Página 1 de 1

MensagemEnviado: 19/1/2003 22:38
por TimeOut
Trata-se do programa WinWaves 32, o site da softwarehouse é
http://www.internationaltrading.com/
Para melhor ver as potencialidades ver:
http://www.floges.com.cy/public/learnin ... trade.html

im=impulse, as restantes abreviaturas o Fernando do Aido acertou no significado.

Contagem de Elliott

MensagemEnviado: 19/1/2003 16:22
por Fernando dos Aidos
Caro TimeOut,

Gostei dos seus gráficos. Se bem entendi, a diferença principal entre os gráficos (para além do grau das ondas) reside no facto de a primeira onda ainda não ter terminado no primeiro gráfico e já ter terminado no segundo (aliás a hipótese do "ending diagonal" parece-me muito interessante)

Já agora, zz é certamente zig-zag, fl flat e ed ending diagonal. O que é o im? Impulse? Motive?

Presumo que, se se iniciar uma correcção, a probabilidade do primeiro gráfico diminuirá drasticamente não (pode sempre efectuar simulações)?

Já referi anteriormente que o pouco uso que fiz do Advanced Get me deixou céptico quanto às contagens automáticas que ele realiza. O que é que acha deste programa? Poderia deixar-nos uma contagem de longo prazo (por exemplo da descida desde o máximo histórico)?

Um abraço do

Fernando dos Aidos

MensagemEnviado: 19/1/2003 14:06
por Visitante
Viva,

Que programa é esse? Onde podemos também arranjar? :)

Abraços

Re: PTC

MensagemEnviado: 19/1/2003 13:20
por TimeOut
Fernando dos Aidos Escreveu:O problema das ondas de Elliott é que temos frequentemente dois cenários: um prevê a subida e o outro a descida :shock: !


Utilizo, entre outros, um programa que calcula as ondas atribuindo a cada hipótese de contagem uma dada pontuação (que traduz a maior ou menor conformidade a todas as regras). Pontuações acima de 100 são credíveis.
Os gráficos que apresento têm pontuações respectivamente 247 e 228 e cumprem portanto de muito perto todas as regras de contagem.
Cada gráfico tem uma mancha de probabilidade de evolução.

Imagem
Imagem

Gestação e morte de um BEAR (PSI)

MensagemEnviado: 19/1/2003 0:22
por Sol Dado
Para ajudar à reflexão decidi colocar mais esta pintura. Parece que em Portugal o fim do BEAR vai chegar mais cedo! Se a contagem estiver correcta pode situar-se à volta dos 4500±250... correspondendo ao fim da w5 da onda C, a única que parece faltar! Coisa que poderia demorar entre 2 a 4 meses...

Quanto à mensagem anterior (Pt), gostaria de referir que concordo com os comentários e também com as objecções do Fernado dos Aidos. As contradições e dificuldades devem ser estudadas, pois encerram a solução do rande imbróglio que é prever o futuro da PT!!

Por outor lado, se se fizer um estudo com base em médias móveis (5,15,30,50) PTM e PT estão saudavelmente BULL! Na PTM até parece que o "Bull Market" já começou! Não sei se isto é habitual nos fins do Bear Market. Talvez o Capablanca, ou algum dos mais velhos nos possa dizer se é habitual algumas acções arrancarem antes do BULL chegar. E se estes sinais são de fiar... ou não!

Abraço,
Sol Dado

MensagemEnviado: 18/1/2003 18:18
por Fernando dos Aidos
Caro Sol Dado,

Na sua contagem a amarelo, a W5 acaba no dia 1/10/2002. Sendo uma descida em 5 ondas, não pode ser a correcção toda. A verificar-se essa contagem, então essas 5 ondas deveriam constituir uma onda A que terminou a 1/10/2002. Agora deveríamos estar numa onda B ascendente que deverá durar ainda bastante tempo (afinal a onda A durou cerca de 2 anos e meio!) a que se seguiria uma onda C descendente que deveria terminar bem abaixo do mínimo de Outubro último :shock: .

Penso que o Cem tem uma contagem com pontos comuns a esta para o Psi20.

Quanto à contagem a branco, esquecendo a sobreposição das ondas 1 e 4, prevê uma queda bem forte a curto prazo (a onda 3 da C).

Teremos que aguardar e ver.

Um abraço do

Fernando dos Aidos

Todas em 1!

MensagemEnviado: 18/1/2003 14:32
por Sol Dado
Aqui deixo o gráfico deste "Bear market" da PT (vamos lá a ver se não excede o espaço de memória permitido pelo Caldeirão)... Tento marcar várias hipóteses de designação e contagem das Elliott waves. O Gráfico contém a minha própria dedução do que irá acontecer... que poderá não acontecer (no todo ou em parte)!

PTC

MensagemEnviado: 18/1/2003 13:06
por Fernando dos Aidos
A PT encontra-se, em minha opinião, num ponto crítico. Atravessou a LTD na escala linear com convicção, como mostra claramente o gráfico do Ulisses, mas está agora a "marinar" junto da LTD na escala logarítmica.

Pelo menos eu não vejo uma ruptura clara desta LTD. Para mim, este é um teste importante. Se quebrar esta LTD, eu ponho em causa o "bear market" da PT (tanto quanto me recordo, o Marco António ainda quer ver quebradas resistências horizontais nos 7.28 e 7.50... mas isso deverá ser uma condição para se poder considerar que quebrou a LTD com convicção).

