Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha perspectiva...A insustentavel leveza do ser!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Muito bom...

por aa » 7/11/2002 9:29

e vai de encontro ao que eu pensava.

Pata: essa tem piada :)


AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por Pata-Hari » 7/11/2002 8:23

Eagle, não aceitamos extensões .doc propositadamente, por causa de virus. Além do mais tu és para já o único a querer juntar .docs. Vá abre lá o ficheiro e cola para aqui tudo.


Obrigado pelo excelente texto. Ontem quando falámos, tinhamos comentado o que o Ulisses tinhad ito acerca do cenário ideial para um short. Veremos se ele não se engana.

Ah, e a graçola do dia... . Um tipo da gooldman sacks vem ontem dizer para o FT (ou era wsj?) que esperava um corte de .75 e que, lol, seria dificil o FED cortar muito depois disso. heheheh. É de facto raro ter-se visto taxas de juro de -1%.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 7/11/2002 1:45

Muito, muito bom.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Impecável Eagle Eye

por Paulo Marques » 7/11/2002 1:43

Boa noite.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 211
Registado: 5/11/2002 0:40

Ooops... falta o anexo....

por Eagle Eye » 7/11/2002 1:40

:mrgreen:
Nao consigo colocar o anexo, coloco sem graficos...
Pq e que nao aceitam extensoes .doc ... schiufff :evil:

LONGO PRAZO
ANALISE FUNDAMENTAL

- PER: O S&P com PER medio na casa dos 18 (4° trimestre) ou 16 (para 2003) pode ainda descer consideravelmente ate atingir valores na ordem dos 10 num hipotetico fundo do bear market, o que implicaria que o S&P atingiria valores da ordem dos 500 com as expectativas de crescimento de lucros actuais. Os PERs das tecnologicas do S&P estao nos 29.
O NDX com PER nos 42... segundo o mesmo raciocinio implica um target nos 250!
As perspectivas de crescimento dos resultados sao ainda demasiado optimistas dada a conjuntura macroeconomica.
Estes PERs nao tem em conta ainda o efeito das stock options (especialmente importantes nas empresas tecnologicas), nem de outros "pequenos" detalhes como o impacto das quedas dos mercados nos fundos de pensoes da empresas.

- Em termos macroeconomicos a possibilidade de uma double dip recession e cada vez mais concreta. O consumidor americano parece estar finalmente a ceder. A decisao de hoje do FED leva-nos a sentir a presenca do espectro da "liquidity trap" japonesa. Mas, pessoalmente, estou 'ainda' longe de estar convencido de que estamos a caminho de um cenario macroeconomico "doomsday". O Cesar "Dark Side of the Moon I e II" Borja nao estara de acordo comigo.

- Conclusao: estamos num bear, que ainda tem pernas para andar qq que seja o cenario. No longo prazo continuo bear to the bone na analise fundamental!

ANALISE TECNICA

- MM200: descendente em todos os indices

- Tivemos em Agosto higher highs no S&P, Dow e Nasdaq, que foram posteriormente invalidados no DOW e no Nasdaq. Em contrapartida o S&P fez um fundo duplo perfeito! Os analistas que advogavam a lateralizacao do S&P e do Dow ou um rally de medio prazo tiveram uma victoria parcial atraves do S&P. Ninguem acredita no entanto que pelo menos o Nasdaq esteja perto do fundo. O NDX esta neste momento a fazer um higher high, e o COMPX a tocar no topo anterior. O DOW e o S&P ainda nao chegaram la mas estao perto.

- Elliot Waves: os adeptos desta metodologia sao os mais bears dos bears!

- conclusao: No longo prazo continuo bear to the bone na analise tecnica!


MEDIO PRAZO
ANALISE FUNDAMENTAL
- Foi-se o essencial da earnings season, aproveitado ate ao limite pelos bulls. E o problema de base mantem-se, as estimativas para os 2 proximos trimestres nao sao famosas. Especialmente em sectores tecnologicos e industriais muito dependente das despesas de capital. Repito um pequeno excerto dum texto da First Call sobre a earnings seasons:"...What is of more concern, and what looks increasingly likely, is significant further 4Q02 negative pre-announcements and estimate reductions for consumer spending dependent sectors such as consumer cyclicals, materials, transports, and even the consumer staples sectors.


ANALISE TECNICA

- MM50: descendente em todos os indices.

