Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/4/2022 15:40

LaribauFarmer Escreveu:
Bar38 Escreveu:Estás a mercê do acionista majoritário


Eu não diria melhor 8-)

Mas..., pensando melhor, será que é preferível estar à mercê de um CA que, pela dispersão do capital, tem as "costas quentes" para fazer o que lhe dá na "real gana"? Do Género: 1º vêm as mordomias do CA, a seguir as mordomias do CA, logo depois as mordomias da família dos membros do CA imediatamente seguidas das mordomias dos amigos dos membros do CA.

Eu conheço uma Instituição de Crédito, que durante muito tempo privilegiou a dispersão do capital por uma miríade de acionistas, sempre baseado na filosofia de que um ou alguns acionistas de controlo prejudicariam o desenvolvimento da Instituição. O CA (principalmente o seu Presidente), tinham vida folgada, enquanto os acionistas, qual "burro de carga", iam suportando os sucessivos AC. Correu mal, principalmente para os seus acionistas.

Houve quem, muito cedo, visse isso e tratou de pular fora. Chamava-se Américo Amorim (um desconhecido qualquer que foi acionista fundador). Um outro empresário "desconhecido", comentava a propósito do CA dessa instituição (sem acionista de controlo): " como não estão a gerir o seu próprio dinheiro, podem permitir-se fazer o que lhes apetece e estourar capital de qualquer forma" (mais ou menos isto...!).

Portanto... :-k :-k :-k

Deixa me adivinhar é o bcp! Cometeste uma heresia, o bcp é tao bom pos acionistas ate lhes vai dar um singelico dividendo pos entreter sem gerar capital. A edpr é melhor que a semapa ya, uma é uma bolha a outra esta com um desconto brutal, daqui a 5 anos ou 10 logo se ve looool a farfetch tb era a melhor do universo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 23/4/2022 14:35

Bar38 Escreveu:Estás a mercê do acionista majoritário


Eu não diria melhor 8-)

Mas..., pensando melhor, será que é preferível estar à mercê de um CA que, pela dispersão do capital, tem as "costas quentes" para fazer o que lhe dá na "real gana"? Do Género: 1º vêm as mordomias do CA, a seguir as mordomias do CA, logo depois as mordomias da família dos membros do CA imediatamente seguidas das mordomias dos amigos dos membros do CA.

Eu conheço uma Instituição de Crédito, que durante muito tempo privilegiou a dispersão do capital por uma miríade de acionistas, sempre baseado na filosofia de que um ou alguns acionistas de controlo prejudicariam o desenvolvimento da Instituição. O CA (principalmente o seu Presidente), tinham vida folgada, enquanto os acionistas, qual "burro de carga", iam suportando os sucessivos AC. Correu mal, principalmente para os seus acionistas.

Houve quem, muito cedo, visse isso e tratou de pular fora. Chamava-se Américo Amorim (um desconhecido qualquer que foi acionista fundador). Um outro empresário "desconhecido", comentava a propósito do CA dessa instituição (sem acionista de controlo): " como não estão a gerir o seu próprio dinheiro, podem permitir-se fazer o que lhes apetece e estourar capital de qualquer forma" (mais ou menos isto...!).

Portanto... :-k :-k :-k
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 23/4/2022 14:07

Bar38 Escreveu:20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR??

(1) Muita gente e (2) idealmente sim. Compro acções para vender na reforma. Como tal, o horizonte temporal de investimento na realidade não são 20 anos, mas sim 30-35.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 23/4/2022 13:45

Perdido1 Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Perdido1 Escreveu:Semapa vs. EDPR (5Y)

Semapa vs. EDPR (5Y).PNG

By Nirvana


20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR?? não há imaginação ou capacidade para investir em mais nada??


Ainda bem que tens imaginacão e capacidade
Não é preciso muita a 20 anos bastava investir no imobiliário
Não acho que se possa negar nenhum destes factos, porque são factos comprováveis quantitativamente.
e não nego
Falta liquidez dispersa em bolsa? Também é um facto.
não fosse este também era provável que esteve-se dentro
É provável que saia da Bolsa no futuro? Muito provavelmente. .
Estás a mercê do acionista majoritário
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Perdido1 » 23/4/2022 12:12

Bar38 Escreveu:
Perdido1 Escreveu:
NirSup Escreveu:Semapa vs. EDPR (5Y)

Semapa vs. EDPR (5Y).PNG

By Nirvana


E? 5 anos de horizonte? Porque não escolheste então 2013-2018? A Semapa opera em mercados cíclicos. Dizer que a Semapa é um mau investimento em face dos dados acima correspondentes a mais de 20 anos é negar a realidade.


20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR?? não há imaginação ou capacidade para investir em mais nada??


