Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 4/6/2008 19:00

dreamkeeper2005, o teu gráfico não tem o histórico actualizado com o "spin" da SCapital, se actualizares dá uma coisa algo diferente, como esta que ainda não tem as cotações de hoje...
Anexos
sonae.jpg
sonae.jpg (84.46 KiB) Visualizado 7043 vezes
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Investimento

por seseso@gmail.com » 4/6/2008 17:05

A questão do investimento é mto relativa. Não basta ver se uma dada empresa investe x ou y em determinado mercado. É necessário saber se o faz com capitais próprios ou recorrendo ao crédito (com as taxas de juro a terem de acompanhar o sinal da inflação), qual o período definido para o ROI, etc.

Pessoalmente, não fico entusiasmado quando leio notícias de que A ou B vão fazer investimentos.

Cumps
seseso
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4
Registado: 11/2/2008 17:58

por James Wheat » 4/6/2008 15:03

Na bolsa não há impossíveis.
Agora é tão possível a Sonae Sgps ir aos infernos dos €0,30s-€0,40... como é possível regressar aos €2,00s. Qualquer valor pelo meio é válido.

Eu acrescento um 'conto'...
O negócio com o Bpi de venda de acções próprias é relevante para a matéria - avaliação da Cia e postura da mesma sobre a cotação futura em bolsa.

A Sonae vendeu 132,8 milhões de acções próprias a €2,06 ao BPI e por decisão da Administração, decidiu - por um período de 3 anos ! - permanecer exposta ao potencial de valorização/desvalorização dessa posição.
À data de hoje a Cia está a 'enfardar' mais de €100 milhões, mas as contas fazem-se no final de 3 anos - mais própriamente a 15 de Novembro de 2010.

Chamo a atenção que essas mesmas acções próprias custaram à Cia €1,043 cada (preço médio de aquisição). Podia-as ter vendido em bolsa, no mercado aberto, em Nov e Dez de 2007 (largando calmamente), acima de €2,00.
Por decisão da Administração, liderada pelo seu principal accionista, decidiu vendê-las antes a um banco, mantendo a exposição ao risco financeiro da posição - acreditando, por dedução lógica, que a cotação era baixa e que valia a pena seguir com as mais ou menos-valias.

Eu estou comprado a €1,11. A cotação está a €1,02. O acordo está feito a €2,06 - até Nov de 2010. Abaixo desse valor (€2,06), a Sonae tem que pagar a diferença ao banco que entrou na transacção. Até 15 Nov 2010.

We shall see - quem está com pressa que saia no próximo apeadeiro. Eu estou para ficar :-$ !

(PS: até 2010 vejam bem o plano de shoppings que a Son Sierra tem já contratados para abrir... A Espanha está em crise, mas a Sonae Dist - no caso a Sportzone - está só agora a expandir-se para um mercado de 38 milhões de habitantes... We shall see.)
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por dreamkeeper2005 » 4/6/2008 13:48

James Wheat Escreveu:Dream, eu da minha parte faço-lhe a coisa clara: a €2,00s a Sonae Sgps estava cara ! Para mim, claro ! Logo nessa altura nem olhei para ela.

Eu comecei a comprar nos... €1,17 (!), porque acho que a esse nível já está de facto claramente barata.
Relembro que começou o ano a €1,98 e mesmo descontando a Son capital, caiu brutalmente - ao mesmo tempo que os resultados crescem e o plano de negócios até 2010 está bem alicerçado.

Eu acreditei no suporte a €1,14 - não sou dos que deita a AT fora, embora priveligie claramente a AF - e este foi rompido com o período coincidente dos dividendos, que me baralhou a táctica (tirei então os stops).
Fi-lo na convicção de que mesmo quebrando o suporte, estava a comprar bem, embora não tenha qualquer ideia de onde vai estar o fundo.

