Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por PXYC » 28/2/2024 21:55

MCMAD1977 Escreveu:1 mês sem publicações nesta cotada.

Apresentou hoje resultados.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... es-em-2023

Continua a pagar-se em menos de 5 anos com os lucros.


Nesse artigo lê-se: "A Secil contribuiu com um aumento de 245,8% dos lucros, face a 2022,que somaram 42,7 milhões de euros "
Granda SECIL!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 552
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por nuuuuno » 28/2/2024 12:19

A semapa esta claramente subavaliada, isso é evidente. Agora, nem uma conference call fazem? O problema que vejo é falta de planos de crescimento / comunicacao com o investidor e a baixa free float.
Para um dividendo de 4,5% mais vale fazer um deposito a prazo em USD :lol:
Uma pena, num mercado "normal" a semapa poderia valer 3x mais a meu ver.
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 28/2/2024 12:06

Dividendo de 0.626, uns 4.5% de yield. Payout de 20%. Nao é propriamente generoso...
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 27/2/2024 23:21

1 mês sem publicações nesta cotada.

Apresentou hoje resultados.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... es-em-2023

Continua a pagar-se em menos de 5 anos com os lucros.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 23/1/2024 15:11

Goya777 Escreveu:Mais de 2 meses de esquecimento. Sem dar por ela está a 2% de maximos 52 semanas


Neste momento a cotada mais segura e interessante para investir a longo prazo no PSI, de longe. Espero que não suba demasiado rápido, para poder reforçar ainda mais à medida que for libertando liquidez.
 
Mensagens: 362
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 23/1/2024 13:28

Mais de 2 meses de esquecimento. Sem dar por ela está a 2% de maximos 52 semanas
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 14/11/2023 11:31

trend=friend Escreveu:Parece estar a querer acordar e atacar os 14…

Após os resultados de sexta-feira, e para além da renovação dos fabulosos price targets superiores a 20 e tal, que valem o que valem, vi nota de que está com desvalorização de 54% face ao… NAV, ou seja o que sobraria do ativo depois de liquidadas as responsabilidades. :mrgreen: alguém que perceba de análise fundamental se quiser comentar a razoabilidade desta cotação em mercado face aos ativos, aos resultados, nem sei que diga.

Tecnicamente parece-me que só estará viva acima dos 14,15/14,30


Não avaliei a empresa – disclaimer. Mas os € 20 não pareceriam minimamente despicientes, se o mercado fosse eficiente. E mesmo descontando o habitual efeito de holding (que em participações estratégicas, como são o caso, nem fazem muito sentido).
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Semapa - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 14/11/2023 11:27

trend=friend Escreveu:
PXYC Escreveu:O que acha o fórum do plano da Semapa de aumentar as suas participadas e andar à compra de empresas, e ao mesmo tempo querer fazer uma OPA? Isto alteraria em alguma coisa o plano para uma segunda tentativa de OPA?

Com relação à compra de participadas, eu confesso que gosto desta vontade de crescer numa empresa cotada no PSI. E, não podendo aferir acerca da qualidade das apostas, o que sei é que se ganhar as apostas, poderia depois fazer o IPO das participadas tipo Altri, quem sabe. Porque não uma IPO da SECIL (volume negócios 518M€ nos últimos resultados), e meter por exemplo 30-40% à disposição de outros investidores? Seria um trade-off para a OPA.


Uma eventual OPA será com fundos Sodim e não Semapa, e esses, atendendo só aos dividendos que vão recebendo da Semapa (via principalmente Navigator), em 3 anos devem estar reunidos para lançar operação sobre o capital restante… Ora a outra OPA foi em 2021 e até já pagaram dividendos extraordinários entretanto, portanto dinheiro não faltará na Sodim de certeza. Falta é vontade de aproximar de valores decentes e pelo menos os espanhóis não vão em cantigas.

