Página 1 de 1

MensagemEnviado: 26/10/2004 19:45
por Pata-Hari
Pois, foi o que pensei mas que deixei para seres tu a confirmar. Obrigado, Red. Vai deixando os resultados, porque a ideia é muito engraçada! adoraria ir seguindo os teus resultados...

MensagemEnviado: 26/10/2004 0:08
por Red
Ulisses,
Eu também gosto muito de pairs trading e market neutral, fascina-me. Por permitirem anular grande parte do risco e permitirem alavancagens maiores ou apenas diversificação com os mesmos intrumentos.
Uma forma de conseguir bons candidatos long e short com a AT, é seleccionar as acções com tendência ascendente e sobrevendidas para longos, e tendência descendente e sobrecompradas para curtos, deve dar melhores resultados do que a AF :)

Pata,
Não te posso dizer assim muito porque não explorei tanto quanto queria este tema. Em termos de pairs trading, apenas fiz alguns testes e fiz poucos trades.
Em termos de market neutral, negociei um sistema até há uns dois meses que dava bons resultados, pelo menos a nível teórico. Era semelhante ao sistema comunitário mas com um lado curto. Usando as empresas do NDX, a rentabilidade anualizada era superior a 50%, mas tinha alguns problemas e era complicado de negociar... Abandonei-o.
O grande problema é conseguir constantemente bons candidatos para shortar, e o mais provável é o lado curto dar prejuizo no longo prazo.

Quanto ao trade DJI/NDX, tal como disse o heterocedastico, o DJI tem mais capital investido, já que vale 9700 e o NDX apenas 1430.

Abraços e beijinhos,
red

MensagemEnviado: 25/10/2004 22:11
por heterocedastico
O Visitante sou eu...

MensagemEnviado: 25/10/2004 22:06
por Visitante
Pata,

Não sendo o Red, julgo estar correcto ao dizer que esta relação ajustada de 1 para 4 do Red já confere uma posição em volume (e não em quantidade) maior no nasdaq!

MensagemEnviado: 25/10/2004 20:56
por Pata-Hari
Ah, e mais uma pergunta, sendo o nasdaq mais volátil que o dow, não deveria ser o contrário (uma posição maior em dow para compensar uma de ndx?)

MensagemEnviado: 25/10/2004 20:49
por Pata-Hari
Ideia interessantissima, Red. Adorei! tens estatisticas do género de rentabilidades que esse género de arbitragem podem dar, ou podes dar-me alguma noção do que esperar deste género de trade?

MensagemEnviado: 25/10/2004 20:32
por Ulisses Pereira
Os "pair trades" são muito interessantes, Red e foi óptimo teres trazido aqui esse teu negócio. A quem gosto mais de ver aplicar este género de trades são àqueles que investem com base nos fundamentais. Muitas das vezes torna-se difícil negociar com base nos fundamentais, pois o "momentum" do mercado faz valer mais alto a sua lei, mas entrando longo na acção do sector que mais considera "barata" e curto na acção do sector que considera mais "cara", o fundamentalista consegue amenizar esse efeito do "momentum" do mercado.

Nunca negociei sob estas premissas, mas confesso que os "pair trades" continuam a cativar a minha atenção.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 25/10/2004 18:05
por Red
heterocedastico,
Nestes trades não é preciso ganhar dos dois lados, basta que se ganhe com a diferença. Acredito que o Dow vai cair mais um pouco, mas como se vê no gráfico do Ulisses, já está perto do seu suporte, e o NDX ainda está lá em cima e tem muito para cair.

Acedito sobretudo que a relação entre o Dow e o NDX vai evoluir no sentido de se aproximarem, a sua relação DJI/NDX. Se descerem os dois, espero que o NDX desca bastante mais que o Dow.

As quantidades estão ajustadas em função da volatilidade. Caso não existisse ajuste, a relação seria sensivelmente de 1 para 7. Como o Nasdaq é bastante mais volátil, ajustei proporcionalmente à volatilidade de cada um, o que dá sensivelmente 1 para 4. (não é muito rigoroso mas não consigo melhor com o capital que tenho).

Um abraço,
red

MensagemEnviado: 25/10/2004 17:29
por heterocedastico
Red, fizestes essa estratégia pois consideras que o Dow está perto do suporte e portanto vai reagir positivamente e o NAS está a reagir negativamente à sua resistência, certo?

Já agora porque a relação de 1 contracto DJ para 4 do NDX?

Obrigado

MensagemEnviado: 25/10/2004 14:55
por Red
Olá,
Um trade que pode ser interessante é uma arbitragem entre o Dow Jones e o Nasdaq 100, comprando um contrato de DJI e vendendo 4 contratos de NDX.
Acabei de fazer isso :)
red

Muito Obrigado

MensagemEnviado: 25/10/2004 14:52
por Pepe Maluco
:lol:

MensagemEnviado: 25/10/2004 14:04
por Ulisses Pereira
Já com umas lulas na barriga, regresso para a resposta ;)

Qualquer um dos três principais índices americanos continua, na minha opinião, numa tendência ascendente de longo prazo e numa tendência descendente de médio prazo. Qualquer um dos três índices, tem uma linha de tendência descendente que tem travado todas as tentativas de inversão (excepção feita a um "falso breakout" no S&P) e enquanto essas linhas não forem quebradas, há que respeitar o poder dos ursos.

Dow e S&P, inclusivamente, estão num canal descendente muito bem definido. Dos três índices, talvez o Dow seja o que esteja mais perto de um ressalto, por se encontrar já muito perto do limite inferior do canal descendente mas - volto a insistir - enquanto estes índices não conseguirem quebrar em alta as suas LT descendentes, nenhum sinal forte dos touros foi dado.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 25/10/2004 13:01
por Ulisses Pereira
Vou almoçar num instante. Dentro de uns 40 minutos, já terá uma resposta :)

Um abraço,
Ulisses

Indíces Americanos - para Ulisses

MensagemEnviado: 25/10/2004 12:48
por Pepe Maluco
Fiquei algo confuso com a vela negra de Sexta, em especial no NAS...

Seria possível colocar os gráficos com o fecho de Sexta e uma opinião sobre os mesmos...?

Obrigado


P.