Caldeirão da Bolsa

O que é um bom trade?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

o que tentei...

por scuba » 25/10/2004 21:05

...foi centrar a questão. Só isso. Porque mts são as vezes que cada um diz o que lhe apetece fugindo do stemas príncipais sendo a discussão. Não tive intenção de gozar.

A sua resopsta seria a melhor se a pergunta tivesse sido outra como referi. O meu espírito é exactamente o contrário do que referiu como o histórico qu etenho tb nest eforum pode comprovar, nos mais variados temas e situações.

E não sei onde viu agressividade a não ser nas suas abordagens a mim sobretudo.
scuba

Re: agora confundiu-me marco...

por MarcoAntonio » 25/10/2004 20:07

Scubawarrior Escreveu:... è que o que escrevi não fio só a si dirigido, mas ao desviu constante da pegunta em minha opinião(em temos de intrepetação de português) por parte de alguns membros

A questão não é a quem é o post dirigido. Primeiro o Scuba escreve num post que uma linha basta para responder à questão. Até aqui, tudo bem, é a sua opinião...

Entretanto, surgem mais respostas e Scuba fala de que a pergunta não era, supostamente essa, e que as pessoas por vezes respondem ao que querem responder e não ao que é perguntado. Mais uma vez é a sua opinião, mas tería chegado...

Surgem mais respostas e o Scuba volta à carga, afirmando ter pena das adulerações que se está a fazer a uma pergunta simples. Cito ainda esta passagem esclarecedora quanto ao seu espírito e forma de estar, logo a seguir à minha resposta:

Scuba Escreveu:cumps het...co e espero ter-te ajudado com a minha simples mas elaborada resposta, pelo menos consegues nao perder-te no texto não?

Por favor, Scuba, desviados ou não deixe os outros responder da forma que entenderem.

Quanto às piadas... dispensam-se!

Scubawarrior Escreveu:...
E se cada um responde como quer, aliás para alguém tão liberal não entendo por que se dirige a mim,

Mais alguém aqui comentou as respostas e os supostos desvios dos outros, as adulterações, a extensão dos posts dos outros ou qualquer outra consideração semelhante, insinuou que os outros respondem ao qu querem responder e não o que é pedido e por aí adiante?

Scubawarrior Escreveu:...
só dei a minha opinião do que é a meu ver bom, máu e do que tenho pena e fundamentei tudo!

Daí que este seu post a mim seja um contradição em si próprio. Como é seu hábito.

...

Está bom de ver que para dar a sua opinião tería bastado um post e que as piadas e indirectas eram absolutamente deslocadas e despropositadas.

O Scuba escreveu um post com a sua opinião e mais dois a censurar, criticar e gozar com outros.

Ao contrário do que diz, foi o Scuba que censurou e de forma deselegante o conteúdo das resposta dos outros. Este formato não é aceitável aqui no Caldeirão e ponto final. Se quer escrever num espaço onde podemos ser agressivos e despropositados com os outros não faltam espaços na net com moderação mais ligeira!

Quando ao resto da resposta, só vem demonstrar mais uma vez qual é realmente o espírito com que o Scuba aqui está.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

afinal o objectivo....

por Scubawarrior » 25/10/2004 19:36

...não era saber o que é um bom trade, mas como é um bom trader.

è isso h....co? Assim sendo a pergunta deveria ter sido: como é um bom trader, ou o que faz um bom trader, por aí adiante.

Quando pergunta o que é um /bom trade/ está a meu ver a isolar a questão e teria sido bem. Mas não foi esse o seu propósito. Pelo que nesse caso tb a minha resposta é deslocada.

Assim sendo e tentando ir de encontro com o que acabei por me aperceber pelos seus comentários, a resopsta á sua questão não a vai encontrar aqui, mas sim em si próprio, pois o melhor sistema de tading é aquele feito de acordo com a sua personalidade feitio e carácter. E daí seja tão difícil lá chegar, 1º de tudo tem de se conhecer a si próprio muito bem e depois pode partir para o estudo do trading.

Mas não existem modelos estáticos de sucesso, pois o que pode ser um bom sistema para mim pode não o ser para si e provávelmente não será.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por heterocedastico » 25/10/2004 19:02

Antes de mais, Obrigado por todas as respostas.

A minha questão pretendia explorar questões relacionadas com a preparação/planeamento do trade, realização do mesmo e posteriores resultados.

