Página 1 de 1

Oni deve realizar aumento de capital de 100 milhões de euros

MensagemEnviado: 27/10/2004 12:00
por marafado
Abaixo das previsões do BCP Investimento
Oni deve realizar aumento de capital de 100 milhões de euros
A Oni, operadora de telecomunicações controlada pela Energias de Portugal deve realizar um aumento de capital de 100 milhões de euros, dos quais 65 milhões de euros este ano e o restante em 2005, disse ontem a eléctrica a analistas.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Oni, operadora de telecomunicações controlada pela Energias de Portugal deve realizar um aumento de capital de 100 milhões de euros, dos quais 65 milhões de euros este ano e o restante em 2005, disse ontem a eléctrica a analistas.

Este aumento de capital decorre da reestruturação financeira da empresa, decorrente da situação de incumprimento com o art 35º do Código das Sociedades Comerciais.

O aumento de capital de 100 milhões de euros ficou abaixo das previsões dos analistas do BCP Investimento, que aguardavam uma operação no valor de 200 milhões de euros.

«Estávamos à espera que o aumento de capital da Oni fosse de 200 milhões de euros no mínimo» tendo em consideração que o capital próprio da Oni era negativo em 223 milhões de euros no final de Setembro deste ano e que o seu capital social é de 400 milhões de euros, diz o banco de investimento.

O BCPI acrescenta que «tudo indica que o aumento de capital deverá ser subscrito pelos seus accionistas na proporção das suas participações no capital da empresa» e «não percebemos se este aumento de capital inclui ou não a conversão dos 35 milhões de euros que a Oni detém em suprimentos».

A Oni é detida em 56% pela EDP, 22% pelo Banco Comercial Português e Brisa tem uma posição accionista de 17% no capital. Os outros 5% são detidos pela Galp Energia.

A Oni terminou os nove primeiros meses com prejuízos de 89,9 milhões de euros, pior que os resultados líquidos negativos em 88,6 milhões de euros registados há um ano e proveitos operacionais de 243,2 milhões de euros, um aumento face aos 227,1 milhões de euros obtidos anteriormente.

As acções da EDP seguiam a subir 1,32% para os 2,30 euros.