Página 1 de 1

Factos Relevantes 2 Novembro - Empresas & Sectores

MensagemEnviado: 2/11/2004 12:20
por TRSM
Factos Relevantes 2 Novembro - Empresas & Sectores

(PTM:LIS, Compra, Preço Alvo Eur22.35) A PT Multimedia apresentou esta manhã os resultados do 3º trimestre. TV Cabo: Receitas: Eur124.0Mn, 1% abaixo; ARPU foi de Eur21.3, 3% melhor; EBITDA: Eur45.8Mn, 3% abaixo; margem EBITDA de 36.9%, 0.5 pp pior. Em termos de Subscritores: Cabo: 1,140k, versus 1,138k estimados; DTH: 378k, versus 375k estimados; Premium: 850k, 3% abaixo; Internet: 290k, versus 288k estimados. Media: Receitas: Eur35.1Mn, 2% abaixo; EBITDA: Eur0.8Mn vs Eur1.6mn esperados; Margem EBITDA 2.3% vs 4.4% esperada. Audiovisuais: Receitas: Eur22.6Mn, 2% acima; EBITDA: Eur4.7Mn vs Eur1.8mn esperados e a margem EBITDA 1349% vs 8.3% esperada. Em termos consolidados: Receitas: Eur178.9Mn, 2% abaixo; EBITDA : Eur48.2Mn, 1% acima; Margem EBITDA: 26.9%, 0.7pp acima das nossas estimativas; Resultado líquido consolidado: Eur17.9Mn vs Eur16.6Mn esperados. Estes resultados vieram em linha, embora com o cabo ligeiramente mais fraco do que o esperado, ao contrário do que é habitual. Pensamos que os resultados da Multimédia não serão um trigger para a acção.

(VOW:FRA) A Volkswagen enfrenta a possibilidade de paragens de produção na fábrica de Wolsburg, após ter suspendido as negociações com o sindicato, IG Metall, quanto às propostas de aumentos salariais.

(PHIA:AMS) O Citigroup reviu em baixa a recomendação da Philips de hold para sell.

(HAGN:FRA) A UBS reviu em baixa o preço alvo da Hagemeyer de Eur1.6 para Eur1.5.

(KPN:AMS) A UBS reviu em baixa o preço alvo da KPN de Eur7.4 para Eur7.3.

(DCX:FRA) A Morgan Stanley reviu em baixa o preço alvo da DaimlerChrysler de Eur44 para Eur38, revendo ainda em baixa a estimativa de EPS para 2005 em 9% para Eur3.10.

(NSM:NAS) A National Semiconductor caiu 8% no after-hours, após ter revisto em baixa as estimativas de vendas para o próximo trimestre. A fabricante de semicondutores prevê uma queda de 19% nas receitas do 2ºtrim. fiscal face ao 1º trim., pior que a estimativa anterior, que apontava para uma queda entre 8 a 10%, uma vez que as encomendas ficaram aquém do esperado. Prevê agora uma margem bruta de 49% a 50% abaixo da anterior estimativa de 51%.

(MRK:NYS) A Merck deverá estar pressionada por um artigo do Wall Street Journal, que afirma que a farmacêutica tentou durante anos evitar preocupações com o seu medicamento Vioxx.

(PSFT, ORCL:NAS) A Oracle subiu a oferta pela Peoplesoft de $21 para $24.

(TYC:NYS) A Tyco International espera obter um EPS (excluindo extraordinários) entre $1.88 e $1.98, abaixo do consenso, que apontava para $1.96.

(GS:NYS) Segundo a imprensa, a Goldman Sachs está a considerar a aquisição da Takefuji Corp., a maior empresa japonesa de créditos para consumo.

(WMT:NYS) As vendas das lojas da Wal-Mart abertas há mais de um ano cresceram 2.8% em Outubro. A retalhista previa um crescimento entre 2 e 4%.


