Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 29/4/2022 16:10

Imagem

A dívida da Semapa são 175 milhões e não 1015 milhões, muita gente comete esse erro quando analisa a empresa.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 29/4/2022 14:11

loverfoto Escreveu:Qual será o objectivo

As manas lá saberão. Seria uma boa oportunidade para partir para aquisições, especialmente no mercado actual.
A ver vamos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 29/4/2022 12:42

loverfoto Escreveu:Bom dia Caros foristas

Enquanto espectador atento às contas das cotadas da bolsa nacional e opiniões deste fórum permitam-me atirar uma "acha para a fogueira do caldeirão"

Os resultados consolidados de 2021 da Semana apresentam para quem quiser ver...mais de 1000 milhões de euros em outras reservas...perto de 200 milhões de resultados Líquidos, daí em princípio serão distribuidos 41 milhões(menos de 25%) em dividendos pelos accionistas...a dívida líquida remunerada foi reduzida em sensivelmente 200 milhões para um total de 1015 milhões.

Qual será o objectivo...de não só manter como ir aumentando substancialmente este elevadíssimo valor de reservas ano após ano pelos executivos das sucessivas Administrações Semapa - Queirós Pereira.

Poderia aqui apontar várias hipóteses de resposta...mas ao invés disso gostaria primeiro de lançar o repto aos "experts" nestas matérias Ulisses Pereira e Laribau farmer , bem como a todos os interessados neste tópico que entendam por bem pronunciar-se.

Saudações



Estou a adorar. A dívida da semapa nao sao 1000 molhoes. Isso é a divida consolidada.

Nao comprem que nao presta
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por loverfoto » 29/4/2022 10:22

Bom dia Caros foristas

Enquanto espectador atento às contas das cotadas na bolsa nacional e opiniões neste fórum, permitam-me atirar uma "acha para a fogueira do caldeirão"

Os resultados consolidados de 2021 da Semapa apresentam para quem quiser ver...mais de 1000 milhões de euros em outras reservas...perto de 200 milhões de resultados Líquidos, daí em princípio serão distribuidos 41 milhões(menos de 25%) em dividendos pelos accionistas...a dívida líquida remunerada foi reduzida em sensivelmente 200 milhões para um total de 1015 milhões.

Qual será o objectivo...de não só manter como ir aumentando substancialmente este elevadíssimo valor de reservas ano após ano pelos executivos das sucessivas Administrações Semapa - Queirós Pereira.

Poderia aqui apontar várias hipóteses de resposta...mas ao invés disso gostaria primeiro de lançar o repto aos "experts" nestas matérias Ulisses Pereira e Laribau farmer , bem como a todos os interessados neste tópico que entendam por bem pronunciar-se.

Saudações
Editado pela última vez por loverfoto em 29/4/2022 16:47, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 20
Registado: 28/12/2007 9:55

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 29/4/2022 0:22

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:

Sim...e perceber porquê com tão bons argumentos fundamentais era para tar nos píncaros ...faz parte da aprendizagem amigo...


E quererá brindar-nos com o "seu" porquê ?

O meu "porquê" é simples, mas admito que haja outros "porquês":

A Semapa tem um free float muito baixo para que qualquer Institucional possa adquirir uma posição com significado. Por outro lado, o mercado português é demasiado insignificante para que investidores de retalho
Então mas não é isso que tenho andado aqui a pregar desde do fim da OPA
estrangeiros se dignem explorar oportunidades de investimento.
Fosse realmente uma excelente oportunidade e não se preocupe que eles apareciam
Por último os particulares portugueses só por si não têm força compradora suficiente para fazer mover a cotação com significado,
isso é claríssimo pelos volumes que se assistem
e ainda, a Semapa não é uma cotada da "moda". A Semapa é investimento para ter muita paciência, coisa que muitos investidores não têm. Só se moverá com significado com algum evento corporativo súbito, ou a prazo, quando a remuneração acionista for bastante mais atrativa. Eu espero, a dois anos,
porquê daqui 2 anos!!?? pode ser amanhã ou nunca
ter uma das duas condições verificadas, trazendo o preço para o valor que lhe atribuo. Por isso espero. :!:
É por isso que não consigo encontrar qualquer racional para investir aqui...
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 28/4/2022 21:46

Bar38 Escreveu:
Spfgg Escreveu:É de longe a maior actividade que este tópico já viu nos últimos tempos e tudo porque a acção... não mexe?


