Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por JMPRodrigues » 24/5/2015 17:55

Boa tarde, JGUT eu investi na PT na ignorância absoluta do que se estava a passar, quer acerca dos investimentos da PT no BES, quer sobre a forma como foi feito o negócio com a OI, eu estava de posse de uns milhares de ações que comprei nos EUA da empresa SIRIUS SATELLITE RADIO INC a 4,40 dólares. Depois essas ações começaram a cair a cair e eu vendi e recomprei a vários preços. Elas chegaram a valer apenas 0,06 cêntimos. Depois começaram a subir a chegaram em 2013 ou 2014 a 4,18 dólares. Eu tive o dedo no gatilho para dar a ordem de venda nos 4,17 mas arrependi-me e não vendi, já nessa altura a minha intenção era trocar aquelas ações da sirius por ações da PT que nessa altura valiam cerca de 3,30 euros. Não tendo feito a troca naquela altura, não resisti a fazer a asneira quando a PT chegou aos 1,50 euros, aí vendi as tais ações da sirius a 3,35 com o dólar a valer 1,35 euros. Neste momento a sirius vale cerca de 4 dólares e o dólar está a cerca de 1,10 euros. Tudo isto porque a PT sempre pagou um bom dividendo anual e na minha perspetiva ela com o tempo voltaria aos 7 euros (a sua cotação normal). Mas, como agora se sabe, parece que esta PT que está no PSI20 não tem nada a ver com a PT que nós conhecíamos, a PT viajou para o Brasil e agora vai para França e a que ficou em Portugal não vale nada. Tudo isto podemos agradecer àquela maravilhosa administração que negociou com a OI. Cumprimentos.
 
Mensagens: 11
Registado: 4/5/2015 15:57

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por jgut » 23/5/2015 19:54

JMPRodrigues Escreveu:Boa tarde, o que se prevê que venha a acontecer à cotação da PT agora a partir de junho ? Ouvi falar que desceria para 0,20 cêntimos. Tenho umas dezenas de milhar que comprei a 1,48 € no ano passado, por teimosia não vendi a 1,60 quando havia a opa da I.S. e agora? Não sei o que fazer à vida. Algum palpite ?



olá boa tarde, JMPRodrigues


Decidi responder ao teu apelo porque compreendo pelo que estás a passar, contudo a resposta pode ser um pouca vã, pois penso que muito dificilmente alguém no seu perfeito juízo e sério te diga o que fazer, a não ser que seja alguém da administração da PT ou alguém que tenha informação muito privilegiada e que já saiba algo sobre o futuro...
O que eu vou fazer é partilhar a minha situação com a Pt, a qual vem um pouco no seguimento de uma outra mensagem, deixada num outro tópico do caldeirão, relativamente aos 3 tipos de investidores.
Não sei porque razão investiste na Pt, mas eu já tinha decidido não investir em empresas em que existissem "casos de novelas"... contudo em conversa com um amigo vimos a possibilidade de uma boa oportunidade para ganhar alguns €, pois podia ser o local certo da inversão de tendência. No gráfico está isso mesmo desenhado e os momentos de entrada.... contudo a 2ª entrada levou-me a entrar em saldo zero e um pouco mais tarde negativo, mas como eu estava focado na possibilidade de inversão e no martelo que tinha no semanal ignorei todos os outros sinais... mais, o indicador MACD no semanal e diário confirmava essa mesma possibilidade de inversão com uma grande divergência.
Na quebra do suporte deveria ter vendido de imediato, não o fiz e fui acabar por fazê-lo mais tarde com perdas mais avultadas ( neste momento não prescindirei mais de usar o stop...), e nem me passou pela cabeça a possibilidade de um pulback ao suporte anterior, isso só pensei depois de vender... enfim teria recuperado umas centenas de € se o tivesse feito.
Neste momento a situação está muito clara no gráfico, mas tudo pode acontecer. Eu vendi porque, de repente, passei a ver a possibilidade de um poço sem fundo... será interessante analisar também a Oi, a qual está neste momento a testar uma resistência (penso eu, pois não confirmei), mas penso que na sessão de sexta terminou em queda e rejeição a essa mesma resistência.
Antes da tomada de qualquer decisão importa refletir sobre as razões que levaram a este investimento (continuam válidas ou não?), perspetivas de futuro para a "empresa" e decidir se temos ou não estrutura psicológica para aguentar uma perda maior na esperança/possibilidade de recuperar tudo ou parte do todo... ouvir pessoas com mais experiência e visão, que possam apresentar, com alguma probabilidae de vir a acontecer, uma resolução favorável à subida da pt.
Este é o meu contributo, com o qual retirei algumas lições, mas desta vez não foram grátis, bem pelo contrário... no entanto ajudou-me a aclarar o caminho e metodologia mais conservadora e vencedora (pelo menos é essa a minha visão :) )
Que este negócio te corra pelo melhor e saibas gerir toda a situação do modo mais favorável, de forma a sentires que foi a melhor opção.

