com valor estipulado - aparecia sem cotação), pelo que os direitos vão para a Cerutil. De facto esta operação de aumento de capital é estranha, pois os pequenos acionistas teriam que comprar as ações a 14 cêntimos, valor superior à cotação de mercado. Por outro lado, parece que a Cerutil irá converter créditos em ações a 8 cêntimos...
Esta operação está no grau zero da transparência
Editado pela última vez por Visitante em 14/12/2017 15:11, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 13/12/2017 17:45

Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?! :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 13/12/2017 12:00

Fitas, está correto. Os direitos VAADS começaram a negociar ontem, se é que podemos chamar isso de negociação :mrgreen: .
Quem vai comprar direitos com essa cotação da VAF :shame: . O livro de ordens só tem vendedor :mrgreen: .
Como referi atrás, na minha opinião, esse aumento de capital não passa por transformar dívida em capital do maior acionista (Ceturil), reforçando assim sua posição que vai andar perto de 85%. O tempo é que dirá 8-) .
Particularmente, e essa é apenas a minha opinião, não gostei da forma como esse AC foi proposto pela administração e por isso fechei minha posição. Prefiro fazer uma paragem estratégica e não perder os resultados que obtive. Pode ser que o comboio não faça mais nenhuma paragem, mas como aqui já foi dito várias vezes, "é melhor perder um ganho, do que ganhar uma perda" :mrgreen: .
Vamos ver como a administração vai atuar no próximo ano depois desse AC concluído. Se mantiver o bom caminho, volto a entrar :-" .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 12/12/2017 19:56

visit Escreveu:https://www.bolsadelisboa.com.pt/pt-pt/products/equities/PTVAA0AMS035-XLIS/quotes



Grato.

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por visit » 12/12/2017 19:33

 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 12/12/2017 19:21

Àlvaro Escreveu:Li e voltei a ler e na verdade a confusão é bastante. Então há accionistas com posições relevantes que não vão ao aumento e nem recebem direitos? É estranho... não estaremos perante uma quase OPA a 0.14? Então, há um aumento mas alguns accionistas aceitam diluir a posição? Esta é daquelas que só se perceberá mais tarde.


Boas...
Por curiosidade, houve alguma transação de direitos hoje na Euronext Lisbon?
Como posso acompanhar online a cotação desses direitos?

Grato,

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 12/12/2017 18:46

Li e voltei a ler e na verdade a confusão é bastante. Então há accionistas com posições relevantes que não vão ao aumento e nem recebem direitos? É estranho... não estaremos perante uma quase OPA a 0.14? Então, há um aumento mas alguns accionistas aceitam diluir a posição? Esta é daquelas que só se perceberá mais tarde.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por fitas » 11/12/2017 18:16

Garf Escreveu:
Àlvaro Escreveu:As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.

Também concordo, mas não por não estarem interessados em acompanhar o AC, mas sim pela forma pouco transparente do mesmo. Essa é pelo menos a minha opinião. Afinal qual seria o objetivo/estratégia da empresa em fazer esse AC :roll: a não ser transformar créditos do maior acionista em capital reforçando sua posição. Opiniões são bem vindas :D .

BN

Boas...
Amanhã temos o inicio da negociação dos direitos para o AC, correto?

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 5/12/2017 23:17

Àlvaro Escreveu:As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.

Também concordo, mas não por não estarem interessados em acompanhar o AC, mas sim pela forma pouco transparente do mesmo. Essa é pelo menos a minha opinião. Afinal qual seria o objetivo/estratégia da empresa em fazer esse AC :roll: a não ser transformar créditos do maior acionista em capital reforçando sua posição. Opiniões são bem vindas :D .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 5/12/2017 22:52

Após uma leitura mais apurada do aviso de Exercício de Direito de Subscrição do AC deliberado:

Antes do AC:
nº Total de ações: 1.156.348.274
nº de ações da Cerutil: 889.334.615 (76,91%)

Depois do AC:
nº Total de ações: 1.490.794.305
nº de ações da Cerutil: 1.246.477.473 (83,61% com conversão de créditos no valor de 50M€)

Como a Cerutil se compromete a subscrever todas as ações que não sejam subscritas pelos restantes acionistas e partindo do princípio que ninguém acompanhe o AC (tendo em conta que o valor de cada ação nova é de 0,14/ação), a Cerutil poderá deter no final do processo 1.257.077.804 (84,32%).

Resumindo e concluindo: Acho que esse AC não passa de uma forma de aumentar a participação da Ceturil na VAA em torno de 9% a 10% :mrgreen: , caso contrário os termos do mesmo e objetivos seriam diferentes. AC muito pouco transparente :shame: :shame:
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 5/12/2017 22:26

As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Garf » 5/12/2017 19:12

Àlvaro Escreveu:Garf, o que escrevi anteriormente deixou de fazer sentido depois do que li aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR66684.pdf

Nem sequer os direitos fazem sentido, pois uma parte dos accionistas está impedido de ir ao aumento de capital. Até lá por certo surgirão mais esclarecimentos, hoje foram transaccionadas acções a 0,13.


A cotação abaixo do valor do AC :-k . E hoje de manhã não abriu a 0,12 pois o % era superior aos 10% de queda e a negociação foi suspensa :mrgreen: .
Eu ainda não tive a oportunidade de ler com calma o aviso de Exercício de Direitos. Como referi num post anterior, esse AC, na forma como foi proposto e agora aprovado, não me parece muito "transparente" quanto às intenções da administração, nomeadamente da Cerutil.
Era importante analisarmos isso mais a fundo e inclusive fazer uma avaliação de valor para essa cotada, pois algo não bate certo :shame: :shame: .

BN
Anexos
VAA - Vista Alegre Atlantis - Exercício Direitos Subscrição - 2017.12.04.pdf
(328.87 KiB) Transferido 238 Vezes
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Vista Alegre -Tópico Geral

por Àlvaro » 5/12/2017 17:54

Garf, o que escrevi anteriormente deixou de fazer sentido depois do que li aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR66684.pdf

Nem sequer os direitos fazem sentido, pois uma parte dos accionistas está impedido de ir ao aumento de capital. Até lá por certo surgirão mais esclarecimentos, hoje foram transaccionadas acções a 0,13.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bar38, Google Adsense [Bot], Inácio Barreto, J_Investidor, JotaFreitas1, m-m, MP65, nfaz, papamericano, peterteam2, Phil2014, slbnnbobadela e 359 visitantes