Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

SONAE SGPS

por Shevet » 15/2/2006 11:05

Bom dia a todos!

Esta é a minha primeira participação neste grandioso forum, que tenho vindo a companhar.

Tendo em conta que sou newbie :oops: nestas coisas de bolsa, gostaria de vos perguntar qual será, neste momento, o valor indicado para deixar ordem de compra na Sonae Sgps, tendo em conta que Joe Berardo irá acalmar um pouco nos próximos dias :mrgreen: e que, como alguem dizia, a Sonae irá sofrer uma correcção.

Obrigado p dicas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

A Fundação Berardo

por de Peluche » 15/2/2006 10:45

Interessante 2 aspectos.

1-Investir numa empresa com maioria do capital definida(Belmiro).

2-Usar a Fundação Berardo, nas suas grandes "jogadas" bolsistas. A propósito quem se lembra da polémica criada na constituição dos estatutos da fundação Berardo, sobre o artigo tal, que dizia que um dos fins desta instituição de solidariedade social e portanto com benefícios fiscais, era assegurar a educação os estudos e coisa e tal de filhos e familiares do comendador !...
Berardo foi brilhante anos atrás como raider e na aquisição da sua colecção, mas aí tinha Francisco Capelo como braço direito e esquerdo...

Tenho muitas duvidas que Berardo nos ultimos 3 anos tenha tido ganhos superiores aos mercados.
 
Mensagens: 32
Registado: 17/3/2004 8:34
Localização: Porto

por bolinha » 15/2/2006 10:08

A casa de investimento diz que a aquisição de 50,01% da PT pela Sonae e com Belmiro de Azevedo à frente dos destinos da nova entidade «PT», o preço-alvo da Sonae de 1,30 euros poderá aumentar até aos 2,10 euros. A Lisbon Brokers defende que a gestão de Belmiro de Azevedo merece «um prémio pelo seu historial de criação de valor accionista».

O banco avalia actualmente a Sonae SGPS [Cot] em 2,65 mil milhões de euros ou 1,30 euros por acção.

Porém, atribuindo um rácio de sucesso de 50% à OPA, a aquisição de 50,01% da Portugal Telecom (PT) [Cot], com Belmiro de Azevedo à frente dos destinos da nova entidade "PT," e com a sua integração na esfera Grupo Sonae, «avaliamos a Sonae em 1,80 por acção em caso de sucesso da oferta já que avaliamos a Portugal Telecom em 12,5 mil milhões ou 11euros por acção»

O analista Jonh dos Santos defende que, com estes parâmetros, o Grupo Sonae estaria a entrar na PT a um desconto de cerca de 14% face ao valor justo da operadora.

Por outro lado, «também consideramos que a gestão do Grupo Sonae em geral, e Belmiro de Azevedo em particular, merecem um prémio pelo seu historial de criação de valor accionista».

Deste modo, «pensamos que o Grupo Sonae conseguia extrair ainda mais valor da Portugal Telecom do que nós conseguimos de momento avaliar, e por isso pensamos que a nossa avaliação da Sonae podia chegar aos 2,10 por acção».

O banco reiterou a recomendação de «comprar» para os títulos da Sonae, com o sucesso da OPA sobre a PT a poder melhorar a avaliação para um intervalo entre os 1,80 e os 2,10 euros por acção, valores que comparam com a actual avaliação de 1,30 euros por acção.


Bem...lá reentrei eu novamente na Sonae.sgps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por FRM » 14/2/2006 21:32

Nyk Escreveu:"A Sonae torna público ter recebido da Fundação Berardo, instituição particular de solidariedade social,


Alguém sabe qual o enquadramento legal desta instituição e quais os benefícios fiscais da mesma?
 
Mensagens: 142
Registado: 21/10/2005 14:03

sonae sgps

por Clinico » 14/2/2006 21:13

Continuo de acordo e a reforçar quando posso e quando corrige.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Sonae SGPS

por josecarlosvalente » 14/2/2006 21:07

Está explicado porque é que ontem houve limpezas e subidas superiores a 6%.

A minha opinião é parecida com a vossa, mas cuidado para quem está a curto-prazo, ela pode corrigir, porque ela ontem foi forçada a subir. Tanto que hoje já não teve o mesmo desempenho.

Ficam feitos os avisos.

