Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mancargon » 30/6/2010 13:04

Ora ai foram as minhas acções da Sonae.com por ai abaixo!!!!
Eu julgo que nos mercados modernos, e no mercado de livre concorrência isto é muito prejudicial para os investimentos em Portugal! E é capaz de ser prejudicial para a própria PT ?
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 10:07
Localização: Santiago do Cacém

por Ulisses Pereira » 30/6/2010 13:04

Infelizmente, o jogo decidiu-se na Secretaria. Ou vai ainda decidir-se já que, por um lado, não é líquido que a Golden-Share possa ser utilizado nesta situação. por outro lado, a União Europeia já declarou as golden-shares ilegais.

Os accionistas que lá colocaram o dinheiro durante muitos anos deviam ter o poder de decidir. É assim que funciona o mercado. Ou devia funcionar.

Nem só no futebol nem sempre os jogos se ganham dentro das 4 linhas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MNFV » 30/6/2010 13:02

Com o sim esmagador dos accionistas e a com a Golden Share a ser declarada ilegal em Julho pela UE o caminho é a administração marcar uma nova AG para Julho e game over. Algum impedimento a este procedimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por Bull Bull » 30/6/2010 13:00

Portugal Telecom: Estado veta venda da Vivo à Telefonica. Apesar de 74% dos accionistas terem estado a favor da venda, o estado usou a Golden Share para vetar o negócio.

fonte: bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2543
Registado: 21/12/2009 18:46
Localização: Faro

por Lion_Heart » 30/6/2010 12:59

Lion_Heart Escreveu:Xeque Mate da Telefonica.

O dinheirinho faz falta a muita gente, mas e os tachos?

Pelo que esta em jogo e como a cmvm anda a actuar (ex: hoje açoes do benfica) a PT deveria estar suspensa até se saber o resultado da AG.



Afinal os homens dos tachos la impuseram a Golden Share.

Eu se fosse a Telefonica fazia duas coisas:

OPA sobre a totalidade da PT já!

e Tribunal com os tipos !
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por MNFV » 30/6/2010 12:59

Tudo bem que defenda a PT em Portugal por uma questão de serviço público, mas qual o interesse nacional no Brasil?


mais_um Escreveu:
mnfv Escreveu:Acabou da pior maneira possivel: que grande acionista quer estar numa empresa em que o Estado não deixa fazer negócio?


Quando os grandes (e pequenos) accionistas entraram na empresa já conheciam as regras do jogo.

Vamos assistir a uma batalha juridica (se algum accionista apelar para a UE) que não será benefica para a PT.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por mais_um » 30/6/2010 12:57

mnfv Escreveu:Acabou da pior maneira possivel: que grande acionista quer estar numa empresa em que o Estado não deixa fazer negócio?


Quando os grandes (e pequenos) accionistas entraram na empresa já conheciam as regras do jogo.

Vamos assistir a uma batalha juridica (se algum accionista apelar para a UE) que não será benefica para a PT.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por MNFV » 30/6/2010 12:52

Acabou da pior maneira possivel: que grande acionista quer estar numa empresa em que o Estado não deixa fazer negócio?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por albrib » 30/6/2010 12:50

albrib Escreveu:12h45 - ESTADO VETA NEGÓCIO COM GOLDEN SHARE


12H45 - NUCLÉO DURO DE ACCIONISTAS NACIONAIS VOTOU CONTRA


12H45 - RESULTADOS FINAIS: 76% VOTA A FAVOR E 26% VOTA CONTRA

http://economico.sapo.pt/


Só que tem aqui alguma coisa errada 76+26= 102

EDITADO: já foi corrigido 76/24
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 360
Registado: 17/12/2008 12:33
Localização: Açores

por JMHP » 30/6/2010 12:49

pdcarrico Escreveu:Mas apesar de eu achar que a administração fez o que pode e de achar que o preço é bom e valoriza as acções, eu não venderia se estivesse na AG.

Mas há que reconhecer o cenário, e em função definir o que é vitória ou não. Para mim vitória, seria ficar na vivo, ou então vendê-la a bom preço. pelo menos uma destas hipóteses, a PT já garantiu.


Também analiso este negócio pelo mesmo prisma. No entanto a médio/longo-prazo vai resultar numa derrota ou melhor dizendo... em mais uma vitória moral a que estamos habituados não só no futebol.

