Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silverwolf » 26/6/2008 1:13

Sinto que ultimamente este tipo de polémicas que não levam a nada, ou até off tópicos geram bem mais replys que um tema importante como o discurso do bernanke e consequente resposta dos mercados e dos futuros agora...

Epa quando vejo que num periodo como tivemos de quedas massivas o tema mais falado no caldeirão da bolsa era o do scolari ir para o chelsea lol ta tudo dito...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por MarcoAntonio » 26/6/2008 1:08

marath Escreveu:Bem, se eu um dia no meu trabalho, por ser dia de São João, falhasse, e salvaguardando as devidas proporções, pois aqui a falha não prejudica gravemente ninguem e a minha poderia prejudicar, eu não levaria a mal que me alertassem para esse facto, e aprenderia com ele.



Marath, não há nada para aprender com a falha. Num forum deste tamanho e com este tráfego haverá sempre algumas questões que passam, ou porque ninguém sabe responder ou porque ninguém que saiba pode/repara...


Tu sugeres que nada deve falhar. Já agora eu não dormia, não comia, não passava tempo com a minha familia, não fazia absolutamente nada só para garantir que todas as tuas questões a que eu soubesse responder seriam respondidas.

Desculpa mas não há aqui nenhuma falha: o forum é isto mesmo. E umas vezes as questões são respondidas, outras não. Ou porque não se está cá, ou porque não se sabe ou porque não se repara...


Alguma vez aqui alguém assumiu esse compromisso contigo?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por marath » 26/6/2008 1:02

Bem, se eu um dia no meu trabalho, por ser dia de São João, falhasse, e salvaguardando as devidas proporções, pois aqui a falha não prejudica gravemente ninguem e a minha poderia prejudicar, eu não levaria a mal que me alertassem para esse facto, e aprenderia com ele.

A ironia não é insultuosa é pura e simplesmente irónica, e cumpre a sua função.

Mas enfim, esta conversa não tem qualquer espécie de interesse e está, da minha parte, concluída.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por MarcoAntonio » 26/6/2008 0:53

marath Escreveu:Não tenho nenhuma razão para estar zangado. Tenho aprendido convosco o que só tem pontos positivos. Apenas constatei uma falha no funcionamento do site e como quando falho nas missões a que me proponho dar resposta gosto que me alertem para esse facto, fiz o mesmo com o caldeirão, da forma que achei conveniente.
Aparentemente o método que utilizei para vos fazer notar a pequena falha foi o correcto, como prova o facto de responderem agora 3 administradores do forum, que hoje repararam no pequeno post, mas de dia 20 ate dia 25 não tinham reparado na questão colocada pelo artista e recolocada por mim, ou não a tinham respondido no tópico em causa, independentemente do Marco António ter postado nesse mesmo tópico várias vezes sobre outros assuntos depois de colocada a questão.



Continuas no mesmo tom que só te fica mal...

Eu não reparei bem no texto todo do artista e por isso não respondi a essa parte.

Depois, no dia 24 (que por aqui foi feriado e dia de São João e pouco tempo estive no forum) não vi sequer o teu post pois nem sequer abri este tópico.


Quem já ajudou milhares de vezes neste forum e milhares de pessoas só pode ficar incomodado quando por acaso alguém não viu a sua questão respondida e escreve da forma que escreveste.


Se há coisa que existe neste forum é solidariedade e entreajuda. Mas tu preferes destacar a vez que não te ajudaram e escreves de uma forma muita azeda, carregada de ironia. O que, volto a dizer, só te fica mal...

É olhares um bocadinho à volta e veres o que é o forum.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por marath » 26/6/2008 0:52

Ulisses Pereira Escreveu:Imagina o que era se todos os participantes do fórum te respondessem a dizer que não sabiam...

Nós tentamos ajudar quando sabemos e podemos. E quando falo em "nós" não falo apenas de mim, da Marta e do Marco. Falo de toda esta enorme comunidade. Se alguém fica sem resposta não é por má vontade concerteza. E se há coisa que esta comunidade tem é solidariedade. Por isso nos sentimos quando isso é colocado em causa.


Certo Ulisses, mas eu não estava a atacar a vossa solidariedade, estava a chamar a atenção para uma falha nessa solidariedade, pois todos nós podemos sempre melhorar.

