Assunto: toto1 e a mística de Gann
Cem
2000/08/11 20:49
Caro toto1:
O debate está aberto e começa a ficar interessante!
Pena é que vá de férias e não me possa responder a este post, pode ser que talvez o leia quando chegar e tiver pachorra para me aturar. Por acaso também irei de férias para a semana.
Primeiro ponto que lhe queria endereçar: você já reparou que trata toda a gente como se fossem uns ignorantes? Deixe de denegrir os outros participantes deste forum e respeite as ideias de todos, um pouco de humildade nunca fez mal a ninguém. Se tiver dessa forma um espírito aberto, ser receptivo às críticas construtivas do exterior e expôr as bases das leis naturais a que na sua óptica o mercado é conduzido, sou da opinião que as teorias que defende poderiam ter outro acolhimento que de forma manifesta este forum rejeita maioritariamente, pelas reacções expressas.
Porque razão, à semelhança de tantos de nós, não deixa ficar a sua opinião sobre o mercado? Quer guardar para si os 200% ao ano? Parabéns pela excelente rentabilidade, somos de facto uns ignorantes ao ficar a milhas de tal sonho! Se assim continua, de forma sistemática, já reparou que triplica os seus capitais próprios cada ano que passa? Que se começar com 1.000 contos no presente possui cerca de 3.486.784.401.000 contos dentro de 20 anos? Valerá cerca de 1000 Bill Gates(!) nessa altura, é obra, arranje-me lá um empregozito como astrólogo da corte!
A propósito, sabia que a grande fonte de receitas de Gann eram os cursos e seminários que publicitava? Se podia ganhar tanto dinheiro porque razão divulgava ele os seus segredos e não se tornava mais um milionário a actuar no mercado real?
Cem
2000/08/11 20:49
Segundo ponto: o que este forum tem de espectacular é a troca de pontos de vista por vezes desencontrados que enriquecem novos temas e o facto de se poderem trocar ideias, conceitos e de cada um poder falar sobre o que lhe apetecer em termos de comportamento dos mercados. Essa é a parte positiva das suas intervenções, lançou para o forum novas ideias, óptimo!
Contrariamente ao que possa pensar pelo que ficou escrito, também eu sou um adepto ou um admirador das teses de Gann, mas apenas na área da investigação comportamental de relações técnicas e geométricas e nas relações numerológicas aplicadas aos gráficos de barras.
Mas não sou fanático nem “iluminado”!
Para quem anda há vários anos a estudar os mercados, Gann é uma referência incontornável a que nenhum trader sério pode deixar de prestar atenção.
A parte indubitavelmente positiva na relação com os mercados desse grande personagem, homem misterioso e investigador, foi a sua enorme contribuição na definição de conceitos claros que ainda hoje perduram em inúmeras aplicações da Análise Técnica, nomeadamente as que respeitam às definições de tendência, regras claras para as mudanças de swing e ainda às teses sobre canais, níveis de suporte e resistência. São igualmente curiosas e objecto de reflexão comportamental, sob o ponto de vista matemático, algumas coincidências de associação sobre os pontos de viragem do mercado se registarem com bastante frequência em zonas de cruzamento das linhas dos ângulos quadráticos de Gann traçadas em gráficos de escala quadrada bi-dimensional com preços e tempo. As analogias com os ricochetes ou “retracements” de Elliott são estranhamente coincidentes, nem que seja pelo simples facto de ambos utilizarem conceitos numerológicos baseados nos números de Fibonacci!
Pessoalmente devo até acrescentar, por mera curiosidade, que uso um método baseado em Gann, nas acções com número de sessões diminutas que inviabilizam o uso de indicadores baseados em escalas de tempo longínquas. Tratam-se de regras baseadas nos gráficos de Kagi, uma particularidade derivada por um estudo proposto por W. D. Gann num seu artigo publicado em 18 de Abril de 1955, denominado “Mechanical Method and Trend Indicator for Trading Grains”, recentemente reeditado nos USA em Fevereiro de 1998 por Robert Krausz e Thom Hartle através da “Geometric Traders Institute, Inc.”, disponível ao público em geral e não exclusivamente aos “iluminados” por altos QI.