Actualmente mantenho essa convicção. Ab+Bn. JW

PS. a Sonae Sgps em 2000 e em 2002, em 2004, em 2006 e em 2008 são coisas completamente distintas - a Son Sierra é outra coisa bem diferente hoje (muito maior e mais rentável), a Son Distrib foi opada e comprou o Carrefour (é hoje maior e mais rentável), a Sonaecom equilibrou as contas (já não perde, já não prejudica a holding), etc. etc. Por isso para mim não faz sentido comparar a cotação nos timings - logo eu não o faço. Oferta e procura ? claro que sim, ninguém duvida !


Eu concordo que a Sonae é cada vez maior e mais rentável. E acredito que no futuro a cotação venha a subir aos céus...Mas na descida aos infernos é bom ter lá stops. É dificil guiar um carro sem travões, mas não é impossivel.
Vivi os anos 2000 sem stops porque não os havia automáticos. Só mentais. Agora nunca faria o mesmo.
Faço votos para que a SON não faça essa ida aos infernos. Mas a história repete-se e os ciclos económicos existem.
Abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 177
Registado: 30/3/2008 16:57

por James Wheat » 4/6/2008 13:05

dreamkeeper2005 Escreveu: Apesar de eu não ter competências para explicar as ineficiências aparentes do mercado em geral, e da SON em particular, tenho hoje a possibilidade de olhar para um gráfico que me mostra que há 5 anos a Son cotava a 0,36 depois de ter estado a valer 3 euros 3 anos antes... Mas os mercados e o valor das cotações é uma medida de interesse, e resulta do equilibrio entre a oferta e a procura. Abraço


Dream, eu da minha parte faço-lhe a coisa clara: a €2,00s a Sonae Sgps estava cara ! Para mim, claro ! Logo nessa altura nem olhei para ela.

Eu comecei a comprar nos... €1,17 (!), porque acho que a esse nível já está de facto claramente barata.
Relembro que começou o ano a €1,98 e mesmo descontando a Son capital, caiu brutalmente - ao mesmo tempo que os resultados crescem e o plano de negócios até 2010 está bem alicerçado.

Eu acreditei no suporte a €1,14 - não sou dos que deita a AT fora, embora priveligie claramente a AF - e este foi rompido com o período coincidente dos dividendos, que me baralhou a táctica (tirei então os stops).
Fi-lo na convicção de que mesmo quebrando o suporte, estava a comprar bem, embora não tenha qualquer ideia de onde vai estar o fundo.

Actualmente mantenho essa convicção. Ab+Bn. JW

PS. a Sonae Sgps em 2000 e em 2002, em 2004, em 2006 e em 2008 são coisas completamente distintas - a Son Sierra é outra coisa bem diferente hoje (muito maior e mais rentável), a Son Distrib foi opada e comprou o Carrefour (é hoje maior e mais rentável), a Sonaecom equilibrou as contas (já não perde, já não prejudica a holding), etc. etc. Por isso para mim não faz sentido comparar a cotação nos timings - logo eu não o faço. Oferta e procura ? claro que sim, ninguém duvida !
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por value » 4/6/2008 12:58

Caro Virgílio, espero que tenha ficado elucidado.
De qualquer forma, a Deco disponibiliza uma linha de contacto para questões puramente de investimento.
De resto e pelo que conheço as análises são criteriosas e bem concebidas e os conselhos, no geral, são positivos numa óptica de investimento a longo prazo.
 
Mensagens: 4
Registado: 15/1/2008 16:48

por value » 4/6/2008 12:44

Em relação à análise da Deco Proteste e pelo que eu li no site e conheço convém esclarecer alguns pontos:
1) A acção esteve de venda até meados de Janeiro. `Na data da cisão da Sonae Capital, o conselho foi de venda para as duas acções.
2)Face à queda abrupta dos mercados e da cotação a avaliação da empresa ficou mais atractiva e deixou de estar cara e passou a correcta. Deste modo, o conselho passou para manter (ou seja uma posição neutral). Recordo que quem as tinha em carteira já as teria vendido anteriormente. Neste caso, o manter é visto assim como um conselho transitório.
3)A avaliação das acções é feita num modelo relativo que leva em linha de conta diversas variáveis (está disponível no site). Assim, a explicação para a acção ainda estar correcta, pese embora a descida da cotação deve-se à revisão em baixa de algumas variáveis, como por exemplo o crescimento a longo prazo. As razões são sobejamente conhecidas e prendem-se essencialmente com uma revisão por parte dos principais organimso e instituições internacionais para o crescimento económico. Uma vez que a Sonae está muito exposta à evolução do consumo...
5) As avaliações têm margens de flutuação e os conselhos são dados numa óptica de longo prazo. Por isso, não é expectável que os conselhos mudem constantemente.
 
