Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT- Gráfico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fernando dos Aidos » 8/1/2003 0:55

Se me permitem, já aqui há algum tempo abordei este assunto.

Existe escala linear e logarítmica. Não existe escala semi-logarítmica.

Um gráfico com ambas as escalas lineares é um gráfico linear.

Um gráfico com ambas as escalas logarítmicas é um gráfico logarítmico.

Um gráfico com uma escala linear (normalmente a das abcissas) e outra logarítmica (normalmente a das ordenadas) é um gráfico semi-logarítmico.

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

escala

por MC » 8/1/2003 0:43

O gráfico está em escala linear, basta verificar que para a mesma diferença de valores, os espaços mantêm a mesma distância física entre eles. Na escala semi-logaritmica, o espaço fisico varia para a mesma diferença de valores.
Um abraço.

Registado: 5/11/2002 0:04

por MarcoAntonio » 8/1/2003 0:42

Eu como utilizo sempre escala logarítmica detecto logo quando o gráfico está em escala linear... :mrgreen:

Basta ver que o espaçamento na grelha das cotações é sempre o mesmo. Em escala logarítmica os 5.2€ tinham de estar mais afastados dos 5.3€ do que os 7.3 dos 7.4€... Isso sería visível na grelha do eixo dos yy (e nota-se bem que o espaçamento é constante).

O Metastock por vezes passa-nos a rasteira e não deixa mudar para escala logarítmica (veja se há alguma recta que esteja a ir para valores negativos, por exemplo, se houver ele não deixa mudar para escala logarítmica, porq isso seria impossível numa escala logarítmica).

Quanto ao semi-log é o termo utilizado pelo metastock para as escalas logarítmicas. Um gráfico semi-log é um gráfico que recorre a uma escala logarítmica (um dos eixos tem uma escala logarítmica).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

esta

por Kooc » 8/1/2003 0:27

linha está em escala semi logaritmica. Confesso mais uma vez que é a primeira vez que uso. Não sei se há mais alguma coisa que eu deveria saber e não sei.
Se calhar estou a meter a pata (salvo seja para a administradora) na poça :oops:

já agora e se não for incomodo

Há escala logaritmica e semi-logaritmica?
Aplica-se só a rectas, ou também se pode aplicar a preços?

obrigado

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

por MarcoAntonio » 8/1/2003 0:18

Atenção, esse gráfico está em escala linear. A diferença dessa LT é que é uma LT de médio-prazo que considera um período mais curto do histórico da PT.

Já agora em relação a essa LT, é uma LT relativamente interessante e minimamente válida em minha opinião, mas em termos de <b>médio prazo</b>. Note que temos falado em termos de longo-prazo.

A quebra em alta dessa LT não tem grandes implicações por exemplo em termos de inversões de longo-prazo, em termos teóricos. Seja como for refere-se a um período diferente, não tão abrangente como as de longo-prazo que têm sido discutidas.

Já agora, sería possível traçar uma recta praticamente igual numa escala logarítmica (é a tal questão, para uma período desses não há diferenças significativas entre os gráficos com cada uma das escalas - por essa razão, grande parte das rectas que são traçadas nas escalas lineares tb são visíveis nas escalas logarítmicas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PT- Gráfico

por Kooc » 8/1/2003 0:07

Estive a ler com muito interesse a discussão acerca das escalas lineares ou logaritmicas, e fui experimentar. De facto há diferenças, e após as explicações do Marco António, estou inclinado a dar-lhe razão. Principalmente porque a LT da PT já foi violada diversas vezes. Assim, decidi reformular o meu gráfico da PT, e "descobri" que a LT, pode ser traçada de outra maneira (a começar em 1Abr02), fica com 3 pontos de contacto e um deles muito próximo do dia de hoje.

Claro que eu estou curto :( e isso ajuda a que se vejam as coisas como nós dá jeito

Mas aqui ficam os gráficos e cada um que veja

cumps
Anexos
pt0701cp.jpg
pt0701cp.jpg (132.4 KiB) Visualizado 1240 vezes
pt0701-lp.jpg
pt0701-lp.jpg (176.5 KiB) Visualizado 1239 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 167 visitantes