Cem
2000/08/11 20:50
Terceira questão: desmistificando, afinal quem foi William D. Gann, para além de estudioso de relações que antigamente nem sequer poderiam ser testadas friamente quando ainda nem existiam computadores?
Foi um dos pesquisadores de mercados que mais marcou a sua época, presente no período que se pode definir desde o início do século XX até à segunda metade dos anos 50 do passado século. Profundo estudioso dos padrões de barras de preços e relações oscilatórias em escalas de tempo múltiplas, Gann cedo foi considerado um “guru” visionário que acertava, mas também errava previsões. Foi dos primeiros seres humanos a aperceber-se das vantagens do conceito de marketing, fazendo publicitar nos “media” as suas previsões certas, que faziam furor junto do público consumidor.
Até aqui tudo bem, tudo aceitável.
Cem
2000/08/11 20:51
Quarta questão: onde temos o caldo entornado é na outra faceta de Gann, os seguidores, os iniciados, a seita!
A parte obscura dos trabalhos de Gann, invariavelmemte votada ao ostracismo pela maioria dos estudiosos da sua obra, é afinal aquilo que os seus fanáticos “iluminados” acham que é o âmago da verdadeira lei das relações geométricas universais que rege os mercados.
Estudos astronómicos e astrologia ocidental e hindu, o que tem isso de sério a ver com os mercados? Francamente!
Quando Gann passa a associar certos acontecimentos naturais a pontos críticos de viragem do mercado, muitos dos seus seguidores iniciais abandonaram-no. Tenho dúvidas que o próprio Gann, um pouco cego com a fama acumulada, acreditasse seriamente nessas profecias. Não deixa de ser curioso que ele próprio, nas suas últimas publicações de cursos sobre mercados, tenha remetido as questões polémicas “esotéricas” para segundo plano ou um patamar de quase esquecimento!
Cem
2000/08/11 21:00
Conclusão: sejamos francos, não há sistemas ou métodos de previsão infalíveis. Há, isso sim, metodologias que probabilisticamente, se usadas frequentemente de forma disciplinada e sistemática, mantêm claros ascendentes de eficiência sobre outros, mas a regra geral é que não existe nenhum método que não falhe de forma mais ou menos contínua em determinadas fases temporais.
Claro que quando se acerta os fanáticos atribuem o facto às virtudes do seu método, quando erram ou não querem ver ou fazem-se esquecidos, assobiando para o lado, ou atribuindo os falhanços a factores externos imprevistos ou à deficiente interpretação dos verdadeiros sinais profundos do sistema!
Caro toto1, não tenha receio, todos erramos, faça as suas previsões. Ao menos o seu “Mestre”, William D. Gann não tinha receio em expôr-se à chuva!
Não me posso esquecer de algo que o K. num dos seus posts muito bem comentava, e que eu subscrevo na totalidade: é que jogar com um baralho de cartas viciado ou sabendo de antemão a resposta, assim obrigado! Se os ensinamentos do “Mestre” são a publicitação de previsões acertadas, é fácil; vão-se lançando uns avisos mais ou menos discretos, quando há um que bate certo, publicita-se fortemente nos meios de divulgação que cheguem ao grande público, que grande método!
Tennis
2000/08/11 21:12
Caro Cem,
Mais uma vez parabéns sinceros pela sua intervenção.
Só fico preocupado com uma coisa.
Além dos parcos conhecimentos que sabia ter do mercado de capitais, fiquei agora ainda mais consciente da minha relativa/enorme ignorância.
Bem, terei muito estudo pela minha frente...