Por outro lado, se a Semapa continuar a lucrar cerca de 3 euros por ação, isso permite-lhe pagar 1 euro em dividendos (com yield respeitável de 5% mesmo que cotasse a 20 euros…) e ainda sobram 2 euros por ano para ir às compras das tais participadas. Seriam 160 milhões por ano para esse efeito, em linha com a estimativa que deram para cada participada. E sim, a Secil podia dar um IPO interessante, industrial, para o PSI. Mas duvido que vá neste ciclo


Qual Secil? Só em novela. Até a Navigator gostariam de retirar de mercado... Voltando a este, quem sabe, para um IPO das novas aquisições (daqui a muitos anos).
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Semapa - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 14/11/2023 11:24

PXYC Escreveu:O que acha o fórum do plano da Semapa de aumentar as suas participadas e andar à compra de empresas, e ao mesmo tempo querer fazer uma OPA? Isto alteraria em alguma coisa o plano para uma segunda tentativa de OPA?

Com relação à compra de participadas, eu confesso que gosto desta vontade de crescer numa empresa cotada no PSI. E, não podendo aferir acerca da qualidade das apostas, o que sei é que se ganhar as apostas, poderia depois fazer o IPO das participadas tipo Altri, quem sabe. Porque não uma IPO da SECIL (volume negócios 518M€ nos últimos resultados), e meter por exemplo 30-40% à disposição de outros investidores? Seria um trade-off para a OPA.


A única preocupação face a uma Semapa é a retirada de bolsa, numa economia em que sabemos que os pequenos investidores encontram-se à partida desprotegidos e os 90% para potestativa não estão distantes – ainda que só venda quem quer.
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Semapa - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 14/11/2023 11:19

Àlvaro Escreveu:A Semapa galgou de 6. para 13 em pouco tempo e isso é um problema para subidas futuras. Está a bater numa resistência. :?


Aplicar a análise técnica numa Semapa é pura diversão. Preocupe-se com o valor intrínseco.
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 9/11/2023 12:49

Parece estar a querer acordar e atacar os 14…

Após os resultados de sexta-feira, e para além da renovação dos fabulosos price targets superiores a 20 e tal, que valem o que valem, vi nota de que está com desvalorização de 54% face ao… NAV, ou seja o que sobraria do ativo depois de liquidadas as responsabilidades. :mrgreen: alguém que perceba de análise fundamental se quiser comentar a razoabilidade desta cotação em mercado face aos ativos, aos resultados, nem sei que diga.

Tecnicamente parece-me que só estará viva acima dos 14,15/14,30
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 6/11/2023 8:15

PXYC Escreveu:O que acha o fórum do plano da Semapa de aumentar as suas participadas e andar à compra de empresas, e ao mesmo tempo querer fazer uma OPA? Isto alteraria em alguma coisa o plano para uma segunda tentativa de OPA?

Com relação à compra de participadas, eu confesso que gosto desta vontade de crescer numa empresa cotada no PSI. E, não podendo aferir acerca da qualidade das apostas, o que sei é que se ganhar as apostas, poderia depois fazer o IPO das participadas tipo Altri, quem sabe. Porque não uma IPO da SECIL (volume negócios 518M€ nos últimos resultados), e meter por exemplo 30-40% à disposição de outros investidores? Seria um trade-off para a OPA.


Uma eventual OPA será com fundos Sodim e não Semapa, e esses, atendendo só aos dividendos que vão recebendo da Semapa (via principalmente Navigator), em 3 anos devem estar reunidos para lançar operação sobre o capital restante… Ora a outra OPA foi em 2021 e até já pagaram dividendos extraordinários entretanto, portanto dinheiro não faltará na Sodim de certeza. Falta é vontade de aproximar de valores decentes e pelo menos os espanhóis não vão em cantigas.

Por outro lado, se a Semapa continuar a lucrar cerca de 3 euros por ação, isso permite-lhe pagar 1 euro em dividendos (com yield respeitável de 5% mesmo que cotasse a 20 euros…) e ainda sobram 2 euros por ano para ir às compras das tais participadas. Seriam 160 milhões por ano para esse efeito, em linha com a estimativa que deram para cada participada. E sim, a Secil podia dar um IPO interessante, industrial, para o PSI. Mas duvido que vá neste ciclo
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por PXYC » 6/11/2023 0:30

O que acha o fórum do plano da Semapa de aumentar as suas participadas e andar à compra de empresas, e ao mesmo tempo querer fazer uma OPA? Isto alteraria em alguma coisa o plano para uma segunda tentativa de OPA?