Do meu ponto de vista apontar para um ganho de 1 cêntimo por trade é muito pouco e parece-me uma estratégia muito pouco disciplinada. Sim, acho que percebi o que quizestes dizer Só se fores mesmo, eu já não diria daytrader, diria mesmo minutetrader :mrgreen:!

Acho que devemos fixar níveis de entrada, de profit taking e de saída. Claro que se a cotação passar o nível de protit taking, deve-se deixar correr os ganhos e fixar novos alvos.

Juntamente com estas permissas deve-se ter em conta o risco. Aqui a questão complica-se um pouco. O Red retirou uma fórmula bastante boa de position sizing que ajusta cada posição consoante o nível de volatilidade do activo. Se a volatilidade for muito grande deve-se investir menos e se for muito baixa deve-se investir mais. Mas juntamente com isto acho que se deve também ter em conta, como apregoa Santo Ulisses :mrgreen: , o rácio (Preço de Profit Taking - Preço de Entrada) / (Preço de Entrada - Preço de Stop Loss). Deste modo, quanto maior este rácio mais devo investir no trade!

No entanto, tudo isto de nada serve se não se for um bom analista, e para mim aqui é que as coisas se complicam. Como ainda não possuo grande experiência de trading, não consigo facilmente, como diz o Ertai, decifrar padrões repetíveis. Ás vezes, sou capaz de os ver no gráfico mas não de ter uma noção de probabilidade de ser bem sucedido!!! Falta-me calo do mercado!!!

Não sei se concordam com estas minhas ideias mas gostava de ter feedback...

Registado: 8/5/2004 16:38

agora confundiu-me marco...

por Scubawarrior » 25/10/2004 18:38

...então cada um responde o que quer ou não?? Desde que fundamente certo?

è que o que escrevi não fio só a si dirigido, mas ao desviu constante da pegunta em minha opinião(em temos de intrepetação de português) por parte de alguns membros

E eu só delimito a minha resposta e fundamento-a em função da língua portuguesa e justifico perante terceiros como acho que deveria ser naturalmente na minha opinião.

E se cada um responde como quer, aliás para alguém tão liberal não entendo por que se dirige a mim, só dei a minha opinião do que é a meu ver bom, máu e do que tenho pena e fundamentei tudo!

Daí que este seu post a mim seja um contradição em si próprio. Como é seu hábito.

E eu não delimito as respostas dos outros, isso está voce a tentar fazer agora. Mas a mim não faz. POis direi sempre o que penso em todo o lado, doa a quem doer.
scuba

Re: só para terminar

por MarcoAntonio » 25/10/2004 17:42

scuba Escreveu: Asim sendo tenho pena que se desvie e adultere uma pergunta e uma base de estudo para muita gente, tentando por tudo dentro do saco.

Scuba, do que eu tenho pena é que tu estejas constantemente a definir como é que os outros hão-de responder.

É totalmente deslocado, numa questão colocada pelo heterocedástico - e é a ele que cabe avaliar se lhe respondemos ao que ele quería e não tu - estares a comentar que não era suposto respondermos desta ou daquela forma.

Scuba, caso ainda não tenhas entendido, este é um espaço livre de opinião e cada um responde como bem entende!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

só para terminar

por scuba » 25/10/2004 17:32

Tenho a certeza que a decomposição de objectos na sua forma mai sbásica e simlpes numa primeira fase ajuda no desenvolvimento do conhecimento.

Numa segunda fase e tendo analisado ISOLADAMENTE cada objecto de estudo pode começar lentamemnte a tentar conjugá-los.

Mus amigos isto é método científico de estudo.

Asim sendo tenho pena que se desvie e adultere uma pergunta e uma base de estudo para muita gente, tentando por tudo dentro do saco.

cumps het...co e espero ter-te ajudado com a minha simples mas elaborada resposta, pelo menos consegues nao perder-te no texto não?
scuba

por MarcoAntonio » 25/10/2004 15:32

Bem, vamos lá então...

Esta questão é daquelas em que ou se dá uma resposta muito vaga ou se pretendemos dar uma resposta completa sai um testamento. Vou tentar ficar pelo meio termo.
:lol:

É evidente que a questão de um bom ou mau trade não pode ser analisada de forma independente da estratégia que está por detrás (ou deverá estar) desse mesmo trade.

Um bom trade para um daytrader é a mesma coisa que um bom trade para um position trader?

Obviamente que não!