Mensagens: 4
Registado: 15/1/2008 16:48

por dreamkeeper2005 » 4/6/2008 12:33

James Wheat Escreveu:
Bem, eu não sei porque desce a Sonae Sgps, logo...

Se há exactamente há 1 ano atrás cotava nos €2.15, com o actual crescimento dos resultados (1Q2008 e previsões reiteradas para o ano), mesmo descontando hoje a Sonae Capital (€1,50/8=€0,1875, logo Sonae Sgps €1,9625), porque razão está hoje a €1,02 - quase 50% abaixo :wall: ?!?
Se a empresa é hoje mais rentável do que era há 1 ano atrás, porque razão caiu a cotação quase para metade - ou seja, tem que subir quase 100% para voltar ao mesmo nível ?!?
Todos sabemos que há crise no mercado de capitais em geral, mas... porque razão tem sido esta a mais afectada, se até se apresenta como 'à prova de recessão' pelo crescimento dos lucros - ao contrário de quase todas as outras ?!?

Eu vejo esse desfasamento como um 'desvio' do mercado de capitais, decorrendo do facto deste não ser perfeito, pelo que tende a por vezes passar por períodos de ineficiência - logo resolvidos no médio-longo prazo, sobretudo em empresas charneira ou desta dimensão.

Dito isto, 'que las hay, las hay' e a cotação caiu mais de 50% - e não há volta a dar-lhe.
Ora se o colega consegue ter uma explicação racional para o sucedido (algo que eu não tenho e que ainda ninguém aqui conseguiu apresentar) e sobretudo fazer uma tal associação, estando eu sempre pronto a aprender :wink: , pedir-lhe-ia que a explicasse melhor:
Porque é que a Son capital tem que cumprir 1 ano em bolsa para a Sonae Sgps começar a "dar sinais" ?!?
Abraço.


Apesar de eu não ter competências para explicar as ineficiências aparentes do mercado em geral, e da SON em particular, tenho hoje a possibilidade de olhar para um gráfico que me mostra que há 5 anos a Son cotava a 0,36 depois de ter estado a valer 3 euros 3 anos antes. Nós portugueses sabemos que a SON é um dos maiores e mais bem geridos grupos genuinamente nacionais, e sabemos que valer 3 euros em 2000 e valer cerca de 10% disso 3 anos depois é perfeitamente inacreditável. Durante este periodo a SON cresceu, cresceu, comprou concorrentes e até esteve quase a comprar a PT, deu lucros consistentemente e expandiu-se internacionalmente. Mas os mercados e o valor das cotações é uma medida de interesse, e resulta do equilibrio entre a oferta e a procura.
Abraço
Anexos
Figura1.jpg
Figura1.jpg (69.57 KiB) Visualizado 7606 vezes
 
Mensagens: 177
Registado: 30/3/2008 16:57

por Crómio » 4/6/2008 9:32

Virgilio67 Escreveu:No dia 10 de Janeiro a cotação fechou a 1.35 € e a Deco considerou a acção correcta e portanto era de manter. Nesta última análise, com a cotação a 1.03 €, menos cerca de 24% em relação ao primeiro valor, a Deco continua a achar que a acção está correcta e o conselho é o mesmo. Desculpem a minha ignorância, mas como é que isto pode ser justificado?


Olá Virgilio,

É um bitaite da Deco.
No Ganhar na Bolsa do Braga de Matos um dos piores exemplos de targets foi dado pela Deco.

Um bitaite é um bitaite e vale o que vale...

Em jeito de desabafo, acho quase incompreensível que tantos investidores façam negócios baseados no que um ou outro disseram, seja uma sugestão da corretora, seja da Deco, seja de quem for...

