Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 27/9/2022 23:40

Bom fecho. Achei estranho terem limpado o pouco que havia até aos 12,68 e ter lá ficado plantada uma ordem de 5620. Amanhã já não deve lá estar.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 27/9/2022 17:57

JUKIMSUNG Escreveu:Com o dividendo actual já seria sempre interessante mas os resultados deste ano podem indicar um dividendo superior ao do ano anterior. Vamos acompanhando sem esquecer que a última
Vez que a tentaram tirar de bolsa foi com uma oferta a 12 €. A próxima presumo que seja bem acima deste valor.

O momento pode não parecer propício mas nunca se sabe.


Nao é altura para entrar nessas batalhas, eu tenho a teoria que a semapa está a preparar-se para "papar" a navigator.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 27/9/2022 11:48

Com o dividendo actual já seria sempre interessante mas os resultados deste ano podem indicar um dividendo superior ao do ano anterior. Vamos acompanhando sem esquecer que a última
Vez que a tentaram tirar de bolsa foi com uma oferta a 12 €. A próxima presumo que seja bem acima deste valor.

O momento pode não parecer propício mas nunca se sabe.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 26/9/2022 22:58

JUKIMSUNG Escreveu:A ficar interessante para um possível ressalto. Já não esperava poder comprar a estes valores tão cedo.


Aqui ha uns dias (2anos) teve nos 5 euros e qualquer coisa. Estará abaixo do valor justo, na minha opiniao, sim. O mercado raras vezes anda pelo valor justo, o ptoblema é que o mercado está bem acima do mercado justo... o beta da semapa nao engana.

Nunca fiando ate o es chegar abaixo dos 2800/3000.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 26/9/2022 15:28

A ficar interessante para um possível ressalto. Já não esperava poder comprar a estes valores tão cedo.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 20/9/2022 22:20

\:D/
Panchito Escreveu:Bela correção da Semapa, quase 15% em 20 dias, a aproveitar para recomprar o que tinha vendido.

4 de Novembro a apresentação dos resultados trimestrais.


Se o laurinho andasse pela herdade, nesta fase, acredito que o prudencio nao lhe largava as calças.

A semapa é uma empresa exrraordinaria, mas é ciclica. Todos percebemos que no cimento nao existira procura, is custos da energia estao a disparar...

Acredito na empresa, mas o prudencio aqui de casa tambem nao me larga.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 20/9/2022 18:03

Bela correção da Semapa, quase 15% em 20 dias, a aproveitar para recomprar o que tinha vendido.

4 de Novembro a apresentação dos resultados trimestrais.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 11/8/2022 16:21

Obrigado Panchito, também me parece que seja por aí. O que me levantou dúvidas é que por vezes olha-se para os volumes para tentar perceber o sentimento em relação a uma cotada, e embora não me preocupe muito com isso, fiquei curioso em relação à forma de operar da de giro (principalmente porque neste momento é provável que seja a plataforma com mais users).
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 11/8/2022 16:11

tami Escreveu:Boa tarde,

normalmente negoceio pelo bancoinvest, mas hoje fiz um reforço na semapa através da degiro que não percebi bem. Comprei por volta das 12:00 1160 ações a 14,50€, que apesar de terem sido logo satisfeitas e aparecerem na minha conta, não apareceram no volume diário da ação em nenhuma das plataformas (o valor da ação inclusive manteve-se a 14,48€). Entretanto fui ver os dados da transação, e aparentemente negociou através de outra "bolsa", XTXE ao invés de XLIS:

Data
11/08/2022 12:40:53
Compra
Bolsa
XTXE
Qnt.
1160

No entanto, ao pesquisar na degiro só me aparece mesmo aquele ticker, não consigo perceber o que fiz mal - e as possíveis consequências. Negoceio há 4 ou 5 anos pelo invest e carregosa, e nunca me aconteceu nada do género. Alguem que trabalhe com a degiro me consegue elucidar?

Obrigado


Olá Tami, isso já me aconteceu várias vezes na compra e venda da Semapa na degiro e nunca houve nenhuma consequência.
As ações entraram na tua carteira? Então não há nenhum problema.