Cumprimentos
toto1
2000/08/11 22:29
Ok 100, a ver se eu consigo responder-te as questoes que levantas rapidamente (mais detalhe para o principio de Setembro).
O metodo que utilizo foi-me ensinado. Consiste em tracar barras high e low exactamente iguais as que Gann tracava. Eu faco em papel milimetrico ele fazia em 8 squares to the inch. Vai dar ao mesmo.
O exercicio consiste em medir o tempo e notar quando o tempo se encontra com o preco, isto e, quando termina o tempo, porque afinal de contas a unica coisa variavel aqui e preco. "In the end we are all dead". A geometria necessaria para fazer isto vem dos Egipcios foi transmitida a era moderna pelos Gregos. Apareceu na Europa por mao dos arquitectos Goticos. Desde entao o "status quo" lutou contra e o saber que era exoterico tornou-se esoterico pela simples razao de que as pessoas eram perseguidas - Refomra, Contra-Reforma, Inquisicao, etc. Um dos grandes mestres foi Galileo. O saber permanece esoterico ate hoje e por mim eu prometi nao o desvendar mas nada me impede de dizer que existe e de indicar o caminho. Ja o fiz, agora o trabalho e de quem quiser e e exactamente como eu o disse (literalmente). O saber chega ate ao secl XX por mao de duas sociedades secretas sob forma de duas lojas - uma e maconica (Escocesa) e a outra e Rosacruciana (Inglesa). Nehnhuma destas lojas tem NADA que ver com o resto da maconaria. Sao duas lojas cientificas. A segunda grande guerra matou grandes expoentes do saber ja que muitos eram judeus. Mas assim mesmo o saber universal sobre as causas e os efeitos sobreviveu. Existem brechas, espacos em branco, mas existe gente a trabalhar nelas. Eu dei uma lista de livros. Leiam, estudem, o saber esta ao vosso alcance. Esta nas vossas maos melhorar as vossas vidas.
Eu digo isto hoje porque eu aceitei o desafio, estudei, trabalhei, conheci o saber e melhorei a minha vida e penso que poderei melhorar mais.
Tu podes dizer o que quiseres a meu respeito mas eu faco a gestao de uma pequena fortuna familiar algures no mundo. com o s lucros pensamos vir a construir em Portugal um lar para criancas pobres, orfaos, onde vao receber o carinho que merecem, a educacao a que tem direito. De principio vamos ter apenas 20 criancas e la pra frente depois a gente ve.
O dinheiro para este projecto vem do saber universal que me permite saber com avanco quando o preco X vai acontecer e que sera o swing high.
Vieste falar de barras kagi. Olha eu nao sei o que isso e, sei que o metastock as tem, mas eu nao uso isso. Eu uso swing porque sei o high e o low do futuro. Tambem uso um oscilador muito rapido e sem ruido que modifiquei porque eu ponho um derivado do preco em cima. Depois uso uma media para fechar lucros e cortar perdas. o comprimento da media e dado pelo research que fiz em cada mercado.
Ha segredos nisto? sim, existem, na geometria, porque e esoterica, requere muita inteligencia porque o saber que existe hoje esta parcelado devido a 2a guerra mundial. Custa mais, demoramos mais.
Se sou maconico, nao nao sou? se ganho 200% a ano, nao, nao ganho e a ti nao te diz respeito quanto eu nao ganho e tao pouco quanto eu ganho.
Quando conhecemos o saber passam-se duas coisas 1) podemos utilizar-lo mal e morrer 2) aprendemos a utilizar-lo. Dos lucros que me sobram eu posso construir um orfanato nos proximos anos e ir aumentando ou diversificando as actividades benemeritas.
