Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 2/4/2008 21:09

O que não impede que o BPI continue barato relativamente a muitos outros bancos e, de modo mais óbvio, relativamente ao BCP...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por The Mechanic » 2/4/2008 20:59

djpirra
Anda alguem a seguir esta menina que possa fazer um comentario? Precisava actualizar-me e ter algumas opinioes.


Mas qual menina, homem !?
O que isto me amofina...! Quando leio isto das " meninas " , só me lembram gajos com 98 anos metidos em quartos escuros ,de cortinas fechadas,cujo interesse nas verdadeiras meninas , se foi paulatinamente apagando e passando , com o tempo , para as acções , como unico meio de fazer algum sangue irrigar certas partes do corpo , ifiunouóraimin .

Mas pronto...

O BPI . As acções !
Eu quer-me parecer que está ali a desenhar uma figura de AT bastante interessante . Será que confirma ?! Se o fizer, é só com a quebra dos 3,75 , mas ainda falta taaaaaaaaaanto...

De resto , quebrou a MA50 há uns dias e isso, é bom para quem está longo na acção .

Se o BCP tem subido , o BPI tem ganhado . Se o BCP sobe por tomadas de posição antes do AC , o BPI poderá fazer algo parecido , embora a estrutura accionista seja diferente .

Depois , há Angola e o BFA e a Sonangol e as conexões com o BCP .

E ainda há, pra quem seja fundamentalista, um PER actual muito atraente, face ao resto do sector .

Eu tinha uma carrada disto e agora naqueles dias quando desceu de rompante , vendi a maior parte . O que tenho não dá para um almoço no "Tromba Rija " . De maneiras que se alguem quiser ajudar com qualquer coisinha...


Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
BPI.JPG
BPI.JPG (74.14 KiB) Visualizado 8570 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

Off tópico para a curiosidade! 2ª via!

por carcanhol » 2/4/2008 20:16

O texto correcto será este, pois faltava uma pergunta pertinente ver **


A semana passada ao folhear o "Diario Económico" reparei numa pagina com o seu interesse, curiosa, em que apelando á distribuição de dividendos éra feita uma sugestão de investimento co 10.000€ repartindo 2000 por cinco títulos (PT SONI BPI E REN há uma que não recordo sorry).

Os 2000€ repartidos compravam quantidades táis de cada um dos títulos que em média dava 100 de dividendos por título, portanto mais ou mênos entre 500 a 600€ no total em dividendos.

A sugestão era boa mas de efiácia duvidosa (da maneira que isto anda) e as razões são as seguintes:

1º porque eles diziam que os dividendos eram para esta semana (mentira a PT li algures que é no fim do mês)

2º esqueceram-se de dizer que no dia do exdividendo temos correcção técnica e que depois pode levar "n" tempo a recuperar se algum dia recuperar. o que na prática uma mão dá a outra tira.

3º o imposto sobre o dividendo é o dobro do das valias com a venda dos mesmos títulos (é correcto?)

4º e no caso específico do BPI, se vai haver um aumento de capital não faz sentido dar dividendos em partícular se são acima da média 18 centimos brutos. **Fica a duvida - Será que vai haver dividendo?.


Por tudo isto, dividendos não obrigado. E confesso que o ano passado, recebi dividendos da PTI e da GALP (mas os dois dividendos da GALP foram escepcionais pois de imediato recuperou as correções do dividendo) Mas...comprar e esperar que suba até aos dividendos, e vender no último dia com direito ai já a coisa me parecia com mais lógica.

Nesse dia (quinta feira passada) o ,mínimo que o BPI fez (no inicio da sessão) foi 3,30 mas pensei o BPI chegar aos 3,50 para a semana! Náaaaaa! Não acreditei!

Verifico que com algum espanto hoje o BPI fez 3,465 como máximo de sessão e no fecho os 3,48 amanhã é canja quem sabe atinge os 3,50.

Resumindo amanhã o dividendo de 18 centimos estava feito! Haja ou não dividendo, fosse ele entregue hoje para a semana ou no fim do mês.

