Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 21/4/2022 12:33

Se for para fazer outra miséria de oferta, mais vale estarem quietos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ogal » 21/4/2022 12:17

Pode ser que venha nova OPA antes dos dividendos, como fizeram no ano passado.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 21/4/2022 10:31

vinas1976 Escreveu:Bom dia !

Estão suspensas as negociações ? Passou-se algo ? Esta subida não pode ser só da noticia ..... alguém já deve ter informação privilegiada !

Bons negócios


Quando há uma movimentação superior a 10% as ações ficam alguns minutos bloqueadas, já estão a negociar normalmente.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por vinas1976 » 21/4/2022 10:12

Bom dia !

Estão suspensas as negociações ? Passou-se algo ? Esta subida não pode ser só da noticia ..... alguém já deve ter informação privilegiada !

Bons negócios
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 21/4/2022 7:58

JB Capital retoma cobertura da Navigator e Semapa. Vê valorizações de 6% e 62%


A equipa de analistas liderada por João Pinto coloca o "target" da Semapa em 20,10 euros, apontando para um potencial de valorização de 62,62%, face à última cotação de fecho e a recomendação em "comprar"


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-6-e-62
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por ogal » 13/4/2022 18:38

Alguém me sabe dizer, qual o valor por ação na SEMAPA que o dividendo da Navigator representa? Não foi por volta desta altura que no ano passado lançaram a OPA?
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 26/2/2022 18:18

A sodin ja percebeu que pode vir a tirar a semapa da bolsa, mas nao poderá ficar com 100% da empresa, ou seja, existirao sempre pessoas para alem da sodin como proprietarios da semapa.


A semapa tem novo ceo que ate ao momento estava responsavel pela semapa next, aparentemente a direçao da empresa "abdicou" da parte industrial por alguem que procura novas oportunidades, e, isso nao é mais que a gestao de qualquer holding.

Vamos ao que interessa. A semapa é uma empresa madura que poderia distribuir muito mais dividendos, considerando que a divida é bem gerivel, mad nao, a semapa está numa fase de amortizacao de divida brutal, ou seja, estamos numa fase de acumulaçao para seguidamente disparar, com um ceo direcionado para novas oportunidades.

Honestamente, parece-me que a oportunidade sera a navigator. Nesta fase a navigator está avaliada em 2,3 b. A semapa tem 70%. Caso a semapa tenha um balanço limpo "facilmente" poderia comprar os restantes 30% pir 1,2b.

Parece-me que a semapa vai ao mercado, agora nao sei se comprar negocios nada relacionados com a atual atividade, a navigator, ou mesmo comprar acçoes proprias com o intuito da sodin chegar aos 90% e pedir para retirar a empresa de bolsa(muita gente venderia por esse motivo.

Nao faz sentido a empresa madura estar a desalavancar em vez de retribuir os accionistas, para mais quando temos um dono com 82%,mesmo que eu seja um defensor acérrimo dessa postura, mas nao é a postura "normal"

Ficaste na mesma, eu tambem nao sei nada, mas nao deixa de ser estranho a empresa nao distribuir qua do trm uma divida gerivel
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ramsousa » 26/2/2022 13:00

ParaCima Escreveu:Vou aoresentar um argumento altamente especulativo, mas parece-me que a semapa se anda a preparar para ir ao mercado comprar qualquer coisa, e nao estou a falar em açoes proprias


Acompanhando o teu argumento altamente especulativo; o que achas que eles comprariam? Apostavam numa área nova de negocio? Qual seria?
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 21/2/2022 11:44

GaussSLB47 Escreveu:Impressionante que com os excelentes resultados a ação cai.
Cada vez mais estou convencido que vão tirar a empresa da bolsa oferecendo um valor muito baixo. :evil:



Boas.
é mais que certo que a vão tirar da bolsa.
Mas de certeza que vão dar um valor acima da ultima OPA que fizeram.
por isso se eu tivesse dentro ficaria á espera de novidades sobre a sua retirada em bolsa.
Porque, têm bons dividendos, e os depósitos aprazo dão ZERO
é dinheiro em caixa certinho.
estou seriamente a pensar colocar lá uns BONS euros do meu Pai que não estão a dar nada nos certificados de aforro.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por GaussSLB47 » 21/2/2022 11:27

Impressionante que com os excelentes resultados a ação cai.
Cada vez mais estou convencido que vão tirar a empresa da bolsa oferecendo um valor muito baixo. :evil:
 
Mensagens: 26
Registado: 3/10/2017 21:31

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2022 16:09

A empresa nao está a acumular cash para distribuir aquando da saida da bolsa... na realidade a empresa está a pagar divida que no final do ano rendeu o pagamento de menos uns milhoes aos "bancos". ßó um pormenor interessante, quando a sodin tirar a empresa do mercado, isso nao significa que o dententores de açoes tenham de vender as mesmas. Nao se esqueçam do que aconteceu com a brisa... mais informo que para os atuais accionistas serem obrigados a vender a sua posicao a sodin teria de comprar 90% das acçows direitos e votos sujeitos á oferta. Ou seja, nesta fase a sodin tem 81% da semapa, teria de comprar numa futura opa 17,1% das acçoes restantes... ou seja, se do outro lado ficassem menos de 2% da empresa que corresponde, grosso modo, a 20 milhoes de euros, os accionistas nunca seriam obrigados a vender. Eu tenho e vou dar o meu "contributo" caso a opa ocorra, excepto se o preço for fantastico. Qualquer coisa como 25€, aos dias de hoje, se a evoluçao continuar favoravel, como espero o valor só terá tendencia a crescer.