Preço != Valor

Sim...e perceber porquê com tão bons argumentos fundamentais era para tar nos píncaros ...faz parte da aprendizagem amigo...


E quererá brindar-nos com o "seu" porquê ?

O meu "porquê" é simples, mas admito que haja outros "porquês":

A Semapa tem um free float muito baixo para que qualquer Institucional possa adquirir uma posição com significado. Por outro lado, o mercado português é demasiado insignificante para que investidores de retalho estrangeiros se dignem explorar oportunidades de investimento. Por último os particulares portugueses só por si não têm força compradora suficiente para fazer mover a cotação com significado, e ainda, a Semapa não é uma cotada da "moda". A Semapa é investimento para ter muita paciência, coisa que muitos investidores não têm. Só se moverá com significado com algum evento corporativo súbito, ou a prazo, quando a remuneração acionista for bastante mais atrativa. Eu espero, a dois anos, ter uma das duas condições verificadas, trazendo o preço para o valor que lhe atribuo. Por isso espero. :!:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 27/4/2022 21:53

Spfgg Escreveu:É de longe a maior actividade que este tópico já viu nos últimos tempos e tudo porque a acção... não mexe?


Preço != Valor

Sim...e perceber porquê com tão bons argumentos fundamentais era para tar nos píncaros ...faz parte da aprendizagem amigo...
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 26/4/2022 19:27

Se a Semapa estivesse a 20 € não seria seguramente a 2ª posição da minha carteira. O fato de ela não ter subido tanto como as outras é 1 ponto a favor dela (meu ponto de vista).

Antes de fazer um investimento não coloco a questão:
"quanto posso ganhar nesta ação?"

mas sim:
"qual a probabilidade há de perder dinheiro?"

No caso da Semapa considero que é baixa.
E pelo caminho vou recebendo uns dividendos.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 26/4/2022 17:49

É de longe a maior actividade que este tópico já viu nos últimos tempos e tudo porque a acção... não mexe?
No ambiente actual, parece-me positivo.

Preço != Valor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 26/4/2022 17:05

LaribauFarmer Escreveu:..... Mas é claro que cada participante no mercado ( e no Fórum) tem a sua perspetiva, caso contrário não havia mercado.


O carissimo não me leve a mal, na minha perspectiva é apenas um confronto de argumentos para tentar desmontar a idea que tenho que não tem interesse. Constato que por melhores fundamentais que tenha o mais importante é despertar o interesse dos investidores coisa que não acontece há mais de um ano...talvez pelos motivos que mencionei...
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 26/4/2022 14:20

Bar38 Escreveu:Repara que se tivesses escolhido qualquer uma de olhos fechados tinhas o mesmo ou um maior retorno até a pobre coitada do BCP teve um melhor desmpenho


Assim não vale ... 8-) 8-)

O caríssimo esqueceu-se da parte mais importante:

LaribauFarmer Escreveu:....
Durante a pandemia sempre mantive o seguinte raciocínio: Qual o PER de uma empresa (com fundamentais sólidos) tendo em conta os resultados Pré Pandemia ? No caso da Semapa, à data, era de 4.7 . A pandemia haveria de passar e os resultados haveriam de regressar ao níveis prévios ou suplantar os mesmos. Porquê dia 10 exatamente, foi uma questão de disponibilidade nesse dia, podia ter sido uns dias antes ou uns dias depois. O racional era o mesmo.

De resto, apliquei o mesmo racional a uma série de cotadas ao longo de 2020 e com ótimos resultados .

Como vê, estratégia de simples agricultor, nada de Equações Diferenciais... 8-) 8-)


É que se fosse à sorte, podia ou não bater numa empresa que eu queria ter em carteira para o depois da pandemia. E a Semapa, tal como as restantes a que apliquei o critério, bem ou mal (o futuro o dirá), quero ter em carteira. Mas é claro que cada participante no mercado ( e no Fórum) tem a sua perspetiva, caso contrário não havia mercado.
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 26/4/2022 0:39

Panchito Escreveu:
Bar38 Escreveu:Se tivermos em conta as valorizações seguir a OPA penso que terá o pior desempenho do PSI20 se a isso juntar falta de liquidez, volatilidade e a residual dispersão em bolsa poderá apresentar o melhores resultados e ter o PER mais baixo que não muda nada...


