Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Já que estamos em matéria de previsões...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bowie » 2/1/2003 15:12

Olá

Uma coisa que não muda é: a forma como reagia o meu "avó" quando ao sair da caverna para apanhar umas cerejas deparava com um urso de 2,5m de altura á sua frente e a forma como eu reagi quando ao sair de uma discoteca nas docas ao chegar ao carro deparo com 5 meninos para aí com 20 anos com umas navalhinhas para aí com 30 cm a perguntarem-me se eu queria contribuir com alguma coisa para a festa de fim de ano deles. :evil:

Na minha opiníão não interessa se os trades são feitos por computador automaticamente ou se está lá um MM em pessoa.

O essential é perceber como está posicionado o smart money e associar isto à sazonalidade dos mercados e aos movimentos mecanicos que provoca. Os profissionais normalmente estão sempre posicionados contra o dumb money.

Um abraço

Registado: 25/11/2002 18:56

Re: Já que estamos em matéria de previsões...

por fproenca » 2/1/2003 14:51

Cem Escreveu:... não podia deixar de dizer que no que respeita ao trading continuo a confiar apenas no "instinto" do meu programa de trading, que infelizmente nada me diz sobre o que se vai passar ao longo de 2003, embora há pouco tempo eu tenha dado uma opinião muito pessoal mas que necessariamente pouco ou nada vale porque não sei sinceramente o que os mercados vão fazer ao longo do ano!
Quanto à minha carteira pessoal de trading, baseada exclusivamente em 5 futuros sobre índices, posso apenas transmitir por curiosidade o actual
Cem

Eu ando na bolsa desde mais ou menos 1990, ao longo dos tempos mudei tantas vezes a minha forma de investir que se me perguntassem metade já nem me lembrava.

Sei que comecei por Analises Financeiras, depois vi que não dava resultado comecei a tentar perceber um pouco cd Análise Técnica, que ao longo dos tempos verifiquei ser a mais fiável (Não é há toa que algumas corretoras e casas de investimento vão ter de indiminizar investidores por recomendações enganosas).

Últimamente depois de testar vários métodos, também passei a utilizar um sistema com base na AT, não sei programar, por isso fiz apenas um conjunto de regras que se soubesse programar, faria um programa com base nessas regras e daria um resultado que serviria como elemento fundamental para entrar ou sair do mercado, ou seja, por enquanto faço trabalho artesanal o que poderia ser feito por uma máquina, heheheh.

Cada vez há menos um tendência defenida dos mercados, a prova disso é que cada vez há menos investidores de longo prazo. Sendo o nasdaq uma bolsa electrónica, tem tantos adeptos de sistemas que há quem afirme que a maioria do volume diário é feita precisamente por sistemas, sem intervenção de meios humanos. Muitas vezes são tão perfeitos que anulam logo á partida qualquer efeito tendencial, pois, segundo já li, a maioria dos sistemas estão programados para "contrariarem" a vontade da maioria dos investidores, como tal condicionam o mercado logo á partida de forma a obterem o máximo de lucro possível.

Se a prática de uso de sistemas continuar a proliferar, os mercados perdem toda a sua beleza natural de oferta e procura, reduzindo-se apenas sistemas, a "guerra" travada entre os investidores (actualmente oferta/procura) passará a ser uma "guerra" de sistemas, de tal forma que uns tentam "apanhar" os outros ... então a bolsa passará a ser comandada por computadores.

Antes da exisencia das máquinas os trabalhos industriais eram feitos artesanalmente, hoje com o maquinismo a intervenção do homem é cada vez menos, eu por exemplo, já fiz contabilidade artezanalmente, hoje, não dispenso o computador ... agora eu pergunto ... será que um dia irá acontecer o mesmo ás bolsas ? Será que um dia até nos fóruns serão os computadores que irão colocar post's e dialogarem entre si ? eheheheh !!!

Eu cada vez acredito menos naquilo que vejo durante as sessões, quando todos pensam que o mercado vai cair, ele dá a volta, e o mesmo se passa no sentido inverso, cada vez é mais dificil para o investidor acreditar numa determinada Empresa, pois, mesmo com bons Fundamentais, não impede de uma queda brutal inesperada ... não está em causa se a Empresa é boa ou não, os sistemas é que mandam, vejamos por exemplo o que acontecei á Amazon nos últimos dias, por acaso ganhei com isso, mas ... será que a Empresa em dois ou três dias deixou de ser boa ? Será que passou a ser tão má que já vai com uma queda de 19.10% neste mês ? Como se explica um titulo estar a subir de forma consistente durante meio ano e cair 20% numa semana para no mês seguinte retomar a mesma ascenção que entretanto interrompera ? Deixou de ser boa e passou a ser de imediato boa de um dia para o outro ?