Mas continuo a afirmar, a Sonae SGPS será a acção do ano 2006.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

sonae sgps

por Clinico » 14/2/2006 21:03

Em suma, parece que estamos todos de acordo que agora que o J. Berardo as comprou, o melhor é "acumular" a sonae sgps... :mrgreen:
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por pedras11 » 14/2/2006 20:18

bolinha Escreveu:Se quem vai fazer a OPA vai ser a Sonae.com, então a fundação Berardo mais valia ter comprado directamente na Sonae.com...ou será que ele se enganou ? :mrgreen:


O maior accionista da sonae.com é a SGPS. :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por bolinha » 14/2/2006 20:15

Se quem vai fazer a OPA vai ser a Sonae.com, então a fundação Berardo mais valia ter comprado directamente na Sonae.com...ou será que ele se enganou ? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por valves » 14/2/2006 20:01

Estou de acordo com os dois mau negocio não é de certeza porque ele não sabe fazer maus negocios ... :P
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por iurp » 14/2/2006 19:56

Onde Berardo entra é negócio pela certa. E donde tem saído as mais valias são mais q muitas.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por pedras11 » 14/2/2006 19:56

Ó valves afinal dos 70 milhoes de ontem, cerca de 50 milhões foram compradas pela fundação Berardo. :wink:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por valves » 14/2/2006 19:49

Penso que esse pensamento se aplique mais a médio/longo prazo. Porque a curto prazo, quando a OPA se confirme, penso que dê um tombo para baixo, justamente devido à OPA, devido ao pagamento do empréstimo ao Santander. Era só isto que gostaria de confirmar. De qualquer maneira já não tenho Sonae.sgps na minha carteira, mas estou pensar reentrar a um valor mais baixo.


Não sei se o emprestimo a fará forçosamente ir para baixo ... eventualmente no curto prazo ... a médio prazo e da maneira como a operação irá ser montada provavelmente até a catapultará para valores bem mais acima ... acho que neste caso da Son SGPS a paciencia vale mesmo Ouro ... É uma ideia errada pensar que um emprestimo nestas condições levará forçasamente a baixar a cotação ás vezes pelo contrario ...(especialmente a medio prazo )
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por Nyk » 14/2/2006 19:20

Concentração Sonae/PT só será aprovada de permitir redução de preços e melhoria de serviços

14/02/2006 18:17

Abel Mateus, questionado sobre a OPA da Sonae sobre a PT, disse que esta operação vai ser analisada segundo a lei da concorrência, segundo a qual não pode ser aprovada uma fusão que crie ou reforce a posição dominante no mercado. Aos jornalistas, o presidente da Autoridade da Concorrência sublinhou que os consumidores podem estar descansados, porque esta operação só será aprovada se permitir a redução dos preços finais e a melhoria dos serviços.

Questionado sobre se a junção da TMN e da Optimus não cria uma posição dominante no mercado dos móveis, Mateus sublinha que a operação tem que ser analisada no seu conjunto e no impacto que tem no mercado global e não apenas em cada uma das suas componentes.

Pouco tempo antes, perante os deputados, o presidente da Autoridade da Concorrência referiu a propósito desta análise, que esta vai ter em conta o impacto sobre os preços em cada um dos mercados, resultantes desta operação, em comparação com a situação que existia antes, ou actual.

Sobre o que é o posição dominante, o presidente da Autoridade da Concorrência, diz que só pode ser avaliada com base em estudos económicos detalhados e que o critério determinante é se o grupo resultante dessa concentração fica em situação de poder vir a aumentar substancialmente os preços.

Questionado ainda sobre se concorda com a possibilidade do Governo aprovar uma concentração contra a opinião da AdC, permitida na lei, Abel Mateus sublinha que o recurso administrativo para o Governo só é possível nos casos em que a concentração é chumbada.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 14/2/2006 19:09

Sonae diz Fundação Berardo compra 2,49 pct capital

14/02/2006 18:08

LISBOA, 14 Fev (Reuters) - A Fundação Berardo adquiriu ontem 49.849.514 acções da Sonae , correspondentes a 2,49 pct do capital social e a 2,67 pct dos respectivos direitos de voto, anunciou a Sonae.