A minha conclusão é simples... A venda da Vivo é um resultado menos mau no cenário de fraqueza actual. A PT é uma empresa 'ancora' do país e a fraqueza da PT simboliza a fraqueza do país.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por mais_um » 30/6/2010 12:48

12h45 - ESTADO VETA NEGÓCIO COM GOLDEN SHARE

12H45 - NUCLÉO DURO DE ACCIONISTAS NACIONAIS VOTOU CONTRA

12H45 - RESULTADOS FINAIS: 76% VOTA A FAVOR E 26% VOTA CONTRA


Retirado do site do DE.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por albrib » 30/6/2010 12:48

12h45 - ESTADO VETA NEGÓCIO COM GOLDEN SHARE


12H45 - NUCLÉO DURO DE ACCIONISTAS NACIONAIS VOTOU CONTRA


12H45 - RESULTADOS FINAIS: 76% VOTA A FAVOR E 26% VOTA CONTRA

http://economico.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 360
Registado: 17/12/2008 12:33
Localização: Açores

por Zezezinho » 30/6/2010 12:46

O Estado fez uma declaração de voto, rejeitando a oferta da Telefónica pela Vivo, apurou o Negocios.

Depois de Menezes Cordeiro ter perguntado ao accionista Estado se tinha alguma declaração a fazer e perante a rejeição da proposta feita pelo seu representante, fica a dúvida sobre se esta decisão é de veto ou apenas uma declaração de voto.

No limite, será o presidente da mesa da assembleia geral, Menezes Cordeiro, a decidir sobre se a "golden share" poderia ser usada nesta votação.


Bye bye Telefónica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

por sargotrons » 30/6/2010 12:43

Ultima hora: Estado usa a golden share e veta a venda da vivo.
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por m2010 » 30/6/2010 12:41

Pois é ...

E assim acaba o romance, tudo como dantes.

A TEF vai-se queixar à FIFA, neste caso a Bruxelas.

Portugal perdeu ontem, mas hoje ganhou? Só o tempo dirá.

Aguardamos as cenas dos próximos movimentos.

Bom trade!

Atenção GAP DOW!
 
Mensagens: 338
Registado: 2/1/2010 15:38

por pdcarrico » 30/6/2010 12:40

Mas apesar de eu achar que a administração fez o que pode e de achar que o preço é bom e valoriza as acções, eu não venderia se estivesse na AG.

Mas há que reconhecer o cenário, e em função definir o que é vitória ou não. Para mim vitória, seria ficar na vivo, ou então vendê-la a bom preço. pelo menos uma destas hipóteses, a PT já garantiu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por mais_um » 30/6/2010 12:39

mancargon Escreveu:Alguém me explica qual é o poder da Golden Share? O Estado pode vetar o negócio se a maioria dos accionistas decidir vender???

Pela lei portuguesa pode (lei das privatizações) mas pode ser considerado ilegal pela UE.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por ruilito » 30/6/2010 12:37

Continuo a insistir - A VIVO só é galinha dos ovos de ouro, só é cash cow se a situação se resolver!

Com guerra aberta entre a PT e a Telefónica, como será a vida daqui para a frente? Aconteceu o mesmo na OPA da Sonae? pois aconteceu, mas a telefónica tem apenas 10% da PT, enquanto que na VIVO tem muito mais! Aliás, vê-se agora o que andou a ser congeminado desde essa altura, como a relação sempre foi fétida.

Podem achar que há uma mina de ouro ali, e há certamente, mas não assim, não com o mineiro e o burro cada um a puxar para seu lado.

Acho que esta história vai ser igualzinha à da Cimpor, não venderam a um só, agora "os herois" vão aguentar-se a ver a empresa ser estraçalhada por dois concorrentes que a compraram para a desfazer.
 
Mensagens: 55
Registado: 7/4/2009 12:20
Localização: 16

por Mcmad » 30/6/2010 12:34

Zezezinho Escreveu:
Mcmad Escreveu:Se a proposta falhar só resta à TEL uma OPA conjunta com a SONAE à totalidade da PT...


:shock: LOL


Qual a admiração Zezinho?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por Zezezinho » 30/6/2010 12:33

Mcmad Escreveu:Se a proposta falhar só resta à TEL uma OPA conjunta com a SONAE à totalidade da PT...