Pena que só reparei no BPI podia ter comparado todas as outras, mas no geral todas subiram qualquer coisa, aproximando-se essas subidas do valor do dividendo.

Foi só uma curiosidade!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:
 
Mensagens: 1089
Registado: 16/11/2006 12:47
Localização: Lixaboa

Off topic para a curiosidade!

por carcanhol » 2/4/2008 20:03

A semana passada ao folhear o "Diario Económico" reparei numa pagina com o seu interesse, curiosa, em que apelando á distribuição de dividendos éra feita uma sugestão de investimento co 10.000€ repartindo 2000 por cinco títulos (PT SONI BPI E REN há uma que não recordo sorry).

Os 2000€ repartidos compravam quantidades táis de cada um dos títulos que em média dava 100 de dividendos por título, portanto mais ou mênos entre 500 a 600€ no total em dividendos.

A sugestão era boa mas de efiácia duvidosa (da maneira que isto anda) e as razões são as seguintes:

1º porque eles diziam que os dividendos eram para esta semana (mentira a PT li algures que é no fim do mês)

2º esqueceram-se de dizer que no dia do exdividendo temos correcção técnica e que depois pode levar "n" tempo a recuperar se algum dia recuperar. o que na prática uma mão dá a outra tira.

3º o imposto sobre o dividendo é o dobro do das valias com a venda dos mesmos títulos (é correcto?)

4º e no caso específico do BPI, se vai haver um aumento de capital não faz sentido dar dividendos em partícular se são acima da média 18 centimos brutos.


Por tudo isto os dividendos nãoobrigado. Mas...comprar e esperar que suba até aos dividendos, e vender no último dia com direito ai já a coisa me parecia com mais lógica. E confesso que o ano passado, recebi dividendos da PTI e da GALP (mas os dois dividendos da GALP foram escepcionais pois de imediato recuperou as correções do dividendo)

Nesse dia (quinta feira passada) o ,mínimo que o BPI fez (no inicio da sessão) foi 3,30 mas pensei o BPI chegar aos 3,50 para a semana! Náaaaaa! Não acreditei!

Verifico que com algum espanto hoje o BPI fez 3,465 como máximo de sessão e no fecho os 3,48 amanhã é canja quem sabe atinge os 3,50.

Resumindo amanhã o dividendo de 18 centimos estava feito! Haja ou não dividendo, fosse ele entregue hoje para a semana ou no fim do mês.

Pena que só reparei no BPI podia ter comparado todas as outras, mas no geral todas subiram qualquer coisa, aproximando-se essas subidas do valor do dividendo.

Foi só uma curiosidade!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:
 
Mensagens: 1089
Registado: 16/11/2006 12:47
Localização: Lixaboa

Alguem a seguir esta menina?

por djpirra » 2/4/2008 18:35

Anda alguem a seguir esta menina que possa fazer um comentario? Precisava actualizar-me e ter algumas opinioes.

Abraços
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por Nyk » 19/3/2008 8:20

BPI altera modelo de governo para evitar mexer no conselho
O Banco BPI vai alterar o seu modelo de governação, por forma a respeitar os requisitos do Código das Sociedades Comerciais sem ter que proceder a uma "recomposição" do conselho de administração.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt


O Banco BPI vai alterar o seu modelo de governação, por forma a respeitar os requisitos do Código das Sociedades Comerciais sem ter que proceder a uma "recomposição" do conselho de administração.

A proposta vai ser votada na próxima assembleia geral (AG), agendada para 23 de Abril, e prevê o abandono do sistema anglo-saxónico - em que a fiscalização da gestão compete aos administradores não executivos e a uma comissão de auditoria - e a adopção do modelo latino reforçado - em que a supervisão é competência do conselho fiscal.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 13/3/2008 22:50

BPI detém menos de 1% do seu capital após compra e venda de acções próprias
O BPI anunciou, em comunicado divulgado pela CMVM, que transaccionou acções próprias no mercado a contado da Euronext Lisboa no período de 1 de Julho de 2007 a 7 de Março de 2008, detendo agora menos de 1% do seu capital.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


O BPI anunciou, em comunicado divulgado pela CMVM, que transaccionou acções próprias no mercado a contado da Euronext Lisboa no período de 1 de Julho de 2007 a 7 de Março de 2008.