Estuda - o saber esta ao teu alcance. Tnes que ter FE, porque se nao a tiveres, nunca chegaras a porta do saber!
toto1
2000/08/11 22:38
existem oito chaves literarias para abir tres livros do Gann, mas o livro mais importnate ( o que contem a parcela do SABER que permite conhecer o minimo da accao de precos futura) chama-se de TUNNEL THROUGH THE AIR. sem as chaves nao entendes nada.
e cuidado com um autor que anda por ai que diz que sabe tres e que vende um livro por USD200 com as chaves.
as chaves valem a vida de uma pessoa. eu nao as conheco, nao mas deram, mas indicaram-se como e quando e o porque de cada coisa. eu ja li esse livro (alias tenho as primeiras edicoes de vairos livros do Gann). ja o li tres vezes e agora percebo o que quer dizer o titulo...
quando tu dizes: "você já reparou que trata toda a gente como se fossem uns ignorantes". NAO TENHAS A MENOR DUVIDA: e assim mesmo! se nao aceitares que es ignorante nao aprendes NADA! RIGOROSAMENTE NADA! e ha tanto para aprender! se em dois milenios chegamos a este ponto de escrever instantaneamente com milhares de km de distancia entre os dois imagina o que poderemos fazer dentro de 100 anos!
quem faz avancar o mundo e apelidado de Ignorante, sabichao, arrogante, vaidoso, etc.
MAs obrigado pelos epitetos. nao e que me sinta lisonjeado, as cirancas que vao beneficar do meu trabalho agradecem e num sorriso simples de um inocente existe muita satisfacao...
MrJones
2000/08/11 23:28
Caro Cem,
Queria apenas cumprimenta-lo mais uma vez por enriquecer este forum com as suas opinioes, que todos lemos interpretamos da forma que considerarmos mais adequada.
Esta é sem duvida a interaccao mais saudavel que poderemos te por aqui.Por favor continue.
Caro Toto, tenho lido todos os seus posts e em cada um tenho estado indeciso em responder para contestar o seu discurso ofensivo e de baixo nivel...no entanto neste ultimo Post verifico que todos os comentarios que obteve..surtiram algum efeito..o seu imenso poder cerebral finalmente começou a compreender que algo estava a correr mal..visto estar a ser rejeitado..imagine-se..o toto1 a ser rejeitado por um bando de Ignorantes.
Peço-lhe o seguinte...Continue, partilhe se quiser as suas ideias, mas seja educado. Nao sei se isto esta escrito nalgum livro do Gann ou nao, mas se não esta...fica aqui. Seja educado.
P.S: Li hoje na Maria o Meu horoscopo...dizia que ia as minhas finanças iam piorar na proxima semana..Gaita nao devia ter comprado aquelas SON!!! burro..
Tennis
2000/08/12 00:06
Caro Mr. Jones,
Se me permite, não "deite foguetes tão cedo" relativamente à última atitude do Toto 1.
Talvez, o mesmo, na sua última intervenção, tenha actuado desta forma - mais comedida - por ter encontrado (na óptica dele) um adversário à altura, o Cem.
Quanto aos demais intervenientes, não estou tão certo relativamente à atitude do Toto. Certamente, ou muito me engano, continuará a tratá-los como "ignorantes". Vale isto por dizer que, quanto a estes, a linguagem utilizado pelo Toto 1 provavelmente continuará a ser de baixo nível, ostracisando tudo e todos.
No entanto, sempre é de reconhecer algum mérito na última intervenção do Toto, pelo menos na atitude que finalmente revelou.
No mais, no que concerne à filantropia dele, a ser verdade, é de lhe conceder algum/bastante louvor. Só espero que não responda às crianças que lhe presenteiam com um sorriso com o mesmo tipo de linguagem que normalmente utiliza nos seus posts

...
ARH Cruz
2000/08/12 11:15
Caro Cem,
Foi muito bom da sua parte tentar divulgar/explicar um pouco dos métodos de W.D. Gann.
As suas ideias fizeram o Toto1 explicar um bocado o seu método de trabalho e as fontes inspiradoras do seu trabalho.
