Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC & PSI20 - Updates

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 26/1/2003 20:15

Em relação ao PSI20, tenho de efectuar um ajuste no suporte, substituindo por uma zona de suporte entre os 5800 e os 5870pts, o que já devia aliás ter feito antes pois a zona de suporte parece-me bastante evidente.

Temos ainda uma bastante forte divergência negativa no RSI e um cenário de duplo-topo parece-me bastante credível e provável, sendo ainda necessária uma confirmação através da quebra em baixa do mínimo entre picos, mínimo esse que coincide grosso modo com a base da zona de suporte que estou agora a considerar.

Caso quebre esses valores, a situação técnica do PSI20 poderá degradar-se acentuadamente.

Uma quebra em alta da zona de resistência dos 6.200pts deixaria o PSI20 em excelentes condições técnicas, no entanto parece-me cada vez mais provável uma quebra em baixa dos 5.800pts que deixam o PSI20 igualmente em excelentes condições técnicas... mas do lado <i>curto</i>.

Além do gráfico do PSI20, deixo ainda um link para a análise de fim-de-semana aos mercados internacionais, colocada durante o dia de ontem.

http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=
Anexos
psi-20030126a.gif
psi-20030126a.gif (18.41 KiB) Visualizado 536 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PTC & PSI20 - Updates

por MarcoAntonio » 26/1/2003 20:06

Em termos técnicos o título poderá estar numa fase de consolidação apresentando firmeza relativa face ao mercado dada a queda ligeira que sofreu ou em fase de distribuição, dados os elevados volumes principalmente quando comparados com fases anteriores de consolidação.

Pessoalmente condidero, tal como afirmei na semana passada, que existem já alguns sinais de alarme, o que eu chamei de «semáforos laranja» que indiciavam distribuição. A PTC tem entrentanto alternado sessões de forte volume com sessões de fraco volume, o que condiz com a possibilidade de distribuição: é normal a distribuição não se dar em dias contínuos mas alternados, de outra forma tornar-se-ia demasiado evidente, além de que o efeito negativo far-se-ia sentir muito rapidamente na cotação. Vale a pena ainda referir que o RSI apresenta já uma ligeira divergência negativa, outro «semáforo laranja».

Por outro lado temos o dilema de encontrarmos na PTC sinais de firmeza relativa quando os mercados começam a descambar (o que se faz sentir noutros títulos do PSI20) e a PTC aguenta firme.

No entanto, os mercados começam a desviar a tendência <i>bear</i> do curto para o médio-prazo (a tendência <i>down</i> começa a instalar-se) e a PTC, sendo dos títulos da nossa praça mais sensíveis aos mercados internacionais, acabará por ceder... Talvez com algum <i>lag</i>, mas acabará por reflectir o estado dos mercados internacionais.

Com fortes resistências pela frente, visíveis sobre várias perspectivas e em vários <i>time-frames</i> e com os mercados internacionais a degradarem-se tecnicamente sinto-me tentado a reforçar a opinião de que posições longas na PT são nesta altura bastante arriscadas. Talvez seja cedo demais (ou a PTC não seja o título mais apropriado) para tomar posições curtas de médio-prazo. Mas, uma tomada de posição com <i>stops</i> acima das resistências (relativamente próximas) que estou a considerar, não me parece de forma alguma uma estratégia demasiado arriscada, apesar de se tratar de uma tomada de posição <i>counter-trend</i>.
Anexos
ptc-20030126a.gif
ptc-20030126a.gif (18.86 KiB) Visualizado 557 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fatura.pt, Ferreiratrade, GalegoPT, Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 181 visitantes