No final da sessão de 7 de Março de 2008, o banco liderado por Fernando Ulrich detinha 5.322.647 acções próprias, que correspondiam a 0,70% do capital social do BPI, e o Banco Português de Investimento detinha 109.954 acções do BPI, que correspondiam a 0,01% do capital social do BPI, refere o comunicado.

O capital social do BPI é representado por 760 milhões de acções ordinárias, nominativas e escriturais, com valor nominal de um euro cada, estando integralmente admitido à negociação na Euronext-Lisboa.

Na sessão de hoje, o BPI fechou a perder 2,35%, para os 3,32 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Pata-Hari » 11/3/2008 14:01

Podiamos tentar fazer um exercicio, compilar pers de vários bancos. A preços de hoje a bloomberg dava-me o per do BPI a 7 e qq coisa, do bcp a 11 e tal e o royal bank of scotland a 4.5.

Que tal fazer um quadrozinho? quem manda uma listinha de bancos para podermos ir comparando? eu posso tentar fazer o apanhado de pers quando tiver um niquinho de tempo.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Bulls Bunny » 11/3/2008 11:35

Ok, entendi o teu ponto de vista, mas como o rsacramento falou em comparação com índices associei apenas a uma questão mais gráfica, digamos. Daí ter solicitado comentários.
Um abraço,
B.B.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

por Pata-Hari » 11/3/2008 7:58

Epá, para quem acha que um per de 8.5, 9 é barato para uma financeira (não me recordo do valor exacto mas era algo nestes valores), num mercado em que as financeiras são para ser enterradas vivas, sim, a 3.40 continua barato. Whatever.

Bulls, a comparação tem que ser feita numa medida relativa de valor individual de transacção. Imagina que o bpi transaccionava a valores comparativamente altos por uma razão qualquer (sei lá, imagina que alguém achou historicamente que o BPI poderia ser um bom alvo de OPA, um disparate desse género!). Se esse prémio desaparecer da avaliação (imagina que por uma razão igualmente tola se passa a achar que afinal é complicado opar o bpi), a queda é maior relativamente aos indices.

O que eu afirmei é que há "buéda" bancos a transaccionar a PERs comparaveis ou inferiores, não afirmei que a queda era menor que os indices.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Bulls Bunny » 11/3/2008 1:39

rsacramento Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:(...) e neste momento o BPI começa a ter valores superiores aos valores das médias europeias para as financeiras neste momento....(...)

podes dizer-me em que índice(s) te baseias?


rsacramento, julgo q podes usar os índices EuroStoxx específicos p o sector financeiro. Por curiosidade resolvi tentar fazer uma comparação de um desses índices da zona euro(DJ EuroStoxx Banks) com a cotação do BPI em relação aos últimos 2 anos. Agradecia q alguém comentasse em relação à validade deste gráfico duplo, pq n estou certo dela..:).

Pq caso tenha validade mostra o BPI ainda abaixo da média da zona euro, o q contraria a tua ideia, Pata-Hari. Por isso alguém q me confirme ou desminta :).
Anexos
BPI-EuroStoxxBanks.png
BPI-EuroStoxxBanks.png (13.22 KiB) Visualizado 9506 vezes
Um abraço,
B.B.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

BPI

por Osilvas77 » 10/3/2008 18:25

Fonte: BPI Online
Acções do BPI sofrem maior queda diária em quase 10 anos


10/03/2008


As acções do Banco BPI fecharam a perder mais de 9%, a maior desvalorização diária desde 1 de Outubro de 1998, com os investidores a incorporarem que o banco vai aplicar um desconto elevado no preço do aumento de capital de 350 milhões de euros. As acções corrigiram também ganho de 18% atingido na semana passada.

As acções abriram em forte queda, chegando a cair 11,2% para 3,33 euros, acabando por fechar a valer 3,38 euros com uma desvalorização de 9,87%.

