Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 18/1/2017 0:18

europeanPT Escreveu:Para quem tem açoes BPI,

E AGORA?
:?: :?:


E agora?
Boa questão!

Considerando o descrito no prospecto da OPA é difícil perceber como é que o Caixabank tem interesse no BPI:
É tudo muito mau:
Em PT a rendibilidade é mínima e ainda vão pagar 8%/10% com a divida subordinada? (será que um AC do Caixabank não seria mais barato!?, será mesmo assim de 8%/10%?)
O BFA, coitado não vale mais que o book value (coitadinho) só não percebo como é que a Isabel não se lembrou disso antes!!!

Quem vai vender?
Eu não;
A Isabel tb não (além do controlo direto no BFA ainda tem mais controlo indireto via participação do BPI);
Violas (a este preço tb já disseram que NÃO);
Os apertados, talvez alguns, mas muito sinceramente não sei se vão ultrapassar os 50%, salvo se houver uma pequena "ajuda", mas não creio.

Por fim, até o raio do prospeto da OPA não é grande coisa para um Banco deste gavarito (Caixabank...)
Comparar BCP e BPI com níveis de crédito em risco, imparidades e cobertura de imparidades completamente diferentes.... não é certamente um bom exercício.

Eu vou aguardar e ver até onde vai o CaixaBank,,,,
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por europeanPT » 17/1/2017 14:18

Para quem tem açoes BPI,

E AGORA?
:?: :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 38
Registado: 8/11/2013 12:42

Re: BPI - Tópico Geral

por AlfaTrader » 17/1/2017 10:36

F.Ferreira1 Escreveu:O que é uma potestativa? :)

Bom dia,

Uma potestativa, resumidamente, é isto:

Se após o lançamento de oferta pública de aquisição o CaixaBank ficar com 90%, ou mais, dos direitos de voto correspondentes ao capital social pode forçar os accionistas que não venderam a venderem, ao mesmo preço da OPA anteriormente lançada.

Eu ao preço da opa não vendo :shame: ..... e espero que o CB não atinja os 90% :pray: .
BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: BPI - Tópico Geral

por jsntos » 16/1/2017 22:39

Não percebi,... Qual é a diferença entre os dias 2 e 7?
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2014 12:09

Re: BPI - Tópico Geral

por F.Ferreira1 » 16/1/2017 22:35

O que é uma potestativa? :)
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: BPI - Tópico Geral

por Pata-Hari » 16/1/2017 22:11

vamos ver se o pessoal vende e se acontece a potestativa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BPI - Tópico Geral

por F.Ferreira1 » 16/1/2017 22:09

Isto significa que o BPI poderá estar prestes a sair do nosso PSI20, certo?
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: BPI - Tópico Geral

por Pata-Hari » 16/1/2017 22:05

Bem, opa avança:

A oferta pública de aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI vai avançar, depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter registado a operação, decisão aprovada esta segunda-feira, 16 de Janeiro, pelo conselho de administração da entidade de supervisão, confirmou o Negócios.

A operação inicia-se esta terça-feira, 17 de Janeiro, pelas 8:30 e estende-se até 7 de Fevereiro, indica o comunicado publicado pelo regulador presidido por Gabriela Figueiredo Dias.

"A oferta decorrerá entre as 8h30m (hora de Lisboa) do dia 17 de Janeiro de 2017 e as 15h30m (hora de Lisboa) do dia 7 de Fevereiro de 2017, podendo as respectivas ordens de venda ser recebidas até ao termo do prazo. Os detentores das acções que aceitem a oferta poderão revogar as suas declarações de aceitação até dia 2 de Fevereiro de 2017", concretiza o comunicado. No dia seguinte, são apurados os resultados da oferta.

Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 11/1/2017 11:17

jsntos Escreveu:Marco Martins, antes de mais cabe-me informar que tenho todo o respeito e consideração pelos seus comentários e análises bastantes benefícos neste fórum.
Porém este seu comentário é um pouco estranho,... não é só o BPI que tem este tipo de comportamento para com os seus clientes, existe instituições bancárias ainda mais penalizadoras para com o cliente dito normal.
Contudo, visto ser um user bastante pro activo neste fórum aproveito para tirar uma dúvida, para algumas pessoas bastante simples para outras como eu, não assim tão simples, referente ao BPI. Sendo o seguinte:
Existe a possibilidade de os dividendos que foram agora pagos por Angola, em parte serem distribuídos pelos acionistas do BPI?