Por essa razão, poderemos dizer que há tantos bons trades quantas as estratégias. Em todo o caso, tentarei categorizar e no final tentarei exemplificar com o meu caso pessoal (os meus critérios, adaptados à minha estratégia).

:arrow: Um trade ganhador não é necessariamente um bom trade:

Para um investidor de médio-prazo, por exemplo, um trade com um ganho marginal está longe de ser um bom trade. Existe um custo de oportunidade e, mais importante, existe uma relação entre trades ganhadores versus trades perdedores que terá de ser apurada, de preferência pelo lado do lucro médio versus prejuízo médio dado que pelo lado dos nº acertos versus nº perdas é bastante mais difícil de controlar (e de manter em índices elevados). É extremamente difícil manter de forma consistente uma taxa de acertos muito elevada a qual permitiria que trades de ganhos marginais fossem de facto bons trades. Note-se que, aspecto por vezes descurado mas suprema importância, a performance do investidor resulta de:

Rentabilidade = ( Taxa de Trades Ganhadores x Media dos Trades Ganhadores ) - ( Taxa Trades Perdedores x Media dos Trades Perdedores )

Assim, um bom trade (e % de ganho associada) está dependente da taxa de acerto e do tipo de estratégia utilizada.

Um trade de ganho marginal obriga a que se aumente a taxa de acerto por forma a obter uma rentabilidade positiva (dado que tende a baixar a média dos ganhos em cada trade ganhador). Isto não é teoria, é práctica da mais pura.

Claro está que um trader mais agressivo se poderá contentar com ganhos marginais mas terá ou de manter as perdas ainda mais marginais ou exigir de si uma elevadíssima taxa de acerto.

Relembro contudo este aspecto: podemos controlar a relação dos lucros versus os prejuízos mas não podemos controlar a taxa de acerto.

:arrow: Um trade perdedor não é necessariamente um mau trade:

O erro, nos mercados, é inevitável e incontornável. Por muito que evolumamos a nossa técnica de trading, o erro - e por arrasto, os trades perdedores - é inerente a esta actividade.

Ora, sendo inevitável, o importante é que o erro não coloque em causa a performance.

Podemos dizer que algo que é natural e inevitável é mau?

É um pouco como dizer que é mau haver escola no inverno porque chove. O problema não é a chuva e o inverno (inevitável), o problema é quando não se usa guarda-chuva.

Obviamente era uma analogia, mas o que pretendo dizer é que uma trade perdedor que foi correctamente planeado, que não colocou em causa a performance e que está dentro daquilo que se pode esperar de um trade perdedor, não me parece muito correcto classifica-lo de um mau trade.

O que é inevitável não é mau, o que é mau é o que é evitável (andar à chuva sem guarda-chuva, para repescar a analogia).

Pretendo pois dizer que o investidor não deve ter como primeiro objectivo não fazer trades perdedores ou não ter perdas e encarar isso como um mal: isso é o mais natural que existe nos mercados. Ele deve estar preparado para esse tipo de trades e encara-los com naturalidade.

Então o que é um mau trade?

Um trade mal planeado, cujo o erro (ou dimensão do erro) podería ter sido evitável e cujos resultados colocam em causa a performance do investidor.

Por oposição, se foi bem planeado, se os riscos foram medidos, se a estratégia é apurada, então o trade é bom. Um trade em que os objectivos foram atingidos (por exemplo, ganhar xis ou perder apenas y).

Esta generalização é inevitável pois podemos estar a falar de um daytrader, de um swing trader, de um position trader, etc.

Ora, no meu caso particular:

:arrow: Considero um bom trade quando o lucro está para cima dos 10/15%, de preferência;

:arrow: Um trade com ganhos marginais (abaixo de 5/10%, dependendo do caso) é um trade mediano que provavelmente ficou aquém das expectativas.

:arrow: Um trade perdedor até aos 5/10% é um trade que considero controlado;

:arrow: Um mau trade será um trade com perdas avultadas, de dimensão idêntica à média dos ganhos dos trades ganhadores, esse será para mim o mau trade pois choca com a estratégia estabelecida.

Já agora, a título de curiosidade, não me preocupo em recolher ganhos marginais e em certa medida até se pode dizer que prefiro sair a perder do que sair com um ganho marginal. Porquê?