Chego a pensar que estamos a comprar diretamente à degiro, por isso não altera o book de ofertas. Apenas uma teoria.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 11/8/2022 15:19

Obrigado pela resposta, Nirsup. No entanto, as comissões foram as mesmas (0,50€), e em sitio nenhum encontro esse pormenor de escolher a bolsa aquando da ordem. Entretanto fui confirmar ordens anteriores, e aparentemente já me tinha acontecido (compra na "MESI"), e na altura quando vendi foi na XLIS. Vou-me deixar de experiencias com degiros...
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 11/8/2022 15:00

Simples. Aparecem várias opções. Clicaste na opção errada. Nada que já não me tenha acontecido a mim.
Tens de estar atento para verificares em que Bolsa a ordem (de compra ou venda) é dada.
Implicações? Mais custos, regra geral. E a venda terá de ser feita na mesma Bolsa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 11/8/2022 14:16

Boa tarde,

normalmente negoceio pelo bancoinvest, mas hoje fiz um reforço na semapa através da degiro que não percebi bem. Comprei por volta das 12:00 1160 ações a 14,50€, que apesar de terem sido logo satisfeitas e aparecerem na minha conta, não apareceram no volume diário da ação em nenhuma das plataformas (o valor da ação inclusive manteve-se a 14,48€). Entretanto fui ver os dados da transação, e aparentemente negociou através de outra "bolsa", XTXE ao invés de XLIS:

Data
11/08/2022 12:40:53
Compra
Bolsa
XTXE
Qnt.
1160

No entanto, ao pesquisar na degiro só me aparece mesmo aquele ticker, não consigo perceber o que fiz mal - e as possíveis consequências. Negoceio há 4 ou 5 anos pelo invest e carregosa, e nunca me aconteceu nada do género. Alguem que trabalhe com a degiro me consegue elucidar?

Obrigado
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 5/8/2022 12:09

Sexta-feira com um volume interessante face ao normal, com constantes ordens de venda "tampão" que não chegam a ser executadas. Parece-me que querem segurar a cotação num patamar mais baixo, duvido que consigam.
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 3/8/2022 7:59

Eurobrexit Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Eurobrexit Escreveu:Diria que....
considerando alteração de estatutos
considerando o que tentaram no passado
...
um dia destes compram ações próprias e tiram a SEMAPA de Bolsa....


Nao funciona assim... podem tirar, mas para comprarem ao preco que "querem". 90% das accoes sujeitas a oferta têm de ser adquiridas. Nao interessa comprar acçoes proprias por terem menor probabilidade de conseguirem os tais 90% numa futura opa e pelo fraco volume as compras fariam a açao disparar, caso contrarip seria dificil fazerem recompras significativas.

Penso que o dinheiro terá dois fins, sendo eles a compra dos 30% da navigator a grande responsavel pela criacao de cash no grupo e novos negocios atraves da next ou investimentos massivos no ambiente. Penso que o ambiente seria a melhor aposta, contratos leoninos e seguros. Vamos ver no que dá.


Ambiente/Floresta de forma estruturada e em Parceria com o Governo de Portugal - isso sim seria uma Reforma/Investimento Estruturante para MUDAR o estado de sítio das Florestas/Terrenos Rústicos e, consequentemente, INCÊNDIOS.

Isto devia ter TODO o APOIO do PRR e AFINS



Aparentemente os politicos nao têm interesse nessa materia. Basta observar que portugal é dos paises na europa onde todos os anos ardem mais Hectares. Podemos falar da gestao florestal mas ai mais virado para a biomassa, mas eu referia-me ao tratamento de aguas, rsu, empresas municipais de agua.

Estes sao necessidades diarias que têm ser satisfeitas e que muito delas têm os tais contratos.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Eurobrexit » 3/8/2022 3:30

ParaCima Escreveu:
Eurobrexit Escreveu:Diria que....
considerando alteração de estatutos
considerando o que tentaram no passado
...
um dia destes compram ações próprias e tiram a SEMAPA de Bolsa....


Nao funciona assim... podem tirar, mas para comprarem ao preco que "querem". 90% das accoes sujeitas a oferta têm de ser adquiridas. Nao interessa comprar acçoes proprias por terem menor probabilidade de conseguirem os tais 90% numa futura opa e pelo fraco volume as compras fariam a açao disparar, caso contrarip seria dificil fazerem recompras significativas.

