Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 23/11/2011 22:04

Portugal Telecom – 23/11/2011

O fecho de hoje confirmou a quebra em baixa do seu suporte de curtíssimo prazo dos € 4,80, abrindo assim o caminho para novas quedas em direcção aos seus mínimos multi-anuais à volta dos € 4,40 (estabelecidos em meados de Outubro de 2008).

Trata-se de uma cotada que, neste momento, não representa qualquer tipo de interessa bullish, estando desta forma completamente entregue aos bears.

Com base no seu atual perfil técnico, é completamente inútil tentar “adivinhar” qualquer tipo de reversão no futuro próximo.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 23/11/2011 21:32

joselita, talvez não conheças as regras do fórum. Se dás uma opinião tens que argumentá-la, ou seja, tudo o que não fizeste no teu último post.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: E agora?

por lito » 23/11/2011 21:19

as quedas irão parar nos 4.30€ depois sobe!
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

E agora?

por RISCAS » 23/11/2011 19:33

joselita Escreveu::( ora bolas deitaram a Pt abaixo 4,50€
e agora?


Espera que vaia aos 4 depois veremos.......
Anexos
P.TELECOM.png
P.TELECOM.png (89.23 KiB) Visualizado 5306 vezes
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

por JorgeNobre » 23/11/2011 19:14

Concordo inteiramente com o Fenicio e o pdcarrico,ha que deixar a PT seguir o seu caminho,tb sou acionista,e acredito que a nível fundamental,existe alguma pressão no mercado em geral somado aos problemas próprios da PT (perda de mercado,necessidade de melhorar o serviço ao cliente e reorganização de oferta no Brazil,etc).
Acredito,no entanto, que Zeinal será capaz de conduzir a PT pelo caminho certo,mas,por enquanto estou fora,essencialmente por aquilo que é referido pelo Ulisses e por constatar que o caminho do mercado em geral estará sempre definido pela tendência.
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por ticojuno666 » 23/11/2011 18:43

bem que desejava que a PT subi-se. No entanto considero que para estar "empatado" que seja numa acção que tenha uma generosa distribuição de dividendo, o que é o caso
 
Mensagens: 190
Registado: 5/10/2011 10:55
Localização: Rep.Checa

por lito » 23/11/2011 17:38

:( ora bolas deitaram a Pt abaixo 4,50€
e agora?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por pdcarrico » 23/11/2011 17:30

joselita Escreveu:todo isso muito bem visto,mas a bolsa é um jogo não?


É uma maneira de ver as coisas. Um penso em acções da PT como podia pensar num olival que dê o rendimento de azeitona, ou apartamento que dá uma renda. No limite tudo é um jogo, a começar pela própria vida.

joselita Escreveu:daí que acho alguém está a desvalorizar as ações da pt com alguma finalidade!..


Se isso for verdade, o que duvido, cria-se uma oportunidade para entrar longo a um preço mais interessante. Tudo é uma questão de perspectiva - se alguém, por hipótese, está a deitar a cotação abaixo, então outros podem aproveitar esse preço mais baixo.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por lito » 23/11/2011 17:08

todo isso muito bem visto,mas a bolsa é um jogo não?

daí que acho alguém está a desvalorizar as ações da pt com alguma finalidade!..
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por pdcarrico » 23/11/2011 16:58

joselita Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
joselita Escreveu:Boa tarde Carriço eu entendo onde quer chegar, a minha ideia emcontrolar a cotação pt é meramente no curto prazo e era ai que precisava de uma pequena orientação, ainda vai descer mais? ou vai fazer uma pequena correção ás quedas?


Pois mas .... no curto prazo o raciocínio de decisão de investimento com base nos fundamentais da empresa não faz sentido.

Basta que alguns accionistas de peso sintam a necessidade de realizar capital para anular um possível efeito positivo derivado de outra circunstância qualquer.

No curto prazo a única ferramenta que lhe assiste uma decisão mais fundamentada parece-me que seria ou a análise técnica ou o inside trading, mas este último é crime e não deve ser incentivado de forma alguma.
mas quem está em bolsa não é para ganhar dinheiro e se for trading na PT acha crime?