Sim, acredito que existam outros ainda mais penalizadores... este caso do BPI é que me chamou mais a atenção, dado que tenho conta nos CTT e no SantanderTotta e não me tinha apercebido destes custos enormes para os depositantes!
Neste momento, duvido um pouco que exista distribuição de dividendos.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por jsntos » 10/1/2017 20:02

Marco Martins, antes de mais cabe-me informar que tenho todo o respeito e consideração pelos seus comentários e análises bastantes benefícos neste fórum.
Porém este seu comentário é um pouco estranho,... não é só o BPI que tem este tipo de comportamento para com os seus clientes, existe instituições bancárias ainda mais penalizadoras para com o cliente dito normal.
Contudo, visto ser um user bastante pro activo neste fórum aproveito para tirar uma dúvida, para algumas pessoas bastante simples para outras como eu, não assim tão simples, referente ao BPI. Sendo o seguinte:
Existe a possibilidade de os dividendos que foram agora pagos por Angola, em parte serem distribuídos pelos acionistas do BPI?
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2014 12:09

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 10/1/2017 18:55

Goya777 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Sou cliente do BPI há muitos anos e tenho uma conta onde neste ano calhou ter um saldo médio inferior a 2000€.

Fiquei surpreendido ao saber que agora são cobradas estas comissões:
Património < Eur 1.000 e Responsabilidades < Eur 2.500 - Eur 15,00;
Património < Eur 2.000 e Responsabilidades < Eur 5.000 - Eur 12,50;
Património < Eur 3.000 e Responsabilidades < Eur 7.500 - Eur 7,50;
Património = Eur 3.000 ou Responsabilidades = Eur 7.500 - Eur 5,00.

Ou seja, para ter um saldo médio inferior a 1000€ terei de pagar 60€/ano, ou seja mais de 6% de juros para que os bancos possam usar e abusar do meu dinheiro!!

Fico seriamente na dúvida sobre quem será aqui o banco!!

E andamos nós a pagar ao estado para manter os bancos e ainda temos de pagar aos bancos para terem o nosso dinheiro.

Isto é lamentável e leva-me cada vez mais a revoltar contra qualquer tipo de ajuda à banca, pois apenas andamos a deturpar o mercado com falsidades!!!

No pior dos cenários, se estiverem mal, o estado ficaria com os bancos e pronto!!!

Não sou a favor de uma ditadura ou comunismo, mas também não sou a favor de um protetorismo desmesurado!!!

Será certamente um banco onde fecharei a conta!


Avisa quando descobrires um banco que nao cobre nada... Os bancos online apenas. Todos os outros cobram.

Os bancos pagam para ter o teu dinheiro. Agradece à Euribor negativa :lol:


Creio que nos CTT não cobram e ainda dão 0.5% de juros a prazo.

Sinceramente incomodou-me bastante esta situação. Imaginem pessoas que não tenham hipótese de juntar dinheiro nem ter contas com mais dinheiro e serão obrigadas a pagar por ano 60€ ?!?!
Concordo que os bancos cobrem um valor quando emprestam, mas também devem pagar a quem lhes empresta dinheiro que é o depositante, senão começa a compensar mais surgirem novamente as "donas Brancas" (certamente não serão do tempo de muita gente daqui :) )!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por Goya777 » 10/1/2017 18:13

Marco Martins Escreveu:Sou cliente do BPI há muitos anos e tenho uma conta onde neste ano calhou ter um saldo médio inferior a 2000€.

Fiquei surpreendido ao saber que agora são cobradas estas comissões:
Património < Eur 1.000 e Responsabilidades < Eur 2.500 - Eur 15,00;
Património < Eur 2.000 e Responsabilidades < Eur 5.000 - Eur 12,50;
Património < Eur 3.000 e Responsabilidades < Eur 7.500 - Eur 7,50;
Património = Eur 3.000 ou Responsabilidades = Eur 7.500 - Eur 5,00.

Ou seja, para ter um saldo médio inferior a 1000€ terei de pagar 60€/ano, ou seja mais de 6% de juros para que os bancos possam usar e abusar do meu dinheiro!!

