Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 12 – Arnaldo Silva – Um Sistema

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maisum_CALD » 4/4/2005 11:27

Re: Um sistema
Luís Mano 26/08/2000 at 0:09

Muito interessante o modelo exposto por sí para "day-trade". Muito embora não possua as melhores condições para tomar posições ao longo do dia, uma vez que a minha actividade profissional não o permite e, como fonte de informação, apenas disponha de um "pager" com informação sobre as cotações actualizadas de 2 em 2 minutos, não resistí a fazer dois pequenos ensaios: um ontem com a PT e o outro com a Brisa, hoje.
Dei-me mal no primeiro caso e bem no segundo. Saldo total: nulo!
Surgiram-me entretanto algumas duvidas que gostaria de, se possível, ver esclarecidas. O que fazer quando, depois de quebrado um dos limites defenidos na primeira meia hora de negociação e ele reverte ou estagna imediatamente. Qual será a posição mais sensata a tomar? qual o stop loss a usar uma vez que a regra dos 50% aqui não se aplica. Mesmo que o título ultrapasse alguns cêntimos a cotação de entrada, existe ou existirá sempre a tentação de não fechar antes de, pelo menos, se encontrar acima do limiar que permita cobrir os custos de corretagem (que no meu caso são dos mais elevados em prática no mercado - 0,25%).
Outra questão. Não se deveria comparar o intervalo definido pelas cotações extremas alcançadas nos primeiros 30 minutos de negociação com a volatilidade intaday média do título, antes de nos predispormos a tomar posição caso um dos extremos então definidos seja ultrapassado? Por exemplo: imaginemos que um dado título em média apresenta um "range" entre os seus valores máximos e mínimos intraday de 3%. Se numa dada sessão ele apresenta uma variação de 2,5% nos valores negociados nos primeiros 30 minutos, será sensato entrar? Não será o risco neste caso excessivo?
Outra questão. Existem correctoras que permitem vendas a descoberto no nosso mercado? Quais? Se isso não for possível, será sensato estar permanentemente longo num título com 50% do capital, de forma a ser possível negociar na queda e na subida?
Profit target - Qual, ou quais os métodos que se poderão utilizar para a definição de metas para lucros razoáveis? A definição de profit target parece ser nestes casos concretos muito importante, visto que os "trades" feitos junto aos máximos e mínimos do dia são em volume e em duração muito curtos, não havendo muitas vezes tempo para agir. Não seria conveniente colocar desde logo uma ordem que garantisse o negócio caso o objectivo definido fosse atingido?
Por último. Dado o interesse que esta matéria tem, gostaria de saber de obras ou sites onde ela é desenvolvida.
Grato pela V. atenção. Bons negócios.

Adicional
Arnaldo Silva 27/08/2000 at 22:50

Grato pelas suas observações
Creio que deverá começar por proceder a alguns ensaios “ virtuais” até se sentir confortável com o seu sistema . Uma intervenção imediata no mercado tem riscos que certamente só a sua experiência permite acautelar
Carteira de títulos - Parece-me ser interessante , em termos de daytrade , definir um conjunto de títulos sobre os quais pretende intervir. A volatilidade do título , o volume bem como o “ trend “ em que o mesmo se encontra , são alguns factores que devem condicionar a sua escolha. A carteira não deve ser estática , sofrendo ajustamentos em função de parâmetros anteriores .
Seguramente que um titulo que apresenta uma tendência diária de queda lhe pode fornecer melhores resultados num daytrade curto ou seja com vendas a descoberto .. Terá muito poucas hipóteses de obter ganhos em curtos em títulos em tendência de subida de curto prazo .
Um posicionamento em termos de carteira permite-lhe reajustar as suas posições durante o dia se compensando , quando necessário, momentos de inversão de tendência de alguns dos títulos
Valor de entrada – Como lhe referi os valores máximos e mínimos de entrada devem ser reajustados de forma a permitir que o titulo oscile . A sua sugestão é muito interessante . Parece-me perfeitamente aceitável adicionar ao máximo ou subtrair ao mínimo ,um valor calculado sobre 50 % do “ range “ dos 30 minutos iniciais . Uma hipótese deste tipo anula em definitivo a sua questão das amplitudes iniciais muito fortes , colocando o valor de entrada um pouco mais distante do máximo ou mínimo . Vamos avaliar os resultados
Stop loss – De facto vários tipos de stop podem ser considerados . Tenho vindo a preservar o principio dos 50% sobre os ganhos aceitando que esta situação me pode conduzir a um valor negativo
Stop gain – Se realizar um daytrade em termos de carteira vai , ao fim de algum tempo conseguir delimitar um valor de ganho para o conjunto de títulos
No entanto como normalmente realizo esta minha intervenção quase sempre com o mesmo painel de títulos, delimito , utilizando a teoria de elliott , os seus limites de variação . Deve ter verificado nas análises que vou colocando no forum , que estabeleço sempre os níveis de suporte e de resistência . Esses valores têm-me permitido encerrar as posições muito perto dos valores máximos
Existem no entanto métodos “ mecânicos “ para o calculo dos valores máximos e mínimos diários. A sua apresentação é longa pelo que lhe solicito me envie uma mensagem para o meu email e terei muito gosto em lhe remeter um texto sobre estas questões