Edit: depois deste "desabafo" acabei de libertar os meus fantasmas... :)

edit2: o comentário a azul no gráfico foi uma conversa que tive com o tal amigo na sexta durante a manhã..
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por JMPRodrigues » 23/5/2015 18:25

Boa tarde, o que se prevê que venha a acontecer à cotação da PT agora a partir de junho ? Ouvi falar que desceria para 0,20 cêntimos. Tenho umas dezenas de milhar que comprei a 1,48 € no ano passado, por teimosia não vendi a 1,60 quando havia a opa da I.S. e agora? Não sei o que fazer à vida. Algum palpite ?
 
Mensagens: 11
Registado: 4/5/2015 15:57

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por cavaleri » 23/5/2015 10:13

Isabel do santos compra a pt limpinha dentro de poucos anos.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por PXYC » 22/5/2015 19:05

na falta de um tópico "Altice" :lol: , fica aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/gesta ... 19147.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por cavaleri » 22/5/2015 8:48

Nimguem conseguirá recuperar o que perdeu na PTSGPS.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por M.A.R » 22/5/2015 0:51

ativo Escreveu:
M.A.R Escreveu:Boas,
Estou com problema, investi na PT SGPS, na altura comprei cada acção a 0,596, hoje decidi dar ordem de venda a 0,505, para não correr mais riscos. Em que empresa acham agora um bom investimento, eu estava a pensar na Teixeira Duarte que dizem?
Cumprimentos


"M.A.R.", se vendeste as tuas ações da PT SGPS, o conselho que te dou é que não "derretas" agora a tua liquidez. O horizonte está-se a carregar de nuvens. Há alturas em que já se ganha alguma coisa estando de fora ...


Pois também é uma grande verdade, só queria tentar recuperar minimamente o que já perdi na PT SGPS, e pensei investir na Teixeira Duarte.
 
Mensagens: 62
Registado: 23/4/2015 1:09

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ativo » 22/5/2015 0:47

M.A.R Escreveu:Boas,
Estou com problema, investi na PT SGPS, na altura comprei cada acção a 0,596, hoje decidi dar ordem de venda a 0,505, para não correr mais riscos. Em que empresa acham agora um bom investimento, eu estava a pensar na Teixeira Duarte que dizem?
Cumprimentos


"M.A.R.", se vendeste as tuas ações da PT SGPS, o conselho que te dou é que não "derretas" agora a tua liquidez. O horizonte está-se a carregar de nuvens. Há alturas em que já se ganha alguma coisa estando de fora ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por M.A.R » 22/5/2015 0:30

Boas,
Estou com problema, investi na PT SGPS, na altura comprei cada acção a 0,596, hoje decidi dar ordem de venda a 0,505, para não correr mais riscos. Em que empresa acham agora um bom investimento, eu estava a pensar na Teixeira Duarte que dizem?
Cumprimentos
 
Mensagens: 62
Registado: 23/4/2015 1:09

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/5/2015 8:31

ptbr13 Escreveu:Boas Perseu!

A tua argumentação é sempre sedutora, mas o preço fala por si (como dizia o outro). Felizmente, os últimos negócios especulativos na Oi até tiveram algum sucesso, contudo o "lastro" é claramente negativo. Também me parece evidente, que a Oi acabará "absorvida" pela TIM ou Claro e por aí haverá margem para subir, mesmo que seja por especulação. Com esta cotada é obrigatório um Stop e aconselho entradas pequenas, mas não está excluída uma forte valorização a qualquer momento...


vou deixar perguntas retóricas?

qual é o roic vs o custo de capital da oi?

qual é o free cash flow recorrente da oi?

como é a rede da oi nem a frequencia melhor do 4g possui? que montante de investimento precisa para ser competitiva

tem a oi perdido ou ganho clientes?

é por estas 4 razões que nenhum player internacional se mete nisto, a claro nunca poderá comprar a oi era concentração a mais, a tim talvez possa e acredito que seja por ai.....pois a oi só interessa a quem tire sinergias da fusão, entretanto este ano a oi vai vender para alugar mais alguns ativos nem que seja predios ou o quer que seja, para depois pagar alugueis uma pescadinha de rabo na boca...
Ai tem muitos assinantes e dai? quanto gera de ebitda, quanto tem que investir no minimo na rede, e quanto tem que pagar em juros o sarilho é esse
neste momento a equity representa uma pequena percentagem do EV, pelo que qualquer evento do genero dividendos de angola pode fazer um ressalto, a jpmorgan esta underweight e eu tb estou, target nem ela nem eu damos, a oi é só especulação e pelo ev / ebitda nao está assim tao barata quanto a pintam :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por CTT17 » 20/5/2015 20:11

Boas Perseu!