Fico seriamente na dúvida sobre quem será aqui o banco!!

E andamos nós a pagar ao estado para manter os bancos e ainda temos de pagar aos bancos para terem o nosso dinheiro.

Isto é lamentável e leva-me cada vez mais a revoltar contra qualquer tipo de ajuda à banca, pois apenas andamos a deturpar o mercado com falsidades!!!

No pior dos cenários, se estiverem mal, o estado ficaria com os bancos e pronto!!!

Não sou a favor de uma ditadura ou comunismo, mas também não sou a favor de um protetorismo desmesurado!!!

Será certamente um banco onde fecharei a conta!


Avisa quando descobrires um banco que nao cobre nada... Os bancos online apenas. Todos os outros cobram.

Os bancos pagam para ter o teu dinheiro. Agradece à Euribor negativa :lol:
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 10/1/2017 17:39

Sou cliente do BPI há muitos anos e tenho uma conta onde neste ano calhou ter um saldo médio inferior a 2000€.

Fiquei surpreendido ao saber que agora são cobradas estas comissões:
Património < Eur 1.000 e Responsabilidades < Eur 2.500 - Eur 15,00;
Património < Eur 2.000 e Responsabilidades < Eur 5.000 - Eur 12,50;
Património < Eur 3.000 e Responsabilidades < Eur 7.500 - Eur 7,50;
Património = Eur 3.000 ou Responsabilidades = Eur 7.500 - Eur 5,00.

Ou seja, para ter um saldo médio inferior a 1000€ terei de pagar 60€/ano, ou seja mais de 6% de juros para que os bancos possam usar e abusar do meu dinheiro!!

Fico seriamente na dúvida sobre quem será aqui o banco!!

E andamos nós a pagar ao estado para manter os bancos e ainda temos de pagar aos bancos para terem o nosso dinheiro.

Isto é lamentável e leva-me cada vez mais a revoltar contra qualquer tipo de ajuda à banca, pois apenas andamos a deturpar o mercado com falsidades!!!

No pior dos cenários, se estiverem mal, o estado ficaria com os bancos e pronto!!!

Não sou a favor de uma ditadura ou comunismo, mas também não sou a favor de um protetorismo desmesurado!!!

Será certamente um banco onde fecharei a conta!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por Santinislb » 5/1/2017 19:54

BPI já recebeu os dividendos relativos ao exercício de 2014 e 2015. No total foram 66M€

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR62697.pdf
 
Mensagens: 117
Registado: 22/4/2014 16:39

Re: BPI - Tópico Geral

por Santinislb » 28/12/2016 10:16

jsntos Escreveu:Boas, esta análise de que falas,... não encontro na página da CMVM. Alguém sabe o estado em que se encontra?


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... opa-ao-bpi

acho que apenas terá de sair comunicado aquando da conclusão da análise. Não sei qual o prazo oficial.
 
Mensagens: 117
Registado: 22/4/2014 16:39

Re: BPI - Tópico Geral

por jsntos » 28/12/2016 9:02

Boas, esta análise de que falas,... não encontro na página da CMVM. Alguém sabe o estado em que se encontra?
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2014 12:09

Re: BPI - Tópico Geral

por Santinislb » 14/12/2016 19:43

CMVM já está a analisar registo da OPA ao BPI e uma das questões é se o preço oferecido é ou não justo. Em relação a este ponto tenho algumas questões para as quais gostaria da opinião do fórum:

Vamos assumir que a CMVM diz (estipula) que o preço justo é outro qualquer (superior). O que fará o Caixabank? Aceita e mantém a oferta com valor revisto ou pura e simplesmente "ignora" e mantém a oferta tal como está? E pode fazê-lo? Ou para manter a oferta tem mesmo de rever o preço em alta?

E já agora, alguém acredita que a CMVM irá por esse caminho?
 