2004/11/02 - 10:48
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks

(PTC:LIS, Compra, Preço Alvo Eur10.35) A Portugal Telecom apresentou esta manhã os resultados do 3º trimestre. Por área de negócio: Wireline: receitas 2% acima e EBITDA 3% acima; margem 40.2%, 0.55 pp melhor; TMN: receitas 3% abaixo e EBITDA 3% acima, margem 48.9%, 2.7pp acima; Brasil: receitas em linha e EBITDA 9% acima, margem 31.8%, 2.6pp acima (já divulgados pelas subsidiárias na semana passada); Multimédia: receitas 2% abaixo e EBITDA 1% acima, margem 26.9%, 0.7pp acima. Em termos consolidados: Receitas: Eur1538.9Mn, 2% acima; EBITDA : Eur603.2Mn, 4% acima; Margem EBITDA: 39.2%, 0.5pp acima das nossas estimativas; Resultado Líquido: Eur134Mn, 12% acima. Os resultados foram ligeiramente acima do que esperávamos, mas dentro do intervalo de consensus. A parte doméstica, tanto ao nível da linha fixa (receitas e EBITDA) como ao nível do negócio móvel apresentou bons números, nomeadamente ao nível do cash flow. A parte fraca destes resultados foi o Brasil, cuja geração de cash-flow foi pressionada pela forte expansão de subscritores e pelo aumento da concorrência. Em termos da linha fixa destacamos que a Internet continua a registar uma forte taxa de crescimento, em linha com o esperado. Os subscritores de ASDL (312mil) ultrapassaram os do cabo (290mil). Assim, pensamos que estes resultados reflectem não só a agressividade da empresa na recaptação de negócio tradicional perdido para os operadores alternativos, mas também o nível do investimento na banda larga ADSL. Os resultados nos móveis, caso do EBITDA foram acima do esperado, tal como já tinha acontecido na Optimus. Tal foi conseguido com uma política de controle de custos, embora as receitas dos serviços tenham ficado abaixo do esperado. De facto estas, nomeadamente ao nível das receitas de serviço, acabaram por desiludir (ARPU Eur 25.6 -6%), tendo a margem sido compensada pelo CCPU (14% melhor que as nossas estimativas). Os números do Brasil reflectiram a tendência esperada de pressão nas margens por via do crescimento e da forte concorrência, embora melhores do que as nossas expectativas. Relativamente à PTM, os números vieram muito em linha e não trazem surpresas, embora o cabo tenha tido uma performance um pouco pior que o esperado, nomeadamente ao nível do EBITDA Refira-se que até ao dia 2 de Novembro a Portugal Telecom já tinha adquirido 7.87% do seu capital, sendo o objectivo atingir os 10%.

2004/11/02 - 10:47
Fonte: Millennium bcp investimento

Europa beneficia de nova queda do petróleo

Os principais mercados europeus acentuavam os ganhos de ontem, reagindo à queda do preço do petróleo pelo segundo dia consecutivo. O Eurostoxx registava uma subida de 0.14%, com a generalidade dos sectores a observarem ganhos. O sector de transportes e lazer liderava as valorizações, a reflectir a correcção do preço do crude dos máximos históricos atingidos recentemente.

O preço do petróleo desceu 3.15%, para os $50.13, aproximando-se do mínimo das últimas quatro semanas, dada a expectativa que uma vitória de John Kerry nas eleições presidenciais irá contribuir para o arrefecimento do preço do petróleo. Kerry irá suspender a constituição das Reservas Estratégicas de Petróleo, o que poderá diminuir a pressão sobre o petróleo pelo lado da procura. O petróleo para aquecimento (Heating Oil) desceu 3.9%. Esta manhã o petróleo continuava a descer 0.4% para os $49.92.

O sector automóvel transaccionava em ligeira alta. A Morgan Stanley reviu em baixa o preço alvo da DaimlerChrysler (+0.1%) de Eur44 para Eur38, revendo ainda em baixa a estimativa de EPS para 2005 em 9% para Eur3.10.

A Volkswagen (+1%) enfrenta a possibilidade de paragens de produção na fábrica de Wolsburg, após ter suspendido as negociações com o sindicato, IG Metall, quanto às propostas de aumentos salariais.

Às 11h serão divulgados os novos registos de automóveis na França.

O Citigroup reviu em baixa a recomendação da Philips (-1%) de hold para sell.

A UBS reviu em baixa o preço alvo da Hagemeyer (-0.7%) de Eur1.6 para Eur1.5.

A UBS reviu em baixa o preço alvo da KPN (+0.3%) de Eur7.4 para Eur7.3.


2004/11/02 - 10:31
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados

Portugal. A Euronext Lisbon subiu, seguindo a tendência da Europa. O PSI20 subiu 0.9%, com a PT (+1.8%) e a PTM (+1.3%), que divulgaram resultados a apresentarem ganhos significativos. A Sonae, que também apresentará as suas contas hoje, liderou os ganhos, encerrando a subir 2.1%. A Sonae Indústria apresentou resultados que confirmam a evolução favorável do mercado mundial de derivados de madeira e o esforço de melhoria de eficiência operativa na empresa. Treze títulos do índice subiram e apenas quatro recuaram, com a Cofina (-1%) a liderar as perdas.

