Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 29/7/2022 8:46

Boas.

Hoje devem apresentar resultados estrondosos.
E se viessem anunciar a retirada da empresa da bolsa com um prémio CHORUDO, sobre o restante
que ainda negoceia em bolsa, então isso era a cereja no topo do bolo.
Esta menina e a SONAE COM não sei o que andam a fazer na bolsa.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 21/7/2022 15:13

LaribauFarmer Escreveu:
PS.: Quanto ao "barato", já este mais, mas ainda assim, com uma correçãozita de 14% em relação ao nosso último preço de venda, merece uma nova entrada para breve...


Pois, parece que sim, que está a nosso jeito...

Lá entrámos nós nesta Lavoura outra vez... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 15/7/2022 23:06

Eu acho que vai aos 100€. Isto nao é comentario que se apresente.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ogal » 14/7/2022 17:00

Sim eu também acho, mas é apenas intução minha.... Essa afirmação tem fontes?
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por Chico_bento » 14/7/2022 13:25

JUKIMSUNG Escreveu:Parece que estará em cima da mesa uma nova tentativa de retirar a SEMAPA de bolsa.

Imagino que possa estar eminente, para evitar que o pessoal faça muitas contas ao possível dividendo (antecipado) quando surgirem os resultados record a anunciar este mês.

Na última vez que se falou desta hipótese não acreditei e perdi o salto até aos 16 euros.

Agora, a estes valores, prefiro estar dentro com uma posição simpática.

É lógico que com uma recessão à porta deixo uma parte considerável da carteira em cash mas tenho poucas dúvidas em relação ao futuro próximo da SEMAPA.

Boa tarde, qual a fonte de onde retirou esta informação.
 
Mensagens: 9
Registado: 25/4/2021 8:51

Re: Semapa - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 14/7/2022 11:57

Parece que estará em cima da mesa uma nova tentativa de retirar a SEMAPA de bolsa.

Imagino que possa estar eminente, para evitar que o pessoal faça muitas contas ao possível dividendo (antecipado) quando surgirem os resultados record a anunciar este mês.

Na última vez que se falou desta hipótese não acreditei e perdi o salto até aos 16 euros.

Agora, a estes valores, prefiro estar dentro com uma posição simpática.

É lógico que com uma recessão à porta deixo uma parte considerável da carteira em cash mas tenho poucas dúvidas em relação ao futuro próximo da SEMAPA.
 
Mensagens: 1223
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 11/7/2022 11:27

ParaCima Escreveu:


A economia é feita das expectativas da populacao, mas isso define a procura instantânea e a oferta a determinado prazo. Nesse ponto a economia é exacta.


Define sim senhor, só que as expetativas dos agentes económicos não são "exatamente" determinadas à priori, pelo que, há varáveis do modelos que influenciando a montante as expetativas, não permitem exatidão que torne a dita cuja uma ciência exata. Ademais, há um pressuposto elementar na boa ciência económica, que consiste na fórmula: "mantendo tudo o resto constante"...Tal conduz a boas ou más aproximações a um determinado resultado, mas não a um resultado exato.... :shock:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 11/7/2022 4:11

LaribauFarmer Escreveu:
ParaCima Escreveu:


.... A economia é como a matema, ciencia exacta, mesmo que existam muitas teorias...


Caríssimo, sabe como me é penalizador ter que, de vez em quando, corrigir as suas imprecisões (chamemos-lhe assim...!). A Economia, enquadra-se no amplo espectro das Ciências Sociais, e de exata não tem nada (ou tem muito pouco). Desde logo porque, tendo subjacente à evolução macroeconómica as expetativas dos agentes económicos, não é possível modelar de forma exata a evolução previsível da mesma, já que, sendo possível estimar as referidas expetativas, tal estimativa não é precisa e frequentemente é avaliada de forma meramente qualitativa. Os nossos "amigos" soviéticos bem que teimaram nessa perspetiva, e o sucesso no seu planeamento "exato", ficou amplamente reconhecido no mundo académico da área de estudo...