Eu não sou contra sistemas, porque indirectamente tambem tenho um e cada vez acredito mais ser esta a única forma de ganhar dinheiro, se para mim a AF deixou de ter relevância, a AT "pura" (com as regras conhecidas por a maioria dos investidores) também já perdeu grande quota de importancia porque grande maioria dos investidores já sabe grande das regras AT.

Para mim o futuro da AT passa por cada um construir as suas proprias regras de forma que seja diferentes dos outros, com o objectivo de se diferente das regras da maioria dos investidores, só assim é possivel não ser "caçado" por sistemas

Considerem isto como uma opinião sem grande importancia, quiz deixar apenas a ideia geral do que penso do futuro dos mercados bolsistas, e porque o Cem falou de futuro e sistemas ... digamos que de vez em quando gosto de divagar e pensar naquilo que me rodeia ... hoje foi isto .-)

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Ulisses Pereira » 2/1/2003 13:35

Bons olhos te vejam (Oopps... te leiam!) Cem!

É curioso que estou a traduzir uns excertos do "Market Wizards" para colocar aqui no caldeirão e agora estou a traduzir excertos da entrevista do Ed Sekyota e sempre que a releio, vens-me sempre à memória.

Um grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 2/1/2003 13:04

Cem, quanta graxa é que eu tenho que te dar para pores o cachorro a farejar umas acçõezinhas nacionais de vez em quandoooooooo? eu adoravaaaaaaaaaaaaa, lol!

Beijinhos e Bom Ano Novoooooo!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Cem ...

por ajrsoares » 2/1/2003 12:56

Um grande abraço e um excelente ano de 2003. É sempre bom "ouvir" as tuas opiniões (tuas e do rafeiro claro!)
ASoares

Registado: 10/12/2002 16:57

Já que estamos em matéria de previsões...

por Cem » 2/1/2003 12:48

... não podia deixar de dizer que no que respeita ao trading continuo a confiar apenas no "instinto" do meu programa de trading, que infelizmente nada me diz sobre o que se vai passar ao longo de 2003, embora há pouco tempo eu tenha dado uma opinião muito pessoal mas que necessariamente pouco ou nada vale porque não sei sinceramente o que os mercados vão fazer ao longo do ano!
Quanto à minha carteira pessoal de trading, baseada exclusivamente em 5 futuros sobre índices, posso apenas transmitir por curiosidade o actual ponto de situação:
A) PSI-20:
Está em regime tendencial negativo e estou à espera que venha a recuperar ao nível próximo dos 5900 para shortar, já que presentemente não tenho contratos vendidos sobre o índice, devido ao "spread" de preços muito acentuado entre bid e ask. Na altura bem tentei vender a partir dos 6050 mas sem sucesso...
B) IBEX-35:
No início de 2003 mantenho uma posição longa porque o programa de position trading diagnostica um regime actual "sideways". Provavelmente a posição será para ser fechada e/ou revertida para curta algures entre os 6300 a 6400 pontos.
C) DAX:
Continuo neutro, atendendo a que o programa continua a considerar o DAX maioritariamente lateralizado, e o programa assinalou no final da sessão anterior o fim de um swing descendente dentro do canal, tendo dasdo para hoje a ordem de entrada de posição longa desde que o DAX viesse aos 2839 pontos. Como tal não é previsível que aconteça, o mais natural é manter a presente neutralidade aguardando a definição do extremar de outro swing mais favorável.
D) S&P 500:
Actualmente em regime lateral com um ligeiro bias para baixo, a posição longa com que vou entrar em 2003 é para ser fechada para neutra a partir dos 887,25.
E) Nasdaq 100:
Também em regime lateralizado, segundo o sistema de trading, é de entre todos os 5 índices o que oferece as maiores perspectivas positivas de curto prazo. O facto de estar a transacionar na zona de baixo de um canal relativamente horizontal faz com que entre em 2003 com uma posição longa neste índice, não sendo previsível que feche a posição antes dos 1040 ou 1050 pontos, a menos que a breve prazo o programa me venha dizer que entrámos em regime tendencial descendente.

E pronto, cá ficam as minhas posições na entrada de 2003 na carteira da "105".
Gostaria muito de deixar de vez em quando estes bitaites mas não sei se me será possível fazer isto de forma regular.
Aproveito para mais uma vez desejar um excelente 2003 a todos os grandes amigos aqui presentes no forum e muitos sucessos para o Caldeirão de Bolsa.

Cem
Cem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Dragon56, Google [Bot], Rolling_Trader e 161 visitantes