Europa. As Bolsas europeias subiram esta tarde, encerrando nos máximos da sessão. Apesar da divulgação de indicadores de actividade fracos na Europa (PMI) e nos Estados Unidos (ISM Manufacturing), a queda de mais de 3% verificada no preço do petróleo suportou a subida dos índices. O Eurostoxx subiu 0.8%, com os ganhos a estenderem-se a quase todos os sectores. As utilities lideraram os ganhos, com a RWE a subir 2.8% e a E.On 1.9%, na expectativa de que apresentem bons resultados. Também o sector de recursos naturais beneficiou da subida das mineiras, com o preço dos metais em máximos históricos. O ouro manteve-se nos $427, enquanto o cobre subiu 4.8%.

EUA. Mercados norte-americanos fecharam positivos pela quinta sessão consecutiva, beneficiando do arrefecimento do preço do petróleo. No entanto, a incerteza quanto ao vencedor das eleições presidenciais e a queda da Merck limitaram os ganhos. A Merck desceu 9.6%, dado que segundo o Wall Sreeet Journal e citando documentos internos da farmacêutica, já seriam conhecidos os riscos cardíacos do Vioxx desde o ano 2000. A PeopleSoft (+10.4%) destacou-se entre as tecnológicas, após a Oracle ter revisto em alta a oferta sobre a empresa de $21 para $24. Transaccionaram-se 1.35Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.30Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.49.


2004/11/02 - 10:46
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Um terço das habitações da Santa Casa está desocupado (Jornal de Negócios) Cerca de um terço dos fogos da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) encontram-se desocupados. De acordo com os dados disponibilizados ao Jornal de Negócios, a instituição detém actualmente 1.323 fogos, dos quais 879 estão arrendados. Os restantes 444 estão devolutos.

Sonae Indústria está pronta para a cisão (Jornal de Negócios) «A Sonae Indústria está preparada para fazer o ‘demerge’ mas há condições subjectivas que não estão reunidas», avançou o CEO Carlos Moreira da Silva, sublinhando que «não há calendários».

Combate à evasão fiscal vai render 3% do PIB (Diário Económico) Bagão Félix disse ontem, em entrevista à SIC-Notícias, que espera que as medidas de combate à fraude e à evasão fiscal que se prepara para lançar venham a render 2% a 3% do PIB (entre 2,7 e 4 mil milhões de euros) nos próximos dois a três anos.

Código do IRC alterado devido à JM (Diário Económico) O Governo vai alterar o artigo 46º do Código de IRC devido a um caso que envolve a Jerónimo Martins, e de forma a que este não se repita no futuro. O fisco pretende que a Recheio, empresa da JM, pague IRC sobre rendimentos distribuídos a partir de uma participada localizada no ‘off shore’ da Madeira, referentes aos exercícios de 2000 a 2002, alegando que se trata de juros.

Sonae Indústria preparada para a autonomização (Público) Nos últimos anos, a Sonae Indústria foi um sorvedouro de dinheiro. Os investimentos até 2002 ascenderam a mais 1100 milhões de euros, e os resultados demoravam a aparecer. Este ano, a situação está bem melhor.

Nova lei dos alvarás faz desaparecer mais de duas mil empresas de construção (Público) Nos últimos anos, a Sonae Indústria foi um sorvedouro de dinheiro. Os investimentos até 2002 ascenderam a mais 1100 milhões de euros, e os resultados demoravam a aparecer. Este ano, a situação está bem melhor. Os resultados trimestrais, divulgados ontem ao mercado, consolidam a recuperação do negócio de painéis de madeira, de que a empresa é líder mundial.

Outono traz mais pessimismo (Diário de Notícias) Se no Verão as expectativas andaram em alta, o facto é que nos últimos meses têm revelado uma tendência para esmorecer. O índice de expectativas de Outubro do Barómetro da Marktest para o DN e a TSF não foge à regra - este mês metade dos inquiridos considera que daqui a um ano tanto a situação económica do País como as economias domésticas estarão piores.

Programa Dínamo tem novo rosto (Diário de Notícias) Rui Rodrigues será o novo rosto do Dínamo, programa lançado pelo ex-ministro da Economia, Carlos Tavares, para a dinamização dos sectores têxtil, de vestuário e de calçado. O ex-administrador do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) vai liderar o Gabinete Dínamo.

fonte CN