Página 1 de 3

France Télécom não pretende adquirir restantes acções da Wan

MensagemEnviado: 10/1/2003 21:06
por TRSM
France Télécom não pretende adquirir restantes acções da Wanadoo e da Orange

10-1-2003 19:32



O presidente da France Télécom, Thierry Breton, declarou esta sexta-feira, à margem de uma reunião com investidores, que não pretende adquirir as restantes acções das filiais Wanadoo ou Orange.
A prioridade da operadora francesa vai, isso sim, no sentido da redução do endividamento.

A France Télécom detém 73,68% da Wanadoo e 86% da Orange.

Seguros e Pensões reduz posição para 4,04% no Banif

MensagemEnviado: 10/1/2003 20:47
por TRSM
Seguros e Pensões reduz posição para 4,04% no Banif

A Seguros e Pensões Gere, participada que agrega algumas posições no sector dos seguros do Banco Comercial Português (BCP), reduziu a sua posição de 5,39% para 4,04% por não ter acompanhado o aumento de capital do Banif, disse a empresa em comunicado.
O Banif realizou um aumento de capital de 50 milhões de euros para os 200 milhões de euros, para financiar o crescimento orgânico da instituição financeira.

A Seguros e Pensões Gere por não ter acorrido ao referido aumento de capital diluiu a sua posição no Banif [BANIN] e os respectivos direitos de voto, acrescenta o documento.

As acções do banco liderado por Horácio Roque encerraram nos 4,84 euros a cair 0,41%.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 19:35:53h

Governo aliena Quinta da Falagueira por 52,5 milhões de euro

MensagemEnviado: 10/1/2003 20:46
por TRSM
Governo aliena Quinta da Falagueira por 52,5 milhões de euros

O Governo, no âmbito da venda de património, alienou a Quinta da Falagueira à CONSEST, através de venda em hasta pública, por 52,5 milhões de euros, divulgou hoje o ministério das Finanças, em comunicado.
O imóvel da Falagueira, sob tutela da Direcção Geral do Património, «foi sujeito, em primeira instância, a uma venda em hasta pública e após esta ter ficado deserta, procedeu à venda por ajuste directo», segundo a mesma fonte.

O preço base de licitação foi de 52,5 milhões de euros, valor pelo qual foi rematado o imóvel. Estava previsto que o comprador caso procedesse ao pagamento a pronto da Quinta da Falagueira teria um desconto de 2%.

A CONSEST é detida na totalidade pela Sagestamo que por sua vez é detida a 100% pela Parpublica.

A Sagestamo celebrou uma parceria com a Big Temple e com a Cottes, com o objectivo no futuro de desenvolver projectos neste espaço.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 19:23:51h

Portucel detém 15% dos direitos de voto da Inapa

MensagemEnviado: 10/1/2003 20:44
por TRSM
Portucel detém 15% dos direitos de voto da Inapa

A Portucel, no âmbito da fusão por integração da totalidade de património da Papercel, passou a deter a todas as acções representativas do capital da Inapa-Investimentos, Participações e Gestão, isto é, 15% dos direitos de voto.
Este processo «tratou-se de uma transmissão de acções no interior do Grupo Portucel, uma vez que a empresa é a única titular da Papercel», divulgou a Inapa [INA] em comunicado.

Através da Portucel-Empresa de Celulose [PTCL] e Papel de Portugal e a Papercel-Celulose e Papel de Portugal, o Estado português controla 57% do capital da Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel, companhia cotada em Bolsa em processo de privatização.

A Inapa encerrou hoje a cair 1,6% para os 3,70 euros, enquanto a Portucel subiu 0,85% para os 1,19%.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 19:11:51h

Estimativas da Ford Motor suplantam números do mercado

MensagemEnviado: 10/1/2003 20:42
por TRSM
Estimativas da Ford Motor suplantam números do mercado

10-1-2003 19:27



A norte-americana Ford Motor anunciou que os lucros do exercício de 2003 deverão ascender a 70 cêntimos por acção, acima dos 46 cêntimos esperados pelos analistas.
O director financeiro do grupo, Allan Gilmour, declarou que o plano de redução de custos está no bom caminho, que o ramo automóvel vai ter resultados equilibrados e que a divisão de crédito vai entregar dividendos à casa-mãe.