Porque o meu objectivo não é o de realizar trades marginais (tería de alterar toda a minha forma de estar no mercado). Se me vou preocupar em proteger ganhos marginais vou, potencialmente, «cortar as pernas» a bons trades. E não é por uma perda controlada que a minha performance fica em risco...

Sublinho contudo que haverá tantas sensibilidades para esta questão quantas as formas de estar no mercado.
Imagem

Administrador Fórum

Re para Hetero.......tico

por Camuflado » 25/10/2004 15:26

Penso que o mommentum pode ser interessante para daytrading ou no curtíssimo prazo(posições longas ou curtas).
Noutros espaços temporais, penso que nunca se deve basear, uma entrada ou short num titulo , num só aspecto.
Penso que saber a tendência associado a fundamentais com uma estratégia de investimento poderá mostrar que determinado titulo é ou será um bom trade.
Penso ainda que depende do comportamento do activo.
OU seja há sempre varias coisas a analisar para considerar titulo XPTO um bom trade.
Camuflado

Errata

por karma » 25/10/2004 15:14

Conjungar substituir por conjugar :wink:
Fizar substituir por fixar:

:roll: SORRY
"Para cada acção, existe uma reacção contrária equivalente"

Registado: 15/10/2004 11:27

por artista_ » 25/10/2004 14:51

Bons trades, na minha opinião, são todos aqueles em que temos perfeita consciência de todas as opções em jogo... sabemos porque entramos, e sabemos o que fazer em todas as hipóteses de evolução do trade!

Sendo assim um trade é bom quer seja negativo quer seja positivo? no limite sim porque um trade negativo contribui de igual modo para uma estratégia que se quer ganhadora...

Penso até que este é um ponto fundamental, conferir a um trade negativo uma importância tão grande como a um trade positivo é meio caminho andado para o sucesso... ganhar é fácil e qualquer um o aceita com regozijo!! o importante é saber perder...

Em jeito de conclusão... um excelente trade é aquele em que seguimos com rigor a nossa estratégia! independentemente de ser um trade ganhador ou perdedor

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

Um bom trade

por karma » 25/10/2004 14:03

Para poderes aspirar a ser um bom trade, terás de saber intrepretar várias máximas.

São elas:
Saber vender a perder dinheiro (Se necessário);
Comprar com o titulo a subir face ao dia anterior;
Compreender que não consegues, nem comprar no minimo nem vender no máximo.
E a mais importante de todas,saber ler o CONTINUO.
Será importante conjungares isto tudo, com um pouco de Análise de gráficos (Vulgo A. Técnica), para poderes fizar pontos de entrada e saida.

Boa Sorte

E já q estamos com provérbios, aqui vai um:

Mais vale rico e com saúde do que pobre e doente.
"Para cada acção, existe uma reacção contrária equivalente"

Registado: 15/10/2004 11:27

por Visitante » 25/10/2004 14:01

Verdade!

Mas para mim continua a não fazer sentido dizer o que é um bom trade - isolado.

Se eu disser o seguinte:
"Fiz um bom trade, pois fiz um lucro de 1cent no mesmo, apesar pequeno é lucro!"

...mas depois continuar:
"Fiz um bom trade, pois fiz um lucro de 1cent no mesmo, o que apesar pequeno é lucro!... E só me foi preciso 1 ano e 100k, para o concretizar!"

O que parecia um bom trade isolado deixa de o ser se for tido em conta o custo de oportunidade. Por isso para mim não faz sentido quantificar ou qualificar um bom trade, pois facilmente o que parece bom deixa de o ser.

Cumps,
Rics
Visitante

a pergunat foi feita pensoeu em termos...

por Scubawarrior » 25/10/2004 13:53

...isolados pelo que se aplica o conceito "caeteris paribus".

Não vale agora a pena inventar cenários. isto é pode se dizer tudo, mas já se está a sair do ambito da pergunta. Isto pelo português, e pela intrepetação básica do português que o he...tico escreveu.

A intrepetação é muito importante ás perguntas, muitas vezes as pessoas responem ao que querem resoponder em vez de responder ao que lhes é pedido.

Mas nada como o autor para tirar as duvidas.
scuba

por joaocosta » 25/10/2004 13:44

Já agora, mais uma achega.

Para mim, um trade negativo até se pode vir a revelar um bom trade, e um trade positivo tb. pode em certas circunstâncias ser um mau trade.

Por exemplo, sair de um trade a perder pouco, mas em que depois o mercado confirma a nossa opção de ter saido é um bom trade, porque podiamos ter perdido muito, mas soubemos sair a tempo.