Dealers - Creio que os dealers que operam neste momento na net não permitem vendas a descoberto. Todas as outras não têm colocado grande obstáculos a este tipo de operações desde que as posições sejam encerradas até ao fim do dia
Espero ter no essencial ter respondido as suas questões .
Uma boa semana de negócios
Arnaldo Silva
arnaldo_silva@mailandnews.com

Registado: 23/9/2004 1:02

por maisum_CALD » 4/4/2005 11:26

Um sistema DAYTRADE - continuação
Arnaldo Silva 23/08/2000 at 22:26

Permitam-me referir nesta segunda etapa , que este sistema é utilizado por imensos daytraders , tendo sido objecto de intenso debate nos forum da especialidade . Creio no entanto que a sua utilização diária na nossa bolsa não tem sido muito frequente . Não inventei nada . Partilho o meu entusiasmo e recebo a vossa atenta leitura . Um belo negocio !

Mercados – Naturalmente este sistema apresenta melhores resultados em mercado com elevada liquidez e com volatilidade intensa. Sem duvida que no mercado americano os resultados são extraordinariamente interessantes .
No mercado nacional os resultados são bastante agradáveis em títulos como a Telecom a PTM , a Cimpor e a Telecel sendo excelentes ao nível dos Futuros PSI 20 Na minha opinião devem elaborar um portfolio com os títulos anteriormente referidos e avaliar os resultados . A inclusão de outros títulos deve ter sempre em consideração o volume global que cada titulo transacciona diariamente
Valor de entrada – estabelecemos o valor máximo e mínimo ao fim de 30 minutos com elemento de referencia . Tenho por habito aguardar que este valor venha a ser ultrapassado um determinado numero de pontos antes de tomar uma decisão
Normalmente cada titulo apresenta uma amplitude oscilação em volta de uma valor central . Por exemplo em relação aos futuros PSI 20 adiciono 20 pontos ao valor limite e 0.10 na PT , antes de executar qualquer ordem
Stop Loss e Stop Gain
Referi anteriormente a importância de delimitar um stop loss . Estabeleci como objectivo proteger 50 % dos lucros . Naturalmente este valor pode ser optimizado de forma a obter melhores resultados . Em proximos post sobre este tema espero poder apresentar o resultados mais objectivos atraves do recurso a um modelo de optimização
Contudo pode ser adoptada uma posição de stop loss para o conjunto do portfolio constituido . Deliberadamente apresentei um quadro antes do fim da sessão . Devem ter verificado que o total bruto de ganho , caso tivessem aceite investir em todos os titulos com a indicação de Venda /Compra, era de 2.93 Euros . Quando a sessão terminou este valor era de
1. 45 Euros
Esta situação coloca duas questões . Valor maximo de lucro ou seja stop ganho e hora de encerramento das posições
Para o primeiro tema não tenho resposta . Quanto a hora de encerramento das operações normalmente tento terminar pouco depois das 4 horas já que os operadores tendem a forçar os valores de fecho de forma a não penalizar o aspecto final do mercado
Penso que em sintese vos apresentei algumas ideias que podem desenvolver . Aguardo os vossos comentarios bem como a apresentação de outros sistemas que nos permitam estar mais activos em termos de DAYTRADE , solicitando unicamente que as sugestões que venham a ser apresentadas sejam quantificadas de forma a permitir um debate mais positivo
Até lá estou a vossa disposição
Fiquem bem
Arnaldo Silva
Arnaldo_silva@mailandnews.com

Um exemplo 24-08 12:16
Arnaldo Silva 24/08/2000 at 12:58

Para uma melhor compreensão das ideias referidas no post anterior junto apresento um mapa com os resultados ate as 12.16
MBO – e o dito sistema .
Tiramos a “ temperatura ao mercado “ ao fim de 30 minutos . Determinamos os valores maximos e minimos do periodo que passam a constituir o nosso valor de referencia para o Day Trade
Como podem verificar ainda não compramos nem vendemos Telecom .
Existem desde já alguma operações interessante a Pararede cuja venda nos limites já nos permitiria um ganho de 2.41 % e da e da Impresa com 1.74 ( tudo valores brutos )
Faço notar que a avaliação do sistema não pode ser feita numa única sessão pelo que todo o cuidado é pouco
Vamos aguardar ate ao fim do dia .
Até lá fiquem bem
Arnaldo Silva
Anexos
050404$HIST12 Um sistema cont..PNG
050404$HIST12 Um sistema cont..PNG (41.42 KiB) Visualizado 536 vezes