Em todo o caso compreendo que por vezes quando estamos a dar o nosso melhor não gostamos de ver o trabalho posto em causa, pelo que percebo a vossa reacção conjunta.

Desejo-vos a continuação do excelente trabalho que tem vindo a desenvolver.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por Ulisses Pereira » 26/6/2008 0:46

Imagina o que era se todos os participantes do fórum te respondessem a dizer que não sabiam...

Nós tentamos ajudar quando sabemos e podemos. E quando falo em "nós" não falo apenas de mim, da Marta e do Marco. Falo de toda esta enorme comunidade. Se alguém fica sem resposta não é por má vontade concerteza. E se há coisa que esta comunidade tem é solidariedade. Por isso nos sentimos quando isso é colocado em causa.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por marath » 26/6/2008 0:41

MarcoAntonio Escreveu:Mas entretanto encontraste.

Qual é o afinal o teu problema? Estás chateado porque ninguém que te soubesse responder reparou no teu post?

Epá, estes "arrufos" ficam muito mal, muito mal mesmo.

Num espaço de partilha como este, onde ninguém cobra a ninguém por um serviço que efectivamente se presta e onde até o tipo de informação que pedias cá se encontra, fica muito mal.


Eu não tenho "arrufos", e não me zango virtualmente.

Não tenho nenhuma razão para estar zangado. Tenho aprendido convosco o que só tem pontos positivos. Apenas constatei uma falha no funcionamento do site e como quando falho nas missões a que me proponho dar resposta gosto que me alertem para esse facto, fiz o mesmo com o caldeirão, da forma que achei conveniente.
Aparentemente o método que utilizei para vos fazer notar a pequena falha foi o correcto, como prova o facto de responderem agora 3 administradores do forum, que hoje repararam no pequeno post, mas de dia 20 ate dia 25 não tinham reparado na questão colocada pelo artista e recolocada por mim, ou não a tinham respondido no tópico em causa, independentemente do Marco António ter postado nesse mesmo tópico várias vezes sobre outros assuntos depois de colocada a questão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por MarcoAntonio » 26/6/2008 0:22

Mas entretanto encontraste.

Qual é o afinal o teu problema? Estás chateado porque ninguém que te soubesse responder reparou no teu post?

Epá, estes "arrufos" ficam muito mal, muito mal mesmo.

Num espaço de partilha como este, onde ninguém cobra a ninguém por um serviço que efectivamente se presta e onde até o tipo de informação que pedias cá se encontra, fica muito mal.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 26/6/2008 0:19

marath, eu procurei e também não encontrei. Ou seja, quem procurou e não encontrou, sentiu que foste agressivo com quem te tentou ajudar e provavelmente arrependeu-se de o ter tentado fazer.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por marath » 26/6/2008 0:15

Pata-Hari Escreveu:marath, as canas de pesca estão cá todas: tens a informação, tens a pesquisa, tens muitas vezes quem até te faça o trabalho de pesquisa. Não queiras que te cozinhem o prato, sirvam, abram a boca, metam lá dentro e mastiguem.

Não percebo tanta ironia quando tu próprio acabaste de dizer que fostes capaz de, sozinho e como um grande, encontrar a info que precisavas e aprendeste com ela.


Há certas coisas que para mim são óbvias e que para outros não são. Eu deduzo isso através das perguntas que diariamente outros me fazem.

Aprendi ao longo dos anos que por norma, nos meios em que me movimento, as pessoas quando perguntam é porque já tentaram encontrar a resposta, que até pode ser óbvia, mas por questões de detalhe escapam. Eu, humildemente, tento responder a tudo(dar o peixe), sendo que quando encontro interesse tento ensinar a pescar (o que não é fácil na minha área).

Naturalmente se, com a pesquisa efectuada nessa funcionalidade do forum, eu tivesse encontrado resposta para a duvida em causa, não teria feito a pergunta. No entanto, por uma questão de pormenor (neste caso gramatical), não encontrei o que procurava, tendo recolocado a questão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por Pata-Hari » 25/6/2008 23:58

marath, as canas de pesca estão cá todas: tens a informação, tens a pesquisa, tens muitas vezes quem até te faça o trabalho de pesquisa. Não queiras que te cozinhem o prato, sirvam, abram a boca, metam lá dentro e mastiguem.

Não percebo tanta ironia quando tu próprio acabaste de dizer que fostes capaz de, sozinho e como um grande, encontrar a info que precisavas e aprendeste com ela.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por marath » 25/6/2008 23:46

A colaboração por aparte de todos os que sabiam da existência do tópico, http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... %20capital verificada nas inúmeras respostas à pergunta que (re)coloquei, foi fundamental para que eu aprendesse o calculo dos valores em causa nos aumentos de capital e não mais necessite de os solicitar no forum.

A todos os que (não) ajudaram os meus sinceros agradecimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por marath » 24/6/2008 22:17

artista Escreveu:
Enslaved Escreveu:Boas Marco este gráfico já tem o ajuste do aumento de capital? Abraços.


Eu raramente visito este tópico, hoje vim cá porque está numa situação técnica muito complicada, o Marco já tem um gráfico que mostra isso muito claramente!

Entretanto reparei que ainda não fiz também a correcção do AC, alguém me sabe dizer o factor de ajuste?! e em que dia é que os direitos foram destacados? penso que foram no dia 22 de Maio, é o único dia em que vejo um gap, ainda assim não é grande!

abraços

artista


alguem poderia fazer o favor que o artista pediu? já somos 2 a pedir 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 179
Registado: 22/9/2007 13:24

por Nyk » 24/6/2008 19:41

Contas do banco vão ser afectadas com maior ou menor crise dos mercados
O presidente do BPI, Fernando Ulrich, garantiu esta terça-feira que viu com naturalidade todo o processo de aumento de capital. No entender do responsável, «correu como estava previsto» e afasta um novo aumento nos próximos tempos.

Quanto ao reforço das posições do La Caixa (27,5 por cento) e do Itau (19%), o dirigente da instituição financeira diz apenas que «revela uma situação de confiança».

«Neste momento o mundo financeiro está conturbado e os accionistas ao reforçarem a sua posição revelam um sinal reforçado de confiança», salienta o responsável à margem da apresentação do novo portal imobiliário BPI/Expresso.

Crise afecta contas do banco

Apesar de não querer adiantar como vai correr o 2º trimestre do ano, o presidente do BPI reconhece que a situação económica que se vive em alguns mercados afecta as contas do banco. Uma realidade que poderá, no entanto, ser ultrapassada com a situação que se vive em outros mercados, como é o caso de Angola que continua a registar elevados crescimentos.

As acções do BPI fecharam a perder 1,99% para 2,70 euros
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/6/2008 18:18

Ulrich considera que reforço do La Caixa e do Itaú no BPI mostra confiança no banco
O CEO do Banco BPI, Fernando Ulrich, afirmou hoje que o aumento das participações recentemente efectuado pelo espanhol La Caixa e pelo brasileiro Itaú no capital da instituição demonstra que estes accionistas têm confiança no projecto da instituição.

Pedro Duarte

Ao falar aos jornalistas após a apresentação do site 'bpiexpresso imobiliário', e citado pela agência Reuters, Fernando Ulrich revelou que o Itaú terá reforçado a sua posição no capital do BPI para um valor próximo dos 19%, depois de em Junho a Criteria Caixacorp, do La Caixa, ter aumentado de 25,02 para 27,5% a sua participação na instituição portuguesa.

"Penso que o Itaú terá subido para cerca de 19%. Não digo que tenha sido um reforço feito exactamente no aumento de capital", disse Ulrich.

O CEO do BPI adiantou que vê "um aumento de posição no banco como um sinal de confiança, nesta altura em que o mundo financeiro está conturbado, diria que é um sinal de aposta no projecto BPI".

Ulrich precisou que o banco não irá alterar os seus estatutos e correspondente limitação dos direitos de voto, apesar destes aumentos de participações.

"Quando decidiram comprar [o La Caixa e o Itaú] sabiam que era assim. Essas matérias são da competência dos accionistas, não da gestão do banco", notou.

Relativamente à crise conómica, Ulrich notou que, "felizmente, há várias aprtes do mundo em que a economia continua a crescer a um ritmo significtivo e quem tem implantação nessas áreas apresenta outro dinamismo", não tendo esta crise afectado as negociações de uma participação de 49% da sua subsidiária angolana Banco Fomento de Angola (BFA)
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por MarcoAntonio » 21/6/2008 18:04

rsacramento Escreveu:podes desenvolver um bocadinho?