Inside trading (e não trading) é crime para a negociação de PT e de qualquer outra acção. Mas presumo que se houvesse alguma informação privilegiada que pudesse ser usada de forma a que tipificasse o crime de inside trading, e fosse divulgada aqui, provavelmente já deixaria de o ser, porque sendo o fórum público, qualquer informação aqui publicada tornar-se-ia também pública. E investir com acesso a informação pública não é, como é óbvio, crime.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por lito » 23/11/2011 16:48

pdcarrico Escreveu:
joselita Escreveu:Boa tarde Carriço eu entendo onde quer chegar, a minha ideia emcontrolar a cotação pt é meramente no curto prazo e era ai que precisava de uma pequena orientação, ainda vai descer mais? ou vai fazer uma pequena correção ás quedas?


Pois mas .... no curto prazo o raciocínio de decisão de investimento com base nos fundamentais da empresa não faz sentido.

Basta que alguns accionistas de peso sintam a necessidade de realizar capital para anular um possível efeito positivo derivado de outra circunstância qualquer.

No curto prazo a única ferramenta que lhe assiste uma decisão mais fundamentada parece-me que seria ou a análise técnica ou o inside trading, mas este último é crime e não deve ser incentivado de forma alguma.
mas quem está em bolsa não é para ganhar dinheiro e se for trading na PT acha crime?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por pdcarrico » 23/11/2011 16:40

joselita Escreveu:Boa tarde Carriço eu entendo onde quer chegar, a minha ideia emcontrolar a cotação pt é meramente no curto prazo e era ai que precisava de uma pequena orientação, ainda vai descer mais? ou vai fazer uma pequena correção ás quedas?


Pois mas .... no curto prazo o raciocínio de decisão de investimento com base nos fundamentais da empresa não faz sentido.

Basta que alguns accionistas de peso sintam a necessidade de realizar capital para anular um possível efeito positivo derivado de outra circunstância qualquer.

No curto prazo a única ferramenta que lhe assiste uma decisão mais fundamentada parece-me que seria ou a análise técnica ou o inside trading, mas este último é crime e não deve ser incentivado de forma alguma.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 23/11/2011 16:35

pdcarrico Escreveu:....
Um analista fundamental preocupa-se pouco que a cotação caia, mas preocupa-se muito se as condições macro se deterioram e a lucratividade ficar em risco.
....


Já agora e complementando o raciocínio - normalmente estas duas coisas podem e costumam estar ligadas e por isso a cotação pode ser um sinal de alerta para o investidor fundamental.

Mas ainda assim, mesmo que a cotação caia, pode acontecer que a lógica de raciocínio que leva à conclusão de que se trata de um bom ou mau investimento se mantenha mesmo com uma variação expressiva da cotação.

Há muitas condicionantes que podem levar à queda ou subida nas cotações que não relação directa com as finanças da empresa:

1 - necessidades de liquidez do accionista;
2 - exigências de retorno sobre o risco maiores ou menores para um determinado mercado;
3 - incerteza quanto à possível maturação de um negócio ou participação;
4 - situação de OPA hostil ser ou não possível ou provável;
5 - e tantas outras..
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por lito » 23/11/2011 16:32

pdcarrico Escreveu:
joselita Escreveu:claro... então a pt ganha cota de mercado em Tv á zon e a zon é que sober +6% hoje?


Mas nem todos pensam como o José.

Se acha que a PT está barata, entende que é um bom ponto de entrada e tem fundos disponíveis, então compre.

Tecnicamente eu concordo com o Ulisses. Mas sou accionista da PT e não estou accionista da PT, ou seja tenho acções porque o valor de rendimento e os números de fundamentais da empresa me convencem de que ela é um bom investimento e vale mais do que a sua cotação.

Mas sinceramente se fosse a avaliar pelas expectativas dos outros e quisesse ir por tendências ou suportes tinha uma avaliação diferente.

O que acima de tudo é importante, é definir o objectivo e as condicionantes num hipotético investimento em PT. Um analista fundamental preocupa-se pouco que a cotação caia, mas preocupa-se muito se as condições macro se deterioram e a lucratividade ficar em risco.

Coerentemente com a visão de analista técnico, o Ulisses não compraria. Se a sua visão é outra, que não técnica, então o seu time-frame pode ser diferentes, os objectivos também. E nesse sentido pode ou não comprar.
Boa tarde Carriço eu entendo onde quer chegar, a minha ideia emcontrolar a cotação pt é meramente no curto prazo e era ai que precisava de uma pequena orientação, ainda vai descer mais? ou vai fazer uma pequena correção ás quedas?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por pdcarrico » 23/11/2011 16:25

joselita Escreveu:claro... então a pt ganha cota de mercado em Tv á zon e a zon é que sober +6% hoje?


Mas nem todos pensam como o José.