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 12 – Arnaldo Silva – Um Sistema

por maisum_CALD » 4/4/2005 11:24

Aqui a grande maioria do pessoal no fórum, dado o hábito, quando ouve falar em “sistema” pensa logo no Cem. Sistema, logo = mecânico. Eu, neste caso do Arnaldo Silva que não tem nenhuma afinidade com um sistema mecânico, tipo o “rafeiro” do Cem, chamo-lhe uma estratégia. Eu, por exemplo, desenvolvi várias estratégias. Outros aqui no fórum terão várias técnicas, outros ainda terão processos, outros terão estratagemas, tácticas, métodos, sistemas ... enfim, há nomes para todos os gostos. Um sistema mecânico soa assim tipo a “1ª classe das estratégias”. Eu quando for grande quero ter um sistema mecânico. Eheh, vou ficar á espera do livro do Cem.

Um sistema
Arnaldo Silva 23/08/2000 at 16:33

Todos conduzimos com cinto de segurança e os mais afortunados estão protegidos por um air bag de ultima geração . Mas um acidente violento deixa um sabor amargo que só o tempo ajuda a superar .
Nesta bolsa nota-se um fenómeno de abandono e de ausência de paternidade
Relembramos todos com alguma saudade os interessantes debates aquando dos momentos de intensa subida . Desde bola de cristal , até as “ gavetas “ para guardar acções tudo correspondia a este profundo desejo de ganhar dinheiro . As sucessivas vitorias tornaram-nos em seres míticos olhados com respeito por todos que saíram machucados da anterior crise
Estes momentos de marasmo têm vindo a permitir uma reflexão sobre toda uma série de questão extraordinariamente interessantes, tendentes a encontrar uma estratégia de actuação num mercado enquanto aguardamos “ The Big Wave “
De facto as estratégias de intervenção neste mercado são diversas e cada um procura encontrar a que lhe permite gerir da melhor forma os meios financeiros disponíveis , aproveitando o mais possível as variações positivas e negativas ou seja estando o mais tempo possível no mercado
Certamente que aprendemos imenso com erros cometidos mas é sem duvida mais barato tirar algum proveito dos erros do nosso vizinho e como a experiência é a mãe de todas as coisas na vida , vou ter a ousadia de referir uma “ tecnica “ que me tem dado alguns resultados interessantes
Chamar a isto uma técnica talvez seja um exagero mas enfim como neste forum a visibilidade “ publica “ é reduzida e não corro grandes riscos .
No essencial, para não vos incomodar muito , vou unicamente referir o método deixando para mais tarde a sua abordagem teórica
Premissas de base
1 - Temos por objectivo estar o mais possível no mercado ou seja aproveitar as subidas e as quedas dos diversos títulos

2 – Devem ter a possibilidade de fazer DAY TRADE . O vosso dealer deve permitir vendas a descoberto durante o dia .
3 – Todas as posições devem ser encerradas no fim do dia . Esta questão é absolutamente essencial
4 – Só intervêm no mercado 30 minutos depois da abertura
A técnica em termos gerais é a seguinte
Ao fim de 30 minutos determinam o máximo e o mínimo
A partir do minuto 31 – se a cotação for superior ao Máximo – Comprar . inferior ao Mínimo vender
Ex Titulo Telecom dia 22-08 ao minuto 30 Max 11.93 Min - 11.9
Aguardou a quebra do mínimo vendeu a 11.9 e o titulo encerrou a 11.56 o que lhe permitiu um ganho bruto de 0.34
Melhorando o sistema
Stop loss / Gain – preserve pelo menos 50 % dos lucros colocando um stop
Ex : o titulo atinge os 11.60 . o seu lucro é de .30 então o stop deve ser colocado a
11.6+.15 =11.75 ou seja se o titulo inverter e tocar os 11.75 vende de imediato
Com facilmente podem verificar a medida que os seus ganhos vão aumentando o seu stop varia
Mas agora admita que o titulo inverte . o seu stop funcionou e saíu a 11.75 e o titulo continuou a subir ultrapassou os 11.90 ...... Entre 11.90 e 11.93 aguarda ! a 11.94 compra e volta ao mercado colocando um “ stop gain “ calculado da mesma forma
Veja-mos agora a situação no nosso mercado hoje as 15.45 (quadro abaixo)

Como é claro todos estes valores são brutos sendo necessário retirar as comissões

Podem e devem ser melhorados alguns niveis de intervenção mas em proximo post , a colocar esta noite retomarei o tema
Para já fiquem bem
Arnaldo Silva
P.S . Cliquem no Baner para manter o forum activo . Grato
Anexos
050404$HIST12 Um sistema.PNG
050404$HIST12 Um sistema.PNG (35.46 KiB) Visualizado 535 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 79 visitantes