:shock: LOL
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

por mancargon » 30/6/2010 12:33

Alguém me explica qual é o poder da Golden Share? O Estado pode vetar o negócio se a maioria dos accionistas decidir vender???
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 10:07
Localização: Santiago do Cacém

por JMHP » 30/6/2010 12:32

mais_um Escreveu:
JMHP Escreveu:Citando o artigo de Pedro Santos Guerreiro...

«..Se vender a Vivo, a PT ficará mais pequena na proporção em que entregar dividendos. E o que restar para reinvestir dificilmente o será no Brasil, pois esse comboio já passou. O melhor para a PT é não vender. A Vivo esteve quase a engolir a PT no buraco negro do seu défice, foi uma década de sangria perdulária. Agora que finalmente a empresa se vai tornar uma vaca leiteira de dividendos, a PT vende? A proposta da Telefónica equivale a 60 anos dos dividendos pagos pela Vivo em 2009. Ou a seis anos de dividendos a distribuir em 2014. É a diferença..»

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=432485


Do ponto de vista empresarial a médio e longo prazo, a venda é um mau negocio, do ponto de vista accionista não sei.


Sim, concordo. O momento é prefeito para a Telefónica e a médio/longo-prazo uma incognita para a PT.


pocoyo Escreveu:O Pedro está enganado.

Se os accionistas da PT quiserem continuar na vivo, compram acções da Telefónica com o dinheiro que recebem.

É bem mais barato de reinvestir a pipa de massa que a Telefónica paga.


Naquele ponto do artigo ele refere-se somente ao interesse da PT, enquanto no mesmo artigo ele reconhece que o interesse dos acionistas pode ser diferente da empresa, logo não á qualquer equivoco por parte do autor.
Editado pela última vez por JMHP em 30/6/2010 12:38, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por pocoyo » 30/6/2010 12:32

JMHP Escreveu:Citando o artigo de Pedro Santos Guerreiro...

«..Se vender a Vivo, a PT ficará mais pequena na proporção em que entregar dividendos. E o que restar para reinvestir dificilmente o será no Brasil, pois esse comboio já passou. O melhor para a PT é não vender. A Vivo esteve quase a engolir a PT no buraco negro do seu défice, foi uma década de sangria perdulária. Agora que finalmente a empresa se vai tornar uma vaca leiteira de dividendos, a PT vende? A proposta da Telefónica equivale a 60 anos dos dividendos pagos pela Vivo em 2009. Ou a seis anos de dividendos a distribuir em 2014. É a diferença..»

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=432485


O Pedro está enganado.

Se os accionistas da PT quiserem continuar na vivo, compram acções da Telefónica com o dinheiro que recebem.

É bem mais barato de reinvestir a pipa de massa que a Telefónica paga.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 30/6/2010 12:30

JMHP Escreveu:
pocoyo Escreveu:
JMHP Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
Então se a Telefónica no final acabar por ficar com a Vivo... Afinal quem leva a taça?! :roll:


A Telefónica.
Mas teve que a comprar, por um preço incrivel, não a ganhou. :)


Então?!... Não era esse o principal objectivo dos espanhoís e que nós (PT) queriamos evitar?!

O preço para os espanhóis secundário e não me parecem nada supreendidos com o valor a pagar.

Sinceramente parece-me que a venda da Vivo resultará como um vitória moral (preço), sendo que na realidade demonstra a nossa fraqueza que já conheciamos e sempre quisemos evitar.

Eu vejo a venda da Vivo como uma vitória clara dos espanhois e nada mais...

Cada um vê como quiser.

Para mim é claro que se o dinheiro não fosse um problema, a Telefónica abordaria os accionistas ou a administração da PT e negociaria um preço. Como o fez por exemplo a Brisa com a CCR - sem alaridos e sem conflitos.

Desde a primeira oferta, que muitos consideram irresistível, a Telefónica já subiu duas vezes o preço. É muita mais que uma vitória moral - é quase mais dois euros por acção da PT. Mas cada um acha o que entenda achar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Zezezinho » 30/6/2010 12:30

Estado faz declaração de voto rejeitando a oferta
Editado pela última vez por Zezezinho em 30/6/2010 12:31, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 271 visitantes