Isso não é verdade!
O psi desde o fim da Opa (4 de junho), valorizou-se 16,8%, contra 14,4% da Semapa.
Portanto quase na média das demais ações. Há várias com um comportamento inferior à Semapa, queres exemplos? o BCP, CTT, EDP...

.

A serio..... o BCP dia 18 de fev 2012 cotava a 0,12cent sendo que máximo neste período foi de 0,20 os CTT MAIS DE 100‰ a EDP sim valorizou perto de 5‰ portanto é fazer as contas e as outras idem obviamente fazendo a comparação entre a cotação no dia do anuncio da OPA e os máximos tal Semapa penso que só assim se poderá fazer uma comparação honesta. Quanto ao futuro mas do mesmo.....
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 25/4/2022 0:18

Bar38 Escreveu:Se tivermos em conta as valorizações seguir a OPA penso que terá o pior desempenho do PSI20 se a isso juntar falta de liquidez, volatilidade e a residual dispersão em bolsa poderá apresentar o melhores resultados e ter o PER mais baixo que não muda nada...


Isso não é verdade!
O psi desde o fim da Opa (4 de junho), valorizou-se 16,8%, contra 14,4% da Semapa.
Portanto quase na média das demais ações. Há várias com um comportamento inferior à Semapa, queres exemplos? o BCP, CTT, EDP...

No entanto acho que tem pouco interesse debater rentabilidades passadas, a discussão deveria estar nas perspetivas de futuro é por isso que a Semapa é a 2ª posição da minha carteira ( quase empatada com a 1ª), das poucas que tenho na bolsa portuguesa.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 24/4/2022 23:53

LaribauFarmer Escreveu:
Já descobri. Estava escondida no meio das citações :lol:

Pois a resposta é muito simples. Do ponto de vista dos fundamentais da empresa estou convicto que poucas ou nenhumas (em Portugal) apresentam uma rendibilidade implícita no preço da ação como a da Semapa.
Repara que se tivesses escolhido qualquer uma de olhos fechados tinhas o mesmo ou um maior retorno até a pobre coitada do BCP teve um melhor desmpenho
Sendo assim, aproveito sempre para entrar e/ou reforçar sempre que o respetivo preço amplia pontualmente essa rendibilidade implícita. A Semapa fez mínimos do ano por volta de finais de outubro 2020 (6,44 € salvo erro). Esperei uns dias para ver como evoluía e entrei a 7.29 € na referida data. Durante a pandemia sempre mantive o seguinte raciocínio: Qual o PER de uma empresa (com fundamentais sólidos) tendo em conta os resultados Pré Pandemia ? No caso da Semapa, à data, era de 4.7 .
independentemente do PER quase todas se valorizaram desde mínimos da pandemia mais de 100‰ é por essa razão que não lhe ligo absolutamente nada
A pandemia haveria de passar e os resultados haveriam de regressar ao níveis prévios ou suplantar os mesmos.
não só a SEMAPA como todas mesmo sem ajuda de OPAS
Porquê dia 10 exatamente, foi uma questão de disponibilidade nesse dia, podia ter sido uns dias antes ou uns dias depois. O racional era o mesmo.

De resto, apliquei o mesmo racional a uma série de cotadas ao longo de 2020 e com ótimos resultados .
com ótimos ou maus resultados todas se valorizaram


Como vê, estratégia de simples agricultor, nada de Equações Diferenciais... 8-) 8-)

Se tivermos em conta as valorizações seguir a OPA penso que terá o pior desempenho do PSI20 se a isso juntar falta de liquidez, volatilidade e a residual dispersão em bolsa poderá apresentar o melhores resultados e ter o PER mais baixo que não muda nada...
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 24/4/2022 20:06

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:.
....
Já agora seria possível responder a pergunta que lhe coloquei porque é que realmente me faz andar por aqui perceber quais a motivações de cada um e tanto na compra como na venda.


