Caldeirão da Bolsa

Sonae Resultados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 2/11/2004 16:56

Os resultados da Sonae deverão parecer bons, mas estaram incluidos as mais valias da Portucel, não esquecer.
Visitante
 

por marafado » 2/11/2004 12:29

$Sonae Indústria Preparada para a Autonomização
Por ROSA SOARES
Terça-feira, 02 de Novembro de 2004

Nos últimos anos, a Sonae Indústria foi um sorvedouro de dinheiro. Os investimentos até 2002 ascenderam a mais 1100 milhões de euros, e os resultados demoravam a aparecer. Este ano, a situação está bem melhor. Os resultados trimestrais, divulgados ontem ao mercado, consolidam a recuperação do negócio de painéis de madeira, de que a empresa é líder mundial.

A Sonae Indústria apresentou lucros de 26,7 milhões de euros (mais 85,8 por cento do que nos primeiros nove meses do ano passado) e um EBITDA ("cash-flow" operacional) de 171 milhões de euros, uma melhoria de 58 por cento face a 2003. As vendas aumentaram oito por cento, para 1157 milhões de euros.

A par da melhoria dos indicadores operacionais, a empresa diminuiu e reestruturou a dívida, melhorando ainda o nível de capitais próprios, pelo que está facilitada a decisão sobre a operação de cisão da área industrial, em estudo desde 2002. Esta operação visa criar uma estrutura autónoma da Sonae SGPS, se bem que, pelo menos numa fase inicial, a estrutura accionista da Sonae Indústria seja idêntica à da Sonae SGPS.

Carlos Moreira da Silva, presidente executivo da empresa, apresentou, em Março deste ano, um conjunto de medidas necessárias à preparação da empresa para a cisão da actividade, a decidir pelos accionistas, como o gestor gosta de salvaguardar. Em declarações ao PÚBLICO, disse que está "tudo feito". "Só falta fechar as contas anuais", garante, explicando que parte do alcance das medidas já tomadas, como a operação de aumento de capital de 500 para 700 milhões de euros, realizada em Outubro, só será visível nas contas anuais. E, em resultado do trabalho realizado, sempre vai adiantando que, no final do ano, a dívida da empresa deverá situar-se nos 650 milhões de euros e os capitais próprios nos 550 milhões de euros, o que considera ser "um bom estado".

Moreira da Silva assegura que as operações realizadas permitiram desagregar a quase totalidade da dívida da Sonae SGPS, um passo necessário para a autonomização da empresa. Neste momento, esclareceu, "restam 140 milhões de euros de dívida subordinada, que será resolvida mais à frente". Sobre o futuro da Gescartão, agora no universo da Sonae Indústria, o gestor apenas reafirma a informação prestada no prospecto do aumento de capital, de que a intenção é a de que saia do portefólio da Sonae Indústria para a Sonae SGPS. Sobre a sua venda, uma possibilidade aventada no mercado, escusou-se a fazer qualquer comentário.

No balanço das actividades até Setembro, a Sonae Indústria destaca que o aumento das exportações para o Médio e Extremo-Oriente permitiu compensar o decréscimo da procura na Europa. A empresa salienta ainda a confirmação da sustentabilidade na Alemanha, Península Ibérica, África do Sul e Canadá, a par da recuperação da actividade no Brasil.

Em relação ao futuro, as perspectivas estão condicionadas pela evolução do preço do petróleo. Moreira da Silva salvaguarda, no entanto, que, "desde que esta tendência não afecte as perspectivas de médio prazo da economia mundial", a Sonae Indústria será capaz de continuar a melhorar o desempenho da empresa, consolidando a sua liderança mundial.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

por marafado » 2/11/2004 12:17

Sonae Indústria está pronta para a cisão
«A Sonae Indústria está preparada para fazer o ‘demerge’ mas há condições subjectivas que não estão reunidas», avançou o CEO Carlos Moreira da Silva ao Jornal de Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



«A Sonae Indústria está preparada para fazer o ‘demerge’ mas há condições subjectivas que não estão reunidas», avançou o CEO Carlos Moreira da Silva ao Jornal de Negócios.

Sublinhando que «não há calendários», o administrador reconheceu ser necessário pelo menos a publicação das contas de 2004.

(A versão integral da notícia é publicada na edição de hoje do Jornal de Negócios).
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

por marafado » 2/11/2004 12:16

EMPRESAS Publicado 2 Novembro 2004 10:06
Acções sobem 12,15%
Tafisa sai dos prejuízos e lucra 11,8 milhões
A Tafisa, empresa controlada pela Sonae Indústria, registou lucros de 11,8 milhões de euros no terceiro trimestre, contra prejuízos de 84,2 milhões de euros. As acções já valorizaram 12,15%.

--------------------------------------------------------------------------------

Isabel Aveiro
ia@mediafin.pt


A Tafisa, empresa controlada pela Sonae Indústria, registou lucros nos primeiros nove meses deste ano, de 11,8 milhões de euros, contra prejuízos de 84,2 milhões de euros em igual período de 2003. O EBITDA aumentou 91%, para 131 milhões de euros.

As acções da companhia já valorizaram um máximo de 12,15% na sessão desta manhã, em Madrid, avançando agora 10,28%, para 1,18 euros.

Em comunicado ao mercado espanhol, a Tafisa – Tableros de Fibras, anuncia ter obtido um EBITDA de 131 milhões de euros nos primeiros três trimestres deste ano, o que representa um aumento de 91,1%. A evolução é justificada através de «condições de mercado mais favoráveis», dos resultados da estratégia seguida pela empresa, e «da reestruturação operacional» realizada pela companhia.

No final de Setembro a companhia consolidou um volume de negócios de 1,008 mil milhões de euros, mais 7,4% do que nos primeiros nove meses de 2003, tendo a margem passado de 7,3% para 13%.

A administração da companhia adianta que, durante o terceiro trimestre, a Tafisa «foi capaz de compensar o abrandamento da procura na Europa com exportações no Médio Oriente e no Extremo Oriente». As companhias situadas fora da Europa «também melhoraram o seu desempenho», onde se destacou a Tafisa Brasil, acrescenta a mesma fonte.

As acções da Sonae Indústria [Cot] seguiam inalteradas nos 4,73 euros.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Sonae Resultados

por mcarvalho » 2/11/2004 9:22

A Sonae também poderá estar no foco das atenções, pois apresentará os seus números após o fecho da sessão.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Paulo Pereira 74 e 225 visitantes