Mensagens: 117
Registado: 22/4/2014 16:39

Re: BPI - Tópico Geral

por Thoth » 13/12/2016 16:10

BPI.png
BPI.png (18.96 KiB) Visualizado 10682 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BPI - Tópico Geral

por Pata-Hari » 13/12/2016 12:02

Catalães e angolanos votam "saída" do BPI de Luanda
Os dois maiores accionistas do BPI preparam-se para aprovar esta terça-feira a venda de 2% do BFA à Unitel. Angolanos já terão cumprido parte das condições. Agora, basta o sim do CaixaBank e de Isabel dos Santos e a operação passa. Minoritários podem ir para tribunal.
Catalães e angolanos votam "saída" do BPI de Luanda


OPA do CaixaBank aguarda luz verde angolana

O registo da OPA do CaixaBank sobre o BPI aguarda a aprovação das autoridades angolanas. O Banco Nacional de Angola tem de autorizar a oferta, uma vez que está em causa uma alteração de controlo accionista no maior accionista do Banco de Fomento Angola. Só depois de os catalães terem todas as autorizações necessárias é que começa a contar o prazo para a CMVM registar a OPA sobre o BPI. Nessa altura, o supervisor terá de se pronunciar sobre o preço que o CaixaBank se propõe pagar e que é contestado pelos pequenos accionistas.


Este ultimo parágrafo é importante só para nos organizarmos no que falta para a OPA avançar e as diferentes fases ainda necessárias para que suceda.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 13/12/2016 1:07

Hoje teremos mais um passo certeiro em direção ao futuro doBPI/BFA/CAIXABANK.
se forem todos racionais há espaço para rendimentos e valorizacoes interessantes.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 25/11/2016 16:22

pata-hari Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/violas-questiona-razoes-de-adiamento-da-ag-do-bpi?ref=DestaquesTopo

Violas questiona a verdadeira razão do adiamento da AG.


O dinheiro vai e volta... e quem se arrisca pelo meio é sempre o povinho que la tem depósitos...

É curioso como uma parte significativa da população anda a juntar para ter um futuro sem preocupações e os bancos que lhe guardam o dinheiro, andam a brincar com esse dinheiro...

(embora a notícia não exponha empréstimos duvidosos, expõe empréstimos que acontecem com "segundas" intenções...)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por Pata-Hari » 25/11/2016 12:16

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo

Violas questiona a verdadeira razão do adiamento da AG.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 23/11/2016 18:36



Vamos ver no que isto dá... acho estranho a OI (que tem presença e peso na Unitel) não ter falado nada...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por Marco Martins » 22/11/2016 19:13

Santinislb Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
pata-hari Escreveu:Fizeram a conta como se fossem vendidos os 50%.

errado, há uma coisa chamada net income e outra comprehensive income; assim como há uma chamada metodo da consolidação integral e outra chamada metodo de equivalencia patrimonial, quando se passa do primeiro metodo para o segundo, qualquer variação é levada a resultados pelo que como os capitais proprios do bfa tinham uma reserva por desvalorização cambial, essa reserva vai ser chamada a resultados, mas em termos patrimoniais reais nada de novo, apenas o reconhecimento de algo que já existia, nada de 8500000000.....


Ok...são o seu tais 182M.€ de reservas cambiais referidos no documento "impacto da operação de venda à Unitel de 2% do capital social do BFA". Está explicado. Obrigado Artista.


Obter comunicado


Esta venda à Unitel foi aprovada pela OI?
Pode a OI estar num processo de proteção judicial e passar a deter indiretamente posição dominante num banco?

Nestes negócios com Africa fico sempre de "pé" atrás!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BPI - Tópico Geral

por Santinislb » 14/11/2016 21:22

Artista Romeno Escreveu:
pata-hari Escreveu:Fizeram a conta como se fossem vendidos os 50%.

errado, há uma coisa chamada net income e outra comprehensive income; assim como há uma chamada metodo da consolidação integral e outra chamada metodo de equivalencia patrimonial, quando se passa do primeiro metodo para o segundo, qualquer variação é levada a resultados pelo que como os capitais proprios do bfa tinham uma reserva por desvalorização cambial, essa reserva vai ser chamada a resultados, mas em termos patrimoniais reais nada de novo, apenas o reconhecimento de algo que já existia, nada de 8500000000.....


Ok...são o seu tais 182M.€ de reservas cambiais referidos no documento "impacto da operação de venda à Unitel de 2% do capital social do BFA". Está explicado. Obrigado Artista.


Obter comunicado
 
Mensagens: 117
Registado: 22/4/2014 16:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google Adsense [Bot], Inácio Barreto, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Xacal e 432 visitantes