"A Sonae torna público ter recebido da Fundação Berardo, instituição particular de solidariedade social, uma comunicação onde aquela instituição informa que adquiriu 49.849.514 acções, no dia 13 de Fevereiro de 2006, detendo em consequência dessa aquisição uma participação qualificada de 49.849.514 acções representativas de 2,49 pct docapital social da Sonae, a que correspondem 2,67 pct dos direitos de voto", refere em comunicado.

As acções da Sonae fecharam estáveis nos 1,30 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por bolinha » 14/2/2006 17:35

iurp Escreveu:O mercado acredita q a OPA é uma mais valia para a SONAE. E é isso q a tem feito subir. Para além disso vêm aí os resultados.


Penso que esse pensamento se aplique mais a médio/longo prazo. Porque a curto prazo, quando a OPA se confirme, penso que dê um tombo para baixo, justamente devido à OPA, devido ao pagamento do empréstimo ao Santander. Era só isto que gostaria de confirmar. De qualquer maneira já não tenho Sonae.sgps na minha carteira, mas estou pensar reentrar a um valor mais baixo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por iurp » 14/2/2006 17:31

O mercado acredita q a OPA é uma mais valia para a SONAE. E é isso q a tem feito subir. Para além disso vêm aí os resultados.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por bolinha » 14/2/2006 16:32

Caso a OPA da PT pela SONAE seja confirmada, é de esperar que a cotação da SONAE desça ? (Pelo menos foi isso que aconteceu no dia do anúncio da OPA hostil).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

Sonae SGPS

por josecarlosvalente » 14/2/2006 16:31

E eu atribuo 50% de probabilidade da OPA falhar. Estas noticias só me dão vontade de rir!


Probabilidade de 50%, enfim... No comments!!

Mais valia estarem quietinhos, isto realmente. Já se faz noticia de tudo.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por iurp » 14/2/2006 16:18

2006-02-14 | 15:05:00


UBS atribui probabilidade de 50% ao sucesso da OPA da Sonae

O UBS subiu o preço alvo para as acções da Portugal Telecom para 10 euros, depois de ter atribuído probabilidades aos vários cenários que podem resultar da oferta pública de aquisição lançada pela Sonae. Para o banco de investimento, o mais provável é a OPA ter sucesso, mas a hipótese da Sonae abandonar a OPA também não é de descartar. Mais difícil será surgir uma OPA concorrente.

O UBS subiu o preço-alvo de 8,2 para 10 euros, mantendo a recomendação de «neutral» para as acções da PT. Esta subida da avaliação reflecte a ponderação atribuída pelo banco aos vários cenários que podem resultar da OPA.

Para minimizar o risco da avaliação do negócio, que é muito complexo e depende das decisões de muitas das partes envolvidas, o UBS decidiu desenhar vários cenários e atribuir-lhes diferentes ponderações.

À possibilidade de a OPA da Sonae a 9,5 euros o UBS atribui uma probabilidade de 50%, mas acredita que a hipótese de a empresa de Belmiro de Azevedo cancelar a OPA também é elevada (20%), pois «a Sonae não tem nada a perder».

Os restantes 30% são atribuídos à possibilidade de ocorrer uma oferta concorrente (20%) ou a Sonae subir o preço da oferta (5% para 10,50 euros e 5% para 11 euros). Neste âmbito, o UBS diz que é mais provável uma oferta alternativa por parte de companhias de «private equity» do que da Telefónica.

O banco considera que o lançamento da OPA da Sonae é apenas o início «de um longo processo», lembrando que a aprovação do negócio pode demorar até Junho.

Sonae tem pouco a perder e muito a ganhar

O UBS considera que as potenciais sinergias obtidas com a aquisição da PT não são a chave deste negócio. Para o banco, este negócio pode ser «altamente rentável» para a Sonae.

«A 9,50 euros, acreditamos que a Sona pode gerar um IRR (taxa de retorno do investimento) de cerca de 20%, que é muito atractiva, mesmo sem avançar com a fusão dos activos móveis (TMN e Optimus)», refere o UBS, acrescentando que «para um grupo tão pequeno, fazer um investimento de capital de 750 milhões de euros através da Sonaecom, com um IRR positivo, quer dizer que a criação de valor é notável».

Na sua análise o UBS assume que os activos que a PT não controla serão vendidos e que a fusão nos negócios móveis vai gerar sinergias de cerca de 20%. Ao considerar que as sinergias não serão a «chave» deste negócio, o UBS acredita que a Sonae vai avançar com a OPA, mesmo que a fusão entre a TMN e a Optimus venha a ser bloqueada pelas autoridades.

Para o UBS, a Sonae não tem muito a perder se o negócio não for para a frente. Já se este avançar, o retorno é positivo em quase todos os cenários, sendo o único ponto negativo o facto de a empresa aumentar a alavancagem financeira.

Fusão Optimus/TMN pode gerar sinergias de 250 milhões

O UBS considera que uma fusão entre a TMN e a Optimus terá dificuldades em ser aprovada, pois a empresa ficaria com uma quota de mercado de 65%. A mesma fonte estima que esta operação poderá originar uma criação de EBITDA adicional de 2%, num total de 42 milhões de euros, que é avaliado em 250 milhões de euros.

Este valor representa apenas 2% do totoal do negócio, que «não parece ser suficiente» para a Sonae abandonar a OPA caso o negócio não seja aprovado.


( --- Nuno Carregueiro --- )
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

sonae sgps

por Clinico » 14/2/2006 14:02

Meu Ilustre amigo: fazer-me a mim uma pergunta dessas muito me honra, mas é o mesmo de lhe perguntar a si se devo ou não tirar as amigdalas :lol: :lol: ...O meu raciocínio foi treinado e ensinado neste forum e o meu amigo continua a ser entre outros neste Forum,o professora quem escuto com atenção. Sempre!
A minha opinião "primária" é esta:
1 - Ganhe ou não ganhe a OPA e até lá, a sonae sgps já terá feito muito boas subidas com patamares ou pequenas correcções.
2 - O maior "tombo" temporário poderá ser o da sonae.com pelo aumento de capital, seguido duma belíssima recuperação.
3 - A aquisição de parte ou todo da PT trará boas mais valias sobretudo com venda de partes não estratégicas ou pouco rentáveis
Assim:
a)- Se pensarmos a curto médio prazo, dado os resultados a sair em breve e a possibilidade de dividendo (haverá?) a sonae sgps continuará a subir.
b) - No "fecho" das contas dos fundos, que se devem ter estado a encher de sonae sgps pelos vistos, a acção é capaz de subir
c) - Se pensarmos a longo prazo, e quando a acção sair da ribalta haverá uma correcção dado os enormes ganhos para quem as manteve sobretudo por mais de um ano (não paga imposto)e investirá noutras acções com possibilidade de OPA (BCP? BPI? EDP?)ou com bons retornos (Brisa? as scut hão-de acabar qualquer dia...)
Desculpe mas não sou capaz de ir mais longe
Um abraço apertado
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 14/2/2006 13:44

Percebo o seu raciocínio mas fico com uma questão sobre a qual tenho matutado e que gostaria de saber a sua opinião: Épreferivel para a Sonae ganhar ou perder a OPA?

Quanto ao gráfico, vou tentar não me esquecer dele no final do dia, mas acredite que não tem grande interesse pois ela quebrou resistências e está em terra de ninguém onde a AT tem pouco valor.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

sonae sgps

por Clinico » 14/2/2006 13:39

Meu Caro Ulisses, o raciocinio foi simples e primário. Se a sonae sgps começar a comprar acções da PT vejamos a hipóteses:
1 - Ou representa um avanço na possível aquisição de parte ou do todo da PT
2 - Ou adquire acções da PT a um preço e na contra ou contras-OPA(s) a PT sobe e a sonae lucra.
E um gráficozinho da sonae sgps no fim do dia com o seu sempre ilustre comentário???
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 14/2/2006 13:20

A notícia dada pelo Nyk é extraordinária. Se a acção já subiu o que subiu, se houver autorização de compra da PT pela Sonae, vamos mesmo aos 1,50 até aos resultados


Clinico, não percebi bem o raciocínio. Nota que não está em causa uma autorização para a OPA ter sucesso mas apenas para poder ir comprando acções da PT no mercado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por iurp » 14/2/2006 10:25

Parece-me estar a corrigir momentaneamente...1,32...para novamente entrarem os tubarões.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, iniciado1, latbal, malakas, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, psandrade, SalvaFP, vasco007 e 128 visitantes