Por outro lado, sair de um trade a ganhar pouco, mas depois o mercado continua na mesma direcção, é um mau trade.

Nunca mais me esqueço de o ano passado ter saído a ganhar 10 cêntimos na Impresa, quando ela depois ainda valorizou mais de 1 Euro. Para mim este foi claramente um mau trade.

Cumprimentos a todos.

Registado: 29/3/2004 6:31

por Visitante » 25/10/2004 13:37

Não sou assim tão simplista...
Que interessa ter um trade vencedor se o que se ganha nele for inferior ao rendimento que se obteria numa qualquer aplicação sem risco? Qual seria a razão para então se andar nisto? Just for kicks?!

Não interessa se um trade é bom ou mau, será sempre apenas um trade, ponto! O que interessa é um BOM sistema de que façam parte esses trades. Eu prefiro um bom sistema com apenas um bom trade de 50% e 10 maus trades de 1% do que um "bom" sistema com 10 bons trades de 1% e apenas um mau de 50%...
Por isso para mim faz pouco sentido discutir um bom trade. Já faria bem mais sentido discutir um bom sistema!

Cumprimentos,
Rics
Visitante

por JAOR » 25/10/2004 13:24

Meu caro amigo heterocedastico, concordo a 100% com o Scuba...um trade só pode ser bom ou....mau, assim ganhar 1 cêntimo ou perder o mesmo é o que destingue um bom de.... um mau trade :wink:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

para mim....

por Scubawarrior » 25/10/2004 12:59

....um bom trade é um trade onde se ganha nem que seja 1 centavo, depois de corretagem e slipagge.

Semopre que um trade é vencedor é bom!

Esta é a minha máxima:

" It’s never Wrong to take a profit."

K.I.S.S - Keep it simple and stupid

Usualy it works well.

Não acho que seja necessário mais que uma linha para responder.

Esta é uma opinião pessoal, não pretende evangelizar niguém nem pretende ser a verdade absoluta. Mas é uma opinião pessoal que deve ser respeitada. Cada um dê a sua opinião pessoal mas respeite a dos outros.
scuba

Respondo com um exemplo prático...

por Waterman » 25/10/2004 12:15

Um bom trade para mim é aquele que é feito contra o sentimento reinante no mercado, pois exige mais confiança por parte do interveniente...

O exemplo? Uma venda na passada quinta-feira, quando a clara maioria dos investidores (bom exemplo o que se lia aqui no caldeirão) propagava teste a máximos relativos (claro que todos esqueceram as fortes divergência de momentum)...

Um abraço
Waterman

por Ertai » 25/10/2004 10:32

Tal como o M.A., será uma resposta cuidada e longa.. mas antes disso posso já dizer o que é um bom trade em swing trading:

Movimento em alta de 3 dias, bastante previsível através de certos indicadores e reconhecimento de padrões bastante repetitívos.
A acção faz grande parte do movimento de alta, fazendo novos máximos semanais.

As subidas podem ir de no mínimo 7% a 14/20%
Este tipo de movimentos costuma ser muito previsível, acontecer em acções boas para os swings, e são subidas em conjunto com os índices em geral quando começam swings de suportes no curto prazo.

Mas isto é apenas um exemplo de um swing trade num Breakout de um canal no curto prazo

Registado: 11/5/2003 12:11

por Visitante » 25/10/2004 10:28

Eu diria antes que um excelente trader é aquele que com mais trades negativos que positivos consegue realizar mais-valias sustentadas no mercado.

Este é na minha opinião um excelente trader, geralmente são aqueles que mais tempo sobrevivem nos mercados e com mais-valias naturalmente.
Visitante

por MarcoAntonio » 25/10/2004 10:24

Este é daqueles posts que prefiro responder com mais calma e atenção, fica para mais tarde a minha resposta...
Imagem

Administrador Fórum

por Camuflado » 25/10/2004 10:11

Bom trade:
Bom ganho ou Peq. perda
Camuflado

O que é um bom trade?

por heterocedastico » 25/10/2004 9:58

Caro colegas forenses,

Para vocês, o que é um bom trade? O que o caracteriza em termos de oportunidade, momentum, fundamentais, rentabilidade, risco, ..., ?

Registado: 8/5/2004 16:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], icemetal, iniciado1, jls1, JosePLM, junas, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MPAM, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, Rafael Abreu e 159 visitantes