Esta foi a maior queda diária desde 1 de Outubro de 1998, dia em que o PSI-20 afundou mais de 9% devido à crise asiática. Nesse dia as acções do BPI afundaram 11,96% para um preço ajustado de 2,6949 euros.

Na passada sexta-feira os títulos somaram mais de 5%, na primeira sessão após ter sido conhecido o valor do aumento de capital de 350 milhões de euros. No conjunto da semana passada as acções subiram mais de 18%, o que representa o maior ganho semanal desde a OPA do BCP, há dois anos atrás.

Hoje corrigiram esse ganho, depois dos analistas terem estimado que o banco vai ter que aplicar um desconto elevado para colocar o aumento de capital.

A queda de hoje reduziu a capitalização bolsita do BPI para 2,59 mil milhões de euros e aumentou a queda anual dos títulos para 36,94%. O mínimo anual das acções foi fixado a 12 de Fevereiro nos 3 euros.

A operação ainda tem de ser aprovada em assembleia geral, pelos accionistas, e não há ainda "timing", nem preço, para a colocação dos novos títulos do BPI em bolsa. O valor do aumento de capital não surpreendeu os analistas que apresentam já estimativas para qual o desconto que a aplicar aos títulos. A UBS estima um "bónus" de 15% face ao valor de fecho das acções na sessão de quinta-feira, dia em que foi revelado o valor do financiamento.

Este desconto levaria as novas acções do BPI para um valor de 3,03 euros, sendo que a JPMorgan, numa nota emitida horas antes do anúncio do banco, realizou vários cenários, atribuindo , no pior deles, um desconto de 30% às acções que o banco liderado por Fernando Ulrich se prepara para emitir, ou seja, os novos títulos seriam colocados no mercado a 2,49 euros.

Assumindo a dedução estimada pela UBS, de 15%, o BPI poderá emitir um total de 115 milhões de novos títulos, que se juntarão aos 760 milhões já existentes. Com o aumento de capital, os lucros por acção sofrerão uma diluição de 8%.
 
Mensagens: 91
Registado: 18/6/2004 17:29
Localização: Aveiro

por leonino1 » 10/3/2008 16:31

ulisses obrigado
 
Mensagens: 40
Registado: 15/2/2008 11:31
Localização: 19

por Ulisses Pereira » 10/3/2008 16:14

leonino, tens um gráfico actualizado em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=61234

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por leonino1 » 10/3/2008 16:07

com os resultados de hoje perdi o control.
alguem me podem dizer o valor da linha de suporte e linha de resistencia.
 
Mensagens: 40
Registado: 15/2/2008 11:31
Localização: 19

por Laribau » 10/3/2008 16:06

Hi,

Estava relativamente barato e agora ainda mais ! Certo que há alguns bancos a transaccionar mais barato ( FORA ; ACA), mas está claramente entre os mais baratos ( bom, depende dos resultados de 2008, e esses não conheço, nem para o BPI nem para os outros, pelo que tomando o net de 2007 por base, é dos mais baratos)

Há que aguardar pelos trimestrais, para ver como vai o"barco" em 2008 !



:roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

por Pata-Hari » 10/3/2008 14:06

não me baseio em indices, olhei para uma página do FT e constata-se isso. É feito a olhómetro. Claro está que a 9% abaixo do preço de sexta e o meu comentário deixa de ser tão verdadeiro...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por rsacramento » 10/3/2008 13:54

Pata-Hari Escreveu:(...) e neste momento o BPI começa a ter valores superiores aos valores das médias europeias para as financeiras neste momento....(...)

podes dizer-me em que índice(s) te baseias?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por SMALL2007 » 10/3/2008 12:12

SMALL2007 Escreveu:Por sorte, eu vendi a minha pequena posição no fecho (tinha venda a 3,55 mas até deram 3.56) porque achei esta recuperação já muito elevada em dia de possíveis novidades....antes do "sell the news" de amanhã.

Vendi a perder 4%, que espero recuperar amanhã no daytrade, se poder dedicar algum tempo a isto (hão-de fechar mais altas do que onde irão provavelmente andar pelas 9 da matina, espero)

Se o BPI se lembra de começar a vender BCPs para depois recomprar mais barato em "direitos não exercidos" a festa das cotações ainda vai no início.