Discordo um bocado das suas ideias em relação ás previsões astrológicas. Acredito que a Astronomia vai ser importante para os novos astrólogos e que a Astronomia vai ser melhor compreendida com a Astrologia. Repare-se que não sou especilaista nessa área. Existem outros muito melhores e com mais conhecimentos. Mas sabe-se que um importante físico inglês ao estudar o cérebro humano "redescobriu" que devido aos campos eléctricos existentes no nosso cérebro e no nosso corpo, o ser humano é influenciado por forças electro-gravitacionais. Por isso o seu trabalho inclinou-se para a influência dos astros no comportamento do homem, enquanto grupo, e foi trabalhando um bocado anónimo, pela dificuldade em que a comunidade científica coloca a este tipo de trabalhos.
O casal português Damâsio com os seus trabalho está a perspectivar o ser humano como um ser apto a agir como um animal sujeito a influências emocionais e comportamentos inatos como qualquer animal no nosso reino animal.
As mentes têm que ser abertas.
Brincando um bocado: Não negue uma ciência que à partida desconhece.
Quanto ao TOTO1.
Meu caro Toto1, vejo que tem evoluido ao longo do tempo. Vejo que tem potencialidades de muito mais evoluir. Mas repare que é dentro de si que reside a chave. Os seus frequentes zig zags mostram que ainda não encontrou o que o faz descansar. Lembre-se que quando fazia Análise Técnica, o sr. desancava em todos aqueles que o não compreendiam. Ou naqueles que o contradiziam com base noutros métodos e o sr. desprezava as suas opiniões.
Na altura o sr. achava que a Astrologia aplicada aos mercados financeiros era uma porcaria de ideia. E no entanto hoje, está a descobrir coisas que julga o "holy grail" da vida. Mas cuidado, ainda lhe falta muito para evoluir. A aprendizagem é para toda a vida, como ensinou Confúcio, e é o seu caminho que nos dá alento.
Eu sei que dentro de si há algo de muito bom. Mas o seu temperamento é o seu maior sintoma que ainda anda à procura do seu caminho.
Bem sei que quando se é criança e se revela "talentos" anormais, a sociedade à sua volta mostra-se implacável com os erros e os defeitos. mas lembre-se que em adultos temos que ser capazes de compreender os outros e fazermo-nos compreendidos. Nunca se esqueça que existe um inteligência emocional para além da racional. E o QI não é a melhor medida de aferir o ser humano.
Estou crente que vai encontrar o que deseja. Estou crente que o amor revelado pelas crianças vem dentro do seu coração e que o vai ajudar a encontrar a "pedra filosofal".
Mas lembre-se que o sr. foi evoluindo, mas também se lembre que existem muitros outros com mais experiência que o sr., que já estão num outro estádio de evolução esperitual. E que os bens materiais são uma importante peça de alavancagem para atingir A Bondade, O Amor, O Carinho, O respeito, A Compreensão, O Nosso "Holy Grail".
Deus lhe ajude, a si e a todos nós!
john_cruz
2000/08/13 02:47
Caro cruz e em que nivel está o sr? Pela maneira que falaste tanto tú como o tótó estão no mesmo nivel, ainda acreditam que há uma diferença entre o bem e o mal ou será que compreendí mal? Ou será que os ultimos dois posts de cada um era "leitura para as massas"?
ARH Cruz
2000/08/13 12:09
Caro homónimo John,
Eu tenho a crença que existe o Bem e o Mal! É uma crença antiga, é uma crença das nossa raízes culturais. A Tradição Judaico-Cristã. (Não esqueço os Ismaelitas.)
O meu texto é uma mensagem a todos aqueles que se julgam superiores aos outros. Ora, Deus criou-nos iguais, ao mesmo nível uns dos outros. Ao longo da vida cada um vai adquirindo o saber que pode, que deseja e que procura.
Ora, conhecendo um pouco de Toto1, procurei criar uma mensagem dirigida a ele, mas que seja de alcance de todos aqueles que cá frequentam o forum.
