Caldeirão da Bolsa

Analistas admitem rever em alta avaliação da Sonaecom e Opti

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Analistas admitem rever em alta avaliação da Sonaecom e Opti

por marafado » 28/10/2004 11:13

Acções valorizam
Analistas admitem rever em alta avaliação da Sonaecom e Optimus
Os analistas do BPI e do Millennium bcp admitem rever em alta as previsões para a Optimus e Sonaecom, respectivamente, depois do resultado da empresa liderada por Paulo Azevedo ter superado as estimativas. Os títulos da Sonaecom reagiam em alta superior a 2%.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt


Os analistas do BPI e do Millennium bcp admitem rever em alta as previsões para a Optimus e Sonaecom, respectivamente, depois do resultado da empresa liderada por Paulo Azevedo ter superado as estimativas. Os títulos da Sonaecom reagiam em alta superior a 2%.

A Sonaecom [Cot] anunciou ontem, já após o fecho dos mercados, que registou resultados líquidos 7,3 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, valor que compara com prejuízos de 2,6 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a empresa liderada por Paulo Azevedo registou lucros de 13,4 milhões de euros, contra prejuízos de 13,7 milhões de euros no período homólogo.

As receitas evidenciaram um acréscimo de 7% para 661,7 milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, amortizações/depreciações) aumentou 44% até aos 156,2 milhões de euros.

Os analistas do Millennium bcp investimento, numa nota diária a clientes, avançam que os resultados situaram-se «acima das nossas estimativas e ligeiramente acima do intervalo do consenso». Uma «poll» de analistas contactados pela Reuters apontava para lucros de 10,7 milhões a 13,3 milhões de euros.

Acções da Sonaecom em seis meses

Analistas agradados com a operadora Optimus
«Destacamos os resultados muito positivos da Optimus, nomeadamente a nível do controlo de custos e da evolução do fundo de maneio», diz o BCP, que adianta existir «espaço para revermos em alta as nossas estimativas».

Para 2004, a Sonaecom prevê um EBITDA entre 195 milhões a 200 milhões, «intervalo que pensamos ser um pouco conservador».

Sobre as outras áreas de negócio, o Millennium comenta que «os resultados da Novis não correram tão bem, nomeadamente a nível da Internet e perda de clientes no acesso indirecto. O Clix também se revelou fraco, reflectindo a ausência de um modelo de negócio no acesso de banda larga. O Público surpreendeu pela positiva, tanto a nível de receitas como de EBITDA, enquanto nas áreas de Software e Systems Integration o EBITDA situou-se acima do esperado, mas receitas abaixo».

O BPI, após a «conference call» com os analistas que está a decorrer neste momento, admite rever em alta as estimativas para o EBITDA da unidade Optimus, que actualmente é de 28,8%.

A margem do EBITDA do principal activo da Sonaecom aumentou 26% para 33% no terceiro trimestre de 2004.

As acções da Sonaecom negociavam em subida de 0,91% para 3,33 euros, com 171 mil títulos negociados, aliviando de uma valorização máxima de 2,12%.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Google [Bot], iniciado1, Joshuaz, m-m, malakas, Manchini888, MPAM, O Magriço, OCTAMA, severalmal, silva_39, VALHALLA, vasco007 e 211 visitantes