Recolectos negoceia venda de 30% da Unedisa

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:33
por TRSM
Recolectos negoceia venda de 30% da Unedisa

10-1-2003 17:23



O grupo espanhol Recoletos, detido a 78,9% pela britânica Pearson, está a negociar a venda dos 30% que detém do capital da Unidad Editorial (Unedisa), que publica o jornal El Mundo, com o italiano Rizzoli, segundo revela o Elconfidencial.com.
Segundo a mesma fonte, ainda não há acordo quanto ao preço, já que os italianos consideram os 70 milhões de euros pedidos pela Pearson demasiado elevados.

Lehman incorre em encargos de 80 milhões de dólares

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:29
por TRSM
Lehman incorre em encargos de 80 milhões de dólares

10-1-2003 15:50



Em resultado do acordo de resolução do processo em torno de alegados conflitos de interesses na prática de research, a Lehman Brothers vai incorrer em encargos ilíquidos de 80 milhões de dólares ou 21 cêntimos por acção.
Consequentemente, a Lehman regista lucros de 69 cêntimos por acção no quarto trimestre e de 3,47 dólares por título no conjunto do exercício.

PT-SI obtém a certificação em qualidade segundo a norma ISO

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:26
por TRSM
PT-SI obtém a certificação em qualidade segundo a norma ISO 9001:2000

10-1-2003 18:8



A PT - Sistemas de Informação (PT-SI) obteve a certificação em qualidade segundo a norma ISO 9001:2000, revela um comunicado emitido pela Portugal Telecom (PT).
O certificado estende-se à Consultadoria e Planeamento de Sistemas e Tecnologias de Informação, ao Desenvolvimento e Implementação de Soluções, à Integração de Sistemas e ao Outsourcing, Concepção e Implementação de infraestruturas. A PT-SI torna-se assim a quinta empresa do grupo com este certificado.

CGD reforça para 100% do Banco Postal

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:25
por TRSM
CGD reforça para 100% do Banco Postal

10-1-2003 18:2



A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reforçou para 100% do capital do Banco Postal, através da aquisição dos 49% detidos pelos CTT - Correios de Portugal, segundo anunciaram as duas instituições, em comunicado.
Até 31 de Janeiro o atendimento a clientes será feito nas estações dos correios, passando então para as agências da CGD designadas para o efeito.

Galp Energia implementa plano para melhorar EBITDA em 100 mi

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:16
por TRSM
Galp Energia implementa plano para melhorar EBITDA em 100 milhões por ano

A Galp Energia implementou um plano em Dezembro último priorizando um conjunto de 80 iniciativas que podem melhorar o «cash flow» operacional ou EBITDA em 100 milhões de euros anuais por ano.
Com o objectivo de melhorar os resultados, bem como o valor para os accionistas e colaboradores, a Galp Energia encetou um plano que «permitirá melhorar de forma sustentada o cash flow operacional em cerca de 100 milhões de euros por ano», avança a empresa numa publicação interna a que o Negocios.pt teve acesso.

O conjunto de iniciativas para aumento de receitas e redução de custos foi implementado, em Dezembro último, que terá ainda impacto nas contas de 2003, tendo sido lançado em Setembro do ano passado.

A comissão executiva da Galp Energia constituiu uma equipa-Value Creation Office- com o principal objectivo de implementar o plano e assegurar de que as medidas identificadas se materializam.

Os efeitos do programa serão avaliados numa base trimestral, no ano em que a empresa prevê dispersar capital na Bolsa nacional e de Madrid.

O «cash flow» operacional ou resultados antes de impostos, juros depreciações e amortizações (EBITDA) da Galp Energia, no primeiro semestre de 2002, situou-se nos 288 milhões de euros.

No âmbito deste plano, a Galp Energia encetou um programa interno, em Julho de 2002, que está previsto terminar no primeiro semestre de 2003, visando reduzir custos entre 50 a 55 milhões de euros, com enfoque nos ganhos com fornecimentos e serviços externos, disse recentemente ao Negocios.pt fonte da empresa.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 18:10:02h

Ferrovial investe 50 milhões na construção «Torres da Expo»;

MensagemEnviado: 10/1/2003 19:13
por TRSM
Ferrovial investe 50 milhões na construção «Torres da Expo»; compra terrenos à Sonae

A Ferrovial vai investir 50 milhões de euros na construção da segunda «Torre da Expo», um complexo residencial situado no Parque das Nações, em Lisboa, tendo para o efeito adquirido terrenos à Sonae Imobiliária.
O investimento inclui a compra dos terrenos à Sonae Imobiliária, adjudicados perto da construção da primeira torre, ao lado do centro comercial Vasco da Gama», anunciou a empresa citada pela agência Bloomberg.