Penso que o dinheiro terá dois fins, sendo eles a compra dos 30% da navigator a grande responsavel pela criacao de cash no grupo e novos negocios atraves da next ou investimentos massivos no ambiente. Penso que o ambiente seria a melhor aposta, contratos leoninos e seguros. Vamos ver no que dá.


Ambiente/Floresta de forma estruturada e em Parceria com o Governo de Portugal - isso sim seria uma Reforma/Investimento Estruturante para MUDAR o estado de sítio das Florestas/Terrenos Rústicos e, consequentemente, INCÊNDIOS.

Isto devia ter TODO o APOIO do PRR e AFINS
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 3/8/2022 1:06

Eurobrexit Escreveu:Diria que....
considerando alteração de estatutos
considerando o que tentaram no passado
...
um dia destes compram ações próprias e tiram a SEMAPA de Bolsa....


Nao funciona assim... podem tirar, mas para comprarem ao preco que "querem". 90% das accoes sujeitas a oferta têm de ser adquiridas. Nao interessa comprar acçoes proprias por terem menor probabilidade de conseguirem os tais 90% numa futura opa e pelo fraco volume as compras fariam a açao disparar, caso contrarip seria dificil fazerem recompras significativas.

Penso que o dinheiro terá dois fins, sendo eles a compra dos 30% da navigator a grande responsavel pela criacao de cash no grupo e novos negocios atraves da next ou investimentos massivos no ambiente. Penso que o ambiente seria a melhor aposta, contratos leoninos e seguros. Vamos ver no que dá.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Eurobrexit » 3/8/2022 0:44

Diria que....
considerando alteração de estatutos
considerando o que tentaram no passado
...
um dia destes compram ações próprias e tiram a SEMAPA de Bolsa....
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 3/8/2022 0:21

Spfgg Escreveu:
São as opções mais prováveis.
Há algum precedent/histórico de empresas na bolsa portuguesa fazerem buybacks?


Os ctt, galp e novabase têm programas abertos de recompras de ações. Cada vez vê-se mais abertura das direções para os programas de recompras .
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 2/8/2022 19:56

Panchito Escreveu:Que leva a uma questão: O que a Semapa vai fazer com o dinheiro que gera?
- Recompras de ações
- Aumentar os dividendos


São as opções mais prováveis.
Há algum precedent/histórico de empresas na bolsa portuguesa fazerem buybacks? Porque parece-me que a generalidade dos participantes tem preferência por dividendos -- não que eu concorde com essa preferência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 1/8/2022 23:44

O que mais me impressionou foi a redução do passivo de 177 milhões para 108 em 1 trimestre. Parece que vai ficar sem nenhum passivo rapidamente.

Que leva a uma questão: O que a Semapa vai fazer com o dinheiro que gera?
- Recompras de ações
- Aumentar os dividendos
- Novas linhas de negócios
- nada, simplesmente acumular caixa

Não sei o que fará a diretiva, o futuro nos dirá ....
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 29/7/2022 21:13

Resultado normal para quem viu os da navigator.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 29/7/2022 19:29

 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 29/7/2022 8:46

Boas.

Hoje devem apresentar resultados estrondosos.
E se viessem anunciar a retirada da empresa da bolsa com um prémio CHORUDO, sobre o restante
que ainda negoceia em bolsa, então isso era a cereja no topo do bolo.
Esta menina e a SONAE COM não sei o que andam a fazer na bolsa.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 21/7/2022 15:13

LaribauFarmer Escreveu:
PS.: Quanto ao "barato", já este mais, mas ainda assim, com uma correçãozita de 14% em relação ao nosso último preço de venda, merece uma nova entrada para breve...


Pois, parece que sim, que está a nosso jeito...

Lá entrámos nós nesta Lavoura outra vez... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 15/7/2022 23:06

Eu acho que vai aos 100€. Isto nao é comentario que se apresente.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, farami, Garfield, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, icemetal, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PIKAS, traderh, trend=friend e 139 visitantes