Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Capital BCP 2005 - Alguem comenta?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Eu disse as acções das obrigações...

por JAS » 25/1/2003 1:58

LastBull Escreveu:De qualquer forma há um indicador importante, é que as acções das obrigações não têm liquidez imediata, pelo que um investidor acho que prefere ter 2,05 acções a 1 obrigação

Para começar não penses que estou a embirrar contigo pois não é o caso.
Sendo eu Bull por natureza não ia embirrar com um nick tão simpático...
Apenas pretendi esclarecer o assunto.

Ao fazeres a afirmação anterior não estavas informado que as "obrigações" estavam cotadas na bolsa e que tinham liquidez.

Fazeres agora notar que o que escreveste foi que "as acções das obrigações" não têm liquidez imediata não faz muito sentido.
Um investidor, ao vender as "obrigações", está a vender o direito a receber essas acções.
Para ele, estar a transaccionar as "obrigações" ou as acções (que irão ser emitidas) é perfeitamente igual em termos de liquidez.

Eu tenho colocado o termo obrigações entre aspas porque os títulos Capital BCP 2005 não são, na realidade, obrigações convertíveis. São um produto novo tão sui generis que a CMVM até teve que criar uma secção só para eles...

LastBull Escreveu:Quanto ao maior interesse em ter BCP 2005, não me parece que haja mais interesse em ter um derivado de uma activo do que o próprio activo. Não vejo como. Quando muito se tiverem perspectivas de dividendos baixos em 2004 e 2005, mas as desvantagens são maiores. Porque o valor é, como tu próprio disséste, subjectivo.

Eu disse que o valor era "subjectivo" no sentido de que cada um fará contas diferentes para calcular o diferencial entre os juros e os dividendos.
Os dividendos são o único dado que não é conhecido e cada um fará as contas com a subjectividade de atribuir determinados valores aos dividendos dos exercícios de 2002, 2003 e 2004.
(Incluo 2002 pois, apesar de já serem conhecidos os resultados, julgo que não há ainda qualquer proposta para a atribuição dos dividendos e, além disso, estes só serão efectivamente deliberados na Assembleia Geral de aprovação de contas que ocorrer em Março)

Por outro lado, neste caso concreto, não há grande diferença entre o derivado e o activo em si.
As "obrigações" representam, para todos os efeitos que interessam a um investidor, aproximadamente 2,05 acções do BCP e ainda recebe juros aparentemente bastante superiores aos eventuais dividendos. Não vejo que tenham riscos maiores.

Se analisares as contas que fiz verificas que o valor das "obrigações" sobe com a diminuição dos dividendos porque o diferencial "juros menos dividendos" aumenta.
Quando temos, por exemplo, um "research" do BPI a prever uma diminuição de lucros do BCP nos próximos 3 anos temos que pensar, se eles estiverem certos, que esse diferencial tende a aumentar com a consequente valorização das "obrigações" comparativamente às acções.

Nessas condições temos que concluir que para um investidor de longo prazo, com posições longas em BCP, pode ser muito mais rentavel ter as "obrigações" do que as acções.
Com riscos muito similares pois o maior deles todos é a própria cotação do título.
E desde que as consiga comprar baratas, com as contas que faz para o diferencial, relativamente às acções...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Eu disse as acções das obrigações...

por LastBull » 24/1/2003 15:17

não as obrigações, aliás tive o cuidado de salientar que não conhecia se a liquidez das obrigações era suficiente para por exº fazer arbitragem em posições grandes.

Quanto ao maior interesse em ter BCP 2005, não me parece que haja mais interesse em ter um derivado de uma activo do que o próprio activo. Não vejo como. Quando muito se tiverem perspectivas de dividendos baixos em 2004 e 2005, mas as desvantagens são maiores. Porque o valor é, como tu próprio disséste, subjectivo.
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?

Registado: 27/11/2002 11:16

Liquidez

por JAS » 24/1/2003 13:07

LastBull Escreveu:De qualquer forma há um indicador importante, é que as acções das obrigações não têm liquidez imediata, pelo que um investidor acho que prefere ter 2,05 acções a 1 obrigação.

LastBull, andas um bocado a leste deste negócio...
Os títulos Capital BCP 2005 têm liquidez imediata. Estão cotados na bolsa e têm tido muita liquidez.
Eu considero que para os investidores de longo prazo, Fundos de Investimento por exemplo, é muito mais interessante ter o Capital BCP 2005 em carteira do que ter as acções BCP. Isto porque os riscos são os mesmos e as "obrigações" rendem mais. Mas é uma questão de preço de compra.
Assim parece-me natural que eles procurem fazer esta substituição nas suas carteiras. Deverá haver nos tempos mais próximos uma maior procura nas "obrigações" e uma maior oferta nas acções o que não é muito saudavel para o título. As acções é que têm maior visibilidade e poderão entrar em queda ou pelo menos torna-se mais difícil a sua recuperação.