A empresa espanhola vai iniciar a construção, este ano, sendo que deverá estar terminado no último trimestre de 2004.

Este projecto residencial irá contar com 135 duplex, entre 107 e 375 metros quadrados.

A Ferrovial já construiu, em Portugal as «Twin Towers» e os «Jardins de Campolide» e está a promover o complexo «Lisboa Oriente» que tem 27 mil metros quadrados, distribuídos em vivendas, escritórios e área comercial.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 17:46:16h

PT fecha acima dos 7 euros pela primeira vez desde Junho e a

MensagemEnviado: 10/1/2003 18:10
por TRSM
PT fecha acima dos 7 euros pela primeira vez desde Junho e ajuda PSI20 a ganhar 0,33% (act.)

A Bolsa fechou a sessão a valorizar pela quarta sessão consecutiva, suportada pelas acções da Portugal Telecom (PT) e da Sonae SGPS que ajudaram o PSI20 a somar 0,33%. A operadora de telecomunicações fechou acima dos 7 euros pela primeira vez desde Junho de 2002.
O PSI20 [PSI20] marcava no final 6.024,86 pontos, com nove acções a subirem, sete a desvalorizarem, e quatro sem alteração na cotação.

A Portugal Telecom (PT) [PTC] subiu 1,59% para 7,03 euros, elevando para 6,68% os ganhos acumulados no decorrer dos últimos quatro dias de Bolsa. A última vez que a operadora de telecomunicações encerrou acima dos 7 euros foi a 28 de Junho de 2002.

A PT Multimédia [PTM] subiu 0,26% para 11,45 euros, enquanto a SonaeCom [SNC] progrediu 2,2% para 1,86 euros. Desde o início do ano, ambas acumulam ganhos de 14,27% e 18,47%, respectivamente.

A Sonae SGPS [SON] aumentou 2,44% para 0,42 euros.

No sector bancário, não houve modificações nos preços, com o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] a valer 2,29 euros, o BPI [BPIN] a marcar 2,16 euros e o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] nos 12,50 euros. Na segunda-feira, a emissão «BCP Capital 2005» inicia a negociação na Euronext Lisbon.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] e a Brisa [BRISA] que ontem valorizaram ambas mais de 1%, travaram uma subida mais acentuada da Bolsa, com quedas de 0,6% para 1,67 euros e 0,19% para 5,39 euros, respectivamente.

A eléctrica não reagiu à nomeação de João Talone para apresentar uma proposta de modelo para a privatização do sector energético em Portugal, com um prazo de três meses.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 17:07:57h

D. Edwards prevê fixar-se em Portugal até Outubro de 2003

MensagemEnviado: 10/1/2003 18:06
por TRSM
D. Edwards prevê fixar-se em Portugal até Outubro de 2003

A J.D. Edwards prevê entrar em Portugal, de forma directa, «entre Setembro e Outubro» deste ano, através de aquisição de empresa, ou em aliança com um competidor disse ao Negocios.pt Fernando Moreno, «country manager» da empresa para Portugal e Espanha.
Fernando Moreno afirmou que «estamos a estudar a possibilidade de entrar em Portugal de forma directa, no final do ano fiscal (Setembro/Outubro), dependendo da evolução do ano».

Actualmente a empresa de «software» J.D. Edwards tem 45 clientes em Portugal, sendo que no ano fiscal de 2002, que terminou em Novembro, conseguiram entre dois e três clientes. Em 2001 haviam conseguido entre 5 a 6 contas. A empresa opera no mercado nacional através de parcerias.

O responsável pela filial ibérica referiu que este posicionamento poderá ser feito através de «aquisições, ou por exemplo, através de uma aliança com um parceiro, tomando participações no negócio e abrir um escritório com pessoal da J.D.Edwards, como fazemos em Espanha há quase quatro anos».

Relativamente aos parceiros, Fernando Moreno reforça que independentemente da conclusão deste processo, a J.D.Edwards manterá o seu posicionamento, utilizando um modelo misto de venda directa e indirecta, como fazem em Espanha e Itália.