Teria todo o gosto, mas não encontro a pergunta...! Pode ajudar ?


Já descobri. Estava escondida no meio das citações :lol:

Pois a resposta é muito simples. Do ponto de vista dos fundamentais da empresa estou convicto que poucas ou nenhumas (em Portugal) apresentam uma rendibilidade implícita no preço da ação como a da Semapa. Sendo assim, aproveito sempre para entrar e/ou reforçar sempre que o respetivo preço amplia pontualmente essa rendibilidade implícita. A Semapa fez mínimos do ano por volta de finais de outubro 2020 (6,44 € salvo erro). Esperei uns dias para ver como evoluía e entrei a 7.29 € na referida data. Durante a pandemia sempre mantive o seguinte raciocínio: Qual o PER de uma empresa (com fundamentais sólidos) tendo em conta os resultados Pré Pandemia ? No caso da Semapa, à data, era de 4.7 . A pandemia haveria de passar e os resultados haveriam de regressar ao níveis prévios ou suplantar os mesmos. Porquê dia 10 exatamente, foi uma questão de disponibilidade nesse dia, podia ter sido uns dias antes ou uns dias depois. O racional era o mesmo.

De resto, apliquei o mesmo racional a uma série de cotadas ao longo de 2020 e com ótimos resultados .

Como vê, estratégia de simples agricultor, nada de Equações Diferenciais... 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 24/4/2022 19:37

Bar38 Escreveu:.
....
Já agora seria possível responder a pergunta que lhe coloquei porque é que realmente me faz andar por aqui perceber quais a motivações de cada um e tanto na compra como na venda.


Teria todo o gosto, mas não encontro a pergunta...! Pode ajudar ?
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 24/4/2022 18:57

Pois realmente isso é agricultura a mais para mim principalmente para uma acção com tão pouca liquidez e volatilidade isso só está ao alcance dos grandes agricultores aqueles que nunca apanham tempestades. Já agora seria possível responder a pergunta que lhe coloquei porque é que realmente me faz andar por aqui perceber quais a motivações de cada um e tanto na compra como na venda.
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 24/4/2022 18:20

Bar38 Escreveu: Como escrevi mais atrás apenas me refiro ao período pós OPA...com uma media de cerca de 240000€ diários negociados revela bem o interesse dos investidores...


O mercado dos bens agrícolas "biológicos" , têm, de uma forma geral, menos procura, mas são saudáveis e muito saborosos. É o caso deste nosso plantio, que tem mercado, sim senhor, sempre comprámos o que queríamos comprar e vendemos o que queríamos vender. Vai daí, desde 23/5/2021 (11 meses) temos a cultura valorizada em cerca de 14 %. É pouco ? Será. A rendibilidade implícita dos resultados atuais sobre o preço da cotada ronda os 20 % ao ano, pelo que, para moribunda, não está nada mal. É claro que para investidores sagazes e esclarecidos, há por aí muito em que investir, sobretudo nestes tempos de pressão inflacionista. "Recomendo" vivamente empresas de rápido crescimento... :-"

Saudações camponesas !!!
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 24/4/2022 16:38

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:)


Pois seja! Mas cá na nossa Vila há mercado todos os dias e Feira uma vez, de vez em quando. E a mercadoria vai-se vendendo e comprando...

Esta mercadoria agrícola já foi por nós plantada em 10/11/2020
Se amigo agricultor me pudesse elucidar porque da compra no dia 10 e não outro dia qualquer é apenas uma questão de curiosidade
e semanas seguintes, levámo-la ao mercado em duas ocasiões e voltámos a plantar novamente. Ao preço da mercadoria no mercado de sexta-feira passada, já levamos uns belos 46.98 %. Em menos de 18 Meses, em mercadoria moribunda e sem mercado a funcionar, não nos queixamos... 8-) 8-)

Mas, é claro, cada agricultor tem a sua própria visão, e semeia o que muito bem quer para governar a sua casa agrícola..!