Opiniões para amanhã?



Depois dizem que tenho sorte e vendo nos máximos.
Desta vez, até vendi um dia antes dos máximos, infelismente. Mas antes assim do que ter que cender hoje. Ainda as recompro esta semana abaixo de 3.25 para depois recuperar os tais 4% que me levaram.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Nyk » 10/3/2008 8:54

MERCADOS Publicado 10 Março 2008 0:10
Análise
Novas acções do BPI com desconto entre 15% e 30%
Um mês e meio depois de ter admitido avançar com um aumento de capital, o Banco BPI revelou o montante necessário para reforçar os seus rácios de capital. São 350 os milhões de euros que o banco liderado por Fernando Ulrich pretende obter no mercado.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


Um mês e meio depois de ter admitido avançar com um aumento de capital, o Banco BPI revelou o montante necessário para reforçar os seus rácios de capital. São 350 os milhões de euros que o banco liderado por Fernando Ulrich pretende obter no mercado.

O "núcleo duro" deverá "pagar" 60% deste valor, mas não a preços de mercado, apesar da queda abrupta das acções, este ano. Os analistas estimam um desconto entre os 15% e os 30% sobre as novas acções.

A operação ainda tem de ser aprovada em assembleia geral, pelos accionistas, e não há ainda "timing", nem preço, para a colocação dos novos títulos do BPI em bolsa, pelo menos, oficiais. O valor do aumento de capital não surpreendeu os analistas que apresentam já estimativas para qual o desconto que a aplicar aos títulos. A UBS estima um "bónus" de 15% face ao valor de fecho das acções na sessão de quinta-feira, dia em que foi revelado o valor do financiamento.

Este desconto levaria as novas acções do BPI para um valor de 3,03 euros, sendo que a JPMorgan, numa nota emitida horas antes do anúncio do banco, realizou vários cenários, atribuindo, no pior deles, um desconto de 30% às acções que o banco liderado por Fernando Ulrich se prepara para emitir, ou seja, os novos títulos seriam colocados no mercado a 2,49 euros.

Assumindo a dedução estimada pela UBS, de 15%, o BPI poderá emitir um total de 115 milhões de novos títulos, que se juntarão aos 760 milhões já existentes. Com o aumento de capital, os lucros por acção sofrerão uma diluição de 8%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Pata-Hari » 8/3/2008 22:05

Bem, e eu acho que deveria ter terminado o meu trade na sexta-feira. O ressalto já vai bonzinho :mrgreen: e neste momento o BPI começa a ter valores superiores aos valores das médias europeias para as financeiras neste momento....

Ó MECHHHHH! comé que tu andas no trade?!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por lutav » 7/3/2008 21:03

mr. share Escreveu:esta a preparar-se é para eu dar lhe um putt


estou curioso por ver esse put... velas cada vez maiores, maior volume... se te enganas, ui ui... que valor pensas entrar com o put?

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por jony_cash » 7/3/2008 21:01

A queda não estará para breve? :roll: :roll:

Eu acho que já vi este filme


BN

:wink: :wink:
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por mr. share » 7/3/2008 20:55

esta a preparar-se é para eu dar lhe um putt
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por SMALL2007 » 7/3/2008 20:49

Bom, a minha decisão de vender no fecho de ontem foi errada. Protegi o capital mas perdi 5% de mais valias hoje.

Realmente perto das 9h fez o mínimo do dia, e fechou na recuperação para o máximo.....só que o mínimo foi perto do valor a que vendi ontem.

E isto num dia de quedas generalizadas!

De qq forma, volto a não acreditar que passe muito daqui. A tendência será voltar ao canal de onde não deveria ter saído, até porque todos os dias perde ainda mais dinheiro com a posição que tem no BCP, e por muito que os accionistas de referência adiram ao aumento de capital, está muito gente a perder rios de massa no BPI.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Goya777, m-m, nfaz, Nuno V, Phil2014, VALHALLA, yggy e 376 visitantes