Ulisses,
Eu também gosto muito de pairs trading e market neutral, fascina-me. Por permitirem anular grande parte do risco e permitirem alavancagens maiores ou apenas diversificação com os mesmos intrumentos.
Uma forma de conseguir bons candidatos long e short com a AT, é seleccionar as acções com tendência ascendente e sobrevendidas para longos, e tendência descendente e sobrecompradas para curtos, deve dar melhores resultados do que a AF
Pata,
Não te posso dizer assim muito porque não explorei tanto quanto queria este tema. Em termos de pairs trading, apenas fiz alguns testes e fiz poucos trades.
Em termos de market neutral, negociei um sistema até há uns dois meses que dava bons resultados, pelo menos a nível teórico. Era semelhante ao sistema comunitário mas com um lado curto. Usando as empresas do NDX, a rentabilidade anualizada era superior a 50%, mas tinha alguns problemas e era complicado de negociar... Abandonei-o.
O grande problema é conseguir constantemente bons candidatos para shortar, e o mais provável é o lado curto dar prejuizo no longo prazo.
Quanto ao trade DJI/NDX, tal como disse o heterocedastico, o DJI tem mais capital investido, já que vale 9700 e o NDX apenas 1430.
Abraços e beijinhos,
red