Ainda bem que tens imaginacão e capacidade para obter valorizações superiores em horizontes curtos. Fico contente por ti. Mas a história é o laboratório da economia. Para aumentar a probabilidade de sucesso quando invisto, acho boa ideia analisar o passado.

A Semapa é uma boa empresa, foi um bom investimento desde que entrou nos mercados de capitais e a cotação está em saldos. Não acho que se possa negar nenhum destes factos, porque são factos comprováveis quantitativamente. Falta liquidez dispersa em bolsa? Também é um facto. É provável que saia da Bolsa no futuro? Muito provavelmente. Mas não acho que isso seja especialmente relevante para quem não quer andar a comprar/vender acções diariamente. Não faltam por aí boas empresas que não estão cotadas em Bolsa e a Semapa tem todas as condições para continuar a gerar fluxos de caixa significativos e aumentar dividendos.
 
Mensagens: 32
Registado: 9/2/2021 20:12

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 23/4/2022 9:52

Panchito Escreveu:
20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR?? não há imaginação ou capacidade para investir em mais nada??


Já levo 6 anos investido na Semapa não me importo nada de ficar mais 14.
Enquanto ela estiver subavaliada fico os anos que forem necessários. Essa é a minha filosofia de investimento e não me tem corrido nada mal. :P

Participação na Nagivator - 1980 milhões
Valor Secil (avaliei a um per 6) - 300 millhões
Etsa - gera 10 milhões de lucro, mas vou avaliar a 0 Euros
Dívida - 175 milhões

Dá-nos um NAV de 2105 milhões o que equivale a 24 € por ação.


Com menos de 10% da empresa dispersos em bolsa… boa sorte…
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 23/4/2022 0:24

20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR?? não há imaginação ou capacidade para investir em mais nada??


Já levo 6 anos investido na Semapa não me importo nada de ficar mais 14.
Enquanto ela estiver subavaliada fico os anos que forem necessários. Essa é a minha filosofia de investimento e não me tem corrido nada mal. :P

Participação na Nagivator - 1980 milhões
Valor Secil (avaliei a um per 6) - 300 millhões
Etsa - gera 10 milhões de lucro, mas vou avaliar a 0 Euros
Dívida - 175 milhões

Dá-nos um NAV de 2105 milhões o que equivale a 24 € por ação.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 23/4/2022 0:05

Perdido1 Escreveu:
NirSup Escreveu:Semapa vs. EDPR (5Y)

Semapa vs. EDPR (5Y).PNG

By Nirvana


E? 5 anos de horizonte? Porque não escolheste então 2013-2018? A Semapa opera em mercados cíclicos. Dizer que a Semapa é um mau investimento em face dos dados acima correspondentes a mais de 20 anos é negar a realidade.


20 anos!!?? mas alguém aqui investe a 20 anos?? isso é o quê!!?? alguma PPR?? não há imaginação ou capacidade para investir em mais nada??
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Perdido1 » 22/4/2022 23:44

NirSup Escreveu:Semapa vs. EDPR (5Y)

Semapa vs. EDPR (5Y).PNG

By Nirvana


E? 5 anos de horizonte? Porque não escolheste então 2013-2018? A Semapa opera em mercados cíclicos. Dizer que a Semapa é um mau investimento em face dos dados acima correspondentes a mais de 20 anos é negar a realidade.
 
Mensagens: 32
Registado: 9/2/2021 20:12

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 22/4/2022 22:37

NirSup Escreveu:Semapa vs. EDPR (5Y)By Nirvana

E como é que tem sido a Semapa vs Alibaba? <:o)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 22/4/2022 21:49

Semapa vs. EDPR (5Y)

Semapa vs. EDPR (5Y).PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Perdido1 » 22/4/2022 18:01

Surpreende-me que se diga que a Semapa é um morto-vivo. Quem comprou acções da Semapa no início do século a 3.26 euros:

- multiplicou por mais de 9 o seu investimento (incluindo 5.42 euros/acção de dividendos) aquando dos máximos de 2018;
- multiplicou por mais de 6 o seu investimento (incluindo 6.57 euros/acção de dividendos) à cotação do dia de hoje.

Veja-se também como as acções da Semapa se comportaram comparativamente com o S&P500 desde que entrou nos mercados de capitais. Note-se que o gráfico comparativo exclui dividendos. Depreendo então que se possa concluir que a Semapa não pode ser classificada como um morto-vivo, nem nada que se pareça, mas que sei eu?
Anexos
Comparação.jpg
Comparação.jpg (79.69 KiB) Visualizado 5521 vezes
 
Mensagens: 32
Registado: 9/2/2021 20:12

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 22/4/2022 17:38

Ainda bem que não segui os conselhos do NirSup :)

Imagem

Sou acionista da Semapa desde 2016, a imagem é da degiro onde tenho Semapa desde fevereiro de 2018. De 2016 e a 2018 tinha a minha carteira no totta onde já tinha ganho aproximadamente 1700€ na Semapa.