JAS

Tens razão JAS

por LastBull » 24/1/2003 11:20

É que eu ainda estava a pensar como se ainda não tivésse sido fixado o rácio.

De qualquer forma há um indicador importante, é que as acções das obrigações não têm liquidez imediata, pelo que um investidor acho que prefere ter 2,05 acções a 1 obrigação. Por isso acho normal que esteja um pouco abaixo, embora nunca muito senão há arbitragem (a não ser que as obrigações BCP tenham muito pouca liquidez, o que desconheço - e aí a diferença de preço poderia chegar a ser grande).

Olhem que não...

por JAS » 24/1/2003 0:52

LastBull Escreveu:A cotação do activo BCP que interessa para o valor das obrigações não é a actual, mas a cotação prevista para 2005 (ou final de 2003 para quem fizer a conversão antecipada).

Não se esqueçam que na maturidade as obrigações serão convertidas em acções a 2 quarenta e qualquer coisa (2.445 se não me falha a memória). E portanto existe uma componente probabilística à semelhança das opções. Não se esqueçam que estão a comprar uma espécie de uma call de BCP a 3 anos! A diferença é que tem um valor acrescido que corresponde ao diferencial entre os juros e os dividendos.

Estou com o JAS, só servem mesmo para fazer arbitragens.

LastBull não é como tu dizes.
O factor de conversão está definido e é 2,05 aproximadamente. Isso significa que ao fim de 3 anos recebes 2,05 acções do BCP por cada título Capial BCP 2005 (que não é uma obrigação mas é parecida). e recebes sempre 2,05 acções independentemente da cotação a que o BCP esteja nessa data.
Sendo assim, em qualquer momento se as quiseres transaccionar, elas valem 2,05 acções do BCP mais uns pozinhos devido aos juros serem maiores que os dividendos.

Lion_Heart Escreveu:Eu continuo na minha porque ja ando aqui a algum tempo ,claro que o valor daquilo ate pode ser 5 mas a verdade e que o mm ou seja o bcp nao quer que seja, como eu nao gosto de warrants e este capital 2005 funciona como um .E se ele aumenta o capital como se diz?Outra coisa que nao percebo é se esta tao certo e se pelas suas contas o bcp2005 deve estar acima de 5 euros,porque nao faz uma queixa na cmvm?

Terem valor nominal de 5,00, e terem sido compradas a esse preço, apenas serve para calcular os juros pois o valor real não pode ser dissociado das 2,05 acções do BCP. Têm a mesma componente probabilistica que as acções e por isso é que se prestam a arbitragens.

Eu não consegui abrir aquele ficheiro que o Visitante anexou, portanto não estou a perceber nada da queixa à CMVM...

Mas essa questão do eventual Aumento de Capital é interessante. Nesse caso as acções baixam, será que existe uma cláusula na oferta que altera o factor de conversão?

JAS

por Lion_Heart » 23/1/2003 21:05

Ulisses Pereira Escreveu:Lion,

Queixa na CMVM porquê? O mercado é livre e a formação do preço também, não é? A menos que haja algum "market maker" a actuar no mercado e cuja actuação esteja sujeita a regras, o que não parece ser o caso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Não sou eu que me queixo,os colegas aqui do forum é que dizem que o valor do capital 2005 tem que ser de 4,90 ou por ai e nao o valor que estava hoje de manha.Eu por mim não me meto nessas aguas perigosas.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Ulisses Pereira » 23/1/2003 20:53

Lion,

Queixa na CMVM porquê? O mercado é livre e a formação do preço também, não é? A menos que haja algum "market maker" a actuar no mercado e cuja actuação esteja sujeita a regras, o que não parece ser o caso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

BCP2005

por Lion_Heart » 23/1/2003 20:40

Eu continuo na minha porque ja ando aqui a algum tempo ,claro que o valor daquilo ate pode ser 5 mas a verdade e que o mm ou seja o bcp nao quer que seja, como eu nao gosto de warrants e este capital 2005 funciona como um .E se ele aumenta o capital como se diz?Outra coisa que nao percebo é se esta tao certo e se pelas suas contas o bcp2005 deve estar acima de 5 euros,porque nao faz uma queixa na cmvm?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Julgo haver aqui uma incorrecção

por LastBull » 23/1/2003 20:25

A cotação do activo BCP que interessa para o valor das obrigações não é a actual, mas a cotação prevista para 2005 (ou final de 2003 para quem fizer a conversão antecipada).

Não se esqueçam que na maturidade as obrigações serão convertidas em acções a 2 quarenta e qualquer coisa (2.445 se não me falha a memória). E portanto existe uma componente probabilística à semelhança das opções. Não se esqueçam que estão a comprar uma espécie de uma call de BCP a 3 anos! A diferença é que tem um valor acrescido que corresponde ao diferencial entre os juros e os dividendos.