Com relação à compra de participadas, eu confesso que gosto desta vontade de crescer numa empresa cotada no PSI. E, não podendo aferir acerca da qualidade das apostas, o que sei é que se ganhar as apostas, poderia depois fazer o IPO das participadas tipo Altri, quem sabe. Porque não uma IPO da SECIL (volume negócios 518M€ nos últimos resultados), e meter por exemplo 30-40% à disposição de outros investidores? Seria um trade-off para a OPA.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 552
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2023 15:25

Severalmal, já agora em termos técnicos acrescento que tem vindo a desenvolver um longo triângulo cujo Apex/resolução não estará distante. Já depois da OPA, teve um mínimo em Março de 2022 cerca dos 10 e um máximo logo dois meses depois acima dos 16, e desde então o preço tem estreitado nesse range tão rapidamente definido (primeiro 12/15, depois 13/14) , mas parece estar próximo de uma decisão.

Talvez tenha pouca importância técnica dada a sua duração, e sabemos que está concentrada em mais de 80% num acionista que sabe bem o que quer, mas não dá para afunilar muito mais na lateralização, veremos o que faz.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por severalmal » 5/11/2023 15:00

trend=friend Escreveu:Na pág 9 dos resultados da Navigator conclui-se que esta tem 550 milhões de dívida, 0,98 rácio dívida EBITDA e … 94% a taxa fixa (taxa média de 1,9%).

Sendo aproximadamente metade da dívida consolidada da Semapa, acho que se prepararam em devido tempo para a subida de juros :wink: o resto da dívida é Secil e holding, mas diria que não deve divergir muito.

Quanto a investimentos, não me parece mal se for para fábricas de tissue como a deste ano. A das bicicletas elétricas, o futuro o dirá, eu provavelmente não faria com aquele múltiplo. Mas é ir preparando pois querem mais 5 participadas nos próximos 5 anos, verdes e altamente exportadoras (e as bicicletas qualifica, com crescimentos impressionantes).


Obrigado pelo seu comentário bastante esclarecedor. De facto a administração da Navigator sabe o que faz. Esperemos que a da Semapa também.
 
Mensagens: 30
Registado: 5/3/2015 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/11/2023 13:27

A Semapa galgou de 6. para 13 em pouco tempo e isso é um problema para subidas futuras. Está a bater numa resistência. :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2023 11:52

Na pág 9 dos resultados da Navigator conclui-se que esta tem 550 milhões de dívida, 0,98 rácio dívida EBITDA e … 94% a taxa fixa (taxa média de 1,9%).

Sendo aproximadamente metade da dívida consolidada da Semapa, acho que se prepararam em devido tempo para a subida de juros :wink: o resto da dívida é Secil e holding, mas diria que não deve divergir muito.

Quanto a investimentos, não me parece mal se for para fábricas de tissue como a deste ano. A das bicicletas elétricas, o futuro o dirá, eu provavelmente não faria com aquele múltiplo. Mas é ir preparando pois querem mais 5 participadas nos próximos 5 anos, verdes e altamente exportadoras (e as bicicletas qualifica, com crescimentos impressionantes).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por severalmal » 5/11/2023 11:09

O que me deixa um bocado de pé atrás na SEMAPA é a sua divida: 1,1 mil milhões de euros. O que não é mau num paradigma em que as taxas de juro estão muito baixas, mas parece-me assustador num momento em que as taxas de juro aumentaram 4x ou 5x desde os seus mínimos. A apresentação de resultados não esclarece a que taxa é que a SEMAPA tem a sua divida consolidada nem se os canais de crédito que tinha negociado previamente são a uma taxa mais baixa que a do mercado.

Apesar disto tudo não há nenhuma menção na Apresentação de Resultados à baixa da divida, antes pelo contrário, diz que neste último trimestre a SEMAPA tenciona comprar mais empresas e portanto criar mais divida.