A tua argumentação é sempre sedutora, mas o preço fala por si (como dizia o outro). Felizmente, os últimos negócios especulativos na Oi até tiveram algum sucesso, contudo o "lastro" é claramente negativo. Também me parece evidente, que a Oi acabará "absorvida" pela TIM ou Claro e por aí haverá margem para subir, mesmo que seja por especulação. Com esta cotada é obrigatório um Stop e aconselho entradas pequenas, mas não está excluída uma forte valorização a qualquer momento...
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Optimiza » 20/5/2015 19:52

Passei aqui pelo tópico, vejo comentários bem interessantes de nicks que aprecio, mas dos quais apenas me surgem mais dúvidas sobre a OI!

Brazilian Real 1.00 BRL inv. 1.00 BRL
US Dollar 0.331779 / 3.014058
Euro 0.298770 / 3.347056

Esquecendo a posição angolana e os 780 milhões de euros que terá de receber a título de dividendos, e não sobreponderando os prejuízos de curto prazo, será que quem a comprar, valorizaria o potencial de clientes e o lucro potencial, ponderará as projeções pós-sinergias e nova estratégia (absorção por outro player, estratégia integrada e optimizada de publicidade,towering e licenciamento, conversão de clientes fixos para 4play, redução de 40% no top management da JointVenture, 35% nos quadros da JV, 20% dos trabalhadores da JV)?
Será que a OI não estará extremamente subavaliada ou será que vai falir, ou que ninguém a compra ou se funde, porque os clientes não interessam a ninguém? Será que numa perspectiva de aquisição pela Claro ou Vivo, os seus quase 6 mil milhões de reais de capitalização bolsista são adequados face aos 67 mil milhões de reais da Vivo?
Será que por ter a única licença de telefonia móvel para todos os estados brasileiros (dezenas deles) e ter a única concessão de stfc para todo o Brasil (except São Paulo), não conta para nada?
A Oi é a única telecom no Brasil com presença nacional, realmente integrada. Será que ter 75 milhões de clientes não interessa? (a Vivo tem 86 milhões, contando co a GVT).
Será que o incremento nas margens por via do repricing não justificaria sempre um declínio circunstancial no nº de clientes?
Será que ter mais de 50 milhões no móvel não é relevante?
Altice - Será que a recepção em Junho de 7,2 mil milhões de euros = 24 biliões de reais /dívida líquida não chega aos 33 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros líquidos), são "peanuts"? http://ri.oi.com.br/oi2012/web/conteudo ... tipo=43586
Confirmou o guidance para 2015 (EBITDA de rotina de R$ 7,0 a 7,4 biliões e melhoria no Fluxo de Caixa Operacional (FCO) entre R$ 1,2 e 1,8 bilhão).
17,5 milhões de UGRs residenciais, compreendendo telefones fixos, Banda Larga e TV por Assinatura;
50,2 milhões de clientes no segmento de mobilidade pessoal, sendo 41,3 milhões de usuários pré-pagos e 7,1 milhões de pós-pagos;
7,9 milhões de usuários no segmento Empresarial/Corporativo, divididos telefones fixos, móveis e Banda Larga; e
0,7 milhões de telefones de uso público (TUPs).

Depois de uma queda em 4,5 anos de mais de 95% (gráf), caminha para a falência, vai ficar em valores actuais indefinidamente, ou poder-se-ia equacionar que estamos perante uma triple bagger em potência?
cumps, perseu
OI  em reais   5 anos   vale menos 96%.gif
OI em reais 5 anos vale menos 96%.gif (21.7 KiB) Visualizado 12679 vezes
PT OI    já foi.jpg
PT OI já foi.jpg (4.66 KiB) Visualizado 12679 vezes
OI    Grafico 3 meses.png
OI Grafico 3 meses.png (29.49 KiB) Visualizado 12679 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2015 18:34

Serra Lapa Escreveu:A Oi está a subir 4%, significa que os resultados não saõ maus como muitos gostam de fazer crer


ah isto que eu digo nao se vai ver hoje ver-se á no proximo rc quantos assinantes a oi perdeu, a oi com a venda da pt portugal vai respirar-se, mas a mim mais que o grafico interessa ver como vai acabar a entidade oi, o grafico é so especuladores, ninguem investe na oi pela empresa que é
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 20/5/2015 18:29

A Oi está a subir 4%, significa que os resultados não saõ maus como muitos gostam de fazer crer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ativo » 20/5/2015 15:41

Artista Romeno Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Só não percebo é o grau de satisfação que te dá uma empresa estar em dificuldades...


