Já chega!
Já há tanto tempo que não escrevo neste fórum, que provavelmente não tenho grande legitimidade para chegar e, em vez de colocar alguma coisa de utilidade tendo em conta a natureza do mesmo, coloco apenas um quasi-off-topic. No entanto, e atendendo ao que se passa ultimamente (e este ultimamente já vem desde há alguns anos), espero que a administração não se importe.
Todos os dias este fórum, outros fóruns, blogs, noticiários de televisão, jornais, etc são inundados de notícias, desabafos, reclamações e frustrações. Os temas são sempre os mesmos: o país está uma m****, os políticos são uma ainda maior, os pobres e a classe média é que pagam, os ricos são cada vez mais ricos, etc e tal...
É triste (e depressivo) estar sempre a ler a mesma cantiga, cantada por diferentes artistas!
Sinceramente eu nos últimos meses disciplinei-me ao ponto de evitar completamente de ver noticiários. A única coisa que faço é entrar num site noticioso, espreitar os títulos e se for interessante dou uma olhadela mais pormenorizada ao conteúdo da notícia, senão o for, nem abro. Com isto reparei que continuo a par de tudo o que se passa, sem contudo assimilar o negativismo subjacente à escrita de quase todos. Experimentem por uma semana, e verão que se sentirão melhor: menos negativos, mais energéticos.
Colocando isto no plano futebolístico, tão amado pela maioria dos Portugueses, todos sabemos que uma equipa tem sempre favoritismo em jogar em casa. No entanto, se analisarmos as razões lógicas para esse favoritismo, só encontraremos uma... A bola é a mesma, o campo tem as mesmas medidadas, os jogadores são os mesmos, o treinador também. A única diferença é o público e o seu apoio! Por isso qualquer treinador sabe que para se vencer tem que se ter o apoio dos adeptos e que nenhuma equipa vai longe quando estes estão de costas voltadas para ela. Ora neste momento é precisamente isso que se passa com Portugal: a equipa técnica (governo) que tem por único objectivo vencer e tornar o país (clube) melhor, não tem o apoio do público (vulgo zé povinho) e a equipa (funcionalismo público) anda tão desmoralizada que não consegue também fazer nada de jeito e quando chega de manhã a única coisa em que pensa é quando é que pode ir para casa.
Os nossos políticos são o reflexo da nossa sociedade, por muito que isto custe a aceitar é simplesmente a mais pura das verdades. Para os mudar, temos que primeiro mudar a sociedade, mas como isso é difícil e leva tempo, começemos por nos mudar a nós próprios. Quanto a essa mudança, deixo uma pequena sugestão: sempre que se deparem com algo de negativo que lhes apeteça "desabafar", resistam a partilhá-lo e guardem-no para apenas vocês. Sempre que encontrem algo positivo, por favor partilhem que tenho a certeza que ninguém se importa.
A depressão é uma condição clínica que além de grave, se aprofunda e alimenta quando constantemente se pensa nos motivos da mesma. No caso de Portugal, cada notícia negativa que assimilamos é um jarro de gasolina em cima deste fogo que é a depressão colectiva. Se o queremos extinguir temos que deixar de lhe jorrar combustível.
A prosperidade colectiva é um somatório das prosperidades individuais. Se acham que o país deveria ser mais próspero (eu também o acho) comecem por tratar da vossa prosperidade, que o resto de certeza que virá!
Vamos fazer de Portugal um país que nos mereça ter como cidadãos, mas antes vamos fazer por merecê-lo nós próprios...
Bem, isto já vai longo demais para o objectivo. Acho que entendem o que quis dizer...
Felicidades e Prosperidade para todos,
Paulo
PS: Se alguém com responsabilidade política por acaso ler este humilde post

, tenho uma pequena sugestão: peguem em meia dúzia de milhões e invistam numa campanha publicitária que tenha por objectivo moralizar os adeptos do clube de Portugal. Se for preciso contratem um desses success-coaches à Americana, que eles sabem o que fazer.
Assim amanhã quando se levantar cheio de energia, cada Português vai pensar: "Ora bem, sinto-me um Deus, ninguém me pára, o que é que vou fazer hoje para tornar este país melhor?!...".