Se acha que a PT está barata, entende que é um bom ponto de entrada e tem fundos disponíveis, então compre.

Tecnicamente eu concordo com o Ulisses. Mas sou accionista da PT e não estou accionista da PT, ou seja tenho acções porque o valor de rendimento e os números de fundamentais da empresa me convencem de que ela é um bom investimento e vale mais do que a sua cotação.

Mas sinceramente se fosse a avaliar pelas expectativas dos outros e quisesse ir por tendências ou suportes tinha uma avaliação diferente.

O que acima de tudo é importante, é definir o objectivo e as condicionantes num hipotético investimento em PT. Um analista fundamental preocupa-se pouco que a cotação caia, mas preocupa-se muito se as condições macro se deterioram e a lucratividade ficar em risco.

Coerentemente com a visão de analista técnico, o Ulisses não compraria. Se a sua visão é outra, que não técnica, então o seu time-frame pode ser diferentes, os objectivos também. E nesse sentido pode ou não comprar.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por lito » 23/11/2011 16:16

claro... então a pt ganha cota de mercado em Tv á zon e a zon é que sober +6% hoje?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por Ulisses Pereira » 23/11/2011 16:14

joselita, parece-me que estás aà procura de alguém que faça uma análise positiva à PT... :roll:

Tiveste duas pessoas que te deixaram análises detalhadas à acção, algo que não é tão frequente assim.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: debate da pt

por lito » 23/11/2011 16:10

quem faz uma analise á PT pessoal?
bora lá
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: debate da pt

por lito » 23/11/2011 15:43

até agora estava-se a portar bem nos 4,55 será que vai agora começar a cair com a abertura negativa dos wall street?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: debate da pt

por Fenicio » 23/11/2011 15:34

joselita Escreveu:
Fenicio Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A PT não tem suportes técnicos, neste momento.

Quanto aos argumentos enunciados, não creio que a distribuição de um dividendo seja qualquer razão para uma acção subir.

Um abraço,
Ulisses


Não foi no ano passado, como bem referiste, e também não será neste. Se subir, será por outros motivos.

Só a título de curiosidade, há 12 meses atrás a PT estava a ser negociada à volta dos € 10,00, ou seja, uma queda acumulada de mais de 50% face à cotação atual.

boa tarde fenicio, li um post teu respeitante á pt com um suporte 4.40 acreditas nesse valor, ou ainda vem mais abaixo?


Podes encarar os € 4,40 como um "ponto de referência" para a PT mas, como qualquer suporte, pode não ter relevância nenhuma num cenário amplamente bearish, como é o caso da PT.

Uma coisa é certa, a tendência vigente é de queda e não vale de nada andarmos às voltas à procura de um possível ponto de reversão. Quando ela reverter, então será para entrarmos longo, mas por enquanto é deixar ela seguir o seu caminho.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

debate da pt

por lito » 23/11/2011 15:23

Fenicio Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A PT não tem suportes técnicos, neste momento.

Quanto aos argumentos enunciados, não creio que a distribuição de um dividendo seja qualquer razão para uma acção subir.

Um abraço,
Ulisses


Não foi no ano passado, como bem referiste, e também não será neste. Se subir, será por outros motivos.

Só a título de curiosidade, há 12 meses atrás a PT estava a ser negociada à volta dos € 10,00, ou seja, uma queda acumulada de mais de 50% face à cotação atual.

boa tarde fenicio, li um post teu respeitante á pt com um suporte 4.40 acreditas nesse valor, ou ainda vem mais abaixo?
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por Ulisses Pereira » 23/11/2011 15:23

joselita, podes tentar debater qual será o rumo da PT. Quanto à tendência, acho que será impossível encontrares alguém que te dê uma resposta diferente...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: debate no forum pt

por lito » 23/11/2011 15:11

qual a tendencia da pt vamos la todos debater aqui no forum
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

por ticojuno666 » 23/11/2011 15:11

mas ja é certo que a PT paga dividendo ou ainda nao e um facto consumado?
agradecidamente
 
Mensagens: 190
Registado: 5/10/2011 10:55
Localização: Rep.Checa

Re: debate no forum pt

por cjmbarbosa » 23/11/2011 15:07

joselita Escreveu:alguem sabe-me dizer quando a pt paga o dividendo em dezembro, dia?


Essa pergunta vale 0,33€ (bruto). :wink:
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 2:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], dm222, Google [Bot], iniciado1, JoeP, karaya75, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, zuluotegui e 409 visitantes