Vou aoresentar um argumento altamente especulativo, mas parece-me que a semapa se anda a preparar para ir ao mercado comprar qualquer coisa, e nao estou a falar em açoes proprias

Os invewtimentos realizados na popança energetica, vai fazer com que tenhamos aquo mais uns pp no ebitda :D
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 19/2/2022 3:38

Panchito Escreveu:
Spfgg Escreveu:Não está mau.

Brutal! :clap: :clap:

Não é por acaso que é a 1ª Posição na minha carteira! \:D/

Nem nas minhas melhores expetativas esperava um resultados tão bons!


:-$ :-$ Shuuiiiiii..Panchito, não faças ondas!! Deixa acumular mais algumas! Nem 20% de lucro deu, só passou os 19!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 18/2/2022 21:08



Lucros da Semapa cresceram 86% para 198 milhões de euros em 2021


Brutal! :clap: :clap:

Não é por acaso que é a 1ª Posição na minha carteira! \:D/

Nem nas minhas melhores expetativas esperava um resultados tão bons!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 18/2/2022 20:42

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 9/2/2022 19:33

Forte subida hoje, graças aos resultados da Navigator.
Dia 18 apresenta resultados, espero resultados muitos bons tendo em conta os 3 primeiros trimestres.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por ASimoes » 18/1/2022 11:38

E a Navigater !? :idea: :shock:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por ASimoes » 18/1/2022 11:37

Spfgg Escreveu:O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)

Bom dia e bom Novo Ano !
Pergunto-vos e os Dividendos !? Haverão !? Eventualmente, continuam elevados !?
:-k
:mrgreen: Bons negócios !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 3/1/2022 21:45

O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 16:24

O homem que mais entende disto também escreveu:
"Diversification makes little sense if you know what you are doing"
É por isso que desde sempre combati e critiquei todos os que tentam ganhar direito aproveitando-se da ignorância alheia. E falo concretamente de Fundos, ETF's e afins.
Obrigado e um BOM ANO para Ti com negócios proveitosos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 31/12/2021 13:25

NirSup Escreveu:
Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana


Da mesma forma que quem comprou a 6,45 em 2020 deve estar contente.
Mesmo que tivesse comprado a 13,68 em 2019 e não tivesse reforçado em 2020, estaria contente. Porquê? Porque o plano esta correr como previsto , basta acompanhar trimestre a trimestre os resultados e o desapalancamento da empresa.

Se Semapa é um bom negócio porquê conhecer outros?
Trata-se de gestão de risco da carteira, não invisto mais de 10% da carteira em uma ação por melhor que ela seja. Neste momento a semapa pesa 7,5%. Como já deves ter visto em estudos, se a tua carteira tem menos de 25 ações aumenta o risco.
Busco rentabilidade, mas com risco moderado, desde de 2016 que tenho 95% do meu património investido em bolsa com bons retornos sem assumir grandes loucuras.

Como diz a pessoa que mais sabe disto:
“a Bolsa é um mecanismo de transferência de dinheiro dos impacientes para pacientes”

Boas entradas!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 31/12/2021 12:51

NirSup Escreveu:Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? .... Não passa de uma múmia paralítica.
By Nirvana


Cuidado amigo NirSup, a Múmia, qual réplica de Ahmanet, pode subitamente acordar do seu sono milenar e, num assomo de bravura, compensar os seus devotos. Quanto aos detratores...bom, quanto aos detratores, a Adaga de Set, será implacável, infligindo-lhes uma valente dor ... (de cotovelo... 8-) )

Abraço e bom ano 2022, caro NirSup... :wink:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 11:49

Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 31/12/2021 10:45

A Semapa tinha em 2016 uma dívida de 700 milhões, hoje a divida é de 206 milhões.
O que a direção tem feito é muito claro, desapalancar a companhia, dos 140 milhões que gera utiliza 90 milhões para abater dívida e 45 para dividendos. Pagar dívida é o melhor destino que podes aos lucros de uma empresa, por estar totalmente de acordo com a gestão da empresa é a 2º posição da minha carteira.

Em 2/3 anos a dívida estará totalmente paga, passando a companhia a ter 140 milhões livres para fazer o que acha melhor, pagar dividendos, recomprar ações ou investir novas linhas de negócio, qualquer um deles será bom para os acionistas.

A Semapa é o tipo de negócio onde gosto de investir o meu dinheiro, rentável mas ao mesmo tempo chato e aborrecido.
Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 9:42

Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? Não, não faz. Quem quer investir em rendimento fixo não compra ações na Bolsa de Valores Mobiliários.
Está no local errado.
O principal propósito das empresas que pedem a sua admissão em Bolsa é conseguir financiar-se a custos mais baixos. Quem aposta na empresa aposta sobretudo (não só mas também) nas mais-valias futuras à conta e por conta do crescimento da empresa. Claro que a empresa pode falhar os seus objetivos. É um risco.
Por isso, faz todo o sentido que empresas como a Greenvolt peçam a sua admissão em Bolsa, porque quer financiar o seu crescimento a custos mais baixos. A Semapa com uma gestão mathusaleneana não tem essa ambição. Não passa de uma múmia paralítica. Disse.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 31/12/2021 7:02

No que toca também a valores relativos, a Semapa encontra-se actualmente a tender para o extremo histórico de divergência negativa para com a Navigator.
Esperar-se-ia portanto alguma convergência de preços durante o pr´óximo ano.

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, JoeP, m-m, macau5m, malakas, Noel1, papamericano, paul_invest, PAULOJOAO, peterteam2, Rio Mondego, WofG, Xacal, yggy e 230 visitantes