Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Semapa - Tópico Geral

por Zuckerman » 2/8/2020 14:02

NirSup Escreveu:O valor de um ativo, cotado em bolsa, está dependente do jogo (em mercado aberto) da oferta e da procura.
Os investidores, em geral, dão mais importância às cotadas com grande potencial de crescimento. E como é que eles avaliam esse potencial de crescimento? Pelo crescimento do CAPEX (investimento) e pelo crescimento dos resultados operacionais. Nem ligam sequer aos resultados líquidos.
Agora, diz-me qual foi o volume de investimento da Semapa, nos últimos anos, e a percentagem de crescimento dos resultados operacionais?
Um investidor a sério não perde tempo e ou dinheiro com múmias paralíticas. Disse.
By Nirvana

Olá, Nirvana! Obrigado pelo feedback.

Não sou um investidor a sério. Apenas um investidor amador que tem objetivos de aprender e ganhar algum dinheiro nos mercados.
Para já não estou interessado em ir atrás do crescimento e de encontrar a próxima Apple, Amazon ou Microsoft. Por cada empresa que prospera há uma catrefada que simplemente ficam pelo caminho, certo?
Considero a Semapa uma empresa cíclica e não, os resultados operacionais não parecem estar em crescendo. Mas isso não quer dizer que não haja margem para subidas e de haver aqui uma ineficiência do mercado.

Cumprimentos e bons negócios

Registado: 7/12/2013 20:17

por RuiGerente » 3/9/2020 10:17

NirSup Escreveu:
Zuckerman Escreveu:
Críticas à minha tese são bem vindas.

O valor de um ativo, cotado em bolsa, está dependente do jogo (em mercado aberto) da oferta e da procura.
Os investidores, em geral, dão mais importância às cotadas com grande potencial de crescimento. E como é que eles avaliam esse potencial de crescimento? Pelo crescimento do CAPEX (investimento) e pelo crescimento dos resultados operacionais. Nem ligam sequer aos resultados líquidos.
Agora, diz-me qual foi o volume de investimento da Semapa, nos últimos anos, e a percentagem de crescimento dos resultados operacionais?
Um investidor a sério não perde tempo e ou dinheiro com múmias paralíticas. Disse.
By Nirvana

Parece que a mumia está a querer acordar \:D/

Registado: 13/1/2020 7:43

por NirSup » 3/9/2020 11:17

RuiGerente Escreveu:
Parece que a mumia está a querer acordar \:D/

Quanto a mim continua em coma profundo. Mas admito estar enganado.
Lá mais para trás alguém me perguntou qual o valor que eu daria à Semapa. Na altura ela andaria pelos 10 euros e eu disse: 4 a 5 euros. Acho que a pessoa ficou chocada com a minha resposta. Mas eu expliquei a razão.
By Nirvana
Wenn der Hahn kräht auf dem Mist, ändert sich's Wetter oder 's bleibt wie 's ist.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Zuckerman » 3/9/2020 13:14

NirSup Escreveu:Na altura ela andaria pelos 10 euros e eu disse: 4 a 5 euros. Acho que a pessoa ficou chocada com a minha resposta. Mas eu expliquei a razão.
By Nirvana

Nirvana, podes ter a gentileza de explicar como chegaste a esses valores?

Obrigado

Registado: 7/12/2013 20:17

por NirSup » 3/9/2020 13:51

É uma explicação muito simples: se com o meu parco capital tenho uma rentabilidade anual de X, é preciso que a Semapa me garanta anualmente essa rentabilidade.
E mesmo a esses valores tenho dúvidas que isso acontecesse. Mas parte do valor também tem a ver com o facto de ser um investimento seguro. Voilá!
By Nirvana
Wenn der Hahn kräht auf dem Mist, ändert sich's Wetter oder 's bleibt wie 's ist.

Registado: 29/4/2014 15:34

por forza algarve » 30/10/2020 20:32

Resultados extraordinarios se consideramos a pandemia e analizamos a queda de mais de 200 milhões de divida

Registado: 25/2/2019 17:26

por Laribau » 30/10/2020 21:22

A Semapa (Holding) vai receber mais 70 M€ de dividendos. D. Liquida após dividendos (se não distribuir nada) ficará em 274 M€. A este ritmo de redução da dívida, a dois anos de vista fica numa posição invejável para remunerar os acionistas do forma a fazer inveja a muitas cotadas... :roll:

Não tenho posição longa, mas com um PER de +/- 5, talvez me comece a interessar novamente por ser sócio das Queiroz Pereira... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por ParaCima » 31/10/2020 2:54

Laribau Escreveu:A Semapa (Holding) vai receber mais 70 M€ de dividendos. D. Liquida após dividendos (se não distribuir nada) ficará em 274 M€. A este ritmo de redução da dívida, a dois anos de vista fica numa posição invejável para remunerar os acionistas do forma a fazer inveja a muitas cotadas... :roll:

Não tenho posição longa, mas com um PER de +/- 5, talvez me comece a interessar novamente por ser sócio das Queiroz Pereira... 8-)

oara além disso tudo, parece que vamos começar a ter investimento em obras públicas,,, e pode ser que as starup um ou duas consigam crescer.

eu já comprei a 6.65. o ev da semapa ´´é bastante inferior á participação que tem na navigator. neste momento, se a semapa fechasse a porta e vendesse a participaçao que tem na navigator o accionista receberia a totalidade do dinheiro investido nesta fase. logo todas as outras empresas sºao oferecidas

Registado: 12/3/2009 3:42

por cali010201 » 31/10/2020 19:09

forza algarve Escreveu:Resultados extraordinarios se consideramos a pandemia e analizamos a queda de mais de 200 milhões de divida

Lucro da Semapa recua 35% para 73 milhões até setembro

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... e-setembro

Registado: 29/11/2007 1:33

por Ulisses Pereira » 13/11/2020 16:48

Deixo os gráficos actualizados da Semapa que está a viver um bom mês de Novembro, no meio de um "Bear Market" que já dura há mais de 2 anos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
semp1.png
sem2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RuiGerente » 18/11/2020 17:25

Se passar os 8.20 talvez vá á resistência \:D/

Registado: 13/1/2020 7:43

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], costaalbino, Google Adsense [Bot], kidd, knightbrg, leomiguel77, LoneWolf, m-m, macau5m, manuelfaf, maturidade, moritz, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, Penaforte, Punitor, Qualnhick, RogerR, RuiGerente, smog63, Soma e segue, soso, zulu404 e 53 visitantes