Relembro que há uns meses a SEMAPA comprou a Triangle's por 180 milhões (mais a divida da Triangle's de 13 milhões) e nunca nos foi explicado a lógica desta compra. Uma pequena e nova empresa em Águeda que faz quadros de bicicletas em aluminio, ainda quase na sua fase embrionária... Na minha opinião a SEMAPA pagou várias vezes o valor da empresa sem qualquer garantia de retorno do seu dinheiro, nem indicação de ROI e nem uma justificação aos investidores e dignou a dar.
 
Mensagens: 30
Registado: 5/3/2015 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 3/11/2023 21:32

https://eco.sapo.pt/2023/11/03/pasta-e- ... -setembro/

E lá sairam os resultados, 167,2 milhões de RL até Setembro.

Se os anualizarmos acrescentando mais um trimestre na média, serão em 2023 cerca de 223 milhões de lucros e, a dividir por 80 milhões de ações, dará em números redondos… 2,79 euros por ação. E isto num ano médio, influenciado pelo comportamento do papel/pasta.

Vale 13,70 na bolsa. O PER não chegará a 5… Só os 70% da participação na Navigator valem quase o dobro (!) de toda a Semapa em bolsa.

Sei que os fantásticos price targets são de 20 a 25, e não chocam perante isto, mas a cotação em mercado não deixa de causar perplexidade, mesmo admitindo uma terceira tentativa futura para a tirar de bolsa, depois da OPT e da OPA. Haverá que abrir cordões à bolsa por parte da Sodim, quando esse momento chegar…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 26/10/2023 16:11

Vendo esses numeros mais comodo estou com a minha muito pequena posiçao na Semapa. Claramente nao é para vender a estes niveis
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 26/10/2023 12:45

Goya777 Escreveu:Realmente a cotaçao desta so se entende se a familia andar a controlar para voltar a OPAR barato


Pois Goya, é a opcão mais racional e faltam só 17% do que entretanto vi. Já tentaram a OPT há uns cinco anos, a OPA há dois, um dia hão-de conseguir. Mas se bem me lembro há um fundo espanhol que avisou logo que não ia em cantigas, só se pagarem o justo.

Só em NVG têm 1,75 Bi (e numa NVG subvalorizada, não está aos 6 euros de há uns anos…), com a Secil dificilmente vale menos de 2 Bi no total e tudo muito comedido. Ora 2 Bi é 25 euros. E mesmo aí teria um PER a rondar os… 10! Maravilhas da portugalidade.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 26/10/2023 12:26

Realmente a cotaçao desta so se entende se a familia andar a controlar para voltar a OPAR barato
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 26/10/2023 10:36

WofG Escreveu:
trend=friend Escreveu:Nem hoje sobe :lol: :lol: :lol: já começa a faltar a vergonha. Isto na sequência do meu comentário aos resultados da NVG


De acordo com os resultados da Navigator, 0,70*260M= 182M

Assumindo uma distribuição da Navigator de 75%, são 136M... para uma capitalização de 1,07B... ou para 79.869.373 ações da Semapa, dá 1,70€ por ação.... mas o dividendo está longe deste valor.


Esquece… se a NVG está subavaliada, esta não existe... No ano passado lucrou por ação 3,42 euros e vale 13 (de acordo com o investing)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por WofG » 26/10/2023 10:24

trend=friend Escreveu:Nem hoje sobe :lol: :lol: :lol: já começa a faltar a vergonha. Isto na sequência do meu comentário aos resultados da NVG


De acordo com os resultados da Navigator, 0,70*260M= 182M

Assumindo uma distribuição da Navigator de 75%, são 136M... para uma capitalização de 1,07B... ou para 79.869.373 ações da Semapa, dá 1,70€ por ação.... mas o dividendo está longe deste valor.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 332
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 26/10/2023 9:21

Nem hoje sobe :lol: :lol: :lol: já começa a faltar a vergonha. Isto na sequência do meu comentário aos resultados da NVG
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Próximo

Quem está ligado: