Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Correcção

por Mastergest » 15/5/2008 9:03

Desculpa, sim pagou a 8 de Maio.

Referia-me a outro título, estou a acompanhar vários e confundi.

Mais uma vez as minhas desculpas.

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por iurp » 15/5/2008 8:57

O BPI já não pagou dividendos a 8 de Maio?
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

week Taiding

por Mastergest » 15/5/2008 8:40

Bom dia,

Tenho acompanhado o BPI e tem vindo a fazer o movimento(que mencionei neste tópico), muitas vezes, para além disso na próxima semana vai pagar dividendos.
Na minha AM e AH, penso que ontem o BPI tocou no suporte e a partir de hoje vai bater na resistência +- 3,68.

Não estou insider, mas se houver alguém dentro, poderá opinar sobre a minha leitura.

Possivelmente se hoje conseguir entrar a 3,5€ parece-me um bom PID, para ganhos de curto prazo.

:)

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Re: lei da gravidade

por - GOE - » 15/5/2008 8:17

rjnbasilio Escreveu:Boa Noite
Tenho que começar a colocar umas questões senão o Ulisses qualquer dia cancela-me o Log In.
:idea: AC será Aumento de Capital?
Cumprimentos


Precisamente :wink:
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

Re: lei da gravidade

por rjnbasilio » 15/5/2008 0:10

Boa Noite
Tenho que começar a colocar umas questões senão o Ulisses qualquer dia cancela-me o Log In.
:idea: AC será Aumento de Capital?
Cumprimentos
 
Mensagens: 2
Registado: 28/1/2008 14:38
Localização: 17

Re: lei da gravidade

por rg7803 » 14/5/2008 23:48

soso Escreveu:Va-se la saber porquê, mas o racio entre bpi e bcp anda sempre no range(1,75-2)e como tal:
1)BCP obedece lealmente a lei da gravidade, e como se trata de um fardo pesado... cai mais depressa
2)Alem de ser um fardo, 2 "mosqueteiros"ataram-lhe um valente pedragulho
3)não fossem os resultados do exterior e o banco chamava-se "Nothern Rock"
e o que e que o BPI tem a ver com isto?
4)ainda vai realizar o AC e como tal a procissão ainda vai no adro...
Estou de olho nele, somente, quando os indicadores me segredarem " OVERSOLD"...
Cumprimentos e B.N.


soso, desculpa lá mas ainda estou muito verde; o que é o AC?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

lei da gravidade

por soso » 14/5/2008 23:28

Va-se la saber porquê, mas o racio entre bpi e bcp anda sempre no range(1,75-2)e como tal:
1)BCP obedece lealmente a lei da gravidade, e como se trata de um fardo pesado... cai mais depressa
2)Alem de ser um fardo, 2 "mosqueteiros"ataram-lhe um valente pedragulho
3)não fossem os resultados do exterior e o banco chamava-se "Nothern Rock"
e o que e que o BPI tem a ver com isto?
4)ainda vai realizar o AC e como tal a procissão ainda vai no adro...
Estou de olho nele, somente, quando os indicadores me segredarem " OVERSOLD"...
Cumprimentos e B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

queda livre...

por rg7803 » 14/5/2008 22:17

será que alguem sabe explicar porque é que este título parece estar a respeitar a lei da gravidade?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

AT BPI

por Mastergest » 14/5/2008 12:10

Bom dia a todos,

Algum insider pode opinar sobre este título.

Tenho acompanhado, e verifiquei um círculo vicíoso no mesmo, ou seja, no último mês a AC bate nos +- 3,50€ e quase na mesma semana volta aos +- 3,68€.

Neste momento será uma boa entrada para uma week trading?

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

BPI

por Luka! » 12/5/2008 21:56

Nyk Escreveu:UBS deixa de ter participação qualificada no capital do BPI
A UBS vendeu, no dia 5 de Maio, quase seis milhões de acções do BPI, passando a deter menos de 2% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.
.


a venda ja esta feita ... melhor!

Ha algumas semanas atras a Caixa BI dizia:


Caixa BI recomenda "comprar"
BPI está "barato" e tem potencial de subida de 28%
O Caixa BI retomou a cobertura das acções do Banco BPI com um preço-alvo de 4,80 euros e uma recomendação de "comprar", dado que para o banco de investimento os títulos da instituição liderada por Fernando Ulrich estão "baratos" por comparação com os pares nacionais e europeus.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


O Caixa BI retomou a cobertura das acções do Banco BPI com um preço-alvo de 4,80 euros e uma recomendação de "comprar", dado que para o banco de investimento os títulos da instituição liderada por Fernando Ulrich estão "baratos" por comparação com os pares nacionais e europeus.

"Apresentamos um preço-alvo de 4,80 euros por acção, e a recomendação de ‘comprar’", avaliação que confere aos títulos do BPI [Cot] um potencial de valorização de 28,6% face à cotação actual. As acções do banco seguiam a valorizar 0,81% para os 3,73 euros, acumulando um quebra de mais de 30%, desde o início deste ano.

Recorrendo aos rácios, o Caixa BI afirma que o BPI está "barato". O banco "apresenta o rácio PER mais baixo dos bancos analisados (8,9 vezes para o final de 2008 e 7,7 vezes para 2009, contra 13,6 e 11 vezes no caso do BCP e 10,2 e 9,1 vezes para o BES). A média desta variável para o sector bancário europeu ascende a 9,2 vezes e 8 vezes".

Aumento de capital sem dificuldade

O analista André Rodrigues afirma considerar "bastante positiva a estabilidade decorrente da coesão existente na estrutura accionista do banco, a qual permitirá no nosso entender a concretização sem dificuldades da actual operação de aumento de capital".

O banco liderado por Fernando Ulrich revelou que vai financiar-se, junto dos accionistas, em 350 milhões de euros. Ainda não foram divulgadas as datas nem as condições da operação, sendo que o Caixa BI considera, na sua análise, um cenário de desconto de 15% para os novos títulos.



Mas neste momento o BPI esta ainda melhor para comprar ...:
(titulo que vou acompanhar e começar uma acumulaçao...)
:wink:
Anexos
BPI.png
BPI Buy Zone !
BPI.png (241.25 KiB) Visualizado 8686 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por Nyk » 12/5/2008 17:53

UBS deixa de ter participação qualificada no capital do BPI
A UBS vendeu, no dia 5 de Maio, quase seis milhões de acções do BPI, passando a deter menos de 2% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


A UBS vendeu, no dia 5 de Maio, quase seis milhões de acções do BPI, passando a deter menos de 2% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

Em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI revela que a UBS o informou ter vendido 5.993.837 acções, no dia 5 de Maio.

Após esta alienação o banco suíço ficou com 13.699.915 acções, o que corresponde a 1,803% do capital social do BPI.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 9/5/2008 7:46

BPI deve arrecadar mais de 300 milhões com BFA
A venda de 49,9% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), instituição que o Banco BPI possui em território angolano, deverá render mais de 300 milhões de euros ao grupo liderado por Fernando Ulrich. Entre a comunidade financeira de Luanda, admite-se que o valor do negócio possa oscilar entre 300 e 350 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt


Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt



A venda de 49,9% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), instituição que o Banco BPI possui em território angolano, deverá render mais de 300 milhões de euros ao grupo liderado por Fernando Ulrich. Entre a comunidade financeira de Luanda, admite-se que o valor do negócio possa oscilar entre 300 e 350 milhões de euros.

O BPI recusa-se a fazer quaisquer comentários sobre as negociações para a venda do BFA. Na apresentação das contas de 2007, no final de Janeiro, Ulrich limitou-se a afirmar que havia diligências nesse sentido. Posteriormente, a Sonangol confirmou a existência de negociações tendo em vista a aquisição de 49,9% da instituição por parte da petrolífera angola, que se prepara também para adquirir uma posição minoritária no capital do Millennium Angola.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Olá golguthar...

por msoares36 » 6/5/2008 21:16

Parece-me que sobreavalias a questão do dividendo...,

e naquilo que é o panorama geral da evolução das cotações, creio na minha modesta opinião, que podemos e quiçá devemos, considerar como um ruído extra, que poderá ter um pouco mais de amplitude, mas que não passa disso e não será necessário abrir espaço para o se... [se... ainda não tivesse distribuido os dividendos]... aquando da nossa análise técnica ao título.

Eu, em termos da A.T. e quem sou eu :mrgreen:, tomo-o como mais um, dos muitos buracos que na estrada não pude evitar, mas que tb, não me afasta do meu rumo, do meu destino e que no fim dessa viagem, nem vou conseguir identificá-lo.

Da mesma forma os longos troços de autoestrada que me fizeram acelerar rumo ao fim da viagem, tipo descidas nas tx de juro, outras intervenções do fed e do bce, relatórios, pt e todo o tipo de boas noticias, e que algumas, normalmente se traduzem em novas resistências, ou pelo menos relativas..., na altura de fazer a minha análise com o auxilio dos gráficos, determinarão os meus rabiscos independentemente do teor da noticia...

está lá...

é um suporte...

é uma resistência...

é mais um ponto da ltd ou lta,

e é o que conta. :wink:


nb: não tenho posição assumida em bpi.

Cumprimentos

Soares
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

por Golguthar » 6/5/2008 20:34

Aqui fica um gráfico dos últimos dias, parece que está em ascendência. Se formos contar com os 18,7 centimos por acção do dividendo já teria passado aquela resistência perto dos 3,74.

Deixo também uma notícia já de ontem:
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=316603
Anexos
BANCO BPI.png
BANCO BPI.png (13.43 KiB) Visualizado 7421 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 34
Registado: 4/4/2008 22:39

por Golguthar » 4/5/2008 21:23

Obrigado pelo comentário Marco, foi esclarecedor.
:)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 34
Registado: 4/4/2008 22:39

por MarcoAntonio » 4/5/2008 19:10

Golguthar, na minha opinião e na maior parte dos casos (exceptuando quando o dividend yield é muito elevado) os suportes e resistências importantes tendem de facto a manter-se no mesmo valor.

No entanto, isso não significa que a cotação tenda a corrigir a correcção, apenas que vai encontrar os maiores obstaculos mais ou menos no mesmo sítio, sem que isso contudo tenha influencia sobre o lado para que a cotação se dirige.

Isto é, se a resistência de um título está nos 5 euros e ela corrige dez centimos por causa de um dividendo, depois não vai recuperar esses 10 centimos nem vai dirigir-se para os 5 euros mais depressa do que antes. Se for para quebrar quebra na mesma e se não for para quebrar não quebra na mesma e se for preciso nem chega aos 5 euros (lá porque tinha lá a resistência não significa que tenha de voltar lá).

Quanto ao segundo ponto, é verdade que muita gente pensa que está a ganhar alguma coisa com o dividendo. Mas o facto de pensar não faz com que ganhem realmente...

Porque há uma massa muito maior (e muito mais representativa em termos de capital e peso/força no mercado) que sabe que não ganha e cujo o efeito é esmagador face aos outros.

O mercado nestas questões é bastante eficiente.

Ainda agora tivemos uma demonstração dessa relação de forças: apesar de haver milhares de pequenos investidores que deixaram caducar os seus direitos no Aumento de Capital, esses representaram uns meros 1% do total do capital accionista. Penso que muitas pessoas não têm noção desta relação de forças (aliás por vezes surgem aqui alguns comentários no Forum um pouco naives do género "ah e tal se os pequenos investidores se juntassem"... que é assim um pouco como dizer "ah e tal, se nos juntassemos os 5 paravamos o TGV que vem aí").

Estes pequenos investidores que referes no ponto 2 até podem ser muitos. No seu conjunto são como um bote de madeira a chocar contra um Titanic (o resto do mercado). O efeito é portanto desprezável...

Tirando pontualmente em small caps onde estão ausentes institucionais, como em tudo há excepções mas são isso mesmo... excepções.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

sobre dividendos

por Golguthar » 4/5/2008 18:04

Boa tarde,
já ouvi aqui se discutir várias vezes que não faz sentido exitir uma corrida aos dividendos porque a acção normalmente corrige no dia de ex-div. O Ulisses tem explicado isso já vezes sem conta :)

Gostaria no entanto de formular três comentários que acho (acho, por eu sou super novato nisto) terem alguma influência (ainda que mínima) na cotação.

1 - Mesmo que exista uma correcção no valor da acção, julgo que as linhas de suporte e resistência continuam as mesmas, não são actualizadas. Daí que se por exemplo uma acção estiver nos 3,95 e perto de quebrar a linha dos 4 euros por exemplo, o facto de exitir um dividendo que baixa a cotação 15 centimos poderia fazer com que ela mais tarde subisse de novo 15 centimos para chegar ao valor anterior.
Eu percebo que quem faz as linhas de resitência e suporte são os compradores e vendedores com as suas ordens, mas parece-me que existe aqui um factor talvez "psicológico" que pode ter influência, do género pessoas que pensam: se subir mais que 4 euros é que vai estoirar.
Também é de ter em conta que os gráficos e as análises feitas não têm o dividendo em conta e daqui a um ou dois meses quando estivermos a analisar um gráfico a olhar para uma linha de resistência é pouco provável que alguém, aaa mas a linha embora aqui pareça ser nos 4 euros na verdade é nos 3,85 por causa do dividendo.

2 - O segundo ponto que não sei o peso que tem, é que nem toda a gente tem o conhecimento que alguns dos profissionais aqui têm. Existe muita gente que investe em bolsa, mas apenas vê as cotações no telejornal, ou quando sai uma notícia. Essas pessoas têm na minha opinião a ideia que mesmo que a cotação corrija (algumas nem isso sabem), que normalmente volta sempre ao valor anterior ou pelo menos sobe um pouco, e vêm nisso uma oportunidade de fazer dinheiro (ainda que possa não acontecer, e a subida só se dê mais tarde).

3 - O simples facto de ser uma data importante, e de a cotação ser notícia julgo ter influência na cotação, ou talvez mais no volume.

Eu sei que estas razões são muito duvidosas, mas também desconheço o peso que os investidores menos experientes têm na bolsa hoje em dia (comparando com os profissionais os fundos as empresas, etc).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 34
Registado: 4/4/2008 22:39

por dmca1 » 2/5/2008 11:41

bom dia

e estranho como e que ninguem comenta este papel, que esta em vesperas de distribuir dividendo...

Qual vossa opinião sobre isto?!
Acham que vai superar a resistencia dos 3,75?!
E depois da distribuição, achm que tem capacidade de recuperação por causa do aumento de capital ou nem por isso...!

Ajudas e respostas agradecem-se...
 
Mensagens: 19
Registado: 11/1/2008 16:47

por Deepblue » 29/4/2008 16:34

Sect Escreveu:Os cofres estao a começar a reagir a mudança para terreno positiva nos EUA, e a corrida ao direito a dividendos que termina sexta.

Alguem pode fazer uma analise ate onde pode escalar a cotaçao caso os mercados ajudem.

Cumprimentos


Não vi reacção nenhuma. Os cofres esvaziam no vendedor mas a seguir enchem outra vez.

O PT de ontem, quanto a mim, quebrou qualquer ascenção que o título pudesse sofrer nessa dita "corrida aos dividendos".

Quem quer ganhar um dividendo deduzindo o imposto, sabendo que no dia seguinte perde o dividendo e com este anúncio e devido aos resultados do trimestre ainda poderá perder mais?

Cps.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 122
Registado: 17/1/2008 22:19
Localização: Miraflores

por DC89 » 29/4/2008 15:25

Os cofres estao a começar a reagir a mudança para terreno positiva nos EUA, e a corrida ao direito a dividendos que termina sexta.

Alguem pode fazer uma analise ate onde pode escalar a cotaçao caso os mercados ajudem.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por Deepblue » 29/4/2008 15:14

pvg80713 Escreveu:
Deepblue Escreveu:Acho que daria uma transparência aos mercados enorme aparecer um departamento que investigasse esta velha história dos price target.

Para muita gente os PT não são objecto de relevância mas existe muita boa gente que se deixa infuenciar por eles, o que só por si, produz a meu ver o efeito que a JP Morgan quer para o título(s). Neste caso específico e para já, pouco ou nada se viu, mas não costuma ser assim.

A investigação deveria passar por saber se:

- em caso do PT ser superior ao valor actual, quantas acções comprou num espaço curto daquele título;

- em caso do PT ser inferior antes do lançamento do PT, quantas acções despacharam.

Deveriam também ter de explicar como chegaram a essa conclusão e qual o prazo do PT, que muitas vezes está omisso.

Apesar de a conclusão final poder dar qualquer valor que pretenderem, manipulando alguns valores, não esquecendo a velha história da candidatura para o lugar de contabilista onde numa primeira entrevista o chefe pergunta a todos os candidatos quanto são 2 x 2 x 2. Todos respondem 8 menos 1, que respondeu: Qual era o valor que tinha em mente? (foi este último que ficou com o lugar).



deepblue,

a mim até me fazem mais confusão os PT quando está tudo a subir... aí sim, ainda vejo mais coisas sem nexo...

cumprimentos


Eu penso que são ambas (a descer e a subir) situações lamentáveis que estragam por completo a credibilidade das casas de investimento.

Eu sei que para eles deve ser duro e penoso ter o poder de manipular o mercado e não o fazer mas era assim que devia acontecer num mercado eficiente.

Eu também gostava de comprar BPI a 2.00, SON a 0.50, etc, mas o que é que hei-de fazer, não consigo.


Um abraço.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 122
Registado: 17/1/2008 22:19
Localização: Miraflores

por pvg80713 » 29/4/2008 10:07

Deepblue Escreveu:Acho que daria uma transparência aos mercados enorme aparecer um departamento que investigasse esta velha história dos price target.

Para muita gente os PT não são objecto de relevância mas existe muita boa gente que se deixa infuenciar por eles, o que só por si, produz a meu ver o efeito que a JP Morgan quer para o título(s). Neste caso específico e para já, pouco ou nada se viu, mas não costuma ser assim.

A investigação deveria passar por saber se:

- em caso do PT ser superior ao valor actual, quantas acções comprou num espaço curto daquele título;

- em caso do PT ser inferior antes do lançamento do PT, quantas acções despacharam.

Deveriam também ter de explicar como chegaram a essa conclusão e qual o prazo do PT, que muitas vezes está omisso.

Apesar de a conclusão final poder dar qualquer valor que pretenderem, manipulando alguns valores, não esquecendo a velha história da candidatura para o lugar de contabilista onde numa primeira entrevista o chefe pergunta a todos os candidatos quanto são 2 x 2 x 2. Todos respondem 8 menos 1, que respondeu: Qual era o valor que tinha em mente? (foi este último que ficou com o lugar).



deepblue,

a mim até me fazem mais confusão os PT quando está tudo a subir... aí sim, ainda vejo mais coisas sem nexo...

cumprimentos
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Deepblue » 29/4/2008 9:07

Acho que daria uma transparência aos mercados enorme aparecer um departamento que investigasse esta velha história dos price target.

Para muita gente os PT não são objecto de relevância mas existe muita boa gente que se deixa infuenciar por eles, o que só por si, produz a meu ver o efeito que a JP Morgan quer para o título(s). Neste caso específico e para já, pouco ou nada se viu, mas não costuma ser assim.

A investigação deveria passar por saber se:

- em caso do PT ser superior ao valor actual, quantas acções comprou num espaço curto daquele título;

- em caso do PT ser inferior antes do lançamento do PT, quantas acções despacharam.

Deveriam também ter de explicar como chegaram a essa conclusão e qual o prazo do PT, que muitas vezes está omisso.

Apesar de a conclusão final poder dar qualquer valor que pretenderem, manipulando alguns valores, não esquecendo a velha história da candidatura para o lugar de contabilista onde numa primeira entrevista o chefe pergunta a todos os candidatos quanto são 2 x 2 x 2. Todos respondem 8 menos 1, que respondeu: Qual era o valor que tinha em mente? (foi este último que ficou com o lugar).
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 122
Registado: 17/1/2008 22:19
Localização: Miraflores

por Batmax » 28/4/2008 19:16

Mas com que base dizes isso possivel interesse de outros como o La Caixa por ex. ?
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por prose » 28/4/2008 18:50

Batmax Escreveu:Boas

Hoje deram um Price Target de 3.70€ seria possivel alguma analise tipo que efeito tera neste papel ?


é normal após esta apresentação de resultados...
Mas não considero preocupante...o que vai mover este papel e o alimentar será o aumento de capital..tudo o resto serão apenas aperitivos...sejam bons ou maus...o prato principal é o aumento de capital..
 
Mensagens: 79
Registado: 10/3/2008 20:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], Goya777, latbal, nfaz, Pedromoreiraaaa, peterteam2, Shimazaki_2, Ze nabo e 383 visitantes