Estou com o JAS, só servem mesmo para fazer arbitragens.

acabadinho de sair...

por Visitante » 23/1/2003 18:35

acabadinho de sair...
Anexos
BCP230103.pdf
(244.18 KiB) Transferido 328 Vezes
Visitante

Re: dividendo

por JAS » 23/1/2003 18:06

Zlatan Escreveu:se considerarmos que o dividendo deste ano é 0.1 entao o valor do BCP2005 é 5.05/5.06, utilizando o mesmo metodo

As contas são sempre muito subjectivas...

Não sei se o dividendo deste ano é 0,10 mas vamos supor que sim.
Se admitirmos que nos 2 anos seguintes também teremos esse dividendo e corrigindo também a cotação do BCP com o fecho de hoje (2,13) até chegamos a 5,11.

Mas se o dividendo se mantiver a estes níveis isso também significará que o BCP continua mal e, consequentemente, a sua cotação tenderá a baixar...
E, se fôr assim, o melhor é ficar de fora pois tanto se perde nas acções como nos denominados Capital BCP 2005.

Quanto a mim as contas só servem para fazer arbitragem escolhendo o mais barato no momento de entrar.
Hoje por exemplo, quem quisesse entrar no fecho, deveria ter comprado BCP 2005 a 4,85 em vez de BCP a 2,13 (cotações de fecho).

De qualquer forma, julgo que a arbitragem só irá funcionar agora no início, enquanto não souberam como se faz as contas, e que as cotações tornar-se-ão progressivamente equivalentes.

JAS

dividendo

por Zlatan » 23/1/2003 17:17

se considerarmos que o dividendo deste ano é 0.1 entao o valor do BCP2005 é 5.05/5.06, utilizando o mesmo metodo
Zlatan

Re: Capital BCP 2005 - Alguem comenta?

por JAS » 23/1/2003 15:45

Zlatan Escreveu:Segundo o Jornal de negocios de 16/01/2003 e segundo um estudo do bpi, o valor justo seria 4.988 com o BCP a 2.1... como se explica que o valor estaja tao baixo?Agradecia comentario

Há uns tempos atrás, quando escrevi o post BCP-Valor teórico dos direitos, fiz a comparação entre os dividendos das acções do BCP e os juros que os títulos Capital BCP 2005 pagam.

Essa comparação foi feita pressupondo que:
- as acções do BCP pagariam durante 3 anos os mesmos dividendos do exercício de 2001 (pagos em 2002) e que foram 0,14 euros
- os títulos Capital BCP 2005, de valor nominal 5 euros, pagariam 9% brutos/ano (a taxa efectiva é ligeiramente maior porque os juros são pagos em prestações trimestrais mas desprezei esse pequeno acréscimo).
- o factor de conversão seria 2,00.

Cheguei ao resultado de 0,51 euros para o diferencial de rendimentos entre 1 obrigação e 2 acções.

Este valor, tendo em atenção que o factor de conversão foi fixado em 2,05 (se não estou em erro) deverá ser corrigido.

Refazendo os cálculos para o que paga cada uma das variedades BCP temos:
2,05 acções --> 2,05 x 0,14 x 3 = 0,86 euros
1 obrigação --> 1 x 5 x 0,09 x 3 = 1,35 euros
diferença --> 1,35 - 0,86 = 0,49

Teoricamente 1 título Capital BCP 2005 valerá, com a cotação actual do BCP=2,11:
2,05 x 2,11 + 0,49 = 4,82 euros

O diferencial de 0,49 euros irá sendo reduzido à medida que os juros forem pagos em cerca de 0,04 euros por trimestre. Será necessário ir refazendo as contas devido a isso e devido à variação da própria cotação do BCP.

Eu fiz estas continhas e vendi todos os títulos Capital BCP 2005 ao verificar que se transaccionavam a 4,98/5,00 valor superior ao obtido a partir da cotação do BCP e com a agravante de que o BCP estava em queda...

JAS

bcp 2005

por Visitante » 23/1/2003 14:53

desde ja agradecido pelo comentario mas acho que es demasiado pessimista.... ao dizeres isso dizes que o bcp vale 0.
Pelo menos 2 vezes o valor do bcp vale
Visitante

2005

por Lion_Heart » 23/1/2003 14:46

O propio nome desse barrete explica tudo,2005.Ate la isso vale 0!Quando estiver la perto logo se ve!

Lion_Heart

Capital BCP 2005 - Alguem comenta?

por Zlatan » 23/1/2003 14:42

Segundo o Jornal de negocios de 16/01/2003 e segundo um estudo do bpi, o valor justo seria 4.988 com o BCP a 2.1... como se explica que o valor estaja tao baixo?
Agradecia comentario
Zlatan

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 182 visitantes