É que as contribuições para o conhecimento sobre Bolsa é salutar. Repare-se no trabalho do K. Por vezes roça a genialidade, tornando o conhecimento sobre as ondas mais perceptível àqueles que não dominam estas questões.
Repare-se no Toto1. Ele sabe de coisas que poucos de nós dominamos. Mesmo que ele hoje julque uma fase ultrapassada, as suas análises no passado tinham validade.
Ora este forum pode servir para nos unirmos e não guerrearmo-nos.
A minha filosofia é unir para reinar. E todos nós temos a aprender uns com os outros. (Infelizmente tenho pouco a ensinar.)
Julgo que podemos ter a mente aberta para tudo o que cá vem. Podemos discordar. Mas respeitemos o trabalho e as ideias daqueles que procuram, a troco de nada, semear ideias cá no forum.
É só isso, caro homónimo, não me interprete mal,
Atentamente,
ARH Cruz.
john_cruz
2000/08/13 14:12
Caro Cruz: Em primeiro lugar em relação ao bem e mal é obviamente que é uma questão de opinião embora acho que basta dar uma olhada pelo mundo fora que se chega a uma conclusão.A suas ultimas frases me fez lembrar certas conversas que já partilhei com o k e desde já digo o quanto voçes os dois são parecidos.A ideia "dividir para reinar" não acho que se pode aplicar hoje em dia mas é claro que cada um aplica e vive da forma que mais lhe dá jeito, sinceramente acho que o jogo só é interessante quando se luta individualmente contra tudo e todos essa batalha quando ganha é que dá gozo.Talvez "dividir para reinar" seja apenas uma etapa abaixo ou acima de uma outra, quem sabe? Filosofar um pouco, de vez em quando, não faz mal nenhum...muito pelo contrário.....
MB...
2000/08/13 21:06
Meus caros,
Tenho poucos conhecimentos de analise tecnica, por ora. No entanto penso que o meu QI me permite formular uma opiniao obvia sobre qualquer sistema vencedor:
tudo e relativo. O sistema "toto" e o sistema vencedor absoluto? Certamente que nao! Mas sera o melhor sistema a ser usado de modo a maximizar os ganhos? Talvez sim, talvez nao. So a experiencia o pode dizer. Eu por mim gostava sinceramente que o Sr. Toto me demonstrasse que ele tem razao, ate porque humanamente me parece ser uma optima pessoa. Ate la,
Cumpriemntos a todos.
MB.
Small
2000/08/16 11:20
E se o sorriso do toto1 ao dar 0.1% do que ganha na bolsa às crianças é parecido com o sorriso dos beatos que dão os restos de comida depois de se encherem, esperando ainda que as criancinhas acreditem em Deus.
Espero estar errado, até porque me pareceu que a espiritualidade do toto1 está acima desta mesquinhez.
E se Deus não existe....e se tivermos de fazer o bem só por fazer....é bastante mais difícil, não é ?
F
2000/08/16 17:08
MB e Small: Meus caros, este tipo não merecia tanto tempo perdido, mas só para finalizar direi o seguinte: Esta queda para as criançinhas orfãs faz-me lembrar o Tierry Roussel e outros no género. As crianças bem podem ir crescendo... Agora quando o fulano diz que o inventor do MACD vai morrer pobre, eu faço notar que qualquer pessoa com formação técnica para intrepretar um gráfico e um mínimo de inteligência, vê imediatamente que há aqui dinheiro a ganhar, e nem é preciso apresentar mais provas do que uma simples olhada aos graficos MACD de 2000 das blue chips portuguesas neste mesmo site. Ao contrário, o fulano ía ter muito que suar para provar os seus métodos.
Além de nos fazer perder tempo, o que eu mais temo é que a linguagem provocatória faça afastar os melhores deste site, como o K, o Cem, etc. que me têm sido bem úteis. Felizmente que eles até parece que levaram a coisa numa boa...