Olhando para o OBV, não me parece que tenha havido distribuição, embora o volume de 6a. feira tenha sido elevado em queda. Como já apontei antes, isso não quer dizer que se tenha que subir, pois a distribuição é efectuada, tanto quanto eu sei, durante queda.

Em termos de ondas de Elliott (embora, teoricamente não se devam aplicar aos gráficos de acções, a PT segue de perto o índice, de modo que deve exibir características idênticas), penso que temos 2 hipóteses:

ou o dia 1/10/2002 marcou um fundo de longo prazo (como opinou o Touro num post recente) e agora temos o início de um ciclo de 5 ondas ascendentes, estando a primeira quase a terminar (e a decomposição desta primeira seria feita como indica o Sol Dado no seu gráfico mais acima, excepto que eu chamo (1) à onda que ele classifica de (2)),

ou então estamos num poderoso "bear market rally" que deverá ser efectuado em ABC. O A seria constituido pelas ondas 1,2 e 3 do gráfico do Sol Dado, e B seria a 4 e a C a 5. Não me agrada, nesta contagem, o facto de ter uma onda A mais longa do que a C mas... é possível.

O problema das ondas de Elliott é que temos frequentemente dois cenários: um prevê a subida e o outro a descida :shock: !

Finalmente, queria deixar aqui uma palavra para o fig. Tenho lido alguns dos seus posts e tenho reparado que acerta muitas vezes nos seus vaticínios. No entanto, nem sempre apresenta argumentos. Neste caso, por exemplo, vejo que acha que a PT irá aos 8 euros, mas que dentro de cerca de 1 ano estará nos 3.70 :shock: . Este é um cenário que me surpreende, pelo que gostaria que explanasse os motivos que o levam a admitir tal cenário como provável.

Um abraço a todos do

Fernando dos Aidos

Cuidado aos curtos....

MensagemEnviado: 17/1/2003 14:11
por fig
PT preparadíssima para atacar os 8 euros, quem vos avisa vosso amigo é....

fig

MensagemEnviado: 17/1/2003 13:40
por Ulisses Pereira
É sempre bonito quando uma acção quebra uma linha de tendência e volta a testá-la antes de retomar a direcção da ruptura. Contudo, nem sempre esse retestes acontece.

Tal como aqui escrevi ontem numa resposta ao Fernando dos Aidos, sempre que fico à espera da perfeição na análise técnica, acabo por fazer maus negócios. A perfeição existe sempre nos livros e, ocasionalmente na vida real... ;)

Em suma, é possível um reteste a essa linha quebrada, mas tal não é obrigatório para confirmar a ruptura.

Um abraço,
Ulisses

Reteste

MensagemEnviado: 17/1/2003 13:34
por Técnico
será que pode(ou deve )fazer o reteste (que nunca fez)a essa linha de tendência descendente quebrada?estará ente os 6.40 e 6.60,(não se sabe ao certo ,depende de quando visto a linha descer todos os dias).de qualquer modo a ser feito não deve~rá demorar muito sob pena de já não ter efeito do ponto de vista técnico ou estarei enganado?é que me parece ser o ponto mais fiável de retracção devido à dificuldade que teve em quebrá-la.agradeço qualquer comentário.

MensagemEnviado: 17/1/2003 13:25
por Ulisses Pereira
A minha visão da PT é diferente da vossa, pelo facto de eu utilizar a escala linear na minha análise.

Depois da ruptura da LT descendente de longo prazo, a PT caminho com firmeza até aos 7,26 euros, local onde iniciou parou e iniciou uma tímida retracção. Na minha opinião, a situação técnica da PT é excelente em termos de médio/longo prazo e retracções que venham a acontecer serão bons pontos de entrada.

Um abraço,
Ulisses

Pt (será de descartar esta hipótese?)

MensagemEnviado: 17/1/2003 13:02
por Sol Dado
Sem palavras...

MensagemEnviado: 17/1/2003 12:34
por Flying Turtle
O MarcoAntonio tem falado muito pouco na PT ultimamente, com muita pena minha... :cry:

É curioso esse inside, porquanto a PT ultrapassou claramente, e com alguma força, a LTD por ele traçada (embora a traçada por outros permaneça apenas tocada), pelo que uma retracção, perfeitamente natural, nunca significaria uma inversãod e tendência e teria uma amplitude relativamente baixa.

MarcoAntonio, não queres deixar-nos a tua análise (obviamente não o teu feeling, claro, nem a tua estratégia enquanto investidor) actualizada à PT? :wink:

Um abraço
FT

MensagemEnviado: 17/1/2003 12:13
por Pata-Hari
Aqui fica serenus. Acho que finalmente está a fazer a correcção que se esperava.

Entretanto tive um inside, lol. O Marco António reduziu muito a sua posição de ptc. Acredita que a ptc está num ponto em que ameaça inverter a tendência. Fechará totalmente a posição se a ptc for aos 7. Não entrará curto porque acha que a tendência da ptc tem sido ascendente e não quer portanto correr riscos de entrar counter-trend.

Pt

MensagemEnviado: 17/1/2003 11:53
por serenus
Bom dia para todos.
Será que alguém poderia pôr um gráfico actualizado da Pt com um pequeno comentário. Ela está a cair com um volume bastante grande para esta hora, penso eu. Que acham?
Muito obrigado pela atenção,
Serenus