Um Abraço
Editado pela última vez por Crómio em 4/6/2008 12:40, num total de 1 vez.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

Saldos para todos os gostos e feitios...

por PT_StockMarket » 4/6/2008 9:18

Enfim, não se pode com tanta especulação...
Temos "bruxos" que mandam para o ar "price target" sem fundamentar, ou melhor,com pouca consistência. De seguida temos os pequenos accionistas que correm atrás sem olhar em frente...Investidores, acordem, acordem, olhem à vossa volta e vejam quem está a facturar...enfim é o que temos..Vamos aos saldos correndo o risco de as lojas poderem vir a fechar...bons negócios...

PS. "Vamos encher o bucho", como cita James Wheat...
 
Mensagens: 130
Registado: 12/2/2008 12:44

por artista_ » 4/6/2008 0:48

Virgilio67 Escreveu:No dia 10 de Janeiro a cotação fechou a 1.35 € e a Deco considerou a acção correcta e portanto era de manter. Nesta última análise, com a cotação a 1.03 €, menos cerca de 24% em relação ao primeiro valor, a Deco continua a achar que a acção está correcta e o conselho é o mesmo. Desculpem a minha ignorância, mas como é que isto pode ser justificado?


Essa revista é um perigo e de certa forma um engano porque quem a utiliza normalmente não percebe muito de bolsa... enfim a culpa até nem me parece que seja deles, talvez da falta de cultura de mercados dos portugueses?! olha não sei, sei que, na prática, induz muita gente em erro, embora me pareça que a informação é justificada e correcta!

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por James Wheat » 3/6/2008 23:04

Virgilio67 Escreveu:No dia 10 de Janeiro a cotação fechou a 1.35 € e a Deco considerou a acção correcta e portanto era de manter. Nesta última análise, com a cotação a 1.03 €, menos cerca de 24% em relação ao primeiro valor, a Deco continua a achar que a acção está correcta e o conselho é o mesmo. Desculpem a minha ignorância, mas como é que isto pode ser justificado?


Virgilio,
Isso pode perfeitamente acontecer, porque em 5 meses os mercados mudaram muito - ex: olhe o preço do petróleo... e de várias commodities... e outras coisas de que tanto por aí se fala, como baixa dos pibs em toda a Europa ! - e as expectativas de desenvolvimento dos negócios da Cia podem - friso bem, podem (hipótese) - ter sido alterados.
Posto isto, eu acho que os resultados vão (continuar a) superar as expectativas e afirmo-o com base nos planos e previsões da empresa, a que claramente a Deco - num critério perfeitamente legítimo ! - não se reporta.

A Sonae Sgps 'perdeu a face' neste 1º semestre e vai ter que trabalhar muito para 'dar a volta ao texto'. Por isso uns aguardam de fora por melhores dias, ao passo que outros - como eu - avançam calmamente e acumulam. Para mim a próxima paragem 'para meter para o bucho' é €1,00. Se lá fôr catita, se não fôr... igual, dado que já tenho uma posição feita. Nenhuma das situações me tira o sono.

PS: estou longo e bem longo em Sonae Sgps a €1,11 de preço médio.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Virgilio67 » 3/6/2008 21:28

No dia 10 de Janeiro a cotação fechou a 1.35 € e a Deco considerou a acção correcta e portanto era de manter. Nesta última análise, com a cotação a 1.03 €, menos cerca de 24% em relação ao primeiro valor, a Deco continua a achar que a acção está correcta e o conselho é o mesmo. Desculpem a minha ignorância, mas como é que isto pode ser justificado?
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 157
Registado: 1/5/2008 21:26
Localização: CM

por Virgilio67 » 3/6/2008 21:19

Análise retirada do site da Deco referente à acção:
Lucros trimestrais crescem 12,3%

Os resultados não registaram surpresas de maior naquele que tradicionalmente é o trimestre mais fraco do ano. A acção está correcta.
Manter