- Fase do ano (Setembro/Maio vs. resto): tradicionalmente positiva para os indices; some-se a isso as estatisticas ultra-bull do ano que se inicia no mid-term election year dos EUA. Mas atencao, isto a realizar-se nao sera duma so golpada (ver grafico), eheheheh…



- Bullish sentiment: mesmo comparando com o bull de medio prazo pos- 11 de Setembro o NDX ja esta praticamente em cima dos maximos atingidos nesse rally; e o DOW o S&P nao estao nada longe…




- Higher highs ou lower lows: ver analise feita no longo prazo!

- VIX/VXN (volatilidade): o Nichols diz que o VIX tem que voltar aos 20, eu diria talvez… o que me parece e que o VIX podera quebrar em alta amanha a linha descendente que e uma das traves mestras da tese de bull de medio prazo do Nichols… … a ver vamos (deveria ter posto isto na minha analise de curto prazo...)

- Put-Call ratio: tem estado a esvaziar o balaozinho de puts que levaram aos minimos recentes.

- Money in/ money out: os fluxos financeiros das obrigacoes para as accoes tem sido muito importantes. Mas irao continuar? Duvido, especialmente depois desta descida inesperada do FED. Claramente nas 4 ultimas semanas o smart money posicionou-se longo em accoes! O descalabro do mercado de obrigacoes foi evidente, embora se assista agora a sua retoma.

- Conclusao: a tendencia e de subida com a ajuda do fundo duplo no S&P, apoiado tb no facto de historicamente ser o inicio de um periodo bastante positivo para as bolsas, e com um fortissimo empurrao dos fluxos financeiros das obrigacoes para as accoes. Mas o bullish sentiment dos diferentes indices comecam a atingir valores muito elevados para um bear market rally. O mercado esta ja a desafiar a gravidade nesta subida. Simplesmente impossivel, ou sera um caso de insustentavel leveza do ser?? Ate ao momento a ausencia de uma correccao e um calcanhar de Aquiles deste rally. Afinal so tivemos direito a uma lateralizacao de 2 semanas no DOW e no S&P, isto porque o NDX nem parou para ganhar folego. Parece-me obvio que quem corre sem respirar, rapidamente se encontra numa situacao muito vulneravel...
Ora, para mim a questao fundamental deste rally e: tivemos uma correcao tecnica da forte subida das obrigacoes ou esta a acabar o bull das obrigacoes? Bom, o que e relevante e que se este fluxo financeiro continua podera por si so justificar um bull de medio prazo, que nos pode levar ate a Primavera. A questao que nos poderemos entao colocar e se faz sentido economico este fluxo ocorrer agora? Eu diria, talvez, de forma muito selectiva se nao houvesse double dip na economia. Se a evidencia de um double dip comecar a acentuar-se (with a little help from the FED...) entao as obrigacoes deverao continuar a subir. E obvio neste momento que este rally esta totalmente dependente deste fluxo financeiro, dado que os fundos de accoes apresentam niveis de liquidez muito baixos, niveis estes que nao permitem sustentar este rally.


CURTO PRAZO
A Deus pertence… nao me sinto capaz de o analisar, tenho estado errado com alguma consistencia. Desde meados de Outubro que prevejo uma correcao. E hoje tb ja e muito tarde para mim…
Mas nao esquecam, buy the rumour, sell the fact!
And… in doubt, stay short! (Vip Money)

Um abraco, Eagle Eye.
Carpe Diem
 
Mensagens: 108
Registado: 5/11/2002 2:31

já escolhi

por didi » 7/11/2002 1:28

1 :?:
 
Mensagens: 224
Registado: 5/11/2002 1:49
Localização: Porto

A minha perspectiva...A insustentavel leveza do ser!

por Eagle Eye » 7/11/2002 1:25

Para hoje teria varios titulos disponiveis:
1.What a mess ou "a insustentavel leveza do ser"!
2. Buy the rumour, sell the fact!
3. Teoria da conspiracao... ou « Manual de instrucoes sobre como tentar salvar os bonus anuais! ... quica mesmo o emprego »
4. Sera que esta encontrado o calcanhar de Aquiles deste rally?

Enfim escolham o vosso preferido... se nao perceberem algum dos possiveis titulos poderei tentar explicar amanha.... ehehehe!

Ver anexo...

Um abraco, Eagle Eye
Carpe Diem
 
Mensagens: 108
Registado: 5/11/2002 2:31


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bar38, Bing [Bot], Crissssx, Google Adsense [Bot], jorgemvm, PAULOJOAO, VALHALLA, vmb1426, Xacal, zulu404 e 83 visitantes