Em 2003, a empresa de «software» prevê que «o mercado desperte nos próximos três meses, para que se possa reconhecer o que temos feito no último ano», segundo a mesma fonte.

A J.D.Edwards «tem uma oferta atractiva, quanto à diversidade de portfólio, aos preços competitivos», disse Moreno, salientando que «esperamos que durante este ano e o próximo, a empresa reforce as suas ofertas em Portugal, nas áreas de Costumer Relationship Management (CRM), auto-serviços de empregados e soluções de business inteligence».

A companhia adquiriu recentemente a empresa Perfect Business Consulting, em Espanha, para reforçar a sua aposta na área dos serviços. A equipa tem actualmente 54 trabalhadores e pretende consolidar a sua posição no país, como principais fornecedores de «sofware» de gestão empresarial.

Esta aquisição irá potenciar as suas áreas de consultoria e implementação.

Os lucros da J.D. Edwards, em termos globais, atingiram os 9,47 milhões de dólares (9,03 milhões de euros), ou 8 cêntimos por acção, no terceiro trimestre, o que compara com os 185,9 milhões de dólares (177,3 milhões de euros) de prejuízos registados no período homólogo.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 17:02:04h

Banco Popular pode aumentar capital para comprar o BNC

MensagemEnviado: 10/1/2003 17:41
por TRSM
Banco Popular pode aumentar capital para comprar o BNC

O Banco Popular pode vir a fazer um aumento de capital para financiar a aquisição do Banco Nacional de Crédito Imobiliário a Américo Amorim, que ficará com 4,5% do capital do banco espanhol.
Para comprar os 75% detidos por Américo Amorim no capital do BNC o Popular vai entregar 4,5% do seu capital social, passando o investidor português a terceiro maior accionista da instituição financeira espanhola, considerada das mais rentáveis na Europa.

Num entrevista à Bloomberg o administrador financeiro do Popular, Roberto Higuera, afirma que «podemos usar acções já existentes, novas acções ou uma combinação».

Os 4,5% do Popular estão avaliados em 391 milhões de euros, ficando o BNC avaliado em 521 milhões de euros com o negócio ontem afirmando. A capitalização bolsista do Popular ascende a 8,7 mil milhões de euros.

Analistas contactados pela mesma agência adiantam que a aquisição do BNC parece cara para o Popular e que vai afectar o nível de rentabilidade do banco espanhol.

A aquisição tem em conta um múltiplo de 24 vezes os lucros estimados para o BNC este ano, múltiplo que se situa acima dos 13 estimados para a banca nacional. «Os múltiplos parecem altos, e duvidamos que Portugal tenha um mercado bancário atractivo», afirmou um analista.

O administrador financeiro do Popular descarta estas dúvidas, afirmando que «vamos levar o nosso modelo de negócio para o banco (BNC)» o que vai representar «muitos mais empréstimos a pequenas e médias empresas, onde existe melhores margens».

O mercado penalizou hoje as acções do Popular, que seguiam a descer 0,38% para os 39,85 euros.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 16:37:56h

Lehman incorre em encargos de 80 milhões de dólares

MensagemEnviado: 10/1/2003 17:05
por TRSM
Lehman incorre em encargos de 80 milhões de dólares

10-1-2003 15:50



Em resultado do acordo de resolução do processo em torno de alegados conflitos de interesses na prática de research, a Lehman Brothers vai incorrer em encargos ilíquidos de 80 milhões de dólares ou 21 cêntimos por acção.
Consequentemente, a Lehman regista lucros de 69 cêntimos por acção no quarto trimestre e de 3,47 dólares por título no conjunto do exercício.

Receitas da Seagate crescem 6,4%

MensagemEnviado: 10/1/2003 17:04
por TRSM
Receitas da Seagate crescem 6,4%

10-1-2003 15:45



A Seagate Technology anunciou que as receitas do segundo trimestre, terminado em Dezembro, cresceram 6,4% para 1,73 mil milhões de dólares e que os lucros se cifraram em 43 cêntimos por acção. A empresa norte-americana fabrica drives de discos rígidos.

Lexmark aumenta estimativas para o quarto trimestre

MensagemEnviado: 10/1/2003 17:02
por TRSM
Lexmark aumenta estimativas para o quarto trimestre

10-1-2003 15:39



A norte-americana Lexmark aumentou as estimativas de crescimento das receitas do quarto trimestre para 5-6%, face aos anteriores 1-5%. Os lucros por acção deverão estimar-se entre 88 e 90 cêntimos, acima dos 70-80 cêntimos apontados anteriormente.
Em compensação, a empresa espera lucros entre 62 e 72 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do novo exercício fiscal, abaixo dos 73 cêntimos apontados pelos analistas

Moody’s reduz rating da Deutsche Telekom para “Baa3”

MensagemEnviado: 10/1/2003 16:39
por TRSM
Moody’s reduz rating da Deutsche Telekom para “Baa3”

10-1-2003 15:0



A Moody’s reduziu o rating para a dívida a longo prazo da Deutsche Telekom para “Baa3”, devido aos receios de que a maior operadora de telecomunicações da Europa não reduza a dívida de 64 mil milhões de euros em tempo útil.
A agência de notação reduziu o rating da unidade norte-americana VoiceStream Wireless para “Ba3” ou “junk”.

Mercado laboral assusta abertura dos EUA

MensagemEnviado: 10/1/2003 16:05
por TRSM
Mercado laboral assusta abertura dos EUA

10-1-2003 14:27



Os mercados norte-americanos abriram em baixa, decepcionados com a notícia de a economia perdeu 101 mil empregos em Dezembro, na maior queda dos últimos dez meses.
O Dow Jones cai 0,57% para 8.725,37 pontos, o Nasdaq Composite perde 1,09% para 1.422,79 pontos e o S&P 500 cede 0,4% para 1.422,79 pontos.

Em Novembro, a economia perdeu 88 mil empregos, segundo revelou o Departamento de Trabalho. No último mês de 2002, a taxa de desemprego manteve-se no máximo dos últimos oito anos, em 6%.

A Schering-Plough cai 4,6%, após ter anunciado que os lucros de 2002 vão ficar aquém das expectativas dos analistas, devido a uma queda maior do que esperada das vendas do medicamento para alergia Claritin.

O FleetBoston Financial anunciou lucros de 300 milhões de dólares ou 28 cêntimos por acção no último trimestre, menos de metade do que os analistas esperavam, devido a provisões sobre incumprimento de crédito no valor de 800 milhões de dólares.

Capital BCP 2005 inicia negociação a 13 de Janeiro

MensagemEnviado: 10/1/2003 15:46
por TRSM
Capital BCP 2005 inicia negociação a 13 de Janeiro

10-1-2003 14:18



A emissão de valores mobiliários Capital BCP 2005, do Banco Comercial Português, inicia negociação no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa a 13 de Janeiro.
A Euronext Lisboa revelou também, em comunicado emitido na passada quinta-feira, que disponibiliza, a partir desta sexta-feira, três novos produtos: valores mobiliários condicionados por eventos de créditos, valores mobiliários convertíveis por acção do emitente e valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis.

Esta oferta destina-se ao alargamento do leque de produtos, ao fomento do investimento no mercado de capitais e ao acompanhamento do desenvolvimento contínuo de novos tipos de valores mobiliários verificado nos mercados internacionais.

Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

MensagemEnviado: 10/1/2003 15:02
por TRSM
Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

A Cable&Wireless nomeou Richard Lapthorne presidente da multinacional britânica com o objectivo de recuperar a confiança dos investidores, depois das acções da empresa terem desvalorizado 60% em dois meses.
O novo presidente do Conselho de Administração (CA) da Cable&Wireless e ex-director da Orange, divisão de comunicações móveis da France Telecom, toma posse hoje.

Esta nomeação visa dar um novo impulso à Cable&Wireless no mercado, depois de a 13 de Novembro, a companhia ter apresentado prejuízos de 6,8 mil milhões de euros do primeiro semestre fiscal.

De acordo com a empresa, Richard Lapthorne irá adquirir um milhão de acções da Cable&Wireless ao preço médio de hoje. O presidente terá de manter as mesmas durante o tempo em que estiver no cargo.

Richard Lapthorne terá também de comprar 200 mil acções anualmente, durante o período de três anos.

As acções da Cable&Wireless subiam 18,23%, nas 0,56 libras (0,86 euros).


Fonte: Canal de Negócios

Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

MensagemEnviado: 10/1/2003 15:02
por TRSM
Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

A Cable&Wireless nomeou Richard Lapthorne presidente da multinacional britânica com o objectivo de recuperar a confiança dos investidores, depois das acções da empresa terem desvalorizado 60% em dois meses.
O novo presidente do Conselho de Administração (CA) da Cable&Wireless e ex-director da Orange, divisão de comunicações móveis da France Telecom, toma posse hoje.

Esta nomeação visa dar um novo impulso à Cable&Wireless no mercado, depois de a 13 de Novembro, a companhia ter apresentado prejuízos de 6,8 mil milhões de euros do primeiro semestre fiscal.

De acordo com a empresa, Richard Lapthorne irá adquirir um milhão de acções da Cable&Wireless ao preço médio de hoje. O presidente terá de manter as mesmas durante o tempo em que estiver no cargo.

Richard Lapthorne terá também de comprar 200 mil acções anualmente, durante o período de três anos.

As acções da Cable&Wireless subiam 18,23%, nas 0,56 libras (0,86 euros).


Fonte: Canal de Negócios

Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

MensagemEnviado: 10/1/2003 15:01
por TRSM
Cable&Wireless nomeia novo presidente; acções sobem

A Cable&Wireless nomeou Richard Lapthorne presidente da multinacional britânica com o objectivo de recuperar a confiança dos investidores, depois das acções da empresa terem desvalorizado 60% em dois meses.
O novo presidente do Conselho de Administração (CA) da Cable&Wireless e ex-director da Orange, divisão de comunicações móveis da France Telecom, toma posse hoje.

Esta nomeação visa dar um novo impulso à Cable&Wireless no mercado, depois de a 13 de Novembro, a companhia ter apresentado prejuízos de 6,8 mil milhões de euros do primeiro semestre fiscal.

De acordo com a empresa, Richard Lapthorne irá adquirir um milhão de acções da Cable&Wireless ao preço médio de hoje. O presidente terá de manter as mesmas durante o tempo em que estiver no cargo.

Richard Lapthorne terá também de comprar 200 mil acções anualmente, durante o período de três anos.

As acções da Cable&Wireless subiam 18,23%, nas 0,56 libras (0,86 euros).


Fonte: Canal de Negócios

Inflação no Brasil abranda pela primeira vez em cinco meses

MensagemEnviado: 10/1/2003 14:55
por TRSM
Inflação no Brasil abranda pela primeira vez em cinco meses

A inflação no Brasil ascendeu a 2,1% em Dezembro, abrandando pela primeira vez em cinco meses a reflectir a valorização do real no último mês. Em 2002 a inflação ficou nos 12,53%.
No mês de Novembro a inflação tinha crescido 3,02% e os analistas esperavam que a ascendesse a 2,2% em Dezembro.

Em 2002 a inflação no Brasil, maior economia brasileira, ficou nos 12,53%, valor que compara com os 7,67% verificados em 2001.

O elevado valor da inflação em 2002 indica que o novo Governador do Banco Central do Brasil terá, pelo menos, de manter as taxas de juro para combater o crescimento dos preços.

Em Dezembro a moeda brasileira recuperou algumas das perdas registadas em 2002, facto que levou as empresas a não aumentar os preços ao mesmo ritmo que tinham feito nos meses anteriores.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 13:47:56h

Índice de evolução dos países da OCDE sobe 0,3% em Novembro

MensagemEnviado: 10/1/2003 14:53
por TRSM
Índice de evolução dos países da OCDE sobe 0,3% em Novembro de 2003

O índice de evolução dos países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) registou uma subida de 0,3% em Novembro, face ao mês anterior, após ter permanecido inalterado em Outubro.
Os indicadores da Zona Euro e da União Europeia registaram uma quebra de 0,1 ponto percentual, no período em análise, segundo os dados facultados hoje pela OCDE.

A Itália, o Japão e o Reino Unido foram os países que registaram uma tendência negativa, em Novembro, enquanto os Estados Unidos, o Canadá e a Alemanha foram os que mais se destacaram.

A taxa de desemprego na zona da OCDE, que inclui 27 países, manteve-se inalterada nos 7% em Novembro, face ao mês anterior, enquanto na União Europeia manteve-se nos 7,7%, segundo a mesma fonte.

Relativamente ao homólogo, a taxa de desemprego na área da OCDE caiu 0,1 ponto percentual, enquanto na União Europeia manteve-se inalterada.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/10 13:11:55h