Bom, leve a jeito de reflexão e não de correção de "exame", visto não lhe atribuir "classificação" no exercício... :wink:

PS.: Quanto ao "barato", já este mais, mas ainda assim, com uma correçãozita de 14% em relação ao nosso último preço de venda, merece uma nova entrada para breve...


Querido laurinho...

A economia é feita das expectativas da populacao, mas isso define a procura instantânea e a oferta a determinado prazo. Nesse ponto a economia é exacta. Podes teorizar o que quiseres, se aumentar a procura e nao acompanhares com a oferta, o ponto de equilibrio, avaliado na micro atraves de funçoes, sobe...

Relativamente á semapa, mais do mesmo, está barata, mas parece que o cimento nao teve grande 2 trimestre.

Grande abraço, querido laurinho
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 10/7/2022 22:10

ParaCima Escreveu:


.... A economia é como a matema, ciencia exacta, mesmo que existam muitas teorias...


Caríssimo, sabe como me é penalizador ter que, de vez em quando, corrigir as suas imprecisões (chamemos-lhe assim...!). A Economia, enquadra-se no amplo espectro das Ciências Sociais, e de exata não tem nada (ou tem muito pouco). Desde logo porque, tendo subjacente à evolução macroeconómica as expetativas dos agentes económicos, não é possível modelar de forma exata a evolução previsível da mesma, já que, sendo possível estimar as referidas expetativas, tal estimativa não é precisa e frequentemente é avaliada de forma meramente qualitativa. Os nossos "amigos" soviéticos bem que teimaram nessa perspetiva, e o sucesso no seu planeamento "exato", ficou amplamente reconhecido no mundo académico da área de estudo...

Bom, leve a jeito de reflexão e não de correção de "exame", visto não lhe atribuir "classificação" no exercício... :wink:

PS.: Quanto ao "barato", já este mais, mas ainda assim, com uma correçãozita de 14% em relação ao nosso último preço de venda, merece uma nova entrada para breve...
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 9/7/2022 20:40

ogal Escreveu:É expectável, que a SEMAPA suba na cotação, por uma destas duas vias, ou até pelas duas. Resultados extraordinários (faço-vos um desafio. vejam quanto custa agora uma caixa de papel (Agora 25€ ou 26€/, há seis meses atrás (15€ ou 16€) ou um saco de cimento (não sei os preços, mas sei que subiu bastante), comparando com os preços de à 6 mesas atrás). Ou por via de uma OPA pela SODIM, que sabemos quer o controlo total da empresa.


Estás dentro! :D

Concordo que está barata. Atencao ao aumento dos custos.... nao é tudo lucro, p.e., os fretes maritimos despararam a energia estamos a falar de 300% mesmo que a semapa seja uma produtora nao produz a totalidade...nao é tendencia que tenha começado este mes, mas como estao os aeroportos, no sector portuario estamos a ter situaçoes parecidas, ou seja, aimenta a procura aumenta o preço. A economia é como a matema, ciencia exacta, mesmo que existam muitas teorias...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ogal » 9/7/2022 10:02

É expectável, que a SEMAPA suba na cotação, por uma destas duas vias, ou até pelas duas. Resultados extraordinários (faço-vos um desafio. vejam quanto custa agora uma caixa de papel (Agora 25€ ou 26€/, há seis meses atrás (15€ ou 16€) ou um saco de cimento (não sei os preços, mas sei que subiu bastante), comparando com os preços de à 6 mesas atrás). Ou por via de uma OPA pela SODIM, que sabemos quer o controlo total da empresa.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 8/7/2022 16:10

Boas.

esta menina é uma questão de tempo para a tirarem da bolsa em definitivo.
Quem tiver paciência, e não precise dos euros, o prémio deverá ser chorudo.
Por isso à que ser paciente.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 7/7/2022 21:56

Nitidamente a preparar o regresso ao topo. Vamos ver se desta vez tem força para passar os 16 €
 
Mensagens: 1223
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 17/6/2022 18:19

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:Com tão bons fundamentais era suposto ser uma acção de refugio certo...Pois parece que não...
Conclusão sobe quando o mercado em que está inserida sobe e cai quando este cai mais ou menos na mesma proporção...nada de mais...