Quebra o suporte e ganha momentum e volume. Há até um gap down que ocorre com certa frequência nestes cenários e que se enquadra num breakaway gap.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 21/6/2008 17:58

MarcoAntonio Escreveu:(...)não está corrigido mas a correcção tb é pequena e pouco importante, não muda nada na minha opinião.

a diferença está nmo valor da resistência: anda pelos 3,6 e não pelos 3,75

MarcoAntonio Escreveu:Este comportamento do papel na quebra do suporte é um clássico...

podes desenvolver um bocadinho?

deixo aqui o gráfico ajustado:
Anexos
bpi.png
bpi.png (6.36 KiB) Visualizado 6930 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 21/6/2008 17:30

Enslaved, não está corrigido mas a correcção tb é pequena e pouco importante, não muda nada na minha opinião.



Ao fim destes anos todos eu pergunto-me como é que há pessoas que dizem que a AT não interessa para nada. Aqui fica o gráfico actualizado do BPI. Este comportamento do papel na quebra do suporte é um clássico...
Anexos
BPI.png
BPI.png (18.84 KiB) Visualizado 6951 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por artista_ » 20/6/2008 1:12

Enslaved Escreveu:Boas Marco este gráfico já tem o ajuste do aumento de capital? Abraços.


Eu raramente visito este tópico, hoje vim cá porque está numa situação técnica muito complicada, o Marco já tem um gráfico que mostra isso muito claramente!

Entretanto reparei que ainda não fiz também a correcção do AC, alguém me sabe dizer o factor de ajuste?! e em que dia é que os direitos foram destacados? penso que foram no dia 22 de Maio, é o único dia em que vejo um gap, ainda assim não é grande!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Enslaved » 20/6/2008 0:51

Boas Marco este gráfico já tem o ajuste do aumento de capital? Abraços.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por soso » 19/6/2008 23:20

Marco, obrigado pela"explicação" :) ;sinto-me fresquinho e pronto para fazer o exame eheheheh...
Estamos a falar de uma queda aproximada de 20%... caso o raceo para com o BCP se mantenha temos um target para este banco de 1,25-1,3€.Sendo que a banca tem um peso significativo no Psi.... ok, ok para filme de terror ja bastou a selecção :evil:
Cumprimentos.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

por MarcoAntonio » 19/6/2008 23:03

É a projecção (target) para o movimento de baixa, tendo por base o range da última lateralização.

Se vai lá ou não, não sabemos, a AT não é uma ciência exacta. Mas esta metodologia funciona razoavelmente bem e bastantes movimentos acabam por alcançar este tipo de target.

Tens um exemplo muito recente e parecido na Sonae Industria.

O mais importante a reter é isto: o BPI tecnicamente não está apetecível, acabou de quebrar o suporte e a expectativa é de um movimento de baixa no curto-prazo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

BPI

por soso » 19/6/2008 22:55

Marco ate tenho receio de perguntar ... :( ...
O que e aquele traço ligeiramente abaixo dos 2,5€?
Não sera por ventura o suporte mais abaixo.....
Esperemos que hoje tenha sido um falso break...
Nem sei se hei-de entrar ou hibernar...
Na via das duvidas de fora.... como a nossa selecção :evil:
Cumprimentos.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Break?

por Robin Citadino » 19/6/2008 17:23

Boas,

Esse suporte dos 3 Euros era fundamental para este título, na minha opinião. Poderá ter sido um falso break mas só o dia de amanhã o poderá confirmar.
Aliás, o próprio Psi20 está numa situação semelhante.

O BPI não reagiu bem ao aumento de capital e está a ser arrastado pelo comportamento do índice nacional.

Amanhã e segunda-feira serão dias fulcrais para determinar o comportamento futuro.

Até estou nervoso!

BN.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 78
Registado: 22/2/2008 17:37
Localização: Nottingham

por MarcoAntonio » 19/6/2008 17:06

Curioso o tópico do BPI não ter "mexido" ainda hoje.

Eu sempre achei o BPI um título com um comportamento muito técnico. E hoje deixo aqui um update ao gráfico porque o papel quebrou o suporte na zona dos 3 euros, que durava desde Fevereiro.
Anexos
BPI.png
BPI.png (16.86 KiB) Visualizado 7331 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard, PAULOJOAO e 136 visitantes