e pá é como ver o fogo de artificio, mas eu pergunto operacionalmente o que há para se gostar na oi, nada é uma péssima empresa, e pergunto e os acionistas da pt era só cretinos o oliveira, visabeira o salgado, o filho do lula , a andrade gutierrez o bnedes, todos juntos levaram uma empresa portuguesa ao buraco mas também nao se ficam a rir, nem com um AC trafulha em que a holding mae assumiu a divida dos controladores........... e quanto ao resto a min da me tanto interesse seguir a altice ou a hilton quanto esta... são ambas endividadas e umas tem sucesso e outras não porque será? :mrgreen:


É como ver o fogo de artifício?! :shock: Essa agora, francamente ... :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2015 15:21

Serra Lapa Escreveu:Só não percebo é o grau de satisfação que te dá uma empresa estar em dificuldades...


e pá é como ver o fogo de artificio, mas eu pergunto operacionalmente o que há para se gostar na oi, nada é uma péssima empresa, e pergunto e os acionistas da pt era só cretinos o oliveira, visabeira o salgado, o filho do lula , a andrade gutierrez o bnedes, todos juntos levaram uma empresa portuguesa ao buraco mas também nao se ficam a rir, nem com um AC trafulha em que a holding mae assumiu a divida dos controladores........... e quanto ao resto a min da me tanto interesse seguir a altice ou a hilton quanto esta... são ambas endividadas e umas tem sucesso e outras não porque será? :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 20/5/2015 15:00

Só não percebo é o grau de satisfação que te dá uma empresa estar em dificuldades...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2015 14:28

sairam os dados do numero de assinantes no brasil e mais um mês e la continua a oi a perder assinantes desde que subiu os preços e cortou a publicidade só em 2015 no movel já foram 800 mil a vida portanto 1,6% da base de acessos, anualizado isto dá quase 5%, a gestão da oi fez o possivel mas com má rede, sem investimento e subida preços.... OI :shock: passa tudo pa vivo LOOOL eu adoro analisar maus exemplos como irá acabar este? A oi se não é rapidamente integrada na tim, vai perder clientes que é um espetaculo, fica nas zonas rurais e pouco mais... agora além da claro, com a vivo e a gvt integradas vai ser sova, nos clientes de mais valor :wall:
http://www.teleco.com.br/mshare.asp

* a oi pode ser que recupere algum de angola, mas oi cara nao vai ser isso..... :lol:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por condez » 20/5/2015 14:24

Boa tarde
São 14:22 e ainda ninguém se pronunciou......a fazer contas?
A pt sgps , acho que nem a 0,30....
 
Mensagens: 43
Registado: 18/10/2014 21:33

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Chavaska » 19/5/2015 15:00

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, uma vez mais respondes a alhos com bogalhos. Eu disse alguma coisa em relação a uma acção apenas descer?

Só disse que não faz nenhum sentido associares o desempenho da PT ao PSI, porque o que move a PT é a Oi.

Odeio quem responde a geografia quando se fala em arte.

Abraço,
Ulisses


Parece-me que temos aqui um candidato a politico... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 14:53

cavaleri, uma vez mais respondes a alhos com bogalhos. Eu disse alguma coisa em relação a uma acção apenas descer?

Só disse que não faz nenhum sentido associares o desempenho da PT ao PSI, porque o que move a PT é a Oi.

Odeio quem responde a geografia quando se fala em arte.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Chavaska » 19/5/2015 14:52

cavaleri Escreveu:, tb sei que sabes que uma acao nao só desce.


Pois, não desce só...
O problema é que, tendo esta ação em todos os horizontes temporais tendência descendente, apenas um puro golpe de sorte permitiria determinar um determinado fundo que permitisse ganhar dinheiro do lado longo. Concordas ou não?

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por cavaleri » 19/5/2015 14:35

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, a PT não tem qualquer ligação ao PSI, em termos de efeito contágio, pois o que a move é a Oi.

Abraço,
Ulisses


Ulisses,

eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei disso, tb sei que sabes que uma acao nao só desce.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 14:32

cavaleri, a PT não tem qualquer ligação ao PSI, em termos de efeito contágio, pois o que a move é a Oi.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Off post

por cavaleri » 19/5/2015 14:30

ricardmag Escreveu:cavaleri, não te ficava mal assumires o teu erro :wink:

cavaleri Escreveu:Grecia, atenção investidores a PTSGPS ainda esta muito colada aos humores do psi20, ...


E nunca te esqueças que é o indice que vai atrás das cotadas e não o contrário.

Cumprimentos


Se tivesse erros desse genero ja andava a pé ha muito tempo caro forista.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Aqui_Vale, BenjaminMartins, Bing [Bot], dm222, Ferreiratrade, fincas, joaofigueiredo, LMMV, m-m, MR32, PAULOJOAO, PMP69, rg7803, serdom, Shimazaki_2, Tx9262, zeNando, Àlvaro e 214 visitantes