:wink: :wink:


Não percebi :-k ...podes explicar melhor... :-"
 
Mensagens: 1357
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 16/6/2022 18:16

Bar38 Escreveu:Com tão bons fundamentais era suposto ser uma acção de refugio certo...Pois parece que não...
Conclusão sobe quando o mercado em que está inserida sobe e cai quando este cai mais ou menos na mesma proporção...nada de mais...


:wink: :wink:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 15/6/2022 8:55

Goya777 Escreveu:
Bar38 Escreveu:Com tão bons fundamentais era suposto ser uma acção de refugio certo...Pois parece que não...
Conclusão sobe quando o mercado em que está inserida sobe e cai quando este cai mais ou menos na mesma proporção...nada de mais...


É que é um odio à Semapa... basta nao comprar. Nao é preciso continuar a bater :lol:

Nestes ultimos dias cai tudo. Tudo


Não percebeste nada…. Aqui o importante era perceber as diferenças de desempenho entre uma cotada com os melhores fundamentais do seu índice e as restantes… conclusão…não existem diferenças significativas…. não tem nada haver com ódios para mim é me indiferente se é a Semana ou o BCP….Valerá mesmo apena o esmiuçar de resultados!!??
 
Mensagens: 1357
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 13/6/2022 17:12

Bar38 Escreveu:Com tão bons fundamentais era suposto ser uma acção de refugio certo...Pois parece que não...
Conclusão sobe quando o mercado em que está inserida sobe e cai quando este cai mais ou menos na mesma proporção...nada de mais...


É que é um odio à Semapa... basta nao comprar. Nao é preciso continuar a bater :lol:

Nestes ultimos dias cai tudo. Tudo
 
Mensagens: 2785
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por PC05 » 13/6/2022 16:55

A fraca liquidez torna esta a ação facilmente manipulável por um nº limitado de especuladores. Eu não arriscaria uma análise quantitativa nela!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3250
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 13/6/2022 16:39

Com tão bons fundamentais era suposto ser uma acção de refugio certo...Pois parece que não...
Conclusão sobe quando o mercado em que está inserida sobe e cai quando este cai mais ou menos na mesma proporção...nada de mais...
 
Mensagens: 1357
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por jj boss » 13/6/2022 14:44

Uma empresa que nos últimos 6 meses subiu 19% e estão a deitar as mãos à cabeça?
Era sempre a subir?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 151
Registado: 24/10/2008 11:50
Localização: 10

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 13/6/2022 13:15

Bar38 Escreveu:Uma empresa com tão bons fundamentais e com resultados tão sólidos…cai tanto ou mais que as outras… :-k


Realmente, este mundo anda mesmo desencontrado com a realidade. Ainda se fosse a AAPL, que caiu 25 % desde o final de março, aí sim, já que se trata de empresa medíocre, com um balanço fraquíssimo e resultados abaixo de maus. Agora a SEM, cair 15 % desde máximos recentes, isso é vergonhoso... :| :|

Vê-se mesmo que a Cotada ficou triste com a saída dos Laribaus. Lá voltaremos, lá voltaremos...!
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Opcard » 13/6/2022 9:59

Sempre foi assim , mais alto maior é a queda , as empresas que tiveram subidas expressivas nos últimos tempos tem tendência na queda a voltarem mais rapidamente para o preço de partida , também é verdade que a Altri está a fugir a esta regra .
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 13/6/2022 9:55

Spfgg Escreveu:Isto parece-me outra vez daquelas discussões inúteis e sem propósito, com duas pessoas a argumentar pontos diferentes.
É o típico: investmento vs trade.


Parece que afinal não será bem assim… :-"
 
Mensagens: 1357
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 13/6/2022 9:49

Uma empresa com tão bons fundamentais e com resultados tão sólidos…cai tanto ou mais que as outras… :-k
 
Mensagens: 1357
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 2/6/2022 0:05

Isto parece-me outra vez daquelas discussões inúteis e sem propósito, com duas pessoas a argumentar pontos diferentes.
É o típico: investmento vs trade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], MR32, PAULOJOAO e 58 visitantes