Os lucros da Sonae no primeiro trimestre avançaram 12,3% em termos comparáveis para os 0,01 euros por acção, com o volume de negócios a crescer 25,9% e o EBITDA 8,5%.
· O retalho cresceu 27,8%, com as vendas no ramo alimentar a subirem 23,1%, graças à integração das lojas compradas ao Carrefour e a um calendário mais favorável este ano (Fevereiro com mais um dia e Páscoa em Março). Todavia, a margem operacional recuou e os custos financeiros subiram, pelo que os lucros caírem 37%.
· Nos centros comerciais, a rentabilidade aumentou e os lucros subiram 33,6%, com a empresa a reforçar o número de activos sob gestão e de projectos em desenvolvimento. Realce também para o lançamento do fundo imobiliário Sierra Portugal, que detém oito centros comerciais.
· Nas telecomunicações, o grupo continuou a crescer no negócio fixo e móvel, mas a rentabilidade foi afectada pela forte concorrência, pela subida dos custos de marketing e de integração das aquisições.
De resto, os resultados financeiros negativos agravaram-se 57% reflectindo o aumento da dívida e do seu custo médio. Ajustamos em baixa as estimativas de lucros por acção para 2008 e 2009 de 0,12 para 0,11 euros e de 0,13 para 0,12 euros, respectivamente.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 157
Registado: 1/5/2008 21:26
Localização: CM

por Metralha626 » 2/6/2008 17:33

O meu raciocínio apenas quer dizer que o valor da Capital calculado para a cisão, conforme escreveu à minutos:
"descontando hoje a Sonae Capital (€1,50/8=€0,1875, logo Sonae Sgps €1,9625" pode ou não estar correcto.

Que são empresas autónomas também eu sei, claro, tal como a Zon/PT (em condições distintas)

Obrigado na mesma, eu tb reforçaria SonaeSGPS se tivesse liquidez...

cumps
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 29/12/2007 0:10
Localização: LX

por James Wheat » 2/6/2008 17:17

Metralha626 Escreveu:Mr James:
A Capital Não tem de apresentar resultados, o que quis dizer, foi que, eventualmente, o mercado está a usar capital noutro papel/produto e não neste pelo facto de aguardar resultados e com isso poder avaliar correctamente o impacto na SGPS Mãe.
Nota: sou leigo no que respeita a negócios em Bolsa embora tenha uma pequena carteira onde se inclui Sonae SGPS


Colega, agora já o entendi.
Para seu esclarecimento, NESTE MOMENTO a Sonae Sgps e a Sonae Capital são empresas totalmente autónomas, pelo que os resultados de uma EM NADA afectam o desempenho da outra.
Depois do spin-off a única coisa que pode haver em comum entre ambas são accionistas - desde logo a Engº Belmiro controla as duas, é maioritário.
Agora os resultados de cada uma EM NADA se repercutem sobre o bottom-line da outra, ou seja, para o melhor e para o pior correm em pistas totalmente separadas.

Eu tenho Sgps - muito; e vou reforçar ! - e não tenho Capital - nem vou ter.
O imobiliário é uma área em que não me interessa investir e a Son Capital vive(rá) essencialmente disso.
Abraço.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Metralha626 » 2/6/2008 17:06

Mr James:

A Capital Não tem de apresentar resultados, o que quis dizer, foi que, eventualmente, o mercado está a usar capital noutro papel/produto e não neste pelo facto de aguardar resultados e com isso poder avaliar correctamente o impacto na SGPS Mãe.

Nota: sou leigo no que respeita a negócios em Bolsa embora tenha uma pequena carteira onde se inclui Sonae SGPS
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 29/12/2007 0:10
Localização: LX

por James Wheat » 2/6/2008 15:57

Metralha626 Escreveu:Mr. James:
Antes da frase "o povo é sereno", deveria ter dito "é só fumaça" :mrgreen: :mrgreen:
Penso que a SONAE SGPS dará sinais, apenas, após os resultados de um ano da Sonae Capital.


Bem, eu não sei porque desce a Sonae Sgps, logo...