Apenas publico a esta imagem para mostrar que considero que a Semapa não é um investimento "morto".
Aquilo que eu faço é aumentar e diminuir a posição conforme desde ou sobe.
Só considero vender toda a posição acima de 20€, como fiz em maio de 2018 quando passou os 20€.
Neste momento a Semapa é 2ª posição da carteira atrás facebook. (Tenho 61 ações em carteira)


P.s. - Se buscas emoções na bolsa a Semapa não será um bom investimento para ti.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 22/4/2022 17:12

Semapa. Evolução da cotação nos últimos 5 anos.
Fonte: Investing.com

Semapa. Cotação nos últimos 5 anos..PNG

by Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por xabregas da calçada » 22/4/2022 16:48

Para quem comprou a 7.00, como eu, não acho que seja um investimento parado, antes pelo contrário, tomara muitas destas.
E margem para subir bastante, mas eu sou paciente.
 
Mensagens: 55
Registado: 18/12/2021 22:27

Re: Semapa - Tópico Geral

por Flavc » 22/4/2022 16:08

O compadri Laribau tem fontes de informação muito bem colocadas ( e sem violar o segredo de justiça). A Alentejo já não é como antigamente!! Agora é onde as coisas (muitas) acontecem!!
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 22/4/2022 13:45

Consta cá na Herdade que a Semapa detém a Secil a 100 % 8-) 8-) 8-)

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -fevereiro
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 21/4/2022 23:11

volvista Escreveu:Não era a Semapa que oferecia cerca de 8 euros para a tirar da Bolsa?



Não, a Sodim ofereceu 11,40 e depois 12,17.

Um valor claramente inferior ao valor da empresa, por isso os fundos de investimento, principalmente espanhóis (bestinver, cobas, magallanes, horos capital,...) não aceitaram a oferta.

Há três semanas ouvi um gestor do fundo Horos Capital a dizer que avalia a empresa em 30€.

(Se quiserem depois posso procurar a entrevista no youtube e colocar aqui o link.)
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por volvista » 21/4/2022 20:24

Não era a Semapa que oferecia cerca de 8 euros para a tirar da Bolsa?
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 21/4/2022 15:24

maturidade Escreveu:Boas.
para mim têm a haver com a noticia do novo price target, e mais nada.
anda morta à meses e meses.
eles controlam-na a seu belo prazer.
se vão ou não subir o valor de uma nova OPA para a retirarem a 100% da bolsa, isso é uma incógnita,
e não merece o empate de capital à espera do TAL DIA..... :idea: :idea: :idea:

abraços


A Semapa revalorizou-se no último ano e meio 107% , não considero para nada que seja capital empatado.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 21/4/2022 13:50

maturidade Escreveu:Boas.
para mim têm a haver com a noticia do novo price target, e mais nada.
anda morta à meses e meses.
eles controlam-na a seu belo prazer.
se vão ou não subir o valor de uma nova OPA para a retirarem a 100% da bolsa, isso é uma incógnita,
e não merece o empate de capital à espera do TAL DIA..... :idea: :idea: :idea:
abraços


Caro Maturidade,
Há quanto tempo ando a dizer exatamente isso?
Há anos que ando a repetir isso mesmo: a Semapa é um morto-vivo, uma múmia paralítica.
É um investimento parado. E como todos sabemos dinheiro parado é dinheiro perdido.
Ver AQUI:
viewtopic.php?f=3&t=84936&p=1556779&hilit=Semapa#p1556779
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 21/4/2022 13:08

Boas.
para mim têm a haver com a noticia do novo price target, e mais nada.
anda morta à meses e meses.
eles controlam-na a seu belo prazer.
se vão ou não subir o valor de uma nova OPA para a retirarem a 100% da bolsa, isso é uma incógnita,
e não merece o empate de capital à espera do TAL DIA..... :idea: :idea: :idea:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 21/4/2022 12:33

Se for para fazer outra miséria de oferta, mais vale estarem quietos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ogal » 21/4/2022 12:17

Pode ser que venha nova OPA antes dos dividendos, como fizeram no ano passado.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 21/4/2022 10:31

vinas1976 Escreveu:Bom dia !

Estão suspensas as negociações ? Passou-se algo ? Esta subida não pode ser só da noticia ..... alguém já deve ter informação privilegiada !

Bons negócios


Quando há uma movimentação superior a 10% as ações ficam alguns minutos bloqueadas, já estão a negociar normalmente.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 114 visitantes