Há mercado para tudo, e funciona, senão não existiam funerárias... :-k :-k :-k

Como escrevi mais atrás apenas me refiro ao período pós OPA...com uma media de cerca de 240000€ diários negociados revela bem o interesse dos investidores...
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 24/4/2022 12:28

Bar38 Escreveu:
LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Nada ! É apenas o contraponto à sujeição à dependência do acionista de controlo. Não tem que ver com o caríssimo Bar38, é apenas a visão contrária. Cá na Herdade não costumamos "azucrinar" as opções de cada um. Cada qual planta o que bem entende... 8-)

Se o caríssimo me permite o único contraponto que encontro é que uma o mercado funciona (BCP) a outra o mercado não funciona e está moribunda (Semapa)


Pois seja! Mas cá na nossa Vila há mercado todos os dias e Feira uma vez, de vez em quando. E a mercadoria vai-se vendendo e comprando...

Esta mercadoria agrícola já foi por nós plantada em 10/11/2020 e semanas seguintes, levámo-la ao mercado em duas ocasiões e voltámos a plantar novamente. Ao preço da mercadoria no mercado de sexta-feira passada, já levamos uns belos 46.98 %. Em menos de 18 Meses, em mercadoria moribunda e sem mercado a funcionar, não nos queixamos... 8-) 8-)

Mas, é claro, cada agricultor tem a sua própria visão, e semeia o que muito bem quer para governar a sua casa agrícola..!

Há mercado para tudo, e funciona, senão não existiam funerárias... :-k :-k :-k
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 24/4/2022 12:16

Meu caro LaribauFarmer,
Na Bolsa pode-se ganhar dinheiro com quase todas as cotadas. Tudo depende dos timings e de acertar nos timings.
Quem investe na Semapa, em geral, investe a longo prazo (não anda a fazer apostas de ocasião). Quem comprou Semapa há 5 anos e manteve as ações em carteira perdeu dinheiro (capital). É um facto. Não é uma previsão ou uma opinião. É um facto.
Pelas informações que tenho a maior parte dos investidores em Bolsa declarou menos-valias, em sede de IRS. Das duas uma: ou mentiram à AT ou estão a mentir aqui (com tanta gente a ganhar dinheiro).
Continuação de bons negócios e bom fim de semana.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 24/4/2022 0:31

Curiosidades

Os Fundos espanhóis mais expostos às ações portuguesas não têm motivos para deitar foguetes. Em 10 apenas 3 têm rentabilidade positiva.
Curiosamente, o fundo espanhol com exposição a Portugal e com maior rentabilidade é o Azvalor que, de acordo com a informação supra, não tem Semapa em carteira.
Não deixa de ser curioso. Coincidências.
Será que este lê o Caldeirão da Bolsa?
Fondos Españoles Portugal.PNG

By Nirvana

Em tempo: já agora e a título de curiosidade o Fundo espanhol mais exposto à Semapa com 14.791.410€ sabem qual é?
O SANTANDER ACCIONES ESPAÑOLAS, FI. Quem haveria de ser?
Isto anda tudo ligado. É como as cerejas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 24/4/2022 0:23

Panchito Escreveu:

Esta gente não sabe que a Semapa está moribunda? :P



Isso é uma constatação, já não é uma previsão essa foi logo seguir ao desfecho da OPA.
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 23/4/2022 22:54

Imagem


Que estranho! dos 4 grandes fundos independente de Espanha só Azvalor não Semapa em carteira!

Quem tem o número de telefone destes gestores? Esta gente não sabe que a Semapa está moribunda? :P

É que para cúmulo ou é 1ª posição dos fundos ou 2ª! Não se admite tanta incompetência!

Estes fundos têm de contratar os analistas deste fórum urgentemente!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 23/4/2022 22:10

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Nada ! É apenas o contraponto à sujeição à dependência do acionista de controlo. Não tem que ver com o caríssimo Bar38, é apenas a visão contrária. Cá na Herdade não costumamos "azucrinar" as opções de cada um. Cada qual planta o que bem entende... 8-)

Se o caríssimo me permite o único contraponto que encontro é que uma o mercado funciona (BCP) a outra o mercado não funciona e está moribunda (Semapa)
 
Mensagens: 1359
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Aqui_Vale, Google Adsense [Bot], Jonas74, Minsk, Mmmartins, OCTAMA, PAULOJOAO, zulu404 e 130 visitantes