Se há exactamente há 1 ano atrás cotava nos €2.15, com o actual crescimento dos resultados (1Q2008 e previsões reiteradas para o ano), mesmo descontando hoje a Sonae Capital (€1,50/8=€0,1875, logo Sonae Sgps €1,9625), porque razão está hoje a €1,02 - quase 50% abaixo :wall: ?!?
Se a empresa é hoje mais rentável do que era há 1 ano atrás, porque razão caiu a cotação quase para metade - ou seja, tem que subir quase 100% para voltar ao mesmo nível ?!?
Todos sabemos que há crise no mercado de capitais em geral, mas... porque razão tem sido esta a mais afectada, se até se apresenta como 'à prova de recessão' pelo crescimento dos lucros - ao contrário de quase todas as outras ?!?

Eu vejo esse desfasamento como um 'desvio' do mercado de capitais, decorrendo do facto deste não ser perfeito, pelo que tende a por vezes passar por períodos de ineficiência - logo resolvidos no médio-longo prazo, sobretudo em empresas charneira ou desta dimensão.

Dito isto, 'que las hay, las hay' e a cotação caiu mais de 50% - e não há volta a dar-lhe.
Ora se o colega consegue ter uma explicação racional para o sucedido (algo que eu não tenho e que ainda ninguém aqui conseguiu apresentar) e sobretudo fazer uma tal associação, estando eu sempre pronto a aprender :wink: , pedir-lhe-ia que a explicasse melhor:
Porque é que a Son capital tem que cumprir 1 ano em bolsa para a Sonae Sgps começar a "dar sinais" ?!?
Abraço.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Metralha626 » 2/6/2008 15:25

Mr. James:

Antes da frase "o povo é sereno", deveria ter dito "é só fumaça" :mrgreen: :mrgreen:

Penso que a SONAE SGPS dará sinais, apenas, após os resultados de um ano da Sonae Capital.
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 29/12/2007 0:10
Localização: LX

por James Wheat » 2/6/2008 15:01

Puxa tópico... Está um belo dia lá fora :wink: !

Falta 1 mês para fecho do trimestre. A cotação a 31 Março 2007 era de €1,165 (com a Son cap a €1,38 ou €0,1725 por direito). É relevante ver os fechos a 30 Junho, para ver o custo do negócio Cash Equity Swap e o impacto na dívida da holding a divulgar nas contas do 2Q2008.
A 31 Março os €1,165 Son+€0,1725 dir=€1,3375 comparavam com €1,98 Son a 31 Dezembro 2007. Resultado: deu um custo para a holding de €85 milhões ((€1,98-€1,3375)x132,8 milhões de acções)... A pressão aumenta sobre a Cia.

Aparte a engª financeira, os resultados operacionais seguem positivos e sobretudo crescentes para as principais empresas do Universo (Son Dis e Son Sierra). E a Sonaecom segue a preços 'de saldo', ao mesmo tempo que a Zon afunda - os tais 'marmelos' que por enquanto não querem ouvir falar da fusão. Ainda bem: quanto mais perderem em bolsa melhor, menos valor futuro poderão reclamar quando se sentarem a negociar !

O que vejo de inquestionável: a subida no valor fundamental da Sonae Sgps. E quanto ao futuro dificilmente os resultados serão piores do que em igual período no ano passado. Contudo a acção desce, pressionada pelo panorama técnico e por acção de... who knows ?!?
A Sonae desce hoje 3% e a JMartins sobe 5%. Os Per nunca foram iguais, mas estão a níveis históricos máximos de diferença. Porquê ? Who knows ?!?
O outro lado (perverso) da realidade é espelhado pela queda constante e sem pausa. Vê-se que continua ali bastante vendedor, à espera para largar papel. De facto parece que não tem fim e cada vez mais gente foge deste barco.

A corrida é longa e o ano ainda só vai a meio. As contas deste rosário estão muito longe de estar feitas. Por enquanto é só desgraça. Chegará o tempo da desforra. Big time. O povo é sereno.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por lcaldei1 » 30/5/2008 21:31

:lol: por acaso estou um pouco condicionado nas Sonae, em todas elas, COM;industrial e SGPS não estou muito focado nas quedas mas no potencial de valorização que estas cotadas parecem ter especialmente porque foram bastante descontadas sem qualquer recuperação desde o início do ano.

Vamos ver se desvio um pouco a atenção delas, mas dos minimos de Março, muitas acções recuperaram um pouco, estas ficaram a "marinar" em águas baixas parecendo-me que tem potêncial para corrigirem em breve.

Mas vou ficar a aguardar esses sinais.

Desbloquear-me das figuras actuais e aguardar a formação de novas figuras também me parece um bom conselho, por vezes parece que me fixo para uma determinada figura como se não pudesse rápidamente formar uma outra com análises totalmente diferentes.

Obrigado Marco
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por MarcoAntonio » 30/5/2008 21:18

Pelo gráfico eu não estava agora a olhar para a Sonae à procura de uma oportunidade para entrar. Penso que é isso que nos separa e por essa razão as minhas respostas não vão exactamente de encontro ao que o lcaldei1 espera delas.

A Sonae não está a fazer aquilo que normalmente se denomina de "setup". Quer dizer, não está tecnicamente a construir nenhum cenário interessante do ponto de vista técnico (poderá vir a fazê-lo mas para já o que se vê é uma tendência de baixa).

Enfim, poderá vir a desenvolver um duplo-fundo, o triangulo, um rectangulo, qualquer tipo de consolidação, um fundo arredondado, etc.

Faço-me entender?

Há outros títulos por aí, não é preciso ficar a olhar para a Sonae à procura de oportunidades de compra.


Para lhe dar a resposta que julgo que pretende: se quebrar a LT descendente e se quebrar a zona dos 1.3 euros, seríam sinais técnicos bullish, seriam sinais de inversão.

Mas especialmente o da quebra da LT não acho sequer que neste cenário fosse um bom sinal, que seja um bom setup.


E depois, da forma como vejo o mercado, há outros factores a considerar para lá da acção individual, como o estado do mercado, que devem condicionar as decisões.

Tudo somado e como já disse por várias vezes, por enquanto a Sonae é título para deixar estar na prateleira. "É deixá-los pousar"...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por lcaldei1 » 30/5/2008 21:05

Pelo gráfico percebo o que quer dizer, também não vejo iminência de posicionamento, mas por curiosidade e no intuíto de perceber como exercem os vossos trades, gostaria de saber que evolução poderia tomar a acção que levásse o Marco a comprar acções da mesma.

É mero intuíto de discussão.

Obrigado.
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por MarcoAntonio » 30/5/2008 20:56

Quanto a isso, agora pode acontecer muita coisa. Não creio que valha a pena estar a elaborar muito sobre isso...

Vamos lá ver se eu me faço entender: tu tens ali uma LT descendente, tens uma referência horizontal, etc. Mas isso é agora, neste momento. O título pode continuar a descer por exemplo por mais um mês (ou um ano) e portanto o sinal de inversão não vai estar o tempo todo no mesmo sítio (aliás ele é em si algo discutível e subjectivo). Claro está que podemos opinar sobre ele e sobre esses cenários...

Mas como me parece que não estejamos na iminência de um sinal. Por exemplo, a Sonae Industria hoje fechou em mínimos, portanto acho que não faz sentido nenhum. Na Sonae SGPS poderá fazer mais um bocadinho porque ela "acabou de ressaltar". Mas também esse ressalto se calhar já acabou.

Como disse atrás, não me parece que esteja na iminência de dar um sinal de inversão e portanto acho prematuro estar a falar disso.

Daí que eu ache que é de estar quietinho. Observar e não tocar!
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por lcaldei1 » 30/5/2008 20:51

Marco,

Não é essa a minha questão ( o que fazer face ao gráfico actual ).

Num campo hipotético, que evolução teria de tomar o gráfico da SON para estarem criados sinais para posicionamento?

Que andamento, resistencias a quebrar etc...que técnicamente seriam um sinal claro de posicionamento no titulo?

( sem sabermos se essa evolução gráfica vai acontecer ou não)
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], iniciado1, PacoNasssa